Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Campeonatos Nacionais de XCC / XCE / XCO

Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) sagraram-se Campeões Nacionais de BTT XCO em elites no Campeonato Nacional de BTT XCO Credibom, que se realizou este fim de semana na Pista de XCO do Centro Cyclin´Paredes de Coura, localizada na freguesia de Vascões.

Numa prova organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Paredes de Coura e UVP - Federação Portuguesa de Ciclismo, o Campeonato Nacional de XCO recebeu em dois dias os melhores atletas da vertente, que lutaram entre si pelos títulos nacionais de XCC e XCO.

Roberto Ferreira dominou a corrida de elites de XCO, liderando de princípio a fim. O ciclista de Valongo terminou a corrida ao fim de 1:25:32 horas.

Na segunda posição ficou Mário Costa, que corre como individual, e gastou mais quatro minutos para fazer o percurso. Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) foi terceiro.

Raquel Queirós, que já no sábado tinha conquistado o título de campeã Nacional de XCC, voltou a ser a mais forte. A atleta de Vila do Conde assumiu a frente da corrida desde o início e foi controlando as investidas de Ana Santos (X-Sauce Factory Team).

Raquel Queirós venceu a prova com o tempo de 1:30:08h, deixando Ana Santos a cerca de 40s.

Joana Monteiro, famalicense que alinha como individual, fez terceiro lugar.

Diogo Neves (Guilhabreu BTT) e Laura Simão (BTT Loulé/Elevis) são os Campeões Nacionais em sub-23.

Diogo Neves assumiu a liderança, praticamente, na primeira volta e cortou a meta ao fim de 1:14:49h. João Cruz (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Tomás Frazão (Guilhabreu BTT) terceiro.

Em femininos Laura Simão (BTT Loulé/Elevis) foi a mais rápida e percorreu as cinco voltas do percurso em 1:21:44h. Beatriz Sousa (Guilhabreu MTB) foi segunda e a sua colega de equipa, Íris Chagas foi terceira.

Beatriz Guerra e Guilherme Barros, ambos do Guilhabreu MTB, foram os Campeões Nacionais na categoria de juniores.

Beatriz Guerra foi a mais rápida na prova feminina, terminando a corrida com uma vantagem de 10 minutos sobre a segunda classificada, Lara Fernandes (AEBTT Rio/Mr.Print). Catarina Espada (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) subiu ao terceiro lugar do pódio.

No género masculino Guilherme Barros fez uma prova segura e cortou a meta ao fim de 1:03:53 hora, deixando o seu colega de equipa, Rafael Sousa, na segunda posição enquanto Rodrigo Araújo (Clube BTT Matosinhos) foi terceiro.

Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB) sagraram-se Campeões Nacionais de cadetes nas duas primeiras corridas do segundo dia de Campeonatos Nacionais.

Margarida Vasconcelos percorreu as três voltas ao percurso em 49:13.115 e garantiu o título de Campeã Nacional, deixando Leonor Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho), que ontem se sagrou Campeã Nacional de XCC, na segunda posição a mais de dois minutos.

Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo Tondela – ADRT) foi a terceira classificada.

Gonçalo Costa foi o mais forte na corrida masculina, percorrendo as quatro voltas ao percurso em 54:17.969m. Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) foi segundo e Ricardo Piedade (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) terceiro.

Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) e Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo Castelo Branco) sagraram-se Campeões Nacionais em master 30.

Filipe Ramos assumiu a liderança da corrida logo na primeira volta e foi controlando a prova a seu gosto. O ciclista do Guilhabreu MTB cortou a meta ao fim de 1:04:53h, deixando o segundo classificado, Diogo Afonso (Rodactiva/Golden Clube Cabanas) a mais de um minuto. Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova) foi terceiro.

Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo Castelo Branco) venceu a prova feminina. Andreia Lopes (AEBTT Rio/Mr. Print) foi segunda e Ana Barata (individual) foi terceira.

