Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Mais informações: aqui

O Centro de Ciclismo do Minho - Souto Santa Maria (Guimarães) acolhe nos dias 20 e 21 de julho o Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico (XCO), na sequência da aprovação pela Federação Portuguesa de Ciclismo da candidatura formalizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar.
O tradicional Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos realiza-se no dia 21 de julho. A 34ª edição da prova destina-se aos escalões de escolas, cadetes e juniores, sendo pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.
Mais informações: aqui

O Grande Prémio do Minho em ciclismo regressa à estrada de 25 a 28 de julho com Melgaço, Guimarães e Vieira do Minho a assumirem um papel de destaque no desenrolar da competição. Destinado ao escalão de juniores e organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, o 31º Grande Prémio do Minho será disputado por um pelotão de cerca de centena e meia de ciclistas em representação de 24 equipas, 17 portuguesas, uma belga, uma colombiana e cinco espanholas.
Classificações e fotos: aqui

Flávio Fernandes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) foi o grande vencedor da corrida de juniores do 17º Prémio de Ciclismo ACR Roriz, prova pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã em que Maria Jesus Barros (Concello do Porriño / Abanca) triunfou na corrida de Elites Femininas.
Classificações e fotos: aqui

Pedro Leme (Fortunna/Maia Formação) foi o grande vencedor do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho de Fafe. Maria de Jesus Barros (Concelho de Porino/Abanca) venceu a classificação feminina.
A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um projeto de resolução que recomenda ao Governo uma avaliação da necessidade de melhor proteger as atividades desenvolvidas pelas federações desportivas e de impedir a realização de eventos que coloquem em causa o direito das federações.
Livro oficial, fotos e mais informações: aqui

O minhoto José Mendes (Sporting-Tavira) conquistou hoje, em Melgaço, o título nacional de fundo na categoria de elite, no culminar de uma prova de 197 quilómetros, disputada a alta velocidade, apesar de grande exigência do percurso.
Livro oficial, fotos e mais informações: aqui

João Almeida (Hagens Berman Axeon) ganhou hoje, em Melgaço, a prova de fundo para sub-23 dos Campeonatos Nacionais de Estrada. O caldense esteve em fuga mais de cem dos 143,2 quilómetros da corrida para conquistar o segundo título em dois dias, depois de ontem vencer a prova de contrarrelógio.
Livro oficial, fotos e mais informações: aqui

Daniela Reis (Doltcini-Van Eyck Sport) juntou hoje o título nacional de fundo ao de contrarrelógio, que conquistara ontem, em Melgaço. A corredora da região Oeste repetiu a dobradinha, que já alcançara nos Nacionais do ano passado.
Livro oficial, fotos e mais informações: aqui

O minhoto José Gonçalves (Team Katusha Alpecin) e Daniela Reis (Doltcini-Van Eyck Sport) sagraram-se hoje, em Melgaço, campeões nacionais de contrarrelógio na categoria de elite. João Almeida (Hagens Berman Axeon) venceu em sub-23.
Fotos: aqui

Cerca de meio milhar de participantes marcou presença na 11ª edição do Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, no dia 24 de Junho, em Guimarães, para assinalar a Batalha de São Mamede de 1128.
Classificações e fotos: aqui

João Rocha e Daniela Pereira foram os grandes vencedores do 3º BTT XCO Tesouros do Ave, quinta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech disputada em Porto de Ave (Póvoa de Lanhoso).
Classificações e fotos: aqui

Pedro Silva foi o grande vencedor do 1º Prémio de Ciclismo H.M. Motor, prova para a categoria de juniores, pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, disputada na cidade de Barcelos. Maria de Jesus Barros (Concelho de Porriño / Abanca) foi a melhor atleta feminina.
Seguro desportivo 2019 - Inscrição online (pagamento por multibanco) aqui

Licença desportiva adequada à prática diária do ciclismo na via pública (treino e deslocação) e à participação em eventos oficiais, entre os quais, passeios, provas abertas (de BTT e estrada) e "granfondos". Incluindo seguro desportivo (acidentes pessoais e responsabilidade civil), a licença custa apenas 33 €. O pedido de licença pode ser efetuado online (pagamento por multibanco) aqui.

Classificações e fotos: aqui

João Silva foi o grande vencedor do 63º Circuito de Santo António de Amares, tradicional prova de ciclismo integrada no programa das Festas d´Amares - Santo António 2019. Maria de Jesus Barros (Concelho de Porriño / Abanca) foi e melhor atleta feminina.
Classificações e fotos: aqui

Rui Teixeira e Ana Leite foram os grandes vencedores do 10º BTT DHI Penha, segunda etapa do Campeonato do Minho BTT DHI – CISION que se disputou na pista de Down Hill da Montanha da Penha (Guimarães).
Classificações e fotos: aqui

David Vaz e Ana Rita Vale foram os grandes vencedores, em elites, da 1ª Maratona BTT Serra da Cabreira, quarta prova do Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço. Os dois atletas garantiram em Vieira do Minho a conquista do Campeonato do Minho de BTT XCM - 2019.
Classificações e fotos: aqui

