Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Taça de Portugal de Paraciclismo - 17º Prémio Cidade de Viana do Castelo - Município Saudável
2ª prova da Taça de Portugal de Paraciclismo

Telmo Pinão, Francisco Martins, José Castanheira, Pedro Garcia, Ricardo Gomes, Luís Costa, Cátia Vaz, André Sobreiro e André Venda sagraram-se Campeões do Minho de paraciclismo.
Os títulos foram atribuídos no 17º Prémio Cidade de Viana do Castelo - Município Saudável numa prova pontuável para a Taça de Portugal de Paraciclismo.
Promovida conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo, a prova da Taça de Portugal e de atribuição dos títulos de Campeões do Minho de Paraciclismo integrou o programa do 17º Prémio Cidade de Viana do Castelo - Município Saudável que contemplou também a realização do Encontro Regional de Escolas de Ciclismo.
A iniciativa juntou corredores das categorias H (handcycle), C (amputados) e D (surdos), tendo-se saldado num êxito e numa jornada de promoção da prática desportiva.
Na prova de corredores paraplégicos, Luís Costa venceu na categoria H5, André Sobreiro em H4 e André Venda em H3.
Entre os corredores amputados, os vencedores da segunda prova da Taça de Portugal e do Campeonato do Minho de Paraciclismo foram Telmo Pinão em C2, Francisco Martins em C3, José Castanheira (UD Lorvanense / Liderbike) em C4 e Pedro Garcia (Anipura/OXI Nutrition/BlackJack) em C5.
Ricardo Gomes (UCVNF / Soniturismo / Bike World), atual líder dos Campeonatos do Minho de BTT XCO e XCM, e Cátia Vaz (Associação Team Giant) venceram a corrida da categoria D.
O paraciclismo é uma das apostas da Federação Portuguesa de Ciclismo para estimular a prática generalizada da modalidade. Em 2012 atribuíram-se pela primeira vez títulos nacionais em maratonas BTT e em 2014 a Associação de Ciclismo do Minho alargou os Campeonatos do Minho de XCO e XCM ao paraciclismo e atribuiu os títulos em ciclismo de estrada.
Como habitualmente, as camisolas de Campeões do Minho serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2014, agendada para o dia 22 de novembro, em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagrarem Campeões Nacionais em 2014 e que conquistem resultados de relevo a nível internacional.
O 17º Prémio Cidade de Viana do Castelo - Município Saudável, patrocinado e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, contou com a colaboração das seguintes entidades: Tensai, Auto Rabal, M.Rabal, Cision, Auto Rodolima, Lda., AutOliveira, ViaByke, Eugénia Lopes & Filhos, Lda - Distribuidor oficial CocaCola, Cruz Vermelha Portuguesa, , HerdmarCisionArrecadações da Quintã, POPP Design, Ciclismo a fundo (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt), Roda na Frente e Plano Nacional de Ética no Desporto.
 

 

Realiza-se no dia 24 de maio o Encontro Regional de Escolas de Ciclismo / 17º Prémio Cidade de Viana do Castelo - Município Saudável, iniciativa para os escalões de benjamins, iniciados, infantis e juvenis que decorrerá nas imediações do Campo do Castelo. Em simultâneo será realizada a segunda prova da Taça de Portugal de Paraciclismo que também definirá os Campeões do Minho de paraciclismo.
Promovido conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo, o Encontro Regional de Escolas de Ciclismo / 17º Prémio Cidade de Viana do Castelo - Município Saudável decorrerá entre as 14 e as 18 horas.
A iniciativa começará com a prova da Taça de Portugal de Paraciclismo, estando  partida para as (categorias H, C e D) marcada para as 14 horas.
Pelas 15h00 começarão a competir os iniciados (prova em linha) seguindo-se o contrarrelógio individual de juvenis.
Os infantis realizarão a prova de destreza a partir das 15h30, começando às 16h as provas de destreza benjamins e iniciados. A prova em linha de infantis está marcada para as 16h15 e a segunda manga da destreza dos benjamins para as 16h30.
Por último, às 16h30 será dada a partida para a prova em linha de juvenis. A cerimónia protocolar e de entrega de prémios terá início pelas 18h00.
As provas de destreza serão realizadas no parque de estacionamento do Campo do Castelo, a de velocidade na Avenida Campo do Castelo e a de contrarrelógio e em linha no seguinte percurso (ida e volta): Avenida Campo do Castelo, Largo Santa Catarina, Rua Alves Cerqueira, até à rotunda da Avenida dos Combatentes (ida e volta).
Patrocinada e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a iniciativa conta com a colaboração Tensai, Auto Rabal, M.Rabal, Cision, Auto Rodolima, Lda., AutOliveira, ViaByke, Eugénia Lopes & Filhos, Lda - Distribuidor oficial CocaCola, Cruz Vermelha Portuguesa, , HerdmarCisionArrecadações da Quintã, POPP Design, Ciclismo a fundo (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt), Roda na Frente e Plano Nacional de Ética no Desporto.
Em 2013, em ambiente de festa e de grande desportivismo, cerca de duas centenas de jovens ciclistas, na presença de muito público, participaram no Encontro Regional de Escolas de Ciclismo / 16º Prémio Cidade de Viana do Castelo - Município Saudável. Luís Correia e Naíde Serrano (benjamins), João Martins e Beatriz Roxo (iniciados), Daniel Dias e Mariana Almeida (infantis), Tristan Parrotta e Ana Costa (juvenis)  foram os atletas com melhores prestações no Encontro Regional de Escolas de Ciclismo - Zona Norte que se traduziu numa verdadeira festa e jornada de promoção da modalidade.