Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Maratona BTT de Guimarães - Interdesign 2011 (Campeonato Regional do Minho XCM)

Reportagem: Ricardo Rocha, Imagem e Edição: Júlia Fernandes
Guimarães TV (www.gmrtv.pt)
Televisão oficial da Maratona BTT de Guimarães - Interdesign

Rui Lavarinhas, Nelson Sousa, José Rodrigues, Benjamim Silva e a Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas conquistaram em Guimarães os primeiros títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM.
Na vertente de promoção, Fábio Ribeiro e Flávia Freitas venceram a Meia-Maratona e Bruno Anselmo e Patrícia Almeida a Maratona.
 

Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Candibyke, a Maratona BTT de Guimarães - Interdesign foi disputada em trilhos do concelho de Guimarães, tendo como pontos de partida e de chegada o Parque da Cidade Desportiva (Alameda dos Desportos, Candoso S. Tiago), junto ao Parque de Trial Bike de Guimarães.
A Maratona BTT de Guimarães - Interdesign - que contou com a colaboração de mais de uma centena de voluntários - terminou com um balanço muito positivo, realçando-se não apenas o nível competitivo e a forma como foram disputados os títulos regionais mas também o número e a forma de participação das dezenas de atletas da vertente de promoção/lazer. A beleza do percurso ao longo dos trilhos de Guimarães também não foi indiferente aos participantes.

Com percursos de 40 e 80 quilómetros, respectivamente, para a maratona e para a meia-maratona, os participantes tiveram que enfrentar o desafio de traçados de dificuldade média/alta, onde a exigência dos pontos de vista técnico e físico fizeram a diferença. Mais de 300 atletas alinharam à partida, repartidos pelos sectores de competição e de lazer.

Logo após a partida real, no Largo da Mumadona, formou-se na frente da corrida um grupo de cerca de meia centena de atletas onde se encontravam os principais candidatos à vitória final, entre os quais Rui Lavarinhas (Campeão Nacional de BTT Maratonas), José Rodrigues, (terceiro no nacional) e Fábio Ribeiro, entre outros.
Com uma primeira selecção feita na ligação entre o centro da cidade de Guimarães e Mesão Frio, a subida à Penha deu início às estratégias das equipas mais representadas no grupo da frente: Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas, Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira e ASC Bravus-Curas.
Nos primeiros dez quilómetros, os atletas da Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira protagonizaram vários ataques que foram sendo sucessivamente anulados pela Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas, em especial por Rui Lavarinhas e David Vaz.
Enquanto na frente da corrida se iam definindo posições, os participantes na Maratona BTT de Guimarães – Interdesign na vertente de promoção/lazer também iam dando mostras de estarem motivados e bem preparados para enfrentar as dificuldades do percurso. O desportivismo e o entusiasmo foram tónicas dominantes e marcantes entre a generalidade dos participantes.
As passagens pela Penha, Matamá, Paço Vieira, Portela de Arões, Rendufe, Santa Marinha e Gonça foram acentuando as diferenças entre os participantes, com a abordagem da segunda metade do percurso da meia-maratona (comum ao da maratona) a ser menos dura por entre trilhos de São Torcato, Gominhães, Penselo, Fermentões, Silvares e Candoso São Tiago.

Percorridos 40 quilómetros, Fábio Ribeiro (Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira) entrou na Alameda dos Desportos para vencer a Meia-Maratona, cortando a linha de meta com a vantagem de seis segundos para José Dias (Casa do Povo de Retorta), segundo classificado. Hugo Costa (Vez Bike Team) terminou na terceira posição, enquanto Francisco Pacheco e Pedro Freitas, ambos da equipa Vitória SC/Bikeworld, alcançaram o quarto e o quinto lugares.
Flávia Freitas (Joane Btt / Trilhos Bike) foi a primeira atleta feminina a concluir a meia-maratona, seguida de Sónia Guedes (Equipa Ele e Ela), Cecília Araújo (Btt Torcatense Liberty Seguros) e Eva Leite (individual).
Enquanto os atletas da meia-maratona iam chegando ao local da meta de forma cadenciada, os da maratona prosseguiam para a segunda fase do percurso para ultrapassar as dificuldades da Senhora dos Montes, Serzedelo, Gandarela, Moreira de Cónegos e São Bento das Peras.