Em master 40 ganharam Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova).

Rogério Matos impôs-se a Manuel Lopes (Guilhabreu MTB), que fez segundo, e Carlos Ramos (Trepanelas/Prifer), terceiro.

Lurdes Gonçalves gastou 1:09:25h para cumprir as quatro voltas ao percurso, deixando Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) na segunda posição e Hanna Hayse (BTT Loulé/Elevis) na terceira posição.

António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Natália Mendes (Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) sagraram-se Campeões Nacionais em master 50.

António Passos deixou nos lugares imediatos António Sousa (Individual) e António Viana (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike).

António Cruz (BTT Loulé/Elevis) sagrou-se Campeão Nacional em master 60.

Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike) é o Campeão Nacional de Paraciclismo. O ciclista de Monção fez a prova em 52:08m, deixando o segundo classificado, José Miranda (Individual) a mais de quatro minutos. Nuno Sousa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi terceiro e Otávio Sousa (AEBTT Rio/ Mr. Print) foi o quarto classificado fechando a classificação do Paraciclismo.

Por equipas o Guilhabreu MTB foi o protagonista destes Campeonatos Nacionais e venceu a classificação coletiva, relegando para os restantes lugares do pódio a AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde e Clube BTT Matosinhos, respetivamente segundo e terceiro classificados.

 

 

Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB)

 

Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) repetiu este domingo a vitória conquistada há quatro semanas no Campeonato do Minho. Tal como em junho, o ciclista de Valongo dominou a corrida de princípio a fim, mas nega que tenha sido uma prova fácil…

“Parece fácil, mas o fácil dá muito trabalho. Eu cheguei cá numa excelente forma, foi fácil por causa disso, pelo trabalho que tive até ao momento. Foram muitos treinos duros e intensos, sempre a trabalhar ao máximo para estar nesta fase da época em boa forma”.

O facto de teres participado no Campeonato do Minho, há cerca de um mês, deu-te alguma vantagem para a prova de hoje? “Serviu para ter uma noção da corrida. Basicamente estava mais habituado, sabia quais eram os pontos essenciais da pista, mas hoje foi uma corrida diferente, estavam cá outros adversários e isso faz toda a diferença”

 

Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team)

 

Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) sai de Paredes de Coura com o pleno: sagrou-se Campeã Nacional de XCC e XCO e, por isso, mesmo faz um balanço positivo.

“O balanço é muito positivo. Este era o meu grande objetivo da época, revalidar os dois títulos. Consegui fazê-lo e estou muito feliz”.

Sobre a prova de hoje, Raquel Queirós referiu que “foi bastante dura. Já tinha o desgaste da corrida de ontem, que também foi dura. Ainda mais foi uma prova longa, mas senti-me bem e consegui ganhar”.

 

Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/MonçaoBike)

 

Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/MonçaoBike) revalidou em Paredes de Coura o título de Campeão Nacional de BTT XCO em Paraciclismo.

“Esta é a segunda camisola e estou muito feliz. Foi uma prova que correu bem, num percurso que gostei bastante. É uma pista desafiante, muito física e é preciso encará-la com muita vontade”, disse Roberto Soares, que garantiu que “saio daqui muito satisfeito. Este era o grande objetivo da época e está alcançado”.

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

“Foram uns Campeonatos Nacionais excecionais” disse Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, no final de dois dias intensos, que levaram a Vascões a ‘fina flor’ do BTT XCO nacional e elegeu os novos Campeões Nacionais.

Tiago Cunha referiu que “pelo feedback que temos recebido dos atletas, clubes, da própria Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo do Minho, dos voluntários que trabalharam, das pessoas da freguesia que se envolveram, do concelho, acho que o resultado é verdadeiramente excecional, o que nos deixa muito orgulhosos”.

