Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Ciclocrosse de Fermentões (Taça de Portugal e Campeonato do Minho)
Campeonato do Minho de Ciclocrosse - Herdmar (2014)

O galego Mauro González e a campeã portuguesa Isabel Caetano venceram o Ciclocrosse de Fermentões, primeira etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse disputada na Quinta do Loureiro Velho, Fermentões.
Na prova que também atribuiu os títulos de Campeões do Minho de Ciclocrosse - Reclamos Vitória sagraram-se campeões minhotos Vítor Santos e Isabel Caetano em elites, André Moreira  (juniores), João Rocha (cadetes), Rogério Matos (master A), António Sousa (master B), Joaquim Sá (master C) e Liliana Lopes (master femininas).
Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o Ciclocrosse de Fermentões foi disputado na Quinta Loureiro Velho que integra o Centro Equestre Loureiro Velho e em cuja área e em terrenos contíguos foi delineado o circuito que consagrou os Campeões do Minho e os vencedores da primeira de cinco etapas da Taça de Portugal. 
As condições proporcionadas pela Quinta Loureiro Velho – que em janeiro de 2012 acolheu o Campeonato Nacional de Ciclocrosse - permitiram delinear uma pista de ciclocrosse bastante elogiada, apesar de dura, que permitiu aos muitos espetadores acompanharem de perto o desenrolar da prova.
Mauro González (TB Transportes/Salvaterra de Miño) dominou completamente a corrida de elites, destacando-se da concorrência logo na primeira volta, conquistando, em solitário, um triunfo que não teve contestação. O campeão português e vencedor da Taça de Portugal na época passada, Vítor Santos (Candibyke/Interdesign/Xarão), não foi capaz de alcançar o galego, mas sobressaiu entre os demais, terminando a prova destacado na segunda posição. O campeão nacional de cross country olímpico, Mário Costa (ASC/Bike Zone), fechou o pódio.
A corrida de elite feminina foi mais renhida, com uma disputa acesa entre Isabel Caetano (CSM Epinay) e Ana Rita Vigário (LA Alumínios-Antarte). A campeã portuguesa conseguiu isolar-se na entrada para a última volta, conquistando uma vantagem que conseguiu controlar até cortar a meta, deixando Ana Rita Vigário no segundo posto. A galega Chus Barros (CC Spol) bateu a portuguesa Joana Monteiro (ASC/Bike Zone) na luta pelo terceiro lugar.
O melhor júnior foi André Moreira (Candibyke/Interdesign/Xarão), enquanto João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) suplantou os cadetes masculinos. A galega Zaida González (CC O Rosal) é a primeira líder em cadetes femininas.

 

Além de ser a primeira prova pontuável para a edição de 2013/2014 da Taça de Portugal de Ciclocrosse, a corrida de Fermentões permitiu apurar os campeões do Minho desta disciplina de inverno do ciclismo de estrada.
Na atribuição dos títulos de Campeões do Minho de Ciclocrosse - Reclamos Vitória, Vítor Santos (Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira), em elites, revalidou o título regional que havia conquistado em Avidos, deixando nas posições seguintes o Campeão Nacional de XCO Mário Costa (ASC / Bike Zone) e Fábio Ribeiro (Candibyke / Interdesign / Xarão).
Em femininos a Campeã do Minho em elites é Isabel Caetano (CSM Epinay Sur Seine) que concluiu o circuito de Fermentões com melhor registo do que Ana Rita Vigário (LA / Antarte) e Joana Monteiro (ASC / Bike Zone), tendo Liliana Lopes (ASC / Bike Zone) sido a vencedora em veteranas.
Em juniores, André Moreira (Candibyke / Interdesign / Xarão) sagrou-se Campeão do Minho, enquanto o campeão em título João Pereira (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho) ficou em segundo e Bruno Machado (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) em terceiro.
João Rocha (Rodabike / ACRG / Gondomar) foi o melhor cadete nas contas do campeonato minhoto, terminando em segundo Bruno Silva (Clube BTT Valongo / Longusbike) e em terceiro Rafael Torres (ASC / Bike Zone).
Em master A, Rogério Matos (Rompe Trilhos) revalidou o título regional, seguindo-se na classificação Carlos Monteiro (Candibyke / Interdesign / Xarão) e Manuel Lopes (ASC / Bike Zone)
António Sousa (Candibyke / Interdesign / Xarão) é o Campeão do Minho em masters B depois de ter terminado o Ciclocrosse de Fermentões à frente de Mário Fernandes (Rodabike / ACRG / Gondomar) e de Rodolfo Lopes (ASC / Bike Zone).
Em master C foi Joaquim Sá (ASC / Bike Zone) a vencer a competição minhota, enquanto João Pinto (NAST / Motocar / Servigás) foi segundo e João Sovelas (Individual) o terceiro.

