Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Balanço muito positivo da participação minhota nos Campeonatos Nacionais de BTT
Quatro títulos de Campeão Nacional, sete de Vice-Campeão e cinco terceiros lugares é o excelente balanço da prestação de atletas e equipas do Minho nos Campeonatos Nacionais de BTT Cross Country (XCO) e de Down Hill (DHI) disputados, respetivamente, em Tougues e em Penela.

Os atletas minhotos, na sua esmagadora maioria formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), averbaram excelentes resultados e conquistaram dezasseis medalhas nos campeonatos nacionais de BTT XCO e DHI.
Joana Barbosa (elites), Joana Monteiro (sub 23), Diana Ferreira (cadetes) e João Antunes (cadetes) alcançaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT – XCO, enquanto Ilda Pereira (elites), Bruno Machado (juniores), Francisco Anjos (master A) e a Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas (equipas) se sagraram Vice-Campeões Nacionais. No terceiro lugar dos campeonatos de Cross Country disputados em Tougues, Vila do Conde, classificaram-se Liliana Liliana Lopes (master), Leandra Gomes (sub 23) e Carlos Ramos (master A).
No Campeonato Nacional de Down Hill disputado em Penela, conquistaram o título de vice-campeão José Carneiro (master 40), Diogo Pinto (cadetes) e a Associação Desportiva Jorge Antunes (equipas), enquanto Joaquim Dias (master 40) e Raúl Rodrigues (cadetes) foram terceiros classificados.
A Direção da Associação de Ciclismo do Minho felicitou, entretanto, os atletas minhotos e as suas equipas filiadas pelos resultados alcançados nos Campeonatos Nacionais. Expressando a sua satisfação e orgulho pelo desempenho dos atletas minhotos, a Direção da ACM realçou que os mesmos são um estímulo para o prosseguimento do trabalho no âmbito da formação dos jovens atletas, visando a existência de mais e melhor ciclismo na sua área de jurisdição (distritos de Braga e Viana do Castelo).

 

No Campeonato Nacional de Cross Country Olímpico, ganho em elites por Mário Costa (ASC/Bike Zone) que optou por competir na categoria superior, a atleta de Vila Verde Joana Barbosa (ASC/Bike Zone) dominou a corrida de elites feminina. Segunda classificada no Campeonato de 2012, Joana Barbosa conquistou em Tougues o título nacional, sagrando-se vice-campeã a vimaranense Ilda Pereira (BTT Torcatense / Liberty Seguros / Quer). A barcelense Ana Rita Vale (Batotas / ADN Bike Ponte de Lima) terminou em quarto lugar, atrás de Celina Carpinteiro (BTT Loulé / BPI).
A famalicense Joana Monteiro (ASC/Bike Zone), vice-campeã de juniores em 2012, bateu as adversárias na categoria de sub-23, conquistando com vantagem folgada o título nacional. Liliana Almedia (Avança/Moreira Congelados/Topgel) terminou em segundo e Leandra Gomes (Bragactiva/Focus Team), natural da Póvoa de Lanhoso, em terceiro.
Em cadetes, foram os minhotos João Antunes (Centro de Recreio Camaliano /Afacycles/Vegas Cosmetics), de Vila Nova de Famalicão e a bracarense Diana Ferreira (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) a alcançarem os títulos nacionais.
Na prova de juniores, ganha por João Cabral (SU Colarense/Ginásio Spald/SintraBike),o barcelense Bruno Machado (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact) sagrou-se vice-campeão nacional.
Nas categorias de veteranos, Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva) é o novo Campeão Nacional em masters 30, tendo Francisco Anjos, natural de Guimarães e atleta do Team BTT Clube de Chaves, terminado em segundo e Carlos Ramos (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) em terceiro. A atleta de Ponte de Lima Liliana Lopes (ASC/Bike Zone) concluiu em terceiro a corrida de veteranas que foi ganha por Teresa Fernandes (Clube Xelb).
David Rodrigues (BTT Seia) foi o melhor atleta de sub 23, numa prova em que Gonçalo Amado (minhoto “por adoção” que se iniciou no ciclismo em provas da Associação de Ciclismo do Minho) chegou à meta em terceiro lugar. Ana Tomás (BTT Seia) venceu em juniores femininos, António Sousa (Candibyke / Interdesign / Xarão) em master B e Adelino Cruz (BTT Loulé / BPI) em veteranos C.
Por equipas a vitória foi da ASC/Bike Zone, alcançando o título de vice-campeã nacional a equipa minhota Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas.
Na véspera do Campeonato Nacional de BTT XCO, Tougues recebeu a primeira edição do Campeonato Nacional de Team Relay. Nesta competição por estafetas, em que participam quatro corredores por equipa com pelo menos uma feminina, impôs-se a formação do CDC Navais/Póvoa de Varzim, que foi seguida pelo BTT Seia e pelo ASC/Bike Zone.