“Tudo isto também nos transporta para um novo nível, para um patamar de responsabilidade que é mais elevado. O sucesso só nos carrega com mais sucesso. Não há hipótese de voltar para trás e é isso que sentimos, essa excecionalidade faz com que tenhamos a necessidade de subir o nível. Por agora é só fazer a festa, permitir que as equipas façam a festa. A partir de amanhã partir para novos desafios“. 

 

Os Campeonatos Nacionais de BTT XCC e XCO organizados pela Associação de Ciclismo do MinhoMunicípio de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, tiveram o apoio de Banco CredibomIPDJCisionPOPP AgencyArrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadeBike - Tudo sobre o mundo do BTTGuimarpeixe e Jogos Santa Casa.

Pedro Martins (Escola de Ciclismo BilaBiker´s) assumiu a liderança da corrida logo na volta inicial tendo a companhia de Afonso Silva (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e de Tomás Cardoso (Strix Bike Team) que se mantiveram na disputa até à última volta, onde Pedro Martins se impôs já na parte final da reta da meta batendo Afonso Silva por um escasso segundo. A terceira posição pertenceu a Tomás Cardoso.

Inês Fonseca (Águias de Alpiarça/ Triumtermica) foi a mais rápida na corrida feminina e cortou a meta ao fim de 27:57m, após liderar durante a totalidade das voltas, não permitindo a aproximação da sua colega de equipa Beatriz Rodrigues, segunda classificada, ou de Rita Fontinhas (Clube BTT Matosinhos) que fez terceiro lugar e subiu ao pódio.

 

Pedro Martins - Escola de Ciclismo BilaBiker´s

 

Pedro Martins, da Escola de Ciclismo BilaBiker´s, saiu bastante satisfeito do Campeonato Nacional da Juventude e “por ter conquistado esta camisola”.

O ciclista do clube de Vila Real considerou que “foi uma corrida muito puxada. Acho que esta não era uma pista ideal para um Campeonato Nacional de XCO, mas foi igual para todos”.

Foi uma vitória fácil? “Sim, acabou por ser uma vitória fácil, controlei a corrida e os adversários. Saio orgulhoso de mim, por ter ganho e conquistado a camisola de Campeão Nacional da Juventude e a medalha dourada”.

 

Inês Fonseca - Águias de Alpiarça/ Triumtermica

 

Inês Fonseca (Águias de Alpiarça/ Triumtermica) mostrou-se bastante feliz com a vitória e confessa que “já esperava ganhar aqui” e adiantou “trabalhei muito para poder estar na disputa desta camisola. Na prova foi dar o melhor e divertir-me”.

Foi uma vitória fácil? “Não foi nada fácil. No final as pernas já doíam, mas quando se quer muito cumprir os objetivos tem de se dar tudo”.

Afirmando que “estou muito orgulhosa do que consegui fazer”, Inês Fonseca confessa que “não tenho palavras para descrever como é vestir esta camisola… mas deve ser incrível”.

 

José Marques, coordenador da Formação e Escolas na Federação Portuguesa de Ciclismo

 

José Marques, coordenador da Formação e Escolas na Federação Portuguesa de Ciclismo, faz um balanço muito positivo do Campeonato Nacional da Juventude.

“Foi uma prova excelente. O percurso em si era excelente, foi pena não podermos fazer um percurso um bocadinho mais longo para não se dobrarem tanto” disse José Marques, que adiantou: “tenho de dar os parabéns â organização, a todos os atletas que estiveram aqui”.

Afirmando que “este é o futuro do ciclismo”, José Marques adiantou que “além de olharmos para eles como atletas, temos de falar como seres humanos pois estamos a formar crianças”.

Gostou na forma como encararam a corrida? “Para mim esta é uma forma normal, porque eles são sempre assim. São muito aguerridos, ambiciosos e todos querem vencer. Por isso assistimos a uma prova bem disputada”, disse José Marques, que garante que “saio daqui de peito cheio”.