A dureza dos trilhos continuou a provocar diferenças, tendo o Campeão Nacional de ciclismo de estrada em veteranos A, José Rodrigues (Vitória SC/Bikeworld) sido o mais rápido a efectuar o percurso até à meta. Com o tempo de 03:14:26.310, Rodrigues sagrou-se Campeão Regional do Minho de BTT XCM em veteranos A, deixando na segunda posição na classificação da categoria Carlos Rocha (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) e na terceira Luís Sancio (ASC Bravus-Curas).
Com o segundo melhor tempo geral, Nelson Sousa (SC Maria da Fonte/Bike Space/Ledechem) conquistou o título de Campeão Regional do Minho em absolutos masculinos, classificando-se nas posições seguintes José Lourenço (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) e Nuno Alves (Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira).
Campeão Nacional de Maratonas em 2011, Rui Lavarinhas (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) juntou ao seu extenso palmarés mais um título, desta vez o de Campeão Regional do Minho na categoria de veteranos B. Estreando-se em provas de BTT, o atleta de ciclismo de estrada Luís Machado (individual) foi segundo classificado e Mário Barroso Fernandes (Rodabike/CC de Gondomar) terceiro.
Benjamim Silva (Escola Famalicão BTT), Vice-Campeão nacional de Maratonas, venceu em veteranos C, enquanto Domingos Rufo (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) subiu ao segundo lugar do pódio e Ramiro Sousa (Confecções Cruzeiro) ao terceiro.
Lúcia Crespo (Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira) foi a melhor atleta em absolutos femininos da maratona, Marina Leitão (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) venceu o escalão de veteranas e  Patrícia Almeida (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) em promoção.
Na classificação por equipas o domínio foi da formação Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas que conquistou o título de Campeão Regional com 5 pontos. Na segunda posição, com 16 pontos, ficou a Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira e na terceira, com 17, a ASC Bravus-Curas.

A Maratona BTT de Guimarães - Interdesign organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Candibyke teve o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de Guimarães, Tempo Livre, Interdesign, CisionReclamos Vitória, Xdoc, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Gaspar de Freitas Castro " As Gémeas" - Frutas e Legumes, DietSport,  Eurico Azevedo - Publicidade e Decoração, Erdal – Escola de Referência de Actividades de Ar Livre, Corpo Nacional de Escutas, Irmandade da PenhaFullsport, Floryarte - Guimarães, Madiguima , GmrTv (televisão oficial) e Bike Magazine. A Água Serra da Penha é a água oficial da Maratona BTT de Guimarães - Interdesign.


A Maratona BTT de Guimarães – Interdesign resultou de uma parceria entre a ACM - Associação de Ciclismo do Minho e a Candibyke.
Fundada em 12 de Outubro de 1977 e com sede em Guimarães, a ACM (www.acm.pt) tem como objecto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo), estando integrada na estrutura da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), sendo sua representante na região. Instituição de Utilidade Pública, Medalha de Ouro da FPC e Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Guimarães, a ACM teve inscritos na última época desportiva 1750 atletas, 62 clubes, promoveu 115 dias de provas, mobilizou 1000 colaboradores voluntários no total das diversas provas e movimentou 20.000 atletas no total de todas as actividades.
A Candibyke (www.candibyke.com) é uma conceituada empresa de comercialização de todo o tipo de bicicletas. Com 16 anos de experiência no mercado e lojas em Rebordosa e Sobrado, concelho de Paredes, a Candibyke é uma referência do sector. A empresa é propriedade e gerida por Paulo Monteiro, mecânico especializado, com provas dadas, durante vários anos, em equipas de ciclismo do pelotão nacional e internacional.

A Maratona BTT de Guimarães - Interdesign, prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM, será disputada no dia  2 de Outubro por mais de quatro centenas de atletas, número que supera as expectativas da organização.
As inscrições de última hora, tanto para a Maratona como para a Meia-Maratona, apenas são aceites no secretariado.
 

Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Candibyke, a Maratona BTT de Guimarães - Interdesign será disputada em trilhos do concelho de Guimarães, tendo como pontos de partida e de chegada o Parque da Cidade Desportiva (Alameda dos Desportos, Candoso S. Tiago), junto ao Parque de Trial Bike de Guimarães.
Prova de atribuição dos primeiros títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT – XCM, a iniciativa é aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados, nomeadamente, aos praticantes desportivos informais que participam em actividades numa perspectiva de lazer.


Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por actividades de BTT, o programa da iniciativa contemplará a promoção actividades de animação e para crianças no local de partida e de chegada.
"Guimarães possui características ímpares que a distinguem de outras cidades portuguesas e a colocam num lugar de relevo na História de Portugal. Também inspirada nesse legado, a organização da Maratona BTT de Guimarães – Interdesign tudo fará para que a mesma seja um êxito, desejando que a iniciativa seja do agrado de todos e desafiando os participantes a desfrutarem das condições excepcionais que Guimarães proporciona”, refere a organização.
Cidade Berço da Nacionalidade, Guimarães foi a cidade eleita para acolher a prova de atribuição dos primeiros títulos regionais de BTT Maratonas, com a simbologia que teve anteriormente paralelo na realização no Castelo de Guimarães do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike e na inauguração do primeiro Parque de Trial Bike do País.


