Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Minhotos no Tour de France 2014
Os ciclistas minhotos Tiago Machado e José Mendes participam pela primeira vez na Volta à França que decorre até 27 de julho. Formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho, os dois ciclistas representam a equipa profissional NetApp – Endura e cumprem o sonho de qualquer atleta. Na Volta a França deste ano estão também o Campeão do Mundo Rui Costa e Nelson Oliveira (Lampre-Merida) e Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo), naquela que é a mais numerosa desde 1984 e igual à terceira maior participação portuguesa.

Veja os vídeos de apoio os ciclistas do Minho Tiago Machado e José Mendes

Vivendo o sonho de qualquer ciclista, os minhotos Tiago Machado e José Mendes alinham na "Grande Boucle" alcançando um feito que não está ao alcance de todos e que merece o apoio e o incentivo generalizado, assim como os restantes portugueses que estão no grande evento desportivo.
Tendo os dois atletas ingressado na modalidade e sido formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho, foram produzidos, com o apoio das respetivas famílias e amigos, vídeos de apoio a Tiago Machado e José Mendes que podem ser visionados em www.acmtv.pt, o canal TV da Associação de Ciclismo do Minho.
“Força Minho” é o mote dos vídeos que incluem, entre outros, depoimentos dos vereadores do desporto das autarquias de Vila Nova de Famalicão e Guimarães.
Na véspera do arranque da competição, Tiago Machado e José Mendes foram surpreendidos com o visionamento dos vídeos que os deixaram bastante emocionados e motivados.
“Eis o motivo porque amo tanto o Minho ... Obrigado a quem teve esta iniciativa, obrigado aos meus pais por estarem sempre a meu lado, aos meus irmãos por não sentirem ciúmes de mim, à minha irmã por ser a menina mais bonita do mundo, aos meus amigos que nos piores momentos se mantiveram a meu lado e acreditaram nas minhas pernas quando eu mesmo já tinha dúvidas... Aos que não estiveram lá - e sei que queriam estar - só vos posso dizer que todos unidos jamais seremos vencidos... Obrigado !!!”, escreveu Tiago Machado na sua página no Facebook.
"Sinceramente estou sem palavras para descrever o que senti, só posso agradecer-vos do fundo do coração, prometer que vou dar o meu melhor, deixar-vos orgulhosos. Muito obrigado e força Minho", afirmou José Mendes.

