Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
26º Circuito de Avidos
Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014)

Fábio Silva e Rui Oliveira venceram o 26º Circuito de Avidos, respetivamente, nas categorias de juniores e cadetes. Promovida pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Centro Ciclista de Avidos (Vila Nova de Famalicão) a prova foi disputada por cerca de uma centena de atletas e contou com a presença de muito público.
Pontuável para o Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar, o 26º Circuito de Avidos integrou corridas para as categorias de cadetes e de juniores, começando ambas junto à sede do Centro Ciclista de Avidos (Vila Nova de Famalicão) e terminando também na localidade sede do clube minhoto, mais precisamente na Estrada Nacional 204.
A competitividade e a emoção foram tónicas marcantes das duas corridas do 26º Circuito de Avidos, assim como a presença de muito público que não é apenas uma característica das provas de ciclismo no Minho mas em especial em Avidos onde a entusiástica população incentiva e apoia os jovens corredores do princípio ao fim das provas. Além de muito público, o 26º Circuito de Avidos contou com a presença de várias individualidades, entre as quais, Mário Passos (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão) e Paulo Silva (Presidente da Junta de Freguesia de Avidos).
A corrida de cadetes, para enorme contentamento da população de Avidos, foi ganha por um atleta da casa, Fábio Silva (CC Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.). Depois de muitas movimentações no pelotão ao longo dos 40 quilómetros do percurso, Fábio Silva e Jorge Alves (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) isolaram-se na frente da corrida e chegaram isolados à meta. O atleta famalicense foi o mais forte no sprint e levou ao rubro o público local ao assegurar a vitória.
Com 28 segundo de atraso em relação ao vencedor, Iúri Leitão (Tensai - Santa Marta) garantiu o terceiro lugar do pódio, terminando à frente de Rui Miguel (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e de André Rodrigues (Liberty Seguros/Feira/KTM ).
Iúri Leitão (Tensai - Santa Marta) venceu as três contagens e a geral da montanha enquanto Jorge Alves (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) foi o primeiro na meta volante José Azevedo e Fábio Silva (CC Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) na meta volante Ricardo Sampaio. Soraia Silva (Bairrada) foi a melhor atleta do sexo feminino na corrida de cadetes.
Por equipas venceu a Silva Vinha /ADRAP/ Sentir Penafiel, tendo a CC Avidos / Metalização A. Lemos, Lda. terminado em segundo e a Tensai / Santa Marta em terceiro.
Na corrida de juniores, Rui Oliveira (Bairrada) foi o vencedor, superiorizando na parte final da prova a nove corredores que com ele chegaram isolados à meta depois de muitas escaramuças e tentativas de fuga protagonizadas nos 53,5 quilómetros da prova. Alexandre Matos (Liberty Seguros / Feira / KTM) terminou a corrida em segundo seguindo-se na classificação Pedro Preto (Bairrada), Álvaro Ferreira (CC Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) e André Carvalho (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho).
Miguel Coelho (CC Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) venceu a classificação geral da montanha depois de ter sido o primeiro a passar em três contagens, tendo a restante sido ganha por Ivo Oliveira (Bairrada). Rui Oliveira (Bairrada) foi o primeiro na meta volante Pastelaria São Jorge e André Morais (CC Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) na meta volante de Seide.
Coletivamente, a corrida de juniores do 26º Circuito de Avidos foi ganha pelo CC Avidos / Metalização A. Lemos, Lda., ficando em segundo a formação da Bairrada e em terceiro a Silva Vinha /ADRAP/ Sentir Penafiel.
O 26º Circuito de Avidos contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de FamalicãoFederação Portuguesa de CiclismoHerdmarCisionArrecadações da Quintã, POPP Design, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Ciclismo a fundo (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt), Roda na Frente e Plano Nacional de Ética no Desporto.
A próxima corrida de ciclismo de estrada a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho será o 58º Circuito de Santo António de Amares (Taça de Portugal de Juniores) agendado para o dia 15 de junho. A 58ª edição da prova é pontuável para a Taça de Portugal de Juniores e integra o programa das Festas d´Amares - Santo António 2014 que decorrem de 8 a 15 de junho. A competição começará às 10 horas e terminará, pelas 12 horas, na Praça do Comércio, tendo os corredores para enfrentar um percurso de 86 quilómetros.
 

Está agendado para o dia 7 de junho o 26º Circuito de Avidos, prova de ciclismo para as categorias de cadetes e juniores promovida pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Centro Ciclista de Avidos (Vila Nova de Famalicão).
O Circuito de Avidos, pontuável para o Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar, integrará corridas para as categorias de cadetes e de juniores, começando ambas junto à sede do Centro Ciclista de Avidos (Vila Nova de Famalicão) e terminando também na localidade sede do clube minhoto, mais precisamente na Estrada Nacional 204.
A corrida de cadetes terá início às 14h30 e a de juniores às 16h00, prevendo-se a chegada, respetivamente, para as 15h45 e para as 18h00.
As provas serão disputadas em circuito, tendo os cadetes para percorrer 3 voltas (40 quilómetros) e os juniores 4 voltas (53,5 quilómetros). O percurso do circuito é o seguinte: Lugar da Ponte (Avidos), EN 204, à direita para Abade de Vermoim, Lagoa, à direita para Seide São Miguel, Seide São Miguel (Igreja), Ruivães, rotunda à direita para Landim, rotunda à direita para Landim, EN 204-5, Avidos, à direita para Famalicão EN 204 (Meta). 
O 26º Circuito de Avidos conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de FamalicãoFederação Portuguesa de CiclismoHerdmarCisionArrecadações da Quintã, POPP Design, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Ciclismo a fundo (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt), Roda na Frente e Plano Nacional de Ética no Desporto.
No ano passado, Ivo Oliveira e Francisco Campos venceram o 25º Circuito de Avidos, respetivamente, nas categorias de juniores e cadetes.
Na corrida de juniores, Ivo Oliveira (Escola de Ciclismo Venceslau Fernandes) repetiu em Avidos a vitória de 2012, na altura a competir na categoria de cadetes pela formação Liberty Seguros/Autoribeiro, superiorizando na parte final da prova a cinco corredores que com ele chegaram isolados à meta. Gaspar Gonçalves (Anicolor) terminou em segundo lugar e Luís Rodrigues (Alcobaça CC / Crédito Agrícola) em terceiro, seguindo-se na classificação Paulo Silva (Liberty Seguros / Feira / KTM), Rui Carvalho (Silva Vinha /ADRAP/ Sentir Penafiel) e Leonardo Vieira (Liberty Seguros / Feira / KTM). Com a diferença de 51 segundos o pelotão chegou à meta sob a liderança de Fábio Mansilhas atleta natural de Avidos que no ano passado representou a equipa Alcobaça CC / Crédito Agrícola.
A corrida de cadetes foi decidida ao sprint com Francisco Campos (Silva Vinha /ADRAP/ Sentir Penafiel) a ser o primeiro a cortar a linha de meta depois de percorridos 40 quilómetros. Em segundo lugar classificou-se Gonçalo Carvalho (Anicolor) e em terceiro Pedro Preto (Escola de Ciclismo Venceslau Fernandes), enquanto o famalicense André Carvalho (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho) terminou em quarto e Álvaro Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea) em quinto.