Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
5º Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal

 

Video Ciclismo + TV 

 

 

 

 

 

 

Mais de mil participantes marcaram presença no Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho no âmbito de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”. A iniciativa em que o Comité Olímpico de Portugal assinalou o Dia Olímpico saldou-se num êxito.
Aliando o desporto e a cultura, o Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" pretendeu incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
José Manuel Constantino, Delmino Pereira, Cândido Barbosa, Tiago Machado, Rui Lavarinhas, José Mendes, Palatsi, Adriano Paço, Ricardo Ribas, o jornalista da RTP Manuel Fernandes Silva, Dimitre Nikolov, José Rodrigues, Marino Fonseca, Ana Rita Vigário, Isabel Caetano, Ilda Pereira, José Luís Galdamez, Mário Miranda, Francisco Oliveira e José Fernandes, entre outros, foram algumas das presenças.
 A iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido um diploma olímpico e uma t-shirt oficial de Guimarães 2013 oferecida pela Liberty Seguros. Na edição deste ano foram preparados dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. Com partida junto ao Estádio D. Afonso Henriques, o percurso inicial do Passeio Dia Um de Portugal foi efetuado no Centro Histórico de Guimarães pelos dois grupos de inscritos (Passeio e Mini Passeio).
O músico Marco Araújo, do Projeto Partilha, atuou ao vivo no Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal e disponibilizou no site da ACM (aqui) três temas originais para download gratuito. Os mais jovens também tiveram à disposição circuitos de bicicletas “RadicalPark by Specialized”.
Antes da partida, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, leu para todos os participantes, a mensagem enviada pelo Presidente do Comité Olímpico Internacional onde se exultava o carácter universal do Olimpismo. "É uma celebração abrangente que atrai participantes independentemente da idade, género ou aptidão para o Desporto. É um dia que oferece os valores do Olimpismo e a alegria do Desporto às comunidades de todo o Mundo. É, também, uma grande oportunidade para envolver a juventude no Desporto. Esta é a beleza do Dia Olímpico - não importa a forma como é celebrado desde que ajude as pessoas a moverem-se, a aprenderem ou a descobrirem através do Desporto".
Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias do concelho de Guimarães, o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal registou a presença de participantes oriundos das localidades de Amares, Barcelos, Braga, Cantanhede, Celorico de Basto, Ermesinde, Fafe, Felgueiras, Gondomar, Leiria, Lousada, Maia, Marco de Canavezes, Matosinhos, Mogadouro, Mondim de Basto, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Paredes, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Porto, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, São João da Madeira, São Mamede de Infesta, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Vila Verde e Vizela.
Aquando do Passeio foi promovida uma ação de recolha de bicicletas usadas no âmbito do projeto "Bicicleta Inclusiva" que visa formar jovens com deficiência mental e outras pessoas com baixas qualificações e/ou desempregados de longa duração para a reutilização de bicicletas. A recolha de bicicletas usadas será realizada no âmbito da iniciativa "Bicicleta Inclusiva" (na qual a Associação de Ciclismo do Minho é entidade parceira) promovida pela Desincoop no contexto do projeto de experimentação social LUCUS. Enquanto entidade coordenadora do LUCUS em Portugal, a Desincoop desenvolve um conjunto de ações, em parceria com outras organizações locais, com o objetivo de encontrar nichos de emprego ou ocupação remunerada para pessoas em especial situação de vulnerabilidade.
Evento oficial de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal contou com os seguintes apoios: Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Liberty SegurosCision, Inoxtubo, Reclamos Vitória, RadicalPark, Ford - Hermotor, Bikezone, Rui Jorge - FotografiaEnfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., SoPedal.com, TrilhosBike, Ima Extreme, Casa Mizé, MotoFundador, Vitrus Ambiente, CP - Comboios de Portugal, Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Ciclismo a Fundo (revista oficial) e Plano Nacional de Ética no Desporto.