 

Os Campeonatos Nacionais de BTT XCC e XCO organizados pela Associação de Ciclismo do MinhoMunicípio de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, tiveram o apoio de Banco CredibomIPDJCisionPOPP AgencyArrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadeBike - Tudo sobre o mundo do BTTGuimarpeixe e Jogos Santa Casa.

Mário Costa (Individual) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) sagraram-se Campeões Nacionais de XCC em elites no Campeonato Nacional de XCC, que decorreu na manhã deste sábado na Pista de XCO do Centro Cyclin´ Paredes de Coura, localizada na freguesia de Vascões.

Mário Costa foi o mais forte na última das sete voltas ao percurso e bateu na descida final para a meta Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB), que liderava a corrida.

Na terceira posição ficou Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos), que gastou mais 31 segundos que o vencedor.

Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) foi a mais rápida na prova feminina. A atleta de Vila do Conde fez a prova em 21.02.640m, deixando Ana Santos (X-Sauce Factory Team) na segunda posição. Joana Monteiro (Individual) foi terceira.

Guilherme Barros (Guilhabreu MTB) e Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) foram os vencedores em juniores.

Guilherme Barros venceu ao sprint o seu colega de equipa Rafael Sousa., enquanto João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) foi terceiro.

Beatriz Guerra impôs-se na prova feminina e cortou a meta ao fim de 15.07.078. Lara Fernandes /AEBTT Rio/Mr. Print) foi segunda e Marta Martins (Somaratonas) terceira.

Daniel Franco (BTTTeam SUColarense/CSTreino/GinasiosSpald) e Leonor Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) são os Campeões Nacionais na categoria de cadetes.

Daniel Franco cortou meta isolado, com o tempo de 12:36.046, deixando nos lugares imediatos Ricardo Piedade (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) e Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact).

Em femininos, Leonor Casimiro foi a mais rápida e deixou a 11 segundos Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). Eva Emídio (BTT Loule/Elevis) foi terceira.

Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) venceram em masters.

Filipe Ramos realizou o fez a prova em 15:11.358 minutos, deixando na segunda posição Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova). Diogo Afonso (Rodactiva/Golden Ckub Cabanas), foi terceiro.

Em femininos Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) venceu a concorrência ao realizas as quatro voltas o percurso em 15:58.177m. Andreia Lopes (AEBTT/Mr, Print) foi segunda e Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) terceira.

 

Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team)

 

Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) foi a mais rápida na prova de elites e assegurou o primeiro título dos dois que estão em disputa este fim-de-semana.

A ciclista de Vila do Conde considerou que “foi uma prova bem disputada. Houve vários ataques, aliás esta é uma prova em que se preveem sempre ataques duros e mais tática. Acho que foi uma corrida bonita de se ver”.

Sobre a pista de Paredes de Coura, Raquel Queirós afirmou que “é uma pista engraçada. Claro que nós queremos sempre mais e melhor, mas é uma pista com uma grande margem de evolução. Este é um sítio super bonito, tem imensos trilhos incríveis, tem imenso potencial e gostaria de voltar aqui para competir mais vezes”.

 

Mário Costa (individual)

 

Mário Costa, que venceu a prova masculina ao ser mais forte nos metros finais, referiu que “esta é uma vitória especial” e salientou que “as vitórias sabem todas bem, claro que algumas, pelas mais variadas razões, são mais saborosas e esta tem um significado especial para mim”.

Sobre a corrida referiu que “foi muito disputada desde o princípio. Eu optei por fazer uma corrida controlada na primeira fase e depois na parte final estava mais cómodo dentro da corrida e consegui fazer a diferença no final e vencer e estou muito satisfeito por isso”.

 

Os Campeonatos Nacionais de BTT XCC e XCO organizados pela Associação de Ciclismo do MinhoMunicípio de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, tiveram o apoio de Banco CredibomIPDJCisionPOPP AgencyArrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadeBike - Tudo sobre o mundo do BTTGuimarpeixe e Jogos Santa Casa.

