Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Taça de Portugal de Ciclocrosse / Campeonato Regional do Minho - Inoxtubo

Os corredores galegos estiveram em evidência na segunda etapa da Taça de Portugal Onda de Ciclocrosse, disputada em Avidos, Vila Nova de Famalicão, vencendo as corridas de todas as categorias.
Na prova que também atribuiu os títulos de Campeões Regionais do Minho de Ciclocrosse – Inoxtubo sagraram-se campeões minhotos Vítor Santos (elites), João Pereira (juniores), Filipe Santos (cadetes), Rogério Matos (master 30), Rodolfo Lopes (master 40) e José Reis (master 50).

Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio da autarquia de Famalicão e da Junta de Freguesia de Avidos, a prova da Taça de Portugal - Onda e de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho - Inoxtubo foi disputada no Parque de Lazer de Avidos, junto ao rio Pelhe, um local que beneficia de uma paisagem natural de grande beleza e que se destaca pelas várias espécies de árvores e pelos diversos equipamentos de apoio.
Chuva e vento fortes dificultaram a ação dos atletas, tendo o público, apesar das condições muito adversas, marcado presença em grande número. As condições proporcionadas pelo Parque de Lazer de Avidos permitiram delinear uma pista de ciclocrosse bastante elogiada e que permitia acompanhar praticamente toda a corrida a partir de um ponto central e abrigado.


A prova-rainha assistiu a uma disputa a três entre os irmãos Mauro e Pablo González Fontán e o português Vítor Santos (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira). Mauro González demonstrou estar em excelente condição e impôs na pista famalicense, reforçando o primeiro lugar na Taça de Portugal Onda. Vítor Santos foi o segundo e Pablo González fechou o pódio, sendo esta também a ordem da geral do troféu.
Entre as senhoras, a disputa foi acesa entre Isabel Castro e a campeã portuguesa, Isabel Caetano. A ciclista galega levou a melhor, mas a corredora lusa, segunda classificada, consolidou o comando na Taça de Portugal, dada a ausência da anterior segunda classificada, Lucia Vasquez. A terceira foi a estadunidense Hillary Daniels.
A batalha pela Taça de Portugal Onda na categoria de juniores está ao rubro entre dois jovens galegos. Antonio Portela (CC O Rosal Santa Maria) venceu em Avidos, subindo ao primeiro posto da geral, em igualdade pontual com Ángel Diz (CC Spol Novacaixagalicia), segundo classificado. Samuel González (TB Transportes/Salvaterra de Miño) foi o cadete mais forte e assumiu a liderança da classificação geral. Em Avidos só alinhou uma cadete feminina, Zaida González (CC O Rosal Santa Maria), que é a nova comandante da Taça.
Ao contrário do que sucedera na etapa inaugural do Troféu, os veteranos portugueses não conseguiram em Famalicão acompanhar a pedalada dos vizinhos do lado de lá da fronteira. Em masters 30 triunfou José Rodríguez (CC Spol Caixanova), mas o campeão luso, Rogério Matos (Rompe Trilhos/US Elite), segurou o primeiro lugar na Taça. Em masters 40 impôs-se Hugo Rodríguez (Supermercados Froiz), que ascendeu ao topo da geral. Antonio González (TB Transports/Salvaterra de Miño) cimentou o comando em masters 50, ganhando a corrida de Avidos. César Quitério (CC Mirandela) venceu a prova de promoção.


Na atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de Ciclocrosse – Inoxtubo, Vítor Santos (Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira) venceu na categoria de elites, deixando nas posições seguintes Mário Costa (ASC / Bike Zone) e Fábio Ribeiro (Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira).
A correr em casa, João Pereira (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho), que se tem evidenciado nas provas de ciclismo de estrada, sagrou-se Campeão Regional na categoria de juniores, enquanto Rui Carvalho (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) terminou em segundo e o famalicense Nelson Ferreira (Escola Tomatubikers Famalicão) em terceiro.
Filipe Santos (Bicivendas/ADS Maia) foi o melhor cadete nas contas do regional, terminando em segundo António Rocha (Liberty Seguros / Feira / Specialized) e em terceiro João Antunes (CRC / Afacycles / Vegas Cosmetics).
Em master 30 conquistou o título Rogério Matos (Rompe Trilhos / US Elite), seguindo-se na classificação José Conceição (Rodabike / ACRG / Gondomar) e Carlos Monteiro (Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira).
Rodolfo Lopes (ASC / Bike Zone) é o Campeão Regional do Minho em masters 40, tendo concluído a prova à frente de António Sousa (Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira) e António Moreira (AMVE - Garantir Norte).
Nas contas do Campeonato Regional do Minho de Ciclocrosse - Inoxtubo, não foram atribuídos os títulos nas categorias de elites femininas e masters 50 por terem alinhado menos do que cinco atletas em cada uma das categorias. Ainda assim, Isabel Caetano (CSM Epinay Sur Seine) venceu em femininos, logo seguida da famalicense Joana Monteiro (ASC / Bike Zone) e de Joana Barbosa (CDC de Navais - Póvoa de Varzim), enquanto em masters 50 o primeiro foi José Reis (Team Bicivendas - ADS Maia) e o segundo Joaquim Sá (Individual).