 

Terminado o período de inscrições online, os interessados poderão inscrever-se, a partir das 9 horas do dia 24 de junho, no secretariado do Passeio (junto à partida).

 

 

O músico vimaranense Marco Araújo, do Projeto Partilha, atuará ao vivo no Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal a realizar no dia 24 de junho, em Guimarães, no âmbito da programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”.
O grupo disponibiliza no site da ACM três temas originais para download gratuito.
O Projeto Partilha reúne elementos de diferentes áreas musicais, tendo como mentores os músicos Marco Araújo, Lucas Fernandes e Abel Machado que pretendem desenvolver um novo conceito de música.
Nascido em Janeiro de 2012, em Guimarães, com o propósito de envolver todos aqueles que queiram partilhar ideias, conhecimentos e talentos, o grupo prepara o lançamento de um álbum de originais que contará com a participação de letras de diversos autores.
O Projeto Partilha", que participou na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2012 da Associação de Ciclismo do Minho, disponibiliza no site da ACM três temas originais para download gratuito.


Músicas para download:

Faixa 1: Escolhas
Faixa 2: Dói
Faixa 3: Doce Luar

 

 

No Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal”, a realizar no dia 24 de Junho em Guimarães, vai ser promovida uma ação de recolha de bicicletas usadas no âmbito do projeto "Bicicleta Inclusiva" que visa formar jovens com deficiência mental e outras pessoas com baixas qualificações e/ou desempregados de longa duração para a reutilização de bicicletas.
Aliando o desporto à cultura, o Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" será realizado no dia 24 de Junho em Guimarães assinalando uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa". Em simultâneo, o Comité Olímpico de Portugal assinalará o Dia Olímpico no Passeio promovido pela Associação de Ciclismo do Minho no âmbito da programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”.
Com cerca de um milhar de inscritos, a iniciativa contará com a presença de José Manuel Constantino (Presidente do Comité Olímpico de Portugal), Cândido Barbosa, Tiago Machado, Rui Sousa, Rui Lavarinhas, José Mendes, Neno, Palatsi, Best, Adriano Paço, Ricardo Ribas, o jornalista da RTP Manuel Fernandes Silva, José Rodrigues, Marino Fonseca, Ana Rita Vigário, Isabel Caetano, Ilda Pereira, José Martins e Mário Miranda, entre outros.
A participação no passeio é gratuita e os participantes receberão um diploma olímpico e uma t-shirt oficial de Guimarães 2013. As inscrições (limitadas) podem ser efetuadas aqui.
A recolha de bicicletas usadas será realizada no âmbito da iniciativa "Bicicleta Inclusiva" (na qual a Associação de Ciclismo do Minho é entidade parceira) promovida pela Desincoop no contexto do projeto de experimentação social LUCUS. Enquanto entidade coordenadora do LUCUS em Portugal, a Desincoop desenvolve um conjunto de ações, em parceria com outras organizações locais, com o objetivo de encontrar nichos de emprego ou ocupação remunerada para pessoas em especial situação de vulnerabilidade.
A "Bicicleta Inclusiva", visa, entre outros objetivos, formar jovens com deficiência mental e outras pessoas com baixas qualificações e/ou desempregados de longa duração para a reutilização de bicicletas. A finalidade é montar novas bicicletas a partir de peças aproveitadas de bicicletas usadas e/ou reproduzidas ou manufaturadas pelos participantes do projeto. O produto final destina-se ao seu aluguer ou venda para, desta forma, se garantir a sustentabilidade financeira ao longo do tempo.
Não beneficiando de financiamento púbico ou europeu, os promotores do projeto "Bicicleta Inclusiva" contam com a solidariedade e a participação cívica.
Assim, aquando da realização do Passeio “Dia Um de Portugal” será promovida uma ação de recolha de bicicletas usadas que poderão ser entregues no stand da Desincoop junto da partida do Passeio do Dia Um, no arruamento entre o Estádio D. Afonso Henriques e o Pavilhão Almor Vaz (Inatel), no dia 24 de Junho, entre as 09h00 e as 12h30m. Informações complementares sobre o projeto "Bicicleta Inclusiva" poderão ser obtidas junto da Desincoop - Desenvolvimento Económico, Social e Cultural, CRL (Av. Conde de Margaride, 106 - 1º - S. Paio 4810 - 537 Guimarães, Telefone 253 534 174, Fax 253 417 085).

