Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
3º Passeio de Bicicleta «Dia Um de Portugal»

Superando todas as expectativas, mais de 600 participantes marcaram presença no passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal”, iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho realizada no dia 26 de Junho em Guimarães. Na "festa do ciclismo de lazer" também estiveram Tiago Machado, Cândido Barbosa, Delmino Pereira, Rui Lavarinhas, José Rodrigues, José Gonçalves, Palatsi, Mário Miranda, Magda Martins, Marisa Barros, António Ascensão e as equipas de ciclismo do Vitória Sport Clube (ciclismo de estrada e BTT).
Um êxito organizativo e em termos de participação é o balanço do passeio de bicicleta "Dia Um de Portugal" promovido pela Associação de Ciclismo do Minho para assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
Superando todas as expectativas da organização, mais de 600 participantes marcaram presença na "festa do ciclismo de lazer" à qual também se associaram nomes sonantes não apenas do ciclismo: Tiago Machado, Cândido Barbosa, Delmino Pereira, Rui Lavarinhas, José Rodrigues, José Gonçalves, Palatsi, Mário Miranda, Magda Martins, Marisa Barros, António Ascensão e as equipas de ciclismo do Vitória Sport Clube (ciclismo de estrada e BTT).
A participação de figuras públicas e de praticantes com alguma experiência, lado-a-lado com participantes menos habilitados, voltou a ser uma das características bastante elogiadas do Passeio "Dia Um de Portugal", proporcionando-se assim momentos de interacção e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.
Aliando o desporto e a música, o 3º Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" contou com a actuação ao vivo do duo "D.O.C Live Act", constituído por Zecas (guitarra) e Ana Aguiar (voz). Do encontro de dois músicos com um currículo extenso e ecléctico nasceu este duo que apresenta um repertório vasto constituído por versões acústicas de temas pop/rock nacional e internacional e que promete animar a festa do ciclismo de lazer da ACM.
Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias de Guimarães, o passeio registou a presença de participantes oriundos das localidades de Aveiro, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Estarreja, Fafe, Felgueiras, Paços de Ferreira, Paredes, Porto, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Vila Verde e Vizela.
Numa iniciativa em que o convívio foi uma tónica dominante, o passeio "Dia Um de Portugal" começou e terminou no Parque de Trial Bike de Guimarães, tendo os participantes cumprido um percurso de 25 quilómetros (de dificuldade média/baixa) com passagens pelo centro da cidade de Guimarães, Fermentões, Ponte, Campelos, Silvares e Creixomil.
Antes do sorteio de vários prémios, os convidados da Associação de Ciclismo do Minho foram presenteados com um livro e dvd Câmara Municipal de Guimarães e uma t-shirt alusiva à Capital Europeia da Cultura 2012.
Entre os participantes foram sorteadas diversos kits de ciclismo oferecidos pela Bike Zone - Guimarães e pela Moto Fundador. 

O terceiro Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" organizado pela Associação de Ciclismo do Minho tem o patrocínio da Liberty Seguros e o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de CiclismoCision, Tempo LivreReclamos Vitória, FullSportFullwearRui Jorge - FotografiaEnfcare - Serviços de Enfermagem, Lda.New Animation, TMR - Portugal, Farmácia de Gondar, Bike Zone - Guimarães, MotoFundador, Cervejaria Sapo Gato, Griffe Bar, Bike Magazine e Ciclismo a Fundo (revistas oficiais).

Recolha de bicicletas usadas no passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal”

No passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal” foi promovida uma acção de recolha de bicicletas usadas no âmbito do projecto "Bicicleta Inclusiva" que visa formar jovens com deficiência mental e outras pessoas com baixas qualificações e/ou desempregados de longa duração para a reutilização de bicicletas.
A recolha de bicicletas usadas foi realizada no âmbito da iniciativa "Bicicleta Inclusiva" (na qual a Associação de Ciclismo do Minho é entidade parceira) promovida pela Desincoop no contexto do projecto de experimentação social LUCUS. Enquanto entidade coordenadora do LUCUS em Portugal, a Desincoop desenvolve um conjunto de acções, em parceria com outras organizações locais, com o objectivo de encontrar nichos de emprego ou ocupação remunerada para pessoas em especial situação de vulnerabilidade.
A "Bicicleta Inclusiva", visa, entre outros objectivos, formar jovens com deficiência mental e outras pessoas com baixas qualificações e/ou desempregados de longa duração para a reutilização de bicicletas. A finalidade é montar novas bicicletas a partir de peças aproveitadas de bicicletas usadas e/ou reproduzidas ou manufacturadas pelos participantes do projecto. O produto final destina-se ao seu aluguer ou venda para, desta forma, se garantir a sustentabilidade financeira ao longo do tempo.
Não beneficiando de financiamento púbico ou europeu, os promotores do projecto "Bicicleta Inclusiva" contam com a solidariedade e a participação cívica. Informações complementares sobre o projecto "Bicicleta Inclusiva" poderão ser obtidas junto da Desincoop - Desenvolvimento Económico, Social e Cultural, CRL (Av. Conde de Margaride, 106 - 1º - S. Paio 4810 - 537 Guimarães, Telefone 253 534 174, Fax 253 417 085).

 

Tiago Machado, Cândido Barbosa, Delmino Pereira, Rui Lavarinhas, José Rodrigues, Palatsi, Mário Miranda e as equipas de ciclismo do Vitória Sport Clube (ciclismo de estrada e BTT) são algumas das presenças confirmadas para o passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal” que a Associação de Ciclismo do Minho promove, no dia  26 de Junho (domingo), em Guimarães. A iniciativa contará ainda com a actuação do duo "D.O.C Live Act" (Zecas e Ana Aguiar).
A participação é gratuita e as inscrições (limitadas) podem ser efectuadas em www.acm.pt.

Confirmando a importância do passeio de bicicleta "Dia Um de Portugal", os ciclistas Tiago Machado, Cândido Barbosa, Rui Lavarinhas e José Rodrigues, assim como o ex-ciclista Delmino Pereira, o ex-guarda-redes Palatsi e as equipas de ciclismo do Vitória Sport Clube (ciclismo de estrada e BTT) associaram-se à iniciativa de lazer a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho.
O Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" será realizado no dia 26 de Junho (domingo) e visa incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
De participação gratuita e aberto a todos os interessados, o Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" começará e terminará no Parque de Trial Bike de Guimarães (junto à Pista de Atletismo Gémeos Castro), onde no mesmo dia se disputará uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike.

A maratonista Marisa Barros e o treinador de atletismo António Ascensão participarão no 3º Passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal” que a Associação de Ciclismo do Minho promove, no dia 26 de Junho (domingo), em Guimarães.
No lote de melhores maratonistas de sempre, Marisa Barros foi a sexta classificada e a melhor atleta europeia no Mundial de Berlim (2009) e oitava no Europeu de Barcelona (2010), sendo a segunda especialista nacional de sempre (2.26.03), após Rosa Mota.
Em Guimarães em preparação para a Maratona da Coreia, Marisa Barros já venceu a maratona de Sevilha, foi segunda na de Osaka e terceira em Yokohama tendo terminado a maratona olímpica de Pequim no 32º lugar.

Tiago Machado (RadioShack) é a confirmação mais recente para o Passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal” que a Associação de Ciclismo do Minho promove, no dia 26 de Junho (domingo), em Guimarães. A participação é gratuita e as inscrições (limitadas) podem ser efectuadas em www.acm.pt
O ciclista minhoto estreou-se recentemente no Giro de Itália - tendo-lhe sido confiada a chefia de uma das mais conceituadas equipas mundiais, a RadioShack – e faz parte do grupo de seleccionadas pela sua equipa para a Volta a Espanha.
Com 25 anos de idade, Tiago Machado concluiu o Giro de Itália no 20.º lugar (a 39.59 m de Contador), alcançou o 9.º lugar na última etapa do Giro (contra-relógio individual) e deixou excelentes indicadores para futuras presenças nas grandes voltas.
Natural de Vila Nova de Famalicão, Tiago Machado iniciou a sua carreira na Escola de Ciclismo Carlos Carvalho, representando posteriormente o Centro Ciclista de Barcelos, Escola de Ciclismo Fernando Carvalho e, já como profissional, o Carvalhelhos-Boavista, onde se manteve até final de 2009.
Campeão Nacional de contra-relógio (2006 e 2009) e vencedor do Prémio da Juventude da Volta a Portugal (2007, 2008 e 2009), Tiago Machado já venceu o Grande Prémio Joaquim Agostinho (2008), foi 5º classificado na Volta a Portugal de 2009, prosseguindo a senda de excelentes resultados quando em 2010 entrou na alta roda do ciclismo mundial.

 

Síntese de resultados mais recentes de Tiago Machado

 

2010
2ª no, Circuit de la Sarthe
3º na Volta ao Algarve (vencedor do Prémio da Juventude).
3º no Critérium International (vencedor do Prémio da Juventude)
4º da Volta à Austria
6º da Volta à Romandia
7º da Volta a Castilla Leon
10º da Volta à Polónia

 

2011
2º do Giro del Trentino
5º do, Critérium International
6º, Volta ao Algarve.
7º Tirreno–Adriatico
20º Giro de Itália

Aliando o desporto e a música, o 3º Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" contará com a actuação ao vivo do duo "D.O.C Live Act", constituído por Zecas (guitarra) e Ana Aguiar (voz).
Do encontro de dois músicos com um currículo extenso e ecléctico nasceu este duo que apresenta um repertório vasto constituído por versões acústicas de temas pop/rock nacional e internacional, numa viagem que nos transporta dos anos 80 até aos dias de hoje.
A interligação do ciclismo com outras áreas tem sido um dos objectivos da Direcção da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), sendo frequente a participação de grupos musicais nas actividades da associação minhota.
Foi também nesse âmbito que - numa parceria inédita que alia o desporto e a cultura - a ACM e o Plano Nacional de Leitura estabeleceram uma colaboração que visa divulgar os objectivos e chamar a atenção dos vários sectores da sociedade civil para a missão do Plano Nacional de Leitura.
De igual modo, o encerramento da época desportiva da ACM passou a ser assinalado com uma Gala de Encerramento que integra momentos de animação a cargo de grupos das localidades que acolhem a iniciativa, realizada em sistema de rotatividade nos distritos de Braga e Viana do Castelo.

No passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal”, a realizar no dia 26 de Junho em Guimarães, vai ser promovida uma acção de recolha de bicicletas usadas no âmbito do projecto "Bicicleta Inclusiva" que visa formar jovens com deficiência mental e outras pessoas com baixas qualificações e/ou desempregados de longa duração para a reutilização de bicicletas.
A recolha de bicicletas usadas será realizada no âmbito da iniciativa "Bicicleta Inclusiva" (na qual a Associação de Ciclismo do Minho é entidade parceira) promovida pela Desincoop no contexto do projecto de experimentação social LUCUS. Enquanto entidade coordenadora do LUCUS em Portugal, a Desincoop desenvolve um conjunto de acções, em parceria com outras organizações locais, com o objectivo de encontrar nichos de emprego ou ocupação remunerada para pessoas em especial situação de vulnerabilidade.
A "Bicicleta Inclusiva", visa, entre outros objectivos, formar jovens com deficiência mental e outras pessoas com baixas qualificações e/ou desempregados de longa duração para a reutilização de bicicletas. A finalidade é montar novas bicicletas a partir de peças aproveitadas de bicicletas usadas e/ou reproduzidas ou manufacturadas pelos participantes do projecto. O produto final destina-se ao seu aluguer ou venda para, desta forma, se garantir a sustentabilidade financeira ao longo do tempo.
Não beneficiando de financiamento púbico ou europeu, os promotores do projecto "Bicicleta Inclusiva" contam com a solidariedade e a participação cívica. Assim, aquando da realização do Passeio “Dia Um de Portugal” será promovida uma acção de recolha de bicicletas usadas que poderão ser entregues no Parque de Trial Bike de Guimarães, no dia 26 de Junho, entre as 09h00 e as 18 horas. Informações complementares sobre o projecto "Bicicleta Inclusiva" poderão ser obtidas junto da Desincoop - Desenvolvimento Económico, Social e Cultural, CRL (Av. Conde de Margaride, 106 - 1º - S. Paio 4810 - 537 Guimarães, Telefone 253 534 174, Fax 253 417 085). 

Cândido Barbosa e Palatsi são as mais recentes confirmações para o passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal” que a Associação de Ciclismo do Minho promove, no dia  26 de Junho (domingo), em Guimarães.
O ciclista Cândido Barbosa e o ex-guarda-redes Palatsi associam-se assim à iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho que também tem a presença confirmada de Delmino Pereira, Rui Lavarinhas e da equipa de BTT do Vitória SC / Bike World.

Delmino Pereira e Rui Lavarinhas são duas das presenças já confirmadas para o passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal” que a Associação de Ciclismo do Minho promove, no dia  26 de Junho (domingo) em Guimarães.
Além de Delmino Pereira e de Rui Lavarinhas está também prevista a presença de outras figuras de relevo e não apenas do panorama desportivo.
Vencedor do 14º Grande Prémio do Minho em ciclismo (1990), Delmino Pereira é actualmente Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, sendo uma referência incontornável do ciclismo nacional, tendo alcançado ao longo da carreira resultados de destaque e granjeado a simpatia generalizada dos adeptos.
Rui Lavarinhas, campeão Nacional de Ciclismo de Estrada em 2002, venceu a classificação da Montanha da Volta a Portugal em bicicleta em 2003, a qual terminou em terceiro lugar. Natural de Viana do Castelo e também ele uma referência do ciclismo português, Lavarinhas participa actualmente em provas de BTT, representando a equipa Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas.
 

A Associação de Ciclismo do Minho promove, no dia 26 de Junho em Guimarães, a terceira edição do passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal”. A participação é gratuita e as inscrições (limitadas) podem ser efectuadas online.

O Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" será realizado no dia 26 de Junho (domingo) e visa incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
De participação gratuita e aberto a todos os interessados, o Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" começará e terminará no Parque de Trial Bike de Guimarães (junto à Pista de Atletismo Gémeos Castro), onde no mesmo dia se disputará uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike.
O percurso, a efectuar em ritmo de passeio, terá uma extensão de cerca de 25 quilómetros, de dificuldade média/baixa, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
O início está marcado para as 10h00 e regresso ao local de partida previsto para as 12h00. A iniciativa incluirá actividades de animação e o sorteio de diversos prémios, assim como é garantido, gratuitamente, o seguro desportivo aos inscritos que não o possuam.
No ano passado, superando todas as expectativas, cerca de 500 participantes marcaram presença no segundo passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal”. Na "festa do ciclismo de lazer", em que o convívio foi uma tónica dominante, também estiveram Joaquim Gomes, José Azevedo, Delmino Pereira, Joaquim Sampaio, Tiago Machado, José Mendes, atletas da equipa Asc - Vitória - RTL, Rui Lavarinhas, José Rodrigues e Magda Martins, entre outros.
Correspondendo aos objectivos da iniciativa, a participação de figuras públicas e de praticantes com alguma experiência, lado-a-lado com participantes menos habilitados, tem sido uma das características bastante elogiadas do Passeio "Dia Um de Portugal", proporcionando-se assim momentos de interacção e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.
O percurso deste ano do Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal"será o seguinte: Parque de Trial Bike de Guimarães, Alameda dos Desportos, Rua de Eiras, Alameda Cidade de Lisboa, Rua do Salgueiral, Rua da Guiné, Rua de Angola, N 105, Rua Eduardo Manuel de Almeida, Avenida D. João IV, Largo República do Brasil, Avenida Alberto Sampaio, Largo da Mumadona, Rua Serpa Pinto, Rua Agostinho Barbosa, Avenida General Humberto Delgado, Largo Navarros de Andrade, Rua de Gil Vicente, Alameda Dr. Alfredo Pimenta, Rua Nossa Senhora da Conceição, Fermentões, Ponte, Parque Industrial, Campelos, Silvares (Espaço Guimarães), Carreira, Pisca, Creixomil, Rua de Eiras e Alameda dos Desportos.
O terceiro Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" organizado pela Associação de Ciclismo do Minho tem o patrocínio da Liberty Seguros e o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de CiclismoCision, Tempo LivreReclamos Vitória, FullSportFullwearRui Jorge - FotografiaEnfcare - Serviços de Enfermagem, Lda.New Animation, TMR - Portugal, Farmácia de Gondar, Bike Zone - GuimarãesBike Magazine e Ciclismo a Fundo (revistas oficiais).


Garanta já a sua participação preenchendo o formulário de inscrição !  

 

Entrevista Porto Canal (Programa Porto Alive de 16 de Junho de 2011)