Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Prova de abertura de Paraciclismo (nacional)
Prémio Cidade de Fafe

A cidade de Fafe recebeu a prova de abertura nacional de paraciclismo. Disputada no circuito do Parque da Cidade, aquando do Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe (prova de abertura de cadetes), a competição destinou-se a atletas com deficiência integrados nas classes C, D e H.
A iniciativa juntou corredores das categorias H (Handcycle), C (amputados) e D (Surdos), tendo como vencedores, respetivamente, Luís Costa, Pedro Basílio e Fábio Inácio (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas).
Na prova de corredores paraplégicos, Luís Costa teve no pódio a companhia de André Sobreiro e de Hélder Farroba, segundo e terceiro, por esta ordem.
Fábio Inácio, que vai representar Portugal nos Jogos Surdolímpicos, no próximo verão, na vertente de BTT, alinhou na Abertura de estrada e bateu toda a concorrência. O segundo classificado foi Ricardo Gomes (Castro Mozinho/Martos/Bfour/HRV) e o terceiro Ivo Pereira (Ródinhas/Santos Silva).
Entre os corredores amputados, o mais veloz foi Pedro Basílio, seguido por Telmo Pinão (Fullracing/Efapel/Glassdrive) e por Carlos Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).
O paraciclismo é uma das postas da Federação Portuguesa de Ciclismo para estimular a prática generalizada da modalidade. Em 2012 atribuíram-se pela primeira vez títulos nacionais em maratonas BTT e, já em 2013, os corredores com deficiência competiram no Campeonato Nacional de Pista, antes da Prova de Abertura de Estrada disputada em Fafe.
Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo a prova de abertura de paraciclismo contou com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Naturfafe, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Cision, Reclamos Vitória, Fafefuel, Ciclismo a fundo (revista oficial) e Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM).
 

A cidade de Fafe acolhe no próximo sábado, 9 de março, a prova de abertura nacional de paraciclismo. A disputar no circuito do Parque da Cidade, aquando do Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe (prova de abertura de cadetes), a competição destina-se a atletas com deficiência integrados nas classes C, D e H.
Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, a prova de ciclismo de estrada terá início pelas 15 horas junto ao pavilhão multiusos de Fafe. As corridas para as classes C e D terão a extensão de 29,9 quilómetros e a da classe H 19,5, sendo todas disputadas em circuito fechado no Parque da Cidade de Fafe.
Recorde-se que em 2012, na sequência da aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo no paraciclismo, foram atribuídos os primeiros títulos de Campeões Nacionais e Taças XCM, tendo a Seleção Nacional participado em Segóvia numa prova da Taça do Mundo de Paraciclismo.
No mesmo dia da prova de abertura de paraciclismo será também disputada em Fafe (sala de visitas do Minho) a prova de abertura de cadetes. Os jovens atletas terão para enfrentar um percurso de 73,5 quilómetros, com passagens pelos concelhos de Fafe, Guimarães e Póvoa de Lanhoso.
O Prémio Cidade de Fafe começará às 15h00 na Praça 25 de Abril e terminará no mesmo local pelas 17h00. A partida simbólica será dada pelas 14h58 seguindo a caravana por um percurso que terá passagens pelas seguintes localidades: Fafe (14h58 - Praça 25 de Abril - Partida simbólica), Rua Montenegro, Rua do Retiro, S. Comba de Fornelos, EN 207 (15h00 - Partida real), Travassós (FafeFuel), Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão (15h16), Arosa, Taíde, Porto D’Ave, Ralde EN 205, Fontarcada (15h31), Póvoa de Lanhoso, EN 310, São Martinho do Campo (15h45), Santo Emilião, Donim, Briteiros, São Cláudio de Barco, Caldas das Taipas (16h00), Vila de Ponte, EM 583, Corvite, Prazins Santa Eufêmia, Souto Santa Maria, Garfe (16h20), Arosa, Serafão, Freitas (16h41), Vila Cova, Requeixo, Travassós, Santa Comba de Fornelos, Fafe, Rua de Sá, Parque da Cidade, Escola de Monte Longo, Rua dos Aliados, Rua Serpa Pinto (pelo sentido proibido), Praça 25 de Abril (meta final - junto ao monumento).

O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe e a prova de abertura de paraciclismo contam com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Naturfafe, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Cision, Reclamos Vitória, Fafefuel, Ciclismo a fundo (revista oficial) e Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM).