Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Balanço muito positivo da participação minhota no Campeonato Nacional de Ciclocrosse
Dois títulos de Campeão Nacional, cinco de Vice-Campeão e seis terceiros lugares é o excelente balanço da prestação de atletas e equipas do Minho no Campeonato Nacional de Ciclocrosse disputado em Paredes. Os atletas minhotos, na sua esmagadora maioria formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), averbaram excelentes resultados e conquistaram 13 medalhas no campeonato nacional.

As minhotas Marta Branco (sub 23) e Ângela Fernandes (master) alcançaram os títulos de Campeãs Nacionais, enquanto Joana Monteiro (elites), José Dias (sub 23), Hélder Gonçalves (cadetes), Abel Machado (master 40) e Liliana Lopes (master) se sagraram Vice-Campeões Nacionais. No terceiro lugar classificaram-se Ana Rita Vale (elites), Fábio Mansilhas (sub 23), Cláudia Costa (sub 23), Pedro Silva (cadetes), Eduardo Fontes (master 40) e Joaquim Barbosa (master 50).
O Campeonato Nacional de Ciclocrosse foi disputado no Parque da Cidade de Paredes, sob chuva, vento e frio, num terreno enlameado e alagado que muito dificultou a tarefa dos corredores.
A corrida de elite masculina assistiu a uma exibição de luxo de Vítor Santos (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), que recuperou o título que já conquistara em 2013 e em 2014, mas que perdera para Mário Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde), há um ano. A luta pelo nacional de 2015/2016 foi travada precisamente entre os dois com Vítor Santos a demonstrar superioridade e a deixar Mário Costa em segundo e Ricardo Marinheiro (Maiatos/Reabnorte) em terceiro. Jacinto Fiúza (Batotas / Ponte de Lima), Campeão do Minho de Ciclocrosse em título, terminou na sexta posição.
Isabel Caetano sagrou-se hexacampeã nacional de ciclocrosse na categoria de elite feminina, enquanto a Campeã do Minho de Ciclocrosse, Joana Monteiro (ASC/Focus Team/Vila do Conde), se sagrou Vice-Campeã Nacional. A minhota Ana Rita Vale (Batotas/Ponte de Lima) classificou-se em terceiro lugar, Ana Rita Vigário (Santa Cruz / Bicicastro) em quarto e Cecília Araújo em quinto.
Roberto Ferreira (CC Gondomar/Gondobike) venceu a corrida de sub-23, impondo-se aos minhotos José Dias (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo Frulact) e Fábio Mansilhas que ocuparam as posições seguintes do pódio. O também minhoto Paulo Silva (Concello de Porriño / Abanca) terminou a prova na quarta posição e Miguel Duarte (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo Frulact) na quinta.
Campeão do Minho de Ciclocrosse, Marta Branco (ASC/Focus Team/Vila do Conde) foi a primeira a cortar a meta na corrida de sub 23, sagrando-se assim Campeã Nacional, diante de Ana Tomás (BTT Seia) e Cláudia Costa (Maiatos/Reabnorte), que, por esta ordem, completaram os lugares de honra.
O melhor júnior foi Bruno Silva (Longusbike Team/Carlicporto) com o Campeão minhoto João Rocha (Rodabike / ACRG / Gondomar) a terminar no quarto lugar. João Salgado (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho) concluiu a prova em quinto, Nuno Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) em sexto, Tiago Santos (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo Frulact) em 10º e Tiago Fernandes (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo Frulact) em 11º.
Os vencedores na categoria de cadetes foram Rafael Serafin (BTT Loulé/BPI) e Raquel Queirós (ASC/Focus Team/Vila do Conde). Nestes escalão, Vinicio Rodrigues (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo Frulact) foi o 6º classificado e Miguel Sousa (CR Camiliano / Garbo / Vegas Cosmetics) o 9º.
Ângela Fernandes, Campeã do Minho de Ciclocrosse, revalidou em Paredes o título de Campeã Nacional em masters, com a minhota Liliana Lopes (ASC / Focus Team - Vila do Conde) a classificar-se no segundo posto
Entre os veteranos registaram-se as vitórias de Rúben Nunes (ASC/Focus Team/Vila do Conde) em masters 30, António Sousa (ProRebordosa/Garrafeira Gomes/Oforsep) em masters 40 e de António Silva (ProRebordosa/GarrafeiraGomes/Oforsep) em masters 50.
Destaque na categoria de master 40 para o segundo e terceiros lugares de, respetivamente, Abel Machado (ASC / Focus Team - Vila do Conde) e Eduardo Fontes (Santa Cruz / Bicicastro), assim como para o 7º posto de Francisco Branco (ASC / Focus Team - Vila do Conde)
Em master 30, Hélder Nogueira (Santa Cruz / Bicicastro) concluiu a prova em 12º e Aurélio Reis (individual) em 13º. Joaquim Barbosa (FAC / Famalicense Atlético Clube) alcançou o terceiro lugar em master 50, Fernando Silva (Rodabike / ACRG / Gondomar) o 8º e Joaquim Sá (ASC / Focus Team - Vila do Conde) o 9º.
O Ciclocrosse ("corta-mato em bicicleta") é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta. Exigentes dos pontos de vista técnico e físico, os percursos de Ciclocrosse integram zonas de terra, lama, areia e até estrada.
Com forte implantação na Europa e bastante praticada em Portugal até inícios da década de 90, o Ciclocrosse está a ressurgir no nosso País por força da aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo e das associações regionais de ciclismo neste vertente da modalidade.

Campeonato Nacional de Ciclocrosse - Pódio Elites (masc.)
Campeonato Nacional de Ciclocrosse - Pódio Elites (fem.)
Campeonato Nacional de Ciclocrosse - Pódio Sub 23 (masc.)
Campeonato Nacional de Ciclocrosse - Pódio Sub 23 (fem.)
Campeonato Nacional de Ciclocrosse - Pódio Masters (fem.)
Campeonato Nacional de Ciclocrosse - Pódio Juniores
Campeonato Nacional de Ciclocrosse - Pódio Master 30
Campeonato Nacional de Ciclocrosse - Pódio Master 40
Campeonato Nacional de Ciclocrosse - Pódio Master 50
Campeonato Nacional de Ciclocrosse - Pódio Cadetes (masc.)
Campeonato Nacional de Ciclocrosse - Pódio Cadetes (fem.)
Actualizado em 11 Janeiro 2016