O Comité Olímpico de Portugal vai assinalar o Dia Olímpico no Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal a realizar no dia 24 de junho, em Guimarães, no âmbito da programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”.
A participação é gratuita e os participantes receberão um diploma olímpico e uma t-shirt oficial de Guimarães 2013. As inscrições (limitadas) podem ser efetuadas em www.acm.pt.
José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), estará presente no Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal, a festa do “ciclismo de lazer”, assim como Delmino Pereira, Cândido Barbosa, Tiago Machado, Rui Sousa, Rui Lavarinhas, José Mendes, Neno, Palatsi, Best, Adriano Paço, Ricardo Ribas, o jornalista da RTP Manuel Fernandes Silva, Joaquim Sampaio, José Rodrigues, Marino Fonseca, Ana Rita Vigário, Isabel Caetano, Ilda Pereira, José Martins e Mário Miranda, assim como muitas dezenas de participantes.
O Dia Olímpico foi instituído para celebrar a formação do Comité Olímpico Internacional (COI) e assinalar o renascimento dos Jogos Olímpicos na Era Moderna, sendo atualmente comemorado no dia 23 de junho por Comités Olímpicos Nacionais de todo o mundo com atividades desportivas, culturais e educativas de promoção dos ideais olímpicos.
Este ano o Comité Olímpico de Portugal deliberou assinalar a data no âmbito de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”, associando-se ao Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, Guimarães 2013, Tempo Livre e Câmara Municipal de Guimarães com os propósitos de incentivar a prática desportiva e de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
A participação no Passeio Dia Um de Portugal do dia 24 de junho (segunda-feira, feriado em Guimarães e nalgumas localidades do País) é gratuita e os participantes terão direito a um diploma do Comité Olímpico de Portugal, a uma t-shirt oficial de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto” oferecida pela Liberty Seguros, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo
Para a edição deste ano do Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal foram preparados dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
 

Catarina Ângelo, de Lisboa, foi a vencedora do passatempo da CP - Comboios de Portugal relativo ao Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal, tendo direito a um jersey da seleção nacional de ciclismo.
Recorde-se que a CP - Comboios de Portugal, associando-se à quinta edição do Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal, ofereceu aos participantes um desconto de 50% nas viagens em comboios urbanos do Porto (linhas de Guimarães, Braga, Aveiro e Marco de Canavezes), assim como transporte gratuito de bicicletas. A CP também ofereceu um preço especial para grupos (mínimo de 15 elementos): 2€ por pessoa, viagem ida e volta em qualquer percurso em comboios urbanos.

Os guarda-redes Neno, Palatsi e Best, o voleibolista Adriano Paço e o jornalista da RTP Manuel Fernandes Silva são as confirmações mais recentes para o Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal” a realizar no dia 24 de junho, em Guimarães, no âmbito da programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”.
A participação no Passeio Dia Um de Portugal é gratuita e os participantes terão direito a uma t-shirt oficial de Guimarães 2013. As inscrições (limitadas) podem ser efetuadas em www.acm.pt
Neno, Palatsi, Best, Adriano Paço e Manuel Fernandes Silva juntam-se à "festa do ciclismo de lazer", em que pode participar toda a família, e para a qual também está confirmada a participação de Cândido Barbosa, Tiago Machado, Rui Sousa, Rui Lavarinhas, José Mendes, Delmino Pereira, Joaquim Sampaio, José Rodrigues, Marino Fonseca, Ana Rita Vigário, Isabel Caetano, Ilda Pereira, José Martins e Mário Miranda, assim como de muitas dezenas de participantes.
Para a edição deste ano do Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal foram preparados dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
No local de partida serão promovidas atividades desportivas e de animação de participação gratuita e aberta a todos os interessados. Os mais jovens terão também à disposição circuitos de bicicletas “RadicalPark by Specialized”. 