Vencedor da última edição da Volta à Eslovénia (competição do mesmo nível da Volta ao Algarve e da Volta a Portugal), Tiago Machado, natural de Vila Nova de Famalicão, iniciou a sua carreira na Escola de Ciclismo Carlos Carvalho, representando posteriormente o Centro Ciclista de Barcelos, Escola de Ciclismo Fernando Carvalho e, já como profissional, o Carvalhelhos-Boavista e a RadioShak.
Campeão Nacional de contrarrelógio (2006 e 2009) e vencedor do Prémio da Juventude da Volta a Portugal (2007, 2008 e 2009), Tiago Machado esteve ao lado de Rui Costa, em representação da seleção nacional, na conquista do Campeonato do Mundo, venceu o Grande Prémio Joaquim Agostinho (2008), foi 5º classificado na Volta a Portugal de 2009 e prosseguiu a senda de excelentes resultados quando em 2010 entrou na alta roda do ciclismo mundial, tendo, inclusive, sido 9º na Volta à Califórnia e 20º no Giro de Itália.
José Mendes, natural de Guimarães, venceu a Volta a Portugal do Futuro em 2007, sagrou-se campeão nacional de contrarrelógio de juniores e cadetes e campeão nacional de estrada (Cadetes). O primeiro vimaranense a participar na Volta a França iniciou-se na modalidade no Centro Ciclista de Pevidém e conquistou, desde os escalões de formação, resultados de destaque, tanto ao serviço da Seleção Nacional como de clubes, vencendo diversas provas em Portugal e no estrangeiro.
Na história da modalidade José Mendes ficará também conhecido como o primeiro português a participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário, em 2006, no qual ficou em 14º lugar no contrarrelógio individual e 17º na prova em linha.
Tiago Machado, um minhoto de facto e por convicção, vive um renascer no ciclismo e encara a estreia na Volta a França com uma enorme vontade mas também com algumas cautelas: “Todo o ciclista tem o sonho de poder estar na prova mais importante, que é o Tour. Vamos ver se a minha condição física vai ser a melhor, de maneira a que eu possa prestigiar o nome de Portugal e também o da minha equipa", disse à Agência Lusa fazendo notar que “é preciso saber correr no Tour e não é fácil a primeira vez chegares lá e teres a sorte de sair muito bem. Mas claro que gostava de estar ao meu nível e dar um ar da minha graça. Pelo menos dar o espetáculo que costumo dar aos simpatizantes do ciclismo. Toda a gente sabe a minha maneira de correr, que é de ataque. Se puder estar a esse nível, certamente estarei satisfeito", completou.
Também a viver um sonho com a convocatória da NetApp-Endura para a estreia da equipa alemã na Volta a França, José Mendes só deseja ir "de menos a mais", para acabar a prova em grande forma. "Foi uma satisfação enorme. Desde que soubemos que a equipa ia estar presente no Tour, era um objetivo conseguir a convocatória. Foi tentar trabalhar o melhor possível. Sei que este ano as coisas não me têm corrido tão bem como o ano passado, mas, mesmo assim, a equipa depositou confiança em mim e escolheu-me para estar no Tour, confiando que posso estar bem, ajudar e conseguir algum dia tentar a minha oportunidade", começou por dizer à Agência Lusa. O ciclista de Guimarães reconhece que a sua dedicação à equipa é o motivo pelo qual está no Tour, facto que o enche de "honra" e "satisfação" e lhe dá "mais força" para tentar dar o seu melhor na "Grande Boucle".

No total, são cinco os corredores portugueses que alinham na Volta a França em bicicleta de 2014, o que constitui a maior representação lusa no Tour nos últimos 30 anos.
Rui Costa, Campeão do Mundo, será acompanhando pelo seu colega de equipa Nelson Oliveira, registando-se também a presença de Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo). Os minhotos Tiago Machado e José Mendes alinham no Tour com os dorsais nºs 206 e 207, respetivamente, Rui Costa com o nº 111, Nelson Oliveira com o 116 e Sérgio Paulinho com o 36.
Há 30 anos, o Tour teve sete ciclistas portugueses à partida, mas todos em representação do Sporting, então liderado por Marco Chagas, na última vez em que uma equipa lusa disputou a prova mais importante do calendário velocipédico.
Nove anos antes, em 1975, foram também sete os corredores portugueses que se aventuraram na Grande Boucle , seis dos quais ao serviço do Sporting, então comandado por Joaquim Agostinho.
Desta vez, os cinco portugueses que integram o pelotão à partida estão repartidos por três equipas estrangeiras, um pouco à imagem de 1973, quando um quinteto de compatriotas participou no Tour em representação de quatro formações exteriores.
Com a participação deste ano, Sérgio Paulinho torna-se o segundo português com mais presenças na Volta a França, longe das 13 de Joaquim Agostinho, também detentor do melhor resultado, com os seus dois terceiros lugares. Rui Costa, 18º em 2012 e vencedor de três etapas (duas em 2013 e uma em 2011), vai subir ao pódio das presenças portuguesas, igualando as seis de Acácio da Silva, enquanto Tiago Machado, José Mendes e Nelson Oliveira vão fazer a sua estreia no Tour.


Força Minho - Apoio a Tiago Machao no Tour de France 2014 (Video acmTV - www.acmtv.pt)







Força Minho - Apoio a José Mendes no Tour de France 2014 (Video acmTV - www.acmtv.pt)
 

 

 

Actualizado em 19 Julho 2014