A pista de XCO do Centro Cyclin´ Paredes de Coura, localizada na freguesia de Vascões, recebe no fim-de-semana, dias 15 e 16 de julho, os Campeonatos Nacionais de BTT XCC e XCO Credibom 2023.

Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Paredes de Coura, UVP - Federação Portuguesa de Ciclismo e UCI, o Campeonato Nacional de XCO promete levar a Paredes de Coura a ‘final flor’ nacional do BTT Cross Country Olímpico, que em dois dias vão disputar os títulos de Campeão Nacional nas várias categorias e nas duas vertentes XCC (cross country curto) e XCO.

O fim-de-semana bem cedo. Às 07h30 de sábado é a abertura do secretariado. Os treinos oficiais de XCC decorrem entre as 08h00 e as 09h00, com as provas a iniciaram-se à 09h15. Às 12h00 realiza-se a cerimónia protocolar.

Entre as 12h15 e as 14h15 realizam-se os treinos oficiais de XCO. Às 14h30 realiza-se a corrida do Campeonato Nacional de Juvenis, seguindo-se a cerimónia protocolar (15h30).

Domingo é o dia da festa do XCO, onde vão marcar presença os melhores ciclistas da vertente, alguns dos quais estiveram, no fim-de-semana, a disputar o Campeonato da Europa.

O primeiro escalão a iniciar a competição será o de cadetes, masculinos e femininas (C1), que arrancam às 09h00. Seguem-se os juniores e as restantes categorias femininas (C2). Os masters (C3) entram em ação às 12h30.

Às 13h45 realiza-se a cerimónia protocolar das corridas C1, C2 e C3 (excetuando Elites e Sub-23).

Às 14h30 dá-se início à corrida dos elites e sub-23 masculinos, estando a cerimónia protocolar marcada para as 16h30.

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

Em Paredes de Coura a organização dos Campeonatos Nacionais de XCC e XCO está a ser encarada com “grande responsabilidade” como referiu Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, que salientou que “esta é de facto a primeira grande prova de relevância que vamos ter cá, não diminuindo as provas do Campeonato do Minho, que temos habitualmente”.

Considerando que “este é um passo enorme para atingirmos os objetivos”, Tiago Cunha referiu que “para nós esta organização é entrar numa fase diferente daquilo que é a nossa ideia, a nossa estratégia de ciclismo cá. É mais um degrau que queremos subir. Representa um maior investimento seja em pessoas, em tempo e esforço, mas acreditamos que é um grau de exposição mediática diferente. É escalar um pouco mais esse grau de exposição”.

Para o autarca a organização dos nacionais não é apenas uma aposta no objetivo competitivo, mas também o de “mostrar aquilo que o concelho tem para oferecer, é uma aposta no ativo turístico de natureza, de paisagem”.

“O que desejamos é que seja uma boa prova, um grande campeonato nacional, mas, sobretudo, que as pessoas saiam daqui com vontade de explorar o resto do concelho porque esta pista, só estes quilómetros, não serão suficientes para ficarem a conhecer o quanto Paredes de Coura tem para apreciarem”.

Qual a expetativa que tem para estes nacionais? “Há sempre uma expetativa… é uma questão de sentir alguma responsabilidade, é como sentir a pressão de quem entra na prova na primeira vez e nunca sentiu aquela adrenalina de correr. É um bocadinho isso, aquela expetativa de que é uma boa oportunidade e temos de estar preparados e fazer tudo possível para conseguir ter e corresponder àquilo que são as exigências dos participantes, da FPC, da ACM e de todas as pessoas que estão envolvidas”, disse Tiago Cunha.

 

Os Campeonatos Nacionais de BTT XCC e XCO organizados pela Associação de Ciclismo do MinhoMunicípio de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, tem o apoio de Banco CredibomIPDJCisionPOPP AgencyArrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadeBike - Tudo sobre o mundo do BTTGuimarpeixe e Jogos Santa Casa.