Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Campeonato Nacional de BTT - XCO

Quatro títulos de Campeão Nacional, quatro de Vice-Campeão e três terceiros lugares é o excelente balanço da prestação de atletas e equipas do Minho nos Campeonatos Nacionais de BTT - Cross Country (XCO) disputados em Moreira de Cónegos (Guimarães). Joana Monteiro (juniores), Joana Barbosa (sub 23), Sérgio Valente (veteranos A) e Rui Lavarinhas (veteranos B) são os minhotos que conquistaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT - XCO.

Os ciclistas do Minho averbaram excelentes resultados nos Campeonatos Nacionais de BTT – Cross Country (XCO) disputados, nos dias 16 e 17 de Julho, em Moreira de Cónegos (Guimarães). Quatro títulos de Campeão Nacional, quatro de Vice-Campeão e três terceiros lugares traduzem o excelente pecúlio arrecadado pelos atletas minhotos, na sua esmagadora maioria formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho (ACM).

Num circuito muito exigente do ponto de vista técnico e na presença de bastante público, Joana Monteiro (juniores), Joana Barbosa (sub 23), Sérgio Valente (veteranos A) e Rui Lavarinhas (veteranos B) conquistaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT – XCO. Outros atletas da região, porém, alcançaram resultados de relevo, entre os quais: Tânia Lima (2ª em sub 23), Diogo Figueiredo (2º em juniores), Rúben Almeida (2º em elites), António Bento (2º em veteranos C), Magda Martins (3ª em juniores), José Dias (3º em juniores) e Rafael Assunção (3º em Sub 23).
A Direcção da Associação de Ciclismo do Minho felicitou, entretanto, os atletas minhotos e as suas equipas filiadas pelos resultados alcançados nos Campeonatos Nacionais. Expressando a sua satisfação e orgulho pelo desempenho dos atletas minhotos, a Direcção da ACM realçou que os mesmos são um estímulo para o prosseguimento do trabalho no âmbito da formação dos jovens atletas, visando a existência de mais e melhor ciclismo na sua área de jurisdição (distritos de Braga e Viana do Castelo).

 

Sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo e com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães e Farmácia Pereira da Silva, o Campeonato Nacional de BTT – XCO foi organizado conjuntamente pela Morávia e pela Montycirclemix, contando com a presença dos melhores atletas da especialidade que disputaram os títulos nacionais das diversas categorias.

A Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Ciclismo do Minho (ACM) homenagearam no Campeonato Nacional o atleta Manuel Ferreira que faleceu em Maio último vítima de acidente. O  fundador da Associação de Cicloturismo BTT “Os Braguinhas", agremiação filiada na ACM, foi homenageado com a atribuição do troféu “Manuel Ferreira” entregue ao primeiro atleta veterano C a conclui a primeira volta ao circuito (Celso Fernandes, GD Volta da Pedra).


Na categoria de Sub 23 femininos, Joana Barbosa (Team Oliveira/Lapierre/Mavic) sagrou-se Campeã Nacional com um triunfo convincente. A corredora de Vila Verde deixou na segunda posição a também minhota Tânia Lima (BTT Torcatense – Liberty Seguros) e na terceira Sara Leal (Ouribike). Nesta categoria assinale-se ainda a prestação da atleta da Póvoa de Lanhoso Leandra Gomes (Firstbike Focus / BTT Braguinhas) que se classificou em quinto lugar.
Campeã nacional em 2010 na categoria de cadetes e quarta classificada no nacional de contra-relógio de 2011 (ciclismo de estrada), a famalicense Joana Monteiro (Escola Famalicão BTT) venceu no escalão a que ascendeu este ano (juniores), relegando para a segunda posição Susana Conceição (BTT Loulé). Magda Martins (Vitória Sport Clube / Bikeworld), apesar da prestação desportiva um pouco irregular ao longo da presente época, conseguiu subir ao terceiro lugar do pódio.
Em femininos merecem ainda destaque o quarto lugar alcançado por Ilda Pereira (BTT Torcatense - Liberty Seguros), o sexto de Andreia Moço (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) e o oitavo da barcelense Ana Rita Vale (Team Oliveira/Lapierre/Mavic) na prova de elites, assim como o quarto lugar em cadetes da bracarense Ana Rita Barbosa (Firstbike Focus / BTT Braguinhas), o sétimo de Sónia Marques (BTT Torcatense - Liberty Seguros) e o oitavo de Liliana Lopes (Team Oliveira/Lapierre/Mavic) em veteranas. Irina Coelho (ourikike) foi a vencedora em elites, Ana Tomás (BTT Seia) em cadetes e Natália Mendes (Freebike/Bike Clube São Brás) em veteranas.