 

O Ciclocrosse ("corta-mato em bicicleta") é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta. Exigentes dos pontos de vista técnico e físico, os percursos de Ciclocrosse integram zonas de terra, lama, areia e até estrada.
Com forte implantação na Europa e bastante praticada em Portugal até inícios da década de 90, o Ciclocrosse está a ressurgir no nosso País por força da aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo neste vertente do ciclismo.
O Ciclocrosse de Fermentões organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo teve o apoio das seguintes entidades: Junta de Freguesia de Fermentões, Quinta Loureiro Velho, Centro Equestre Loureiro Velho, IPDJCasa do Povo de FermentõesReclamos VitóriaCision, Arrecadações da Quintã, Embalagens Gonçalves e Bike Magazine.
 

Fermentões é uma extensa freguesia do concelho de Guimarães, localizada a Noroeste da sede concelhia, bem encostada à cidade, de tal forma que é já praticamente parte integrante da urbe. É atravessada pelo rio Selho, sobre o qual existem diversas pontes, algumas das quais bastantes antigas.
O topónimo Fermentões, é um derivado de "Fermentelos", que por sua vez deriva do latim medieval "foramontanelos", designação dada aos terrenos que pagavam um pequeno foro ao senhorio.
Apesar de cada vez mais ser absorvida em termos urbanísticos pelo crescimento da cidade, Fermentões mantém ainda grandes espaços verdes e uma razoável zona de mata, com o seu ponto mais alto no Monte do Talegre.
A Freguesia teve outrora grande atividade agrícola, daí a existência ainda hoje de vários moinhos ao longo do rio. No entanto, atualmente é essencialmente uma zona residencial da cidade, com algumas unidades industriais, principalmente ligadas às cutelarias, curtumes, têxteis e plásticos, sendo fortemente dominada pela atividade de comércio e serviços.
A urbanização tem tomado conta de grande parte da freguesia mas, no entanto, as características rurais ainda se conhecem à medida que se vai descobrindo a freguesia. A agricultura é uma atividade básica da economia e a indústria tem sido implantada aos poucos, conferindo-lhe novas estruturas.
Fermentões não esqueceu as tradições e, como prova de tal, tem ativo o Museu da Agricultura que retrata a lavoura desde outros tempos até aos dias de hoje.
A região de Guimarães sempre gozou da fama e qualidade dos seus linhos, para as quais Fermentões sempre contribuiu. Os campos dividiam-se, ate há bem poucos anos, entre as grandes sementeiras de linho e a vinha, uma vez que, também ali, o vinho verde é de boa casta e muito produzido. Os famosos " Moinhos de Fermentões", de traça caracteristicamente nortenha, os rodízios de moinhos hidráulicos, que ainda hoje se podem apreciar, povoavam o rio e ocupavam parte da sua população.
Talvez pela riqueza da sua terra e pela proximidade da urbe, Fermentões primou também, desde há séculos, pelas inúmeras casas solarengas, de gente muito fidalga, que se encontram espalhadas pela freguesia. Entre outras, a Casa de Caneiros; a Casa da Covilhã, de João Afonso Ribeiro, O Golias, vassalo e D. João I; e o Casal de Minotes, foreiro ao Mosteiro de S. Domingos. Outro proprietário de terras nesta freguesia, durante a Idade Média, foi Pelágio Gomes, cognominado " Cecus", que em seu testemunho feito em 1182, deixa à Igreja de Santa Maria de Guimarães, os seus moinhos de Fervenças e Caneiros.

