Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
3H de Resistência BTT Condes de Azevedo

A Quinta de Azevedo, na freguesia de Lama (Barcelos), recebe no dia 1 de junho as 3 horas de Resistência BTT Condes de Azevedo. Organizada pela Associação Vamos a Isso – Associação de Desporto e Cultura de Lama, a atividade, oficializada como prova aberta, conta com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho.
Integrada no programa da iniciativa “Barcelos Cidade do Vinho 2014”, as 3 horas de Resistência BTT decorrerão na Quinta de Azevedo (Sogrape), um circuito com cerca de 7 quilómetros, de dificuldade média, caracterizado pela singular e rara beleza e pelos trilhos em caminhos sinuosos, zonas rápidas, taludes e saltos.
Com “prize money”, troféus e a oferta de caixa de vinho Gazela, a partida para as 3 horas de Resistência BTT Condes de Azevedo está marcada para as 09h30, sendo permitida participação a título individual e a triplas. As inscrições decorrem até 27 de maio e devem ser formalizadas no site oficial do evento: www.bttcondesdeazevedo.com.
Os acompanhantes e público em geral terão a oportunidade de, em percursos próprios, assistir à prova e de conhecer a Quinta de Azevedo e toda a componente histórica que a envolve, assim como um programa preenchido onde não faltarão Dj`s , bares e comes e bebes.
No local onde decorrerão as 3 horas de Resistência BTT Condes de Azevedo, inserido em área de Reserva Ecológica Nacional, a Sogrape adquiriu, na década de 80, a Honra de Azevedo, localizado na freguesia de Lama (Barcelos), um dos mais antigos e magníficos Solares portugueses, cuja torre tem origem no século XI.
O Solar e a Quinta beneficiaram de obras de restauro, requalificação, decoração e plantação de novas vinhas com o objetivo de serem transformados num espaço de prestígio para a receção dos melhores clientes e para a construção de um centro produtivo na Região dos Vinhos Verdes.
A plantação das vinhas com castas nobres regionais, maioritariamente Loureiro e Pedernã, foi concretizada numa área de quase 40 hectares, tendo sido instalado um moderno centro de vinificação.
O título “Cidade do Vinho 2014” foi atribuído a Barcelos pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) com o intuito de destacar, anualmente, um município símbolo do desenvolvimento vitivinícola.
De acordo com Carlos Brito, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos, o projeto “Cidade do Vinho 2014” pretende ser uma oportunidade de “alavancar o que fazemos bem, o que é nosso, o que é único. E aproveitar para criar sinergias no concelho para, juntamente com o vinho, elevar os muitos produtos tradicionais do concelho, gerando mais-valias económicas e socioculturais”.
Barcelos é um concelho de excelência na produção de vinho verde loureiro, uma casta hoje reconhecida em todo o país, bem como no estrangeiro, pelas suas caraterísticas únicas, facto que justificou a candidatura a “Cidade do Vinho 2014”.
Depois de Palmela (Cidade do Vinho 2009) - a qual, em 2012, foi Cidade Europeia do Vinho -, Beja (2010), Viana do Castelo (2011), Vidigueira (2013), e 2014 Barcelos é a Cidade do Vinho 2014, titulo que, de acordo com os responsáveis, “permitirá colocar em prática um plano auspicioso, que incluirá, não só, atividades e eventos ligados ao vinho, bem como, diversas iniciativas de preservação da cultura das tradições do vinho, com o intuito de desenvolver um trabalho em rede, de todos os agentes económicos do concelho”.