Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
XII XCO Vila Franca GNAUK 2016 (Cyclin'Portugal - C2)
O campeão nacional de Cross Country Olímpico (XCO), David Rosa, e a ucraniana Nataljia Krompets são os primeiros líderes da Taça Cyclin’Portugal de XCO, graças aos triunfos que conseguiram na primeira prova pontuável, disputada em Vila Franca - Viana do Castelo. 
A 12ª edição do BTT XCO de Vila Franca - Viana do Castelo, competição promovida pelos Amigos do Desporto da ACRVF, com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Franca, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP/FPC) e Associação de Ciclismo do Minho, foi disputado num circuito que teve como base a encantadora paisagem da freguesia de Vila Franca do Lima, desde o espaço envolvente do Adro da Paróquia de São Miguel aos trilhos mais sinuosos da encosta do Monte de Roques.
O campeão português esteve imparável nesta prova a contar para a qualificação olímpica, cruzando a meta em solitário, com uma vantagem de 3m16s sobre Sergii Rysenko (Seleção da Ucrânia), segundo classificado. O terceiro foi o romeno Dascalu Vlad (Baque Campos Team), a 3m21s de David Rosa. O ciclista da Roménia foi o melhor sub-23.
As corredoras estrangeiras dominaram a prova de elite feminina. Uma semana depois de ter brilhado no Algarve Bike Challenge, Nataljia Krompets (Seleção da Ucrânia) foi a mais forte no arranque da Taça Cyclin’Portugal, relegando a espanhola Lucia Vázquez (Maiatos/Reabnorte/Bikezone) para o segundo lugar, a 2m25s, e a estoniana Maaris Meier (ProRebordosa/Garrafeira Gomes/Oforsep) para o terceiro posto, a 3m56s. A melhor sub-23 foi Joana Monteiro (ASC/Focus Team/Vila do Conde). 
Em juniores impuseram-se João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) e a britânica Emily Wadsworth (Beeline Bicycles RT), enquanto o espanhol Carlos Blanco (Academia Posta-Actyon) e lusa Raquel Silva (BTT Loulé/BPI) ganharam em cadetes.
Nas categorias de veteranos, as vitórias foram para Cesário Filipe (Róódinhas/Santos Silva), em masters 30, Francisco Anjos (Nutrimania Sports Nutrition/GDVP), em masters 40, António Silva (ProRebordosa/Garrafeira Gomes/Oforsep), em masters 50, e para Ângela Gonçalves (BTT Seia), em femininas. A Nutrimania Sports Nutrition/GDVP ganhou por equipas.
A Taça Cyclin’Portugal de XCO prossegue no próximo domingo, 20 de março, com a disputa do XCO Internacional de Marrazes, em Leiria, uma competição de classe 1 internacional, também pontuável para a qualificação olímpica.
Recorde-se que a competição de Cross Country Olímpico regressou a Vila Franca em 2015, depois de alguns anos de interregno, para consagrar os vencedores do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, numa prova de serviu de teste e forneceu excelentes indicadores para o acolhimento em 2016 do XCO Vila Franca GNAUK (Cyclin´Portugal - C2), prova internacional pontuável para o apuramento dos Jogos Olímpicos.

 

A primeira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico, categoria internacional C2, pontuável para o apuramento dos Jogos Olímpicos disputa-se nos dias 12 e 13 de março em Vila Franca - Viana do Castelo. Para o XII XCO Vila Franca GNAUK 2016 (Cyclin´Portugal - C2) é esperada a participação de cerca de meio milhar de atletas.
Cerca de meio milhar de atletas são esperados nos dias 12 e 13 de Março, na 12ª edição do BTT XCO de Vila Franca - Viana do Castelo, competição promovida pelos Amigos do Desporto da ACRVF, com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Franca, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP/FPC) e Associação de Ciclismo do Minho.
O XII XCO Vila Franca GNAUK 2016 (Cyclin´Portugal - C2) será disputado num circuito que terá como base a encantadora paisagem da freguesia de Vila Franca do Lima, desde o espaço envolvente do Adro da Paróquia de São Miguel aos trilhos mais sinuosos da encosta do Monte de Roques. A prova destina-se exclusivamente a atletas com licença desportiva de competição, sendo que engloba todas as categorias de ambos os sexos: cadetes, juniores, sub-23, elites e masters.
Recorde-se que a competição de Cross Country Olímpico regressou a Vila Franca em 2015, depois de alguns anos de interregno, para consagrar os vencedores do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, numa prova de serviu de teste e forneceu excelentes indicadores para o acolhimento em 2016 da prova internacional pontuável para o apuramento dos Jogos Olímpicos.
Na apresentação do XII XCO Vila Franca GNAUK 2016 (Cyclin´Portugal - C2) o vereador do desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Vítor Lemos, salientou a importância deste tipo de eventos para o turismo e para o crescimento do município. “Nós acreditamos no desporto mas a cidade também precisa do turismo. O que temos vindo a fazer é esta combinação do turismo desportivo, tendo apostado numa série de eventos nacionais e internacionais, que podem potenciar a deslocação de dezenas pessoas à nossa cidade”, referiu o autarca realçando que “Vila Franca começa a afirmar-se como a capital do BTT no nosso concelho. Esta prova é uma prova muito importante, que tem como incentivo contar para o apuramento para os Jogos Olímpicos e daí mesmo o bom número de participantes que vamos ter no nosso concelho”.