Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Maratona 5 Cumes

Tiago Ferreira (Team Protek) ganhou a Maratona BTT 5 Cumes, derradeira prova pontuável para a Taça de Portugal Sport Zone de Maratonas BTT (XCM), disputada em Barcelos. Rúben Almeida (Pedalsempre/Movenotícias/Solintellysys) e Tânia Neves (Galitos Ciclismo/Teka/Blackjack) conquistaram a geral da Taça de Portugal em elites.
A corrida masculina foi dominada por Tiago Ferreira, que cortou o risco com uma vantagem de 1m24s sobre o segundo classificado, Nuno Inácio (UCVNF/Soniturismo/Bike World), consolidando um domínio parcial da competição, já que ganhou as três maratonas em que participou. O terceiro foi Hernâni Silva (BTT Loulé/BPI), a 3m35s. Rúben Almeida não correu em Barcelos, mas dispunha já de uma vantagem suficiente para proclamar-se vencedor da Taça de Portugal Sport Zone na categoria de elite.
Vanessa Fernandes (Associação 20 km Almeirim) ganhou com clareza a corrida feminina, relegando a estoniana Maaris Meier (Saertex Portugal/Edatech), que gastou mais 1m41s, para a segunda posição. A terceira colocada foi Mónica Santos (Saertex Portugal/Edaetech), a 4m52s. Tânia Neves terminou no quinto lugar, garantindo a conquista da Taça de Portugal.
Nuno Inácio foi o melhor master 30 na maratona barcelense, confirmando o triunfo na geral desta categoria. João Teixeira (Pedalsempre/Movenotícias/Solintellysys) impôs-se entre os master 40, mas o segundo classificado neste domingo, José Rosa (Ser e Parecer Bike Team), sagrou-se vencedor da Taça. Carlos Lima (EDV-VEB/Vianacycles) completou hoje um percurso irrepreensível, tendo ganho todas as maratonas na categoria de master 50 e, logicamente, também o troféu final. Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI) juntou a vitória em Barcelos à conquista da Taça. Carlos Correia (BTT Loulé/BPI) foi o único master 60 na competição.
Os algarvios do BTT Loulé/BPI venceram coletivamente na maratona minhota, mas a Taça de Portugal por equipas viajou para as vitrinas do BTT Seia.
Em paraciclismo, a Maratona dos 5 Cumes foi ganha por aqueles que também conquistaram a Taça de Portugal nas classes D, C4 e C5, respetivamente Ricardo Gomes (UCVNF/Soniturismo/Bike World, José Castanheira (UD Lorvanense/Liderbike) e Pedro Garcia (Anipura/Oxi Nutrition/Blackjack). Telmo Pinão foi o melhor em C2, José Cabrita (Team Extremosul/CA Messines) levou a Taça nesta classe.
 

A Maratona BTT 5 Cumes realiza-se no dia 21 de setembro em Barcelos. No ano em que completa o décimo aniversário, a maratona pontua pelo quarto ano consecutivo para a Taça de Portugal XCM/SportZone e será também uma das provas a contar para a Taça de Portugal de Atletas com Deficiência.

A Maratona BTT 5 Cumes assumirá um carácter competitivo para os atletas que participam na Taça de Portugal, mas continua a caracterizar-se como uma actividade de carácter lúdico desportivo para a maior parte dos betetistas participantes que se incluem na vertente de promoção.
Existirão em simultâneo três provas com três distâncias diferentes: a Maratona da Taça de Portugal XCM, para Atletas Federados UVP/FPC (Feminina, Masculina e Atletas com deficiência), a Maratona 5 cumes para Atletas Não Federados e a Meia Maratona 3 Cumes, para Atletas Não Federados. A distância das provas será de 90km na Maratona Masculina (5 Cumes) atletas federados e não federados; 80 km na Maratona Feminina, atletas federadas e não federadas e Masters C e D – atletas federados; 50 km – Meia Maratona Masculina e Feminina (3 Cumes), para atletas não federados e atletas com deficiência.
Uma característica que os Amigos da Montanha têm introduzido em todas as edições é a renovação do percurso em cada ano, inserindo cumes diferentes e percursos que dêem a conhecer novos trilhos do concelho. O percurso deste ano levará os participantes a percorrer os 5 cumes a Norte do Rio Cávado, estendendo-se, no total, por cerca de 90km, havendo, ainda, a opção da “Meia-maratona”, com 3 cumes e aproximadamente 50 km. Os cumes são um motivo de diferenciação da  prova já que o conceito da “Maratona 5 Cumes” prima pelo cumprimento de objetivos intercalares específicos - os cumes - nos quais os participantes sentem a sua conquista e assim têm uma sensação de evolução de etapas.
O programa da Maratona inclui ainda, no sábado, 20 de Setembro, um Passeio BTT Júnior.
O Estádio Cidade de Barcelos voltará a ser palco para a partida e a meta da prova, bem como para a área de animação preparada pelos Amigos da Montanha para os acompanhantes dos atletas que participam na prova, mas também ao público em geral.
As inscrições para atletas não-federados realizam-se, até 14 de setembro, em www.amigosdamontanha.com. O valor de participação é 16,50€. Os atletas recebem um jersey de manga comprida, um par de peúgas de BTT do evento e um gorro alusivo aos 10 anos da prova.