Diogo Narciso e Beatriz Martins, ambos da equipa Bairrada, venceram as corridas de juniores do XXII Prémio de Ciclismo de Barroselas pontuável para Taça do Minho - Arrecadações da Quintã. Maria de Jesus Barros ganhou em elites femininas, Sérgio Saleiro e Beatriz Roxo em cadetes, Ricardo Pinho e Ana Monteiro em juvenis, André Maia e Margarida Vasconcelos em infantis, Francisco Cardoso e Mariana Maia em iniciados e Rodrigo Brandão e Mariana Ribeiro em pupilos/benjamins.
Classificações e fotos: aqui

Saul Lopez (Academia Postal - Actyon - MMR - Maceda) e Raquel Queirós (Quintas das Arcas/Jetclass/Xarão) foram os grandes vencedores, em elites, do 5º BTT XCO Vila de Melgaço, pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech que se realizou no Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço.
Classificações e fotos: aqui

João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) e Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech) foram os grandes vencedores, em elites, do 22º BTT XCO C.N.E. - Agr. 409 / Paróquia S. João Baptista de Gondar - Taça Manuel Abreu, terceira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE. Hélder Gonçalves sagrou-se em Gondar Campeão Nacional Universitário de BTT Cross Country Olímpico.
Classificações e fotos: aqui

Lucas Lopes (BMC / Póvoa Varzim / CDC Navais) foi o grande vencedor do Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins, segunda prova da Taça de Portugal de Cadetes. Pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã a prova foi organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio da Câmara Municipal de Fafe. Com início e final em Golães, o percurso da prova incluiu passagens pelos concelhos de Fafe, Guimarães e Póvoa de Lanhoso.
Classificações e fotos: aqui

Fábio Ribeiro e Daniela Pereira foram os grandes vencedores em elites do 1.º BTT XCO Trilhos Cónegos - Farmácia Pereira da Silva, segunda prova do Campeonato do Minho BTT XCO SCORE Tech que se realizou em Moreira de Cónegos numa organizada conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos.
Classificações e fotos: aqui

Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) e Ana Leite (AXPO/FirsBike Team/Vila do Conde) foram os grandes vencedores, em elites, do 18º BTT DHI de Armil, primeira prova do Campeonato do Minho de BTT Down Hill - CISION.
Classificações e fotos: aqui

David Vaz e Ana Rita Vale (Batotas/Ponte de Lima) foram os grandes vencedores da 1ª Maratona SodiGás Cidade de Braga, terceira prova do Campeonato do Minho BTT XCM – Discover Melgaço, promovida conjuntamente pelo BTT Margens do Cávado e pela Associação de Ciclismo do Minho.
A Associação de Ciclismo do Minho (ACM) apresentou ao Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, um conjunto de propostas com vista à obrigatoriedade de todos os eventos desportivos serem oficializados pelas federações detentoras do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva.
Em causa está, segundo a ACM, a “necessidade de garantir o cumprimento das normas de segurança, da salvaguarda e defesa da verdade e da ética desportiva e de impedir a violação de regras técnicas das modalidades que, a não acontecer, pode resultar em prejuízo e risco para os atletas”.
Classificações e fotos: aqui

José Simões (Tomatubikers/Toyota-Macedo&Macedo) e Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech) foram os grandes vencedores da corrida de elites do 8.º BTT XCO Paredes de Coura. A primeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO – SCORE TECH for organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Câmara Municipal de Paredes de Coura.
Classificações e fotos: aqui

O minhoto David Vaz, a correr como individual, e Flávia Lopes (Vasconha BTT Vouzela) foram os grandes vencedores, na categoria de elite, da Maratona de BTT de Melgaço - Ukubo, primeira prova pontuável para a Taça de Portugal de Maratonas BTT XCM e a segunda para o Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço.
O ciclista barcelense José Dias, a representar atualmente o DMT Racing Team by Marconi, Itália, foi galardoado com o Troféu “O Minhoto” na modalidade de ciclismo, numa cerimónia que decorreu em Celorico de Basto.
Classificações e fotos: aqui

João Silva venceu destacado o Prémio Cidade de Fafe, prova de abertura da época desportiva de ciclismo de estrada para a categoria de juniores pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã. A formação Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact venceu a classificação coletiva e a espanhola Maria de Jesus Barros a classificação feminina.
O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, reconheceu o interesse desportivo das atividades da Associação de Ciclismo do Minho, passando a associação a estar abrangida pelo Estatuto do Mecenato, um conjunto de incentivos fiscais que visam estimular as empresas e os particulares a efetuarem donativos a favor de entidades privadas e públicas em benefício do desporto.
A Associação de Ciclismo do Minho apresentou a música "Força Minho", composta por Pedro Marques, na Gala de Encerramento da época desportiva realizada em Guimarães. Pretendendo ser uma “marca musical identitária” do ciclismo do Minho, a música foi apresentada com uma breve nota explicativa do compositor e com um novo vídeo da “Força Minho”.

Veja o video da apresentação no final da notícia