A freguesia de Fermentões recebe no dia 3 de novembro a primeira prova da Taça de Portugal e o Campeonato do Minho de Ciclocrosse.
O Ciclocrosse de Fermentões será disputado no centro da freguesia vimaranense, mais concretamente na Quinta Loureiro Velho que em janeiro de 2012 acolheu o Campeonato Nacional de Ciclocrosse.
A Quinta Loureiro Velho integra o Centro Equestre Loureiro Velho em cuja área e em terrenos contíguos será delineado o circuito que consagrará os Campeões do Minho e os vencedores da primeira de cinco etapas da Taça de Portugal. A entrada do público será gratuita.
Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo a iniciativa será aberta à participação de atletas de competição e da vertente de lazer/promoção.
O programa do Ciclocrosse de Fermentões começará, às 10 horas, com a corrida de veteranos, iniciando-se uma hora depois a prova para atletas femininas (todas as categorias), cadetes masculinos e Promoção/Open (atletas federados na vertente de lazer - betetistas e cicloturistas - e não federados).
A prova-rainha, que juntará os atletas elite, sub-23 e juniores masculinos começará às 12 horas, estando a cerimónia protocolar e de entrega de prémios prevista para as 13h15.
A participação no Ciclocrosse de Fermentões é gratuita para atletas federados (competição e lazer) e tem o custo de 7,5 euros para não federados (inscrições no site da Federação Portuguesa de Ciclismo www.uvp-fpc.pt).
Vítor Santos (elites), Isabel Caetano (femininos), Roberto Ferreira (Sub 23), o minhoto João Pereira (juniores), António Rocha (cadetes), Marco Sousa (masters A) e António Sousa (masters B) são os atuais Campeões Nacionais.
Os Campeões do Minho de Ciclocrosse em título são Vítor Santos (elites), João Pereira (juniores), Filipe Santos (cadetes), Rogério Matos (master 30), Rodolfo Lopes (master 40) e José Reis (master 50) que venceram a prova disputada em Avidos (Vila Nova de Famalicão) em dezembro de 2012.

O Ciclocrosse ("corta-mato em bicicleta") é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta. Exigentes dos pontos de vista técnico e físico, os percursos de Ciclocrosse integram zonas de terra, lama, areia e até estrada.
Com forte implantação na Europa e bastante praticada em Portugal até inícios da década de 90, o Ciclocrosse está a ressurgir no nosso País por força da aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo neste vertente do ciclismo.
O Ciclocrosse de Fermentões organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo tem o apoio das seguintes entidades: Junta de Freguesia de Fermentões, Quinta Loureiro Velho, Centro Equestre Loureiro Velho, IPDJCasa do Povo de FermentõesReclamos VitóriaCision, Arrecadações da Quintã, Embalagens Gonçalves, Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM) e Bike Magazine.
 

Fermentões é uma extensa freguesia do concelho de Guimarães, localizada a Noroeste da sede concelhia, bem encostada à cidade, de tal forma que é já praticamente parte integrante da urbe. É atravessada pelo rio Selho, sobre o qual existem diversas pontes, algumas das quais bastantes antigas.
O topónimo Fermentões, é um derivado de "Fermentelos", que por sua vez deriva do latim medieval "foramontanelos", designação dada aos terrenos que pagavam um pequeno foro ao senhorio.
Apesar de cada vez mais ser absorvida em termos urbanísticos pelo crescimento da cidade, Fermentões mantém ainda grandes espaços verdes e uma razoável zona de mata, com o seu ponto mais alto no Monte do Talegre.
A Freguesia teve outrora grande atividade agrícola, daí a existência ainda hoje de vários moinhos ao longo do rio. No entanto, atualmente é essencialmente uma zona residencial da cidade, com algumas unidades industriais, principalmente ligadas às cutelarias, curtumes, têxteis e plásticos, sendo fortemente dominada pela atividade de comércio e serviços.
A urbanização tem tomado conta de grande parte da freguesia mas, no entanto, as características rurais ainda se conhecem à medida que se vai descobrindo a freguesia. A agricultura é uma atividade básica da economia e a indústria tem sido implantada aos poucos, conferindo-lhe novas estruturas.
Fermentões não esqueceu as tradições e, como prova de tal, tem ativo o Museu da Agricultura que retrata a lavoura desde outros tempos até aos dias de hoje.
A região de Guimarães sempre gozou da fama e qualidade dos seus linhos, para as quais Fermentões sempre contribuiu. Os campos dividiam-se, ate há bem poucos anos, entre as grandes sementeiras de linho e a vinha, uma vez que, também ali, o vinho verde é de boa casta e muito produzido. Os famosos " Moinhos de Fermentões", de traça caracteristicamente nortenha, os rodízios de moinhos hidráulicos, que ainda hoje se podem apreciar, povoavam o rio e ocupavam parte da sua população.
Talvez pela riqueza da sua terra e pela proximidade da urbe, Fermentões primou também, desde há séculos, pelas inúmeras casas solarengas, de gente muito fidalga, que se encontram espalhadas pela freguesia. Entre outras, a Casa de Caneiros; a Casa da Covilhã, de João Afonso Ribeiro, O Golias, vassalo e D. João I; e o Casal de Minotes, foreiro ao Mosteiro de S. Domingos. Outro proprietário de terras nesta freguesia, durante a Idade Média, foi Pelágio Gomes, cognominado " Cecus", que em seu testemunho feito em 1182, deixa à Igreja de Santa Maria de Guimarães, os seus moinhos de Fervenças e Caneiros.

