Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM

 

 

A RTP 2 transmite no próximo domingo o magazine da 2ª Maratona BTT do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM.
Integrada no último magazine do projeto “Portugal BTT – Objetivo 2012” (que culminou na participação inédita de um “betetista” português nuns Jogos Olímpicos), o início da transmissão está agendado para as 14h44.
A reportagem da Maratona realizada no concelho de Terras de Bouro, na zona do Parque Nacional da Peneda, foi efetuada pela Pixbee.

David Vaz, Ana Gonçalves, Carlos Rocha, Rodolfo Lopes, Joaquim Sá, Marina Leitão e a Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas conquistaram no Gerês os títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM. David Rosa e Tânia Lima venceram a Meia-Maratona e Hugo Costa e Patrícia Almeida a vertente de promoção da Maratona.
Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês, a 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM  contemplou uma Meia-Maratona e uma Maratona, assim como a promoção atividades de animação e atividades complementares para acompanhantes dos desportistas.
Cerca de um milhar de betetistas alinharam à partida da iniciativa que foi realizada no concelho de Terras de Bouro, na zona do Parque Nacional da Peneda. Procedentes de mais de 90 concelhos portugueses (de norte a sul do País) e de doze localidades espanholas, incluindo Madrid e Galiza, registou-se ainda a presença de atletas que viajaram da Suíça.
A 2ª Maratona BTT do Gerês - que contou com a colaboração de mais de uma centena de voluntários - terminou com um balanço muito positivo, realçando-se não apenas o nível competitivo e a forma como foram disputados os títulos regionais mas também o número e a forma de participação das centenas de atletas da vertente de promoção/lazer. A beleza do percurso ao longo dos trilhos foi absolutamente marcante e não deixou ninguém indiferente.
Com percursos de 70 e 40 quilómetros, respetivamente, para a maratona e para a meia-maratona, os participantes tiveram que enfrentar o desafio e a dureza de traçados em que a exigência dos pontos de vista técnico e físico fizeram a diferença.
Logo após a partida, formou-se na frente da corrida um grupo onde se encontravam os principais candidatos à vitória final, enquanto os participantes na vertente de promoção/lazer também iam dando mostras de estarem motivados e bem preparados para enfrentarem as dificuldades do percurso. O desportivismo e o entusiasmo foram tónicas dominantes e marcantes entre a generalidade dos participantes.
Percorridos 40 quilómetros, David Rosa (o primeiro betetista português a participar nos Jogos Olímpicos) entrou na avenida Manuel Francisco da Costa para vencer a meia-Maratona, cortando a linha de meta com a vantagem de 16m:38s para Manuel Lopes (Asc / Bikezone / Bravus Curas) e 16m:55s para Fernando Martins (Vitória SC / Bike World).
Tânia Lima (BTT Torcatense / Liberty Seguros / Lapierre) foi a primeira atleta feminina a concluir a meia-maratona, seguindo-se na classificação Tânia Costa (Sipe BTT - Sind. Ind. Professores) e Ângela Chevarria Fernandes (CSM Epinay sur Seine), respetivamente a 12m:30s e 12m:31s da vencedora.
Enquanto os atletas da meia-maratona iam chegando ao local da meta de forma cadenciada, os da maratona prosseguiam para a segunda fase do percurso com a dureza dos trilhos a continuar a provocar diferenças. David Vaz (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), com o registo de 3h21m24s,foi o mais rápido a efetuar o percurso até à meta, sagrando-se Campeão Regional do Minho em absolutos masculinos. Com as diferenças de 7m34s e 9m03s concluíram a prova Carlos Gomes (Xyâmi / Fagor / Nova Vida) e José Rodrigues (Vitória SC / Bike World).
Em absolutos femininos venceu Ana Gonçalves (BTT Loulé), com o tempo de 4h33m02s, deixando nas posições seguintes do pódio Ilda Pereira (BTT Torcatense / Liberty Seguros / Lapierre) e Isabel Caetano(CSM Epinay sur Seine), com as diferenças de e 21m34s. e 39m16s.
Com o tempo de 3h35m31s, Carlos Rocha (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) alcançou o título de Campeão Regional do Minho em veteranos A, depois de interessante disputa com José Filipe Brito e Rui Miranda, ambos da formação Asc / Bikezone / Bravus Curas que terminaram o percurso com as diferenças de 2m38s e 3m21s em relação ao vencedor.
Marina Leitão (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), 5h19m41s, revalidou o título de Campeã Regional do Minho de Maratonas em veteranas, enquanto Gabriela Rebelo (FAC / Soniturismo Bike Team), a 12m24s, ficou em segundo e Deolinda Carracena (Asc / Bikezone / Bravus Curas), a 16m04s, em terceiro.
Rodolfo Lopes (Asc / Bikezone / Bravus Curas) conquistou o título regional em veteranos B, terminando a prova com 3h44m52s, à frente de Joaquim Bica (Grupo Desportivo Volta da Pedra), a 2m21s, e de Francisco Branco (Joane BTT / Trilhosbike), a 10m02s.
Em veteranos C, sagrou-se Campeão Regional do Minho Joaquim Sá (Viana Cycles), seguindo-se nas posições do pódio Domingos Rufo (Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas) e João Pinto (Motocar/Areias Aventura/Servigás).
Na classificação por equipas o domínio foi da formação Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas que conquistou o título de Campeã Regional do Minho, sendo vice-campeã a ASC / Bikezone / Bravus Curas e ocupando o terceiro posto o Vitória SC / Bike World.
A 2ª Maratona do Gerês organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês teve o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Viver Gerês - Associação de Defesa e Promoção do Gerês, Federação Portuguesa de Ciclismo, Instituto Português do Desporto e Juventude, CisionReclamos Vitória, FirstBike Tecnocycle FocusPortugal, Bike Magazine (revista oficial), Plano Nacional de Ética no Desporto e Parque Nacional da Peneda-Gerês (entidade autorizadora).
O concelho de Terras de Bouro, onde foi realizada a 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM, situa-se em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é percorrido pelas bacias do Cávado e Homem. Com uma riquíssima história, tradições e paisagens deslumbrantes, Terras de Bouro é uma região de procura turística por excelência, onde também pontificam a fauna e a flora variadas, os recursos termais, hidrológicos e a oferta de condições naturais e artificiais para a prática de desportos de montanha e náuticos.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, ocupando neste último, ocupa 55,7% da área total concelhia. A região que o integra é de predominância granítica e montanhosa, com altitudes que atingem os 1545m, no Pico da Nevosa, em Terras de Bouro. Parte das serras que o constituem sofreram intervenções do Homem, em continuidade, desde o tempo Neolítico.