 

Em juniores masculinos, Gonçalo Amado (minhoto “por adopção” que se iniciou no ciclismo em provas da Associação de Ciclismo do Minho) esteve em excelente plano e confirmou o favoritismo. O atleta da equipa Team Bicivendas – ADS Maia conquistou mais um título de Campeão Nacional, apesar da boa réplica oferecida pelo minhoto  Diogo Figueiredo, que terminou no segundo lugar. O barcelense José Dias (Casa dos Povo da Retorta) completou o pódio da categoria de juniores em que o esposendense Carlos Leal (JUM Marinhas) foi 12º classificado. O Campeão em título, José Gaspar (SC Maria da Fonte/Bikespace) não foi além da 30ª posição.

Rui Lavarinhas (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) conquistou o título de Campeão Nacional em veteranos B, numa corrida em que o Campeão Regional do Minho de veteranos A em 2010, Mário Fernandes (Rodabike/CC Gondomar), foi segundo e António Sousa (Candibyke-Interdesign-Metal Trigueira) terceiro. Destaque ainda para os seguintes resultados de atletas minhotos: 7º lugar de Abel Machado (JUM Marinhas), oitavo de Rodolfo Lopes (ASC – Bravus Curas) e 11º de João Araújo (JUM Marinhas).
Em veteranos A, Sérgio Valente (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) sagrou-se de forma incontestada Campeão Nacional, deixando nas posições seguintes do pódio Carlos Gomes (Xyami Cozinhas) e Paulo Serra (BTT Seia). O bracarense Jorge Sousa (Joane BTT/Trilhos Bike) classificou-se em 20º lugar e o vimaranense Pedro Freitas (Vitória Sport Clube / Bikeworld) em 24º.


Rúben Almeida (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) sagrou-se vice-campeão nacional em elites, numa prova em que David Rosa revalidou o título que já conquistara em 2010, em Seia. Fábio Ferreira (Xyami Cozinhas) foi terceiro em elites. Da participação minhota na classe de elites realce também para o 9º lugar de Davide Machado (Firstbike Focus / BTT Braguinhas), o 11º de Jacinto Fiúza (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), o 21º de João Ramos (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), o 28º de Vítor Salgado (CCR Moreira de Cónegos/Confecções Cruzeiro), o 32º de Paulo Meneses (Joane BTT/Trilhos Bike) e o 36º de Francisco Teixeira (Vitória Sport Clube / Bikeworld).

Em veteranos C, numa corrida dominada e ganha por Carlos Correia (BTT Loulé), António Bento (Associação Moinho de Vermoim – Garantir Norte) obteve o segundo lugar, classificando-se em terceiro José Domingos (CD Super Radical). O atleta de Ponte de Lima Manuel Carvalhosa (BTT – Monte Mozinho) foi 4º classificado, Benjamim Silva (Escola Famalicão BTT) o 6º e Ramiro Sousa (CCR Moreira de Cónegos/Confecções Cruzeiro) o 9º.

Em Sub 23, Mário Costa (ASC/Bravus Curas) revalidou o título de sub-23, batendo o colega de equipa David Rodrigues e Rafael Assunção (Sartex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), segundo e terceiro, respectivamente. Em 8º lugar classificou-se o minhoto Rui Silva (SC Maria da Fonte/Bikespace), em 9º Francisco Azevedo (Escola Famalicão BTT) e em 12º Abel Machado (JUM Marinhas).
Por último, em cadetes, numa prova ganha por João Fernandes (BTT Loulé), os atletas da JUM Marinhas Mário Barroso e Fábio Abreu classificaram-se, respectivamente, em sexto e sétimo lugares, enquanto Tiago Amorim (Sartex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) foi o 9º classificado.

 

O Campeonato Nacional de BTT - XCO de 2011 foi organizado pela Montycirclemix e pela Morávia, com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães, Farmácia Pereira da Silva, Vodafone, Red Bull, Polisport, Smile, Maxxis, Catlike, MSC, Trelock, Da Bomb, Onda Bike, Bikezone, Sram, Truvativ, Avid e Rock Shok.

A vila de Moreira de Cónegos, recorde-se, tem recebido diversas provas de BTT integradas no Campeonato Regional do Minho de BTT - Cross Country e da Taça de Portugal, tendo acolhido também no ano passado a última etapa da 5ª Volta a Portugal de Juniores, em ciclismo  de estrada, organizada pela Associação de Ciclismo do Minho.