Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Rui Sousa e Carlos Rocha na "Peace Run" em Viana do Castelo
Os ciclistas minhotos Rui Sousa e Carlos Rocha participaram, em Viana do Castelo, na “Peace Run” um evento humanitário de dimensão mundial no qual um grupo internacional de voluntários transporta uma tocha, visitando várias comunidades locais, com o objetivo de promover a amizade e compreensão internacionais.

O ciclista profissional Rui Sousa (Rádio Popular / Boavista) e o Campeão do Minho de BTT XCM Carlos Rocha (Saertex Portugal / Edaetech) corresponderam positivamente ao apelo da Câmara Municipal de Viana do Castelo e juntamente com os também vianenses Manuela Machado e Miguel Ribeiro (atletismo) e Cláudia Ferreira (lançamento do dardo), entre outros, associaram-se à iniciativa Peace Run no dia 5 de maio.
Em Portugal de 4 a 12 de Maio, a comitiva da Corrida da Paz foi recebida na Praça da Liberdade, Viana do Castelo, proveniente de Esposende, prosseguindo depois até Vila Praia de Âncora, tendo o atleta Carlos Rocha efetuado parte do percurso da estafeta em bicicleta e envergando a camisola de Campeão do Minho de BTT XCM, título que conquistou em 2014.
Os representantes da Peace Run, acompanhados de alunos de escolas do concelho vianense, foram recebidos pela Vereadora do Pelouro da Solidariedade Social da Câmara Municipal de Viana de Castelo (Ana Margarida Silva) e por diversos atletas do concelho. A vereadora enalteceu o espírito da iniciativa e a sua importância na sensibilização de crianças e jovens para valores como a amizade e a paz. “Esta é uma oportunidade para valorizarmos a Paz. Infelizmente parece que a Paz nunca acontece. Parece que nunca a conseguimos implementar em toda a Terra para todos os seus habitantes. Pensando nos conflitos armados que acontecem pelo Mundo fora, devemos dar especial valor aquilo que temos e trabalhar para manter o clima de Paz. Foi uma oportunidade de colocar as crianças a refletir e dar a entender o valor da Paz”, referiu Ana Margarida Silva.
Rui Sousa (2º classificado na Volta a Portugal de 2014 e Campeão Nacional de Elites em 2010) e Carlos Rocha (Campeão Nacional de BTT Meia-maratona e Vice-Campeão do Mundo de BTT XCO de Forças Policiais em 2013) representaram assim o ciclismo na Corrida da Paz fundada por Sri Chinmoy como forma de dar aos cidadãos a possibilidade de expressar de forma dinâmica as suas próprias esperanças e sonhos por um mundo mais harmonioso. Atleta, filósofo, artista, músico e poeta, Sri Chinmoy dedicou a vida à promoção dos ideais da harmonia mundial deixando-nos a seguinte mensagem: “Paz não é a ausência de guerra; Paz é a presença de harmonia, alegria e unicidade. A paz revela a absoluta excelência da vida humana!”
A “Peace Run” é um evento sem fins lucrativos que não pretende angariar fundos ou destacar qualquer causa política, sendo organizado e financiado integralmente por voluntários que se procuram promover a boa vontade entre as pessoas e as nações. Todos podem participar. Atletas e não atletas, jovens ou idosos. Podem transportar a Tocha alguns passos, alguns metros ou alguns quilómetros, ou simplesmente apoiar os participantes durante a sua passagem.


Etapas da Corrida da Paz em Portugal
Dia 4: Matosinhos e Póvoa de Varzim
Dia 5: Esposende e Viana do Castelo
Dia 6: Vila Praia de Âncora, Caminha e Valença
Dia 7: Valença e Paredes de Coura
Dia 8: Ponte de Lima e Braga
Dia 9: Braga e Guimarães
Dia 10: Guimarães
Dia 11: Vila Real e Mirandela
Dia 12: Macedo de Cavaleiros e Bragança
 

Peace Run em Viana do Castelo (05 de maio de 2015)
Peace Run em Viana do Castelo (05 de maio de 2015)
Peace Run em Viana do Castelo (05 de maio de 2015)
Peace Run em Viana do Castelo (05 de maio de 2015)
Peace Run em Viana do Castelo (05 de maio de 2015)
Peace Run em Viana do Castelo (05 de maio de 2015)
Actualizado em 6 Maio 2015