Devido ao grande número de solicitações de participação na 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM a organização, regozijando-se com o fato, decidiu o seguinte:

 

- Será permitida a inscrição ONLINE (www.acm.pt) até as 24 horas do dia 5 de outubro e o pagamento multibanco até as 12 horas do dia 6 de outubro;
- Será permitida a inscrição PRESENCIAL no secretariado da prova até as 18 horas do dia 6 de outubro;
- Depois dos prazos e condições referidos, não serão aceites inscrições;
- A organização decidiu ainda não cobrar a taxa de penalização prevista no regulamento.
 
 

A RTP2 vai transmitir um resumo da 2ª Maratona do Gerês (Campeonato Regional do Minho de BTT XCM) que será realizada no próximo domingo no concelho de Terras de Bouro, na zona do Parque Nacional da Peneda.
Com a duração de 25 minutos, o resumo televisivo da 2ª Maratona do Gerês será produzido pela Pixbee.

 

Sábado, 6 de Outubro

16h00: Abertura do Secretariado
20h00: Encerramento do Secretariado
22h00: Receção aos atletas (Bar da Piscina)

 


Domingo, 7 de Outubro

07h30: Abertura do Secretariado
08h30: Encerramento do Secretariado
08h30: Reunião com os Diretores Desportivos
09h10: Chamada dos atletas para a partida
09h30: Partida simbólica
12h00: Chegada do primeiro atleta da Meia-Maratona
13h00: Chegada do primeiro atleta da Maratona BTT do Gerês (Camp. Regional do Minho)
14h00: Cerimónia protocolar e de entrega de prémios

 

 

 

José Mendes (LA Alumínios / Antarte) estará presente na 2ª Maratona BTT do Gerês para efetuar o percurso da meia-maratona.
O ciclista profissional, que em 2013 representará a formação NetApp - Endura (que resulta da fusão da alemã Team NetApp e da britânica Endura Racing), também se associa à prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM.