 

No Campeonato Nacional de DHI disputado em Penela, o piloto Francisco Pardal (Evil Vegeance Tour) recuperou o título que já fora seu em 2011, sagrando-se Campeão Nacional em elites. Vice-Campeão Regional do Minho em 2012 na categoria de juniores, o piloto de Esposende José Vasconcelos (Associação Desportivo Jorge Antunes) foi o melhor minhoto na categoria de elites tendo alcançado o sexto lugar. O Campeão Regional do Minho em título, Cláudio Loureiro (Team Transition / SRAM) obteve o 12º melhor registo, enquanto o vimaranense José Vale (Associação Desportivo Jorge Antunes) foi 15º e o vice-campeão minhoto, Joel Ferreira (Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe) o 16º, depois de um promissor quinto lugar na manga de qualificação.
Em cadetes, Rúben Bandeira (Movefree/Shimano) foi o mais veloz em Penela, tendo as restantes posições do pódio sido ocupadas pelo fafense Diogo Pinto (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe) e pelo famalicense Raúl Rodrigues (Associação Desportivo Jorge Antunes), respetivamente, vice-campeão nacional e terceiro classificado. Realce também neste escalão para o sexto posto de Carlos Martins (Associação Desportiva Jorge Antunes) e para o oitavo e décimo lugares alcançados, respetivamente, por Rafael Silva e João Silva, ambos da equipa da ACM Motor Clube Felgueiras/Lusquiños - Team.
O famalicense José Carneiro (Famalicense Atlético Clube), atual líder do Campeonato Regional do Minho de DHI - Reclamos Vitória, sagrou-se vice-campeão nacional em master 40, tendo o primeiro lugar ficado com João Estevão (MCF/Xdream/Município de S. Brás). O Campeão em título do Minho, o bracarense Joaquim Dias (Motor Clube de de Felgueiras/Lusquiñhos Team) terminou em terceiro lugar e José Rodrigues (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe) em quarto.
O vencedor de masters 50 foi Augusto Pedrosa (Associação Desportivo Jorge Antunes) mas o título nacional não foi atribuído por apenas terem participado três pilotos nesta categoria.
Margarida Bandeira (LCM Team Bandeira) foi a melhor atleta feminina, conquistando o título de elite, enquanto em juniores se impôs Vasco Bica (individual) e em master 30 Hélder Padilha (individual). Jorge Afonseca (Motor Clube Felgueiras/Lusquiños - Team), em master 30, terminou em quinto lugar, António Cunha (Restauradores da Granja /Centro Óptico de Fafe) em sexto e João Carvalho (Famalicense Atlético Clube) em sétimo, enquanto o Campeão do Minho, Ricardo Soares (Associação Desportivo Jorge Antunes), após um quarto tempo na manga de qualificação, não se classificou na manga final.
A equipa campeã nacional coletiva é a Liberty Seguros/Cetelem/Ciclomadeira, tendo a Associação Desportivo Jorge Antunes conquistado o título de vice-campeã nacional.
Destaque ainda para os cinco minhotos que terminarem o Campeonato Nacional de DHI no “top ten” da categoria de juniores: o vimaranense José Pereira (Associação Desportivo Jorge Antunes) em quinto lugar, o vianense Emanuel Sousa (Motor Clube Felgueiras/Lusquiños - Team) em sexto, o vimaranense Miguel Martins (Associação Desportivo Jorge Antunes) em sétimo, o famalicense Fernando Silva (Restauradores da Granja /Centro Óptico de Fafe) em oitavo e o vizelense Francisco Salgado (Associação Desportivo Jorge Antunes) em décimo.
Na vertente de promoção (sem atribuição de títulos), o vencedor foi o vimaranense Ezequiel Martins (Linhas Afemar) que este ano tem participado apenas nesta categoria.

 

 

Campeonato Nacional XCO 2013 - Pódio corrida 2
Campeonato Nacional XCO 2013 - Pódio corrida 1
Campeonato Nacional DHI 2013
Actualizado em 15 Julho 2013