A Taça de Portugal de Ciclocrosse / Campeonato Regional do Minho - Inoxtubo contou com o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Junta de Freguesia de Avidos, Inoxtubo, Reclamos Vitória, Cision, Ciclismo a Fundo e Bike Magazine (revistas oficiais), Instituto Português do Desporto e Juventude e Plano Nacional de Ética no Desporto.


O Ciclocrosse ("corta-mato em bicicleta") é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.
Com forte implantação na Europa Central e nos Estados Unidos da América, o Ciclocrosse teve em Portugal um período bastante pujante entre as décadas de 1960 e 1990, tendo atletas como Alves Barbosa, Venceslau Fernandes, Carlos Santos, José Fernandes e José Santiago gravado o nome na galeria de campeões nacionais.
O ressurgimento do Ciclocrosse em Portugal insere-se numa política da Federação Portuguesa de Ciclismo de desenvolvimento global de todas as vertentes do ciclismo, sendo esta modalidade considerada uma verdadeira escola de ciclismo pois exige qualidades técnicas e físicas apuradas. 

 

A segunda prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse e o Campeonato Regional do Minho de Ciclocrosse - Inoxtubo serão disputados no dia 16 de dezembro em Avidos, Vila Nova de Famalicão.
Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio da autarquia de Famalicão e da Junta de Freguesia de Avidos, a prova da Taça de Portugal - Onda e de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho - Inoxtubo também é aberta à participação de atletas federados na vertente de lazer (betetistas e cicloturistas) e a não federados.
A prova será disputada no Parque de Lazer de Avidos, junto ao rio Pelhe, um local que beneficia de uma paisagem natural de grande beleza e que se destaca pelas várias espécies de árvores e pelos diversos equipamentos de apoio.
Na prova de Avidos serão disputados os títulos regionais do Minho de Ciclocrosse (masculinos e femininos, desde o escalão de cadetes até ao de veteranos) a atribuídos os pontos da segunda prova da Taça de Portugal - Onda.
A prova nacional é atualmente liderada em elites pela Campeã Nacional Isabel Caetano e por Mauro González, estando a famalicense Joana Monteiro e Ángel Diaz em primeiro em juniores e António Rocha e Xiana Conde em cadetes. Em veteranos, nos diversos escalões, lideram Rogério Matos, António Sousa e António González.


O programa da prova da Taça de Portugal e do Campeonato Regional do Minho começará, às 10 horas, com a corrida de veteranos, iniciando-se uma hora depois a prova para atletas femininas (todas as categorias), cadetes masculinos e Promoção/Open (atletas federados na vertente de lazer - betetistas e cicloturistas - e não federados).
A prova-rainha, que juntará os atletas elite, sub-23 e juniores masculinos começará às 12 horas, estando a cerimónia protocolar e de entrega de prémios prevista para as 13h15.
A participação na prova é gratuita para atletas federados (competição e lazer) e tem o custo de 7,50 euros para não federados.
A inscrição de atletas da vertente de competição deverá ser efetuada no site da Federação Portuguesa de Ciclismo (www.uvp-fpc.pt), enquanto as de atletas da vertente de lazer (betetistas e cicloturistas) e de não federados deverá ser formalizada no site da Associação de Ciclismo do Minho (aqui – pagamento por multibanco para os não federados).
A Taça de Portugal de Ciclocrosse / Campeonato Regional do Minho - Inoxtubo conta com o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Junta de Freguesia de Avidos, Inoxtubo, Reclamos Vitória, Cision, Ciclismo a Fundo e Bike Magazine (revistas oficiais), Instituto Português do Desporto e Juventude e Plano Nacional de Ética no Desporto.


O Ciclocrosse ("corta-mato em bicicleta") é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.
Com forte implantação na Europa Central e nos Estados Unidos da América, o Ciclocrosse teve em Portugal um período bastante pujante entre as décadas de 1960 e 1990, tendo atletas como Alves Barbosa, Venceslau Fernandes, Carlos Santos, José Fernandes e José Santiago gravado o nome na galeria de campeões nacionais.
O ressurgimento do Ciclocrosse em Portugal insere-se numa política da Federação Portuguesa de Ciclismo de desenvolvimento global de todas as vertentes do ciclismo, sendo esta modalidade considerada uma verdadeira escola de ciclismo pois exige qualidades técnicas e físicas apuradas.
Em janeiro de 2012, numa organização da Associação de Ciclismo do Minho, foi disputado na freguesia de Fermentões (Guimarães) o Campeonato Nacional de Ciclocrosse com Celestino Pinho (elites), Isabel Caetano (femininos), Mário Costa (Sub 23), Rogério Matos (veteranos A), António Sousa (veteranos B) e Roberto Ferreira (juniores) a conquistarem os títulos nacionais. André Moreira, António Bento e Carlos Santos venceram a competição nacional nas categorias de as provas de, respetivamente, cadetes, veteranos A e promoção.