Quinta Loureiro Velho (Fermentões) - Coordenadas GPS:
Latitude: 41°27´27.79"N
Longitude: 8°19´11.26"W
 


08h00: Abertura do Secretariado
09h15: Encerramento da confirmação das inscrições
09h30: Reunião de prova
09h45: Chamada para a corrida C1 (Masters)
10h00: Início da corrida C1
10h50: Chamada para a corrida C2 (Femininas, cadetes masculinos e Open)
11h00: Início da corrida C2
11h50: Chamada para a corrida C3 (Elites/Sub 23 e juniores masculinos)
12h00: Início da corrida C3
13h15: Cerimónia protocolar e de entrega de prémios

Nota: O programa pode ser alterado de acordo como número de participantes.

O Ciclocrosse ("corta-mato em bicicleta") é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.
Com forte implantação na Europa Central e nos Estados Unidos da América, o Ciclocrosse teve em Portugal um período bastante pujante entre as décadas de 1960 e 1990, tendo atletas como Alves Barbosa, Venceslau Fernandes, Carlos Santos, José Fernandes e José Santiago gravado o nome na galeria de campeões nacionais.
Vítor Santos (elites), Isabel Caetano (femininos), Roberto Ferreira (Sub 23), o minhoto João Pereira (juniores), António Rocha (cadetes), Marco Sousa (masters A) e António Sousa (masters B) são os Campeões Nacionais em título.
O ressurgimento do Ciclocrosse em Portugal insere-se numa política da Federação Portuguesa de Ciclismo de desenvolvimento global de todas as vertentes do ciclismo, sendo esta modalidade considerada uma verdadeira escola de ciclismo pois exige qualidades técnicas e físicas apuradas.

 

Mais informações sobre o Ciclocrosse:


Federação Portuguesa de Ciclismo
 

UCI - União Ciclista Internacional

Fermentões é uma das 69 freguesias do concelho de Guimarães. Tem uma área de 4 Km2 e está localizada a Norte da cidade e a dois quilómetros do seu centro. É atravessada pela Estrada Nacional 101, que liga Guimarães a Braga, e pelo Rio Selho, afluente do Rio Ave. Confronta com as freguesias de Ponte, S. Paio, Azurém, Penselo, Corvite e Creixomil.

 

Apesar de cada vez mais ser absorvida em termos urbanísticos pelo crescimento da cidade, Fermentões mantém ainda grandes espaços verdes e uma razoável zona de mata, com o seu ponto mais alto no Monte do Talegre.

 

A Freguesia teve outrora grande actividade agrícola, daí a existência ainda hoje de vários moinhos ao longo do rio. No entanto, actualmente é essencialmente uma zona residencial da cidade, com algumas unidades industriais, principalmente ligadas às cutelarias, curtumes, têxteis e plásticos, sendo fortemente dominada pela actividade de comércio e serviços.

 

Como principais unidades económicas de média dimensão, destacam-se as fábrica de plástico "Xavieres", Acabamentos Reivax, as cutelarias Mafil, os Curtumes de Roldes, as Malhas Henriquinas, e as superfícies comerciais Bolama e Lidl.