Os participantes irão enfrentar percursos de dificuldade média/alta, com a extensão de 41 quilómetros na Meia-Maratona e de 87 quilómetros na maratona.
A partida simbólica está marcada para as 09h30, no Parque da Cidade Desportiva, seguindo os participantes pela Rua dos Cutileiros, Alameda Mariano Felgueiras, Avenida Conde Margaride, Rua de Paio Galvão, Largo do Toural, Alameda de São Dâmaso, Largo República do Brasil e Avenida Alberto Sampaio. No Largo da Mumadona será dada a partida real, pelas 9h40, prosseguindo os participantes pela Rua Padre António Caldas (Interdesign) em direcção a Mesão Frio. O percurso da Meia-maratona é comum ao da maratona e integra passagens por trilhos de Mesão Frio, Penha, Massamá, Paço Vieira, Portela de Arões, Rendufe, Santa Marinha, Gonça, São Torcato, Gominhães, Penselo, Fermentões, Silvares e Creixomil.
Enquanto os atletas da Meia-Maratona terminam a prova em Candoso São Tiago, os da Maratona prosseguirão em direcção a Sezim, Senhora dos Montes, Serzedelo, Gandarela, Moreira de Cónegos, São Bento das Pêras, Polvoreira, Candoso São Tiago, concluindo o percurso no Parque da Cidade Desportiva.
Ao longo do percurso serão instaladas duas zonas técnicas e de abastecimento, nomeadamente em Castanheiro - Renfufe (Lugar de Salugosa - Rua de Negalhe) e junto aos Reclamos Vitória (Lugar de Centiães, Parque Industrial de Gandarela, Guardizela).
A chegada do primeiro atleta da Meia-Maratona BTT de Guimarães – Interdesign está prevista para as 12 horas e do primeiro atleta da Maratona para as 13 horas, realizando-se a cerimónia protocolar pelas 14h00.


A Maratona BTT de Guimarães - Interdesign – que contará com a colaboração de mais de uma centena de voluntários – será a prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM nas categorias de absolutos (masculinos e femininos), veteranos (femininas, A, B e C) e equipas, distinguindo também os vencedores Maratona e Meia-Maratona na vertentes de promoção (lazer).


A Maratona BTT de Guimarães - Interdesign organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Candibyke tem o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de Guimarães, Tempo Livre, Interdesign, CisionReclamos Vitória, Xdoc, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Gaspar de Freitas Castro " As Gémeas" - Frutas e Legumes, DietSport,  Eurico Azevedo - Publicidade e Decoração, Erdal – Escola de Referência de Actividades de Ar Livre, Corpo Nacional de Escutas, Irmandade da PenhaFullsport, Floryarte - Guimarães, Madiguima , GmrTv (televisão oficial) e Bike Magazine. A Água Serra da Penha é a água oficial da Maratona BTT de Guimarães - Interdesign.


A Maratona BTT de Guimarães – Interdesign resulta de uma parceria entre a ACM - Associação de Ciclismo do Minho e a Candibyke.
Fundada em 12 de Outubro de 1977 e com sede em Guimarães, a ACM (www.acm.pt) tem como objecto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo), estando integrada na estrutura da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), sendo sua representante na região. Instituição de Utilidade Pública, Medalha de Ouro da FPC e Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Guimarães, a ACM teve inscritos na última época desportiva 1750 atletas, 62 clubes, promoveu 115 dias de provas, mobilizou 1000 colaboradores voluntários no total das diversas provas e movimentou 20.000 atletas no total de todas as actividades.
A Candibyke (www.candibyke.com) é uma conceituada empresa de comercialização de todo o tipo de bicicletas. Com 16 anos de experiência no mercado e lojas em Rebordosa e Sobrado, concelho de Paredes, a Candibyke é uma referência do sector. A empresa é propriedade e gerida por Paulo Monteiro, mecânico especializado, com provas dadas, durante vários anos, em equipas de ciclismo do pelotão nacional e internacional.

Considerando a previsão meteorológica para o dia da Maratona, será autorizado o abastecimento pelas equipas em mais dois locais para além dos previstos. Os locais extra serão nas proximidades do final do percurso da Meia-Maratona e em São Bento das Peras, sendo a localização exacta anunciada aquando da reunião com os Directores Desportivos.

Sábado, 1 de Outubro


16h00: Abertura do Secretariado (Pista de Atletismo Gémeos Castro)
20h00: Encerramento do Secretariado

 

Domingo, 2 de Outubro


07h30: Abertura do Secretariado (Pista de Atletismo Gémeos Castro)
08h30: Encerramento do Secretariado
08h30: Reunião com os Directores Desportivos (Parque de Trial Bike de Guimarães)
09h10: Chamada dos atletas para a partida
09h30: Partida simbólica
09h40: Reagrupamento e Partida real (Largo da Mumadona)
12h00: Chegada do primeiro atleta da Meia-Maratona BTT de Guimarães – Interdesign
13h00: Chegada do primeiro atleta da Maratona BTT de Guimarães – Interdesign
              Camp. Regional do Minho de BTT XCM
14h00: Cerimónia protocolar e de entrega de prémios

 

A Maratona BTT de Guimarães – Interdesign resulta de uma parceria entre a ACM - Associação de Ciclismo do Minho e a Candibyke que decidiram concertar esforços para promover um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por actividades de BTT.
Prova