A CP - Comboios de Portugal oferece aos participantes no Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal” a realizar no dia 24 de junho, em Guimarães, um desconto de 50% nas viagens em comboios urbanos do Porto (linhas de Guimarães, Braga, Aveiro e Marco de Canavezes). Além do transporte gratuito de bicicletas, a CP também oferece um preço especial para grupos (mínimo de 15 elementos): 2€ por pessoa, viagem ida e volta em qualquer percurso em comboios urbanos (reserva antecipada - 3 dias).
A participação no Passeio Dia Um de Portugal do dia 24 de junho (segunda-feira, feriado em Guimarães e nalgumas localidades do País) é gratuita e os participantes terão direito a uma t-shirt oficial de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, ao seguro desportivo e ao sorteio de vários prémios. As inscrições (limitadas) podem ser efetuadas em www.acm.pt.
Cândido Barbosa, Tiago Machado, Rui Sousa, Rui Lavarinhas, José Mendes, Delmino Pereira, Joaquim Sampaio, José Rodrigues, Marino Fonseca, Ana Rita Vigário, Isabel Caetano, Ilda Pereira, José Martins e Mário Miranda são algumas das presenças já confirmadas para a "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.
Integrado na programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”, o Passeio  “Dia Um de Portugal” visa incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
Para a edição deste ano foram preparados dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
No local de partida serão promovidas atividades desportivas e de animação de participação gratuita e aberta a todos os interessados. Os mais jovens terão também à disposição circuitos de bicicletas “RadicalPark by Specialized”.
Associando-se à quinta edição do Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal, a CP - Comboios de Portugal oferece aos participantes um desconto de 50% nas viagens em comboios urbanos do Porto (linhas de Guimarães, Braga, Aveiro e Marco de Canavezes), assim como transporte gratuito de bicicletas. A CP também oferece um preço especial para grupos (mínimo de 15 elementos): 2€ por pessoa, viagem ida e volta em qualquer percurso em comboios urbanos (reserva antecipada - 3 dias). Informações complementares: 808 208 208.

Cândido Barbosa, Rui Sousa, Rui Lavarinhas, Tiago Machado, José Mendes, Delmino Pereira, Joaquim Sampaio, José Rodrigues, Marino Fonseca, Ana Rita Vigário, Isabel Caetano, Ilda Pereira, José Martins e Mário Miranda são algumas das presenças já confirmadas para o Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal” a realizar no dia 24 de junho, em Guimarães, no âmbito da programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”. A participação no Passeio Dia Um de Portugal é gratuita e os participantes terão direito a uma t-shirt oficial de Guimarães 2013.
A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia Um de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.
Cândido Barbosa, o "Foguete de Rebordosa" (ou o "Ciclista do Povo" como também é conhecido) tem presença confirmada no Passeio, assim como Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e vencedor do 14º Grande Prémio do Minho (1990). Os vimaranenses José Mendes (ciclista profissional atualmente a representar a NetApp - Endura), Joaquim Sampaio, Ilda Pereira e Mário Miranda (ex-treinador da Coelima, Garcia Joalheiro e do Vitória Sport Clube) também estarão no Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal, assim como os vianenses Rui Sousa (Efapel / Glassdrive) e Rui Lavarinhas. Confirmada está igualmente a participação de Tiago Machado, José Rodrigues, Marino Fonseca, Ana Rita Vigário, Isabel Caetano e José Martins, um dos conceituados ciclistas portugueses que ao longo do seu percurso como profissional (1971-1980) envergou as camisolas da Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco.
Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, Guimarães 2013, Tempo Livre e Câmara Municipal de Guimarães, o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal visa incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