 

Pelos Censos 2001, a freguesia tinha cerca de cinco mil habitantes, três mil eleitores, mil e duzentas famílias e mil e cem alojamentos. Sessenta por cento da população emprega-se no sector secundário, 30% no terciário, e 10 % no primário. A população estudantil reparte-se por três escolas de ensino básico e uma do 3º Ciclo. Cinco por cento da população possui formação superior e vinte por cento possui formação secundária ou média. A população analfabeta não tem expressão.

 

A pequena e média burguesia, liberal, comércio e serviços, é predominante. Na freguesia imperam as habitações próprias unifamiliares, a par de alguns bairros sociais instalados pela Câmara Municipal e Cooperativas de Habitação de pendor socialmente mais desfavorecido.

 

É considerada uma freguesia jovem, aberta à mudança e ao futuro, e nesse sentido, em Setembro de 2001, realizou-se a I Conferência Fermentões Séc. XXI.

 

Fonte: Junta de Freguesia de Fermentões (www.freguesiadefermentoes.pt)

Fermentões é uma extensa freguesia do concelho de Guimarães, distrito de Braga, com uma área de 4 km2, localizada a Noroeste da sede concelhia, na saída de Guimarães para Braga, bem encostada à cidade, de tal forma que é já praticamente parte integrante da urbe. É Atravessada pelo rio Selho, sobre o qual existem diversas pontes, algumas das quais bastantes antigas; e é constituída pela paróquia de Santa Eulália de Fermentões e por parte da paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
O topónimo Fermentões, é um derivado de "Fermentelos", que por sua vez deriva do latim medieval "foramontanelos", designação dada aos terrenos que pagavam um pequeno foro ao senhorio.

 

É bastante remota a presença humana por estas paragens. O célebre arqueólogo Martins Sarmento Afirma nos "Dispersos"que, de todas as freguesias, foi em Fermentões que achou mais vestígios de telha de rebordo, principalmente entre o Paço e a Bouça de Sezite. Diz também, ter existido aqui um Castro, a meio da costa do Monte de Santa Eulália e que, a coroa do monte foi um local de refugio para as populações das cercanias. Conta a tradição ter havido aqui uma vila velha, chamada Vila Coz, e que a dada altura, e sem se saber porquê, os seus moradores se mudaram para os lados de S. Caetano.

 

O seu orago – Santa Eulália – aparece em documentação datada de 1061, pelo que a instituição paroquial deverá ser bem anterior à Nacionalidade. Fermentões surge documentada nas Inquirições de D. Afonso III, 1258, registada no "Vimaranis Monumenta Histórica": " Ecclesia Sancte Ovaye de Forramondano". Seguido um registo do Padre António José Ferreira Caldas (in " Guimarães, Apontamentos para a sua Historia", 1881), a primitiva igreja paroquial desta freguesia situava-se a 60 metros a nascente da actual, num terreno que era pertença do casal do Assento, que hoje já não existe. Foi vigairaria da apresentação dos Priores da Colegiada de Guimarães.

 

A urbanização tem tomado conta de grande parte da freguesia mas, no entanto, as características rurais ainda se conhecem à medida que se vai descobrindo a freguesia. A agricultura é uma actividade básica da economia e a industria tem sido implantada aos poucos, conferindo-lhe novas estruturas.

 

Fermentões não esqueceu as tradições e, como prova de tal, o Museu da Agricultura da lavoura, desde outros tempos ate aos dias de hoje. A região de Guimarães sempre gozou da fama e qualidade dos seus linhos, para as quais Fermentões sempre contribuiu. Os campos dividiam-se, ate há bem poucos anos, entre as grandes sementeiras de linho e a vinha, uma vez que, também aqui, o vinho verde é de boa casta e muito produzido. Os famosos " Moinhos de Fermentões", de traça caracteristicamente nortenha, os rodízios de moinhos hidráulicos, que ainda hoje se podem apreciar, povoavam o rio e ocupavam parte da sua população.

 

Talvez pela riqueza da sua terra e pela proximidade da urbe, Fermentões primou também, desde há séculos, pelas inúmeras casas solarengas, de gente muito fidalga, que se encontram espalhadas pela freguesia. Entre outras, a Casa de Caneiros; a Casa da Covilhã, de João Afonso Ribeiro, O Golias, vassalo e D. João I; e o Casal de Minotes, foreiro ao Mosteiro de S. Domingos. Outro proprietário de terras nesta freguesia, durante a Idade Média, foi Pelágio Gomes, cognominado " Cecus", que em seu testemunho feito em 1182, deixa à Igreja de Santa Maria de Guimarães, os seus moinhos de Fervenças e Caneiros.
 

Fonte: Junta de Freguesia de Fermentões (www.freguesiadefermentoes.pt)

Sede da Junta – Edifício inaugurado em 27.06.1993

 

Igreja Paroquial – Construção do Século XVIII

 

Casa do Povo – Fundada em 1977

 

Ponte Românica de Roldes - Selho – Junto à centenária Fábrica de Curtumes. Via Bracara-Marão.

 

Moinhos do Selho – Vários exemplares ao longo do rio. Já no séc XVI se regulamentava a sua actividade.

 

Casa de Caneiros (Conde de Margaride)– Construção do Século XVIII. Estilo Joanino com Capela.

 

Capela de Selho (S. Sebastião) – Pertenceu á família Caldeiroa, que a legou à Misericórdia de Chaves, sendo hoje pertença da Igreja.

 

Casa da Covilhã – Fundada pelo Doutor João Guimarães Golias, Desembargador e Deputado, nascido em Fermentões em 1699. Actual propriedade do Arquitecto Fernando Távora.

 

Casa de Minotes – Herdada em 1826 por Francisco Martins “Minotes”, vindo do Brasil.

 

Capela de Nossa Sra. da Conceição – No limite com a Freguesia de Azurém, onde se celebram as Novenas Nicolinas.

Cruzeiro – Símbolo Religioso

no Monte do Talegre.

 

Museu da Agricultura - O edifício onde está sediado o museu foi construído na década de quarenta para uma Escola Primária. O Edifício tem sofrido obras de conservação e de ampliação. Em 1996,foi inaugurada a nova sala pelo presidente da Câmara Dr. António Magalhães.
 

Fonte: Junta de Freguesia de Fermentões (www.freguesiadefermentoes.pt)

Festa do Agricultor

Realiza-se no primeiro fim-de-semana de Setembro de cada ano. Junta milhares de visitantes que se deslocam dos concelhos próximos com as suas cabeças de gado para a feira, onde os melhores exemplares são premiados.
Da festa destacam-se também a realização do cortejo etnográfico com dezenas de carros alegóricos com representação de cenas da vida rural.

A corrida de cavalos, o festival de Ranchos Folclóricos, cantares ao desafio, etc., completam o programa da festa, levada a cabo pela Casa do Povo de Fermentões.

 

Festa de São Sebastião

Realiza-se todos os anos no fim-de-semana a seguir ao dia 20 de Janeiro. É organizada pelos jovens que em tempo de guerra eram incorporados no Serviço Militar.

Além da parte religiosa, são números da festa o Arraial, a actuação de grupos musicais e fogo de artifício.


Festa da Sra. do Rosário

Realiza-se todos os anos no último fim-de-semana de Maio. É a principal festa religiosa da freguesia, em honra de Nossa Senhora. É de salientar ainda a Procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima pelas ruas da Freguesia, nos últimos quatro dias que antecedem a festa, onde a mesma fica alojada nas casas dos paroquianos, que se oferecem para tal efeito.

 

Fonte: Junta de Freguesia de Fermentões (www.freguesiadefermentoes.pt)

Quinta Loureiro Velho (Fermentões)

Coordenadas GPS:
Latitude: 41°27´27.79"N
Longitude: 8°19´11.26"W

Hotel IBIS Guimarães **
Av. Conde de Margaride, 12, 4810-537 Guimarães
Tel/Fax: 253 424 900 / 253 424 901
Website: www.ibishotel.com/ibis/fichehotel/pt/ibi/3230/fiche_hotel.shtml

 

Hotel Vila Marita **
Lugar do Paço, S. João de Ponte, 4800-516 Guimarães
Tel/Fax: 253 556 997 / 253 556 996
Email: vilamarita@sapo.pt

 