David Rosa, o primeiro betetista português a participar nos Jogos Olímpicos, estará presente na 2ª Maratona BTT do Gerês para efetuar o percurso da meia-maratona.
O tetracampeão nacional de BTT Cross Country associa-se assim à prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM.
Recorde-se que na estreia do BTT luso nos Jogos Olímpicos, David Rosa superou as melhores expectativas terminando a corrida no 23º posto, tendo recentemente conseguido em Saalfelden, Áustria, o melhor resultado de sempre de Portugal na prova de elite do Campeonato do Mundo de Cross Country (39º lugar).
Natural de Fátima, David Rosa, 26 anos, ocupa atualmente o 48º lugar do ranking mundial (UCI) de BTT Cross Country e efetuará o percurso da meia-maratona da 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM.
 

 

Ultrapassado o período em que foi possível adquirir o jersey a preço promocional, o equipamento pode, a qualquer momento, ser adquirido na loja virtual da ACM (aqui - pagamento por multibanco e oferta de portes para Portugal continental).
 

  

 

Vídeo pertencente ao "Escolha Portugal", campanha institucional que desvendará os recantos mais deslumbrantes do nosso país.

Sábado

22h00: Animação noturna no bar/esplanada "Bar da Piscina" (os atletas terão uma agradável surpresa).

 

Domingo
Manhã:
1. Passeio pedestre pelo Trilho dos Currais (1/2h). Realizado por profissionais do GerêsMont.
2. Passeio de canoa Albufeira Caniçada (41°42'2.87"N/8°10'30.85"W).  Realizado por profissionais do GerêsMont.
3. Passeio de barco na Albufeira de Caniçada (41°40'40.07"N/8°10'54.18"W)
4. Rusga de Concertinas

Tarde:
1. Animação musical
2. Recepção dos atletas com bifanas e cerveja
3. Entrega da Cabra do Finisher da 2ª Maratona BTT do Gerês
4. Consagração dos vencedores da 2ª Maratona BTT do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM

 

A organização da 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Geral do Minho de BTT XCM conseguiu que algumas unidades hoteleiras concedessem tarifas especiais de alojamento para os participantes e respetivos acompanhantes.
As condições especiais de alojamento oferecidas são as que constam do documento que pode consultar aqui.

Para beneficiar das condições especiais de alojamento deverá proceder do seguinte modo:


          1) Escolher a unidade hoteleira e o tipo de alojamento;
          2) Efectuar o pagamento através de transferência bancária (NIB: 004512954024834922422);
          3) Enviar o comprovativo para o email maratonabttgeres@gmail.com, indicando o seguinte:
               - Nome, Morada, contacto telefónico e número de BI/Cartão do Cidadão
               - Unidade hoteleira escolhida e tipo de alojamento
               - Número de noites (data de entrada e de saída)
 

As reservas serão atendidas por ordem de chegada. Na eventualidade de não ser viável o alojamento pretendido, serão sugeridas alternativas ou devolvido o valor transferido.


 

Estão abertas as inscrições para a 2ª Maratona do Gerês, prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM.
Aberta à participação de todos os interessados, a iniciativa será realizada no dia 7 de outubro e contemplará uma Meia-Maratona e uma Maratona. As inscrições podem ser efectuadas online.

Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês, a Maratona será disputada no concelho de Terras de Bouro, na zona do Parque Nacional da Peneda, tendo como pontos de partida e de chegada o centro da Vila do Gerês.
A prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT - XCM é aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados. A iniciativa destina-se também a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer.
Procurando facilitar a participação do maior número possível de atletas, a organização planeou a realização de uma Meia-Maratona (40 Kms) e de uma Maratona (70 Kms), assim como a promoção atividades de animação e atividades complementares para acompanhantes dos desportistas.
A 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM, pretende assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, visando igualmente fins de lazer e turístico/culturais, no pressuposto das boas práticas ambientais e no estrito respeito, salvaguarda e proteção dos recursos naturais.
A participação na Maratona e na Meia-Maratona tem o custo de 10 euros para atletas federados e de 12,50 euros para não federados (inclui seguro). As inscrições podem ser formalizadas no site da Associação de Ciclismo do Minho (aqui - pagamento por multibanco).
Ultrapassado o período em que foi possível adquirir o jersey a preço promocional, o equipamento pode, a qualquer momento, ser adquirido na loja virtual da ACM (aqui - pagamento por multibanco e oferta de portes para Portugal continental).
A 2ª Maratona do Gerês organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês tem o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Viver Gerês - Associação de Defesa e Promoção do Gerês, Federação Portuguesa de Ciclismo, Instituto Português do Desporto e Juventude, CisionReclamos Vitória, Bike Magazine (revista oficial), Plano Nacional de Ética no Desporto e Parque Nacional da Peneda-Gerês (entidade autorizadora).
O concelho de Terras de Bouro, onde será realizada a 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM, situa-se em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é percorrido pelas bacias do Cávado e Homem. Com uma riquíssima história, tradições e paisagens deslumbrantes, Terras de Bouro é uma região de procura turística por excelência, onde também pontificam a fauna e a flora variadas, os recursos termais, hidrológicos e a oferta de condições naturais e artificiais para a prática de desportos de montanha e náuticos.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, ocupando neste último, ocupa 55,7% da área total concelhia. A região que o integra é de predominância granítica e montanhosa, com altitudes que atingem os 1545m, no Pico da Nevosa, em Terras de Bouro. Parte das serras que o constituem sofreram intervenções do Homem, em continuidade, desde o tempo Neolítico.

O Campeonato Regional do Minho de BTT Maratonas será disputado no Gerês, numa atividade desportiva aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados. A prova será disputada no dia 7 de outubro.

Depois de Guimarães ter assistido, em 2011, à prova de atribuição dos títulos de campeões regionais minhotos, a Direção da Associação de Ciclismo do Minho decidiu agora promover a iniciativa, em conjunto com a Associação Cabra do Gerês no concelho de Terras de Bouro, na zona do Parque Nacional da Peneda Gerês.
Agendada para o dia 7 de Outubro, a 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM, pretende assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, visando igualmente fins de lazer e turístico/culturais, no pressuposto das boas práticas ambientais e no estrito respeito, salvaguarda e proteção dos recursos naturais.
Procurando facilitar a participação do maior número possível de atletas, a 2ª Maratona do Gerês integrará uma Meia-Maratona e uma Maratona, sendo a iniciativa aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados, entre os quais praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer. As inscrições serão brevemente abertas em www.acm.pt
A organização está igualmente a preparar atividades complementares para acompanhantes dos desportistas.
No ano passado, o Campeonato Regional do Minho de BTT Maratonas realizado em Guimarães terminou com um balanço muito positivo, realçando-se não apenas o nível competitivo e a forma como foram disputados os títulos regionais mas também o número e a forma de participação das dezenas de atletas da vertente de promoção/lazer. A beleza do percurso ao longo dos trilhos de Guimarães também não foi indiferente aos participantes, havendo agora uma expectativa redobrada em relação ao traçado da maratona a realizar no Gerês.
Rui Lavarinhas, Nelson Sousa, José Rodrigues, Benjamim Silva e a Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas conquistaram na cidade berço os títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM, enquanto na vertente de promoção, Fábio Ribeiro e Flávia Freitas venceram a Meia-Maratona e Bruno Anselmo e Patrícia Almeida a Maratona.
O concelho de Terras de Bouro, onde será realizada a 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM, situa-se em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é percorrido pelas bacias do Cávado e Homem. Com uma riquíssima história, tradições e paisagens deslumbrantes, Terras de Bouro é uma região de procura turística por excelência, onde também pontificam a fauna e a flora variadas, os recursos termais, hidrológicos e a oferta de condições naturais e artificiais para a prática de desportos de montanha e náuticos.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, ocupando neste último, ocupa 55,7% da área total concelhia. A região que o integra é de predominância granítica e montanhosa, com altitudes que atingem os 1545m, no Pico da Nevosa, em Terras de Bouro. Parte das serras que o constituem sofreram intervenções do Homem, em continuidade, desde o tempo Neolítico.