Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Encontro de Bicicletas Antigas
Conhecer Guimarães em Bicicleta (Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura)

Estão abertas as inscrições para o Encontro de Bicicletas Antigas a promover no dia 24 de junho no âmbito da iniciativa “Conhecer Guimarães em Bicicleta” integrada na programação de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura”.
A participação no Encontro de Bicicletas Antigas é aberta a todos os interessados e as inscrições podem ser efetuadas em www.acm.pt

“Conhecer Guimarães em Bicicleta” é um evento oficial de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, Tempo Livre e Guimarães 2012, integrando um Encontro de Bicicletas Antigas, a quarta edição do passeio “Dia Um de Portugal”, uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike e um circuito de bicicletas para crianças.
Para a participação no Encontro de Bicicletas Antigas é necessário efetuar inscrição até ao dia 18 de junho e a organização recomenda a utilização de traje antigo.
A concentração para o Encontro será no Parque das Hortas, pelas 9 horas, deslocando-se depois os participantes em direção à alameda Alfredo Pimenta para a partida conjunta (10h30) com o passeio Dia Um de Portugal, efetuando os dois grupos um percurso inicial comum. O Encontro de Bicicletas Antigas prosseguirá depois com um desfile pelo centro histórico de Guimarães (fotografias, abastecimento, entrega de lembranças e bênção das pasteleiras), almoço na Penha (13h30, no restaurante D. José) e atividades de animação e entrega de prémios (15 horas).
As inscrições para o Encontro de Bicicletas Antigas têm o custo de 5 euros (sem almoço), 15 euros (com almoço), 7,5 euros (menores até aos 10 anos) e de 15 euros (almoço para os acompanhantes). As inscrições devem se formalizadas em www.acm.pt (pagamento por multibanco).
O Encontro de Bicicletas Antigas conta com o apoio do Clube de Bicicletas Antigas de Cavalões, AVE, Turipenha, Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, Histórico by Papaboa, Rolhas e Rótulos, Trinas, Animação Fernando Ribeiro, Reclamos Vitória.


Por sua vez, a participação no Passeio Dia Um de Portugal é gratuita e aberta a todos os interessados, começando e terminando na alameda Alfredo Pimenta, depois de cumprido um percurso de cerca de 12,5 quilómetros, a efetuar em ritmo de passeio e de dificuldade baixa, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
A organização promoverá atividades de animação, sorteios de diversos prémios e oferecerá lembranças, assim como o seguro desportivo aos participantes que não o possuam.

As inscrições para o passeio “Dia Um de Portugal” devem ser efetuadas online (aqui).

 

Durante a tarde do dia 24 de junho decorrerá na alameda Alfredo Pimenta uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike, uma disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objetivo desta competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido. Os circuitos de bicicletas para crianças estarão disponíveis na referida alameda entre as 9 às 17h30.
Conhecer Guimarães em Bicicleta, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Tempo Livre e Guimarães 2012 tem o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Liberty Seguros, Specialized, RadicalPark, Sumol,  Compal, Gelados Olá, Unicer, Cision, Hermotor - Ford, Reclamos Vitória, Arriva, FullSport, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Bike Zone - Guimarães, Bike Magazine e Ciclismo a Fundo.