Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Cicloturismo: Challenge - Fafe Show Bike

Terminado o período de inscrições online (às 22 horas do dia 6 de março), as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado do Cicloturismo: Challenge - Fafe Show Bike.

 

Estão abertas as inscrições para o Challenge - Fafe Show Bike que se realizará no dia 9 de março.
O passeio é organizado pelos Amigos da Roda de Quinchães e na parte final haverá uma prova aberta em circuito fechado. As inscrições podem ser efetuadas online (www.acm.pt).
Com partida e chegada junto ao pavilhão multiusos de Fafe, o passeio terá início às 9 horas e um percurso de cerca de 75 quilómetros com passagem pelas seguintes localidades: Fafe, Mesão Frio, Guimarães, Fermentões, Ponte, Caldelas, Barco, Briteiros, Donim, Póvoa de Lanhoso, Fontarcada, Ralde, Porto de Ave, Arosa, Serafão, Travassós, Santa Comba de Fornelos, Fafe.
O passeio é aberto à participação de todos os interessados, custando a inscrição 5 euros (inclui seguro de acidentes pessoais, dorsal, banho e entrada no Fafe Show Bike) ou 10 euros (com almoço).
O Mega Passeio de Cicloturismo Fafe Show Bike organizado pela União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de Fafe, Naturfafe, CisionBike Magazine, jornal O Jogo, Citröen (Jorge Pinheiro - Fafe), Intermarché - Fafe e Era - Imobiliáia (Fafe)

 

A grande feira de referência do setor do ciclismo na região norte volta a ter como epicentro o Pavilhão Multiusos de Fafe e, para além da exposição, contempla diversas atividades paralelas. O mega evento de ciclismo realiza-se nos dias 7, 8 e 9 de março.
Exposições, atividades de BTT, Cicloturismo e Trial Bike são algumas das atividades previstas para o Fafe Show Bike, um certame promovido pela Gigagraf - Eventos com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Naturfafe, Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo, entre outros.
A edição 2014 conta com algumas novidades, desde logo a realização da Maratona BTT Fafe - Lameirinha, no dia 8 de março (sábado), que contará com a participação de Marco Chagas. Primeira etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, a Maratona BTT Fafe - Lameirinha também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Meia-Maratona e de Maratona. Estão confirmadas as presenças de Marco Chagas, grande glória do ciclismo português e que atualmente é comentador de ciclismo na RTP, e também de Tiago Ferreira, campeão nacional em título de XCM.
No dia 9 de março (domingo), realiza-se o Challenge Fafe Show Bike que terá um percurso de ciclismo de estrada de 75km com passagem por Fafe, Guimarães e Póvoa de Lanhoso. Este Challenge, prova inovadora e aberta, terá os últimos 15 kms em circuito fechado. Joaquim Gomes, vencedor por duas vezes da Volta a Portugal em bicicleta, desempenhando atualmente as funções de diretor do mesmo evento, é presença assegurada e que ajudará a abrilhantar o Challenge. No mesmo dia, após o grande sucesso do ano transato, o espetáculo do Trial Bike volta a estar em Fafe com a realização de uma competição nacional.
Como rampa de lançamento da edição 2014 do certame, já se realizou, no dia 9 de fevereiro, o 2º BTT XCO - Fafe Show Bike, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - Reclamos Vitória.


Expectativas elevadas para edição 2014

 

Ricardo Teixeira, da organização, renova a aposta efetuada no ano passado: “mesmo em tempo de crise apostamos novamente na feira que começa a ser uma referência no País. Este ano introduzimos algumas novidades importantes tentando que mais gente venha até Fafe. Estamos em crer que vamos ter maior número de expositores e uma maior diversidade”.
Ricardo Teixeira destaca os apoios que o Fafe Show Bike vem arrecadando e parte “otimista para esta segunda edição”.
Em contagem decrescente para a 2ª edição do Fafe Show Bike, José Luis Ribeiro, presidente da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), diz que este certame “é importante para o ciclismo, é importante para a ACM e é importante para Fafe. Aqui está a demonstração que, mesmo em momentos de crise, Fafe tem uma capacidade empreendedora absolutamente surpreendente”.
Depois do sucesso do ano passado, José Luis Ribeiro acredita que esta edição “irá surpreender e vai ser do agrado de toda a gente”.
Uma perspetiva partilhada pelo vereador do desporto da Câmara Municipal de Fafe.
Pompeu Martins salienta que o “Fafe Show Bike é um projeto arrojado”. “Não é fácil fazer um evento desta natureza e naturalmente que a câmara está ao lado”, afirma o autarca realçando a importância da iniciativa que traz gente, ligada ao sector, “de todo o país e alguns até do estrangeiro”. E para além da exposição e da vertente dos negócios está a “componente desportiva em que temos aqui uma diversidade grande na prática do ciclismo”.
O vereador do desporto acredita que esta é “uma boa receita para um excelente evento. Espero que este ano o Fafe Show Bike possa de facto solidificar-se”, afirma.
O Fafe Show Bike é promovido pela Gigagraf - Eventos com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Naturfafe, Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo, contando ainda com o apoio da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães e Só Pedal.