Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Passeio de Bicicleta MIPP - Braga

Realiza-se no dia 12 de outubro o Passeio de Bicicleta MIPP promovido em Braga pela Polícia de Segurança Pública, Câmara Municipal de Braga e Junta de Freguesia de São Victor com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho. A participação é gratuita e as inscrições podem ser efetuadas em www.acm.pt.
 

A iniciativa, de participação gratuita, assume um cariz solidário sendo os participantes convidados a oferecer bens alimentares para o Balcão Alimentar da Junta de Freguesia de São Victor.
Procurando promover o convívio e combater a exclusão social, o Passeio de Bicicleta MIPP terá um percurso de dificuldade baixa para permitir a participação de todos os interessados.
O início está marcado para as 9 horas, na Praça da República (Arcada), local onde regressarão os participantes depois de cumpridos os 25 quilómetros do percurso. O trajeto em circuito citadino levará os participantes a pontos importantes do património bracarense, como as Sete Fontes, mas servirá igualmente para sensibilizar para as novas regras do código da estrada.
As inscrições são gratuitas, estando prevista uma "coima facultativa" de bens alimentares que reverterão para o Balcão Alimentar da Junta de Freguesia de São Victor.
O MIPP - Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade da PSP é um programa que tem como objetivo geral efetuar policiamento de proximidade e visibilidade junto da comunidade, com o intuito de garantir a segurança de pessoas e bens.
“Este vai ser um passeio informal e de convívio que será aproveitado sobretudo para a sensibilização e aconselhamento dos participantes relativamente à circulação rodoviária, atendendo também às novas regras impostas com as alterações ao código da estrada”, explicou Ricardo Amaral, subcomissário da PSP de Braga na apresentação do evento, sublinhando que “esta é mais uma iniciativa de pretende um maior contacto e proximidade entre a força policial e os bracarenses, servindo também para desmistificar a profissão, que é vista sempre sob um olhar mais austero”.
“A ideia surgiu precisamente do trabalho da PSP desenvolvido na comunidade, nomeadamente do programa ´Escola Segura´ e agora também do policiamento de proximidade em que o agente Manuel Vinhais, por exemplo, há mais de quatro anos sensibiliza e escuta os habitantes de São Victor diariamente”, afirmou o subcomissário.
A vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, lembrou a importância da aproximação das forças de segurança aos munícipes, mas também os benefícios ao nível da saúde e do bem-estar, não esquecendo a vertente solidária. “Que esta iniciativa não seja um caso isolado e se repita porque ter bicicletas na rua implica uma redução de monóxido de carbono e um aumento da qualidade de vida, pelo que queremos implementar este hábito para tornar os bracarenses mais saudáveis», referiu a autarca.
O Passeio de Bicicleta MIPP - Braga tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt), Federação Portuguesa de Ciclismo, KTM - Braga Bike, ProCycle, Medivantagem e Nortemed.
 

Terminado o período de inscrições online, as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado do Passeio de Bicicleta MIPP, no dia 12 de outubro, na Praça da República (Arcada), a partir das 8 horas.