 

 

Estão abertas as inscrições para o Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal” a realizar no dia 24 de junho, em Guimarães, no âmbito da programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”.
A participação no Passeio Dia Um de Portugal é gratuita e os participantes terão direito a uma t-shirt oficial de Guimarães 2013. As inscrições (limitadas) podem ser efetuadas online.
Para a edição deste ano do Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal foram preparados dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
No local de partida serão promovidas atividades desportivas e de animação de participação gratuita e aberta a todos os interessados. Os mais jovens terão também à disposição circuitos de bicicletas “RadicalPark by Specialized”.
Os participantes no Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto” oferecida pela Liberty Seguros, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.
A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia Um de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.
Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, Guimarães 2013, Tempo Livre e Câmara Municipal de Guimarães, o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal visa incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".


A partida está marcada para as 10 horas no arruamento entre o Estádio D. Afonso Henriques e o pavilhão Almor Vaz (Inatel). O percurso inicial do Passeio Dia Um de Portugal será efetuado no Centro Histórico de Guimarães pelos dois grupos de inscritos (Passeio e Mini Passeio). À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial no Centro Histórico, termina o Mini Passeio, prosseguindo o passeio por um trajeto de mais cerca de 15 quilómetros. Enquanto decorrer o passeio serão promovidas no local de partida atividades desportivas e de animação abertas a todos os interessados.
Os mais jovens terão também à disposição circuitos de bicicletas “RadicalPark by Specialized”. De utilização gratuita e com uma pista infantil, minicircuito de BTT e bicicletas Specialized para crianças jovens, o “RadicalPark by Specialized” promete aos mais novos “animação, ritmo e adrenalina”.
Para facilitar a participação nas atividades de animação, os participantes poderão aparcar as bicicletas, em condições de segurança e gratuitamente, no parque de estacionamento da Vitrus Ambiente no Estádio D. Afonso Henriques.


Evento oficial de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal conta com os seguintes apoios: Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Liberty SegurosCision, Inoxtubo, Reclamos Vitória, RadicalPark, Ford - Hermotor, Bikezone, Rui Jorge - FotografiaEnfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., SoPedal.com, TrilhosBike, Ima Extreme, Casa Mizé, MotoFundador, Vitrus Ambiente, CP - Comboios de PortugalCiclismo + TV (televisão oficial da ACM), Ciclismo a Fundo (revista oficial) e Plano Nacional de Ética no Desporto.
Mais de 1700 participantes na iniciativa “Conhecer Guimarães em Bicicleta” que integrou a quarta edição do passeio “Dia Um de Portugal”, um Encontro de Bicicletas Antigas e uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike.
No ano passado, superando as expectativas, mais de 1700 participantes marcaram presença no “Conhecer Guimarães em Bicicleta”, evento oficial de Guimarães 2012 do qual fizeram parte a quarta edição do passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal”, um Encontro de Bicicletas Antigas e uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike.
Com partida e chegada junto ao estádio D. Afonso Henriques, os cerca de 1500 participantes no passeio Dia Um de Portugal percorreram as principais ruas de Guimarães, numa autêntica festa do ciclismo de lazer, depois da partida assinalada pela velha glória do ciclismo português Alves Barbosa. No passeio que assinalou a Batalha de São Mamede de 1128 também estiveram presentes Cândido Barbosa, Tiago Machado, Mário Miranda, Delmino Pereira, Rui Lavarinhas, José Rodrigues e vários Campeões do Minho, entre os quais Ilda Pereira, Nelson Sousa, Aurélio Reis, Mário Fernandes, Antero Oliveira e Miguel Sousa e muitos outros.

As inscrições para o passeio “Dia Um de Portugal” devem ser efetuadas online (aqui)
.