Hotel Mestre D´Avis **
Rua D. João I, nº 40, S. Paio, 4810 - 422 Guimarães
Tel/Fax: 253 422 770 / 253 422 771
Email: reservas@hotelmestredavis.com - Website: www.hotelmestredeavis.pt

 

Hotel D. João IV **
Av. D. João IV, 4810-534 Guimarães
Tel/Fax: 253 514 512 / 253 514 485
Email: geral@hoteldomjoaoiv.com - Website: www.hoteldomjoaoiv.com

 

Camélia & Homes
E.N. 105, nº 787, 4835-164 Guimarães
Telefone: 253 424 400, Fax: 253 528 546
Email: reservas@camelia.pt - Website: www.camelia.pt

 

Pousada da Juventude de Guimarães
Complexo Multifuncional de Couros, Largo do Cidade, 4810-430 Guimarães
Tel/Fax: 253 421 380 / fax 253 421 381
Email: guimaraes@movijovem.pt - Website: http://microsites.juventude.gov.pt/Portal/pt/PGuimaraes.htm

 

Hotel Fundador ***
Av. D. Afonso Henriques, 4810-431 Guimarães
Tel/Fax: 253 422 640 / 253 422 649
Email: hf@hotelfundador.com  - Website: www.hotelfundador.com 

 

Hotel das Taipas ***
Av. Trajano Augusto, 4800-384 Caldas das Taipas
Tel/Fax: 253 479 980 / 253 479 986
Email: hotel-taipas@iol.pt - Website: www.hoteldastaipas.com

 

Hotel de Guimarães ****
Rua Dr. Eduardo Almeida, P. O. Box 189, 4801-911 Guimarães
Tel/Fax: 253 424 800 / 253 424 899
Email: hg@hotel-guimaraes.com  - Website: www.hotel-guimaraes.com 

 

Hotel Villa Guimarães ****
Av. D. João IV, 631 - S.Sebastião, 4810-532 Guimarães
Tel/Fax: 253 421 440 / 253 421 441
Email: villahotel@villa-hotel.net  - Website: www.villa-hotel.net 

 

Hotel Toural ****
Largo A. L. de Carvalho, 4810-427 Guimarães
Tel/Fax: 253 517 184 / 253 517 149
Email: reservas@hoteltoural.com  - Website: www.hoteltoural.com

 

Hotel da Falperra ****
Santa Cristina de Longos, 4800 Guimarães
Tel/Fax: 253 240 700 / 253 240 740
Email: reservas@hotelfalperra.com - Website: www.hotelfalperra.com

 

Mais sugestões:  aqui

Restaurante do Centro Equestre Loureiro Velho
Rua Loureiro, 220 - Fermentões
4800-177 Guimarães
Telefone: 253 557 330

 

Restaurante Costa dos Leitões
Rua das Fervenças, nº 66, 4800-174 Fermentões - Guimarães
Telefone: 253 433 519 / Telemóvel: 916 777 181
Email: geral@costadosleitoes.com - Website: www.costadosleitoes.com

 
7 Maravilhas - Espaço Gourmet
Rua Loureiro Novo, Quinta de Quintães, 4800-177 Fermentões - Guimarães
Telefone: 253 519 123 / Telemóvel: 967 223 304
Email: geral@7maravilhas-espacogourmet.com - Website: www.7maravilhas-espacogourmet.com

 

Sape Gato - Cervejaria
Rua D. João I (junto ao Hotel Ibis)
Guimarães

 

SteakHouse Rock-Café
Rua Profº Abel Salazar, nº 412, Fr. A
Ed. Cinemas GuimarãeShopping
4835-010 Guimarães
Tel: 253 524 236 - Email: steakcafe@steakcafe.net - Website: www.steakcafe.net

 

Vila Fiori Pizaria Restaurante
Avenida Londres, Casa Pombais, 4810-550 Guimarães
Tel.: 253 410 680 /253 410 680
Email: vilafiori@sapo.pt

 

Restaurante Carreira
Carreira, Silvares - 4800 Guimarães
Tel.: 253 418 448

 

Restaurante Café Concerto Vila Flor
Avenida D. Afonso Henriques 701, 4810-431 GUIMARÃES
Tel.: 253 438 159

 

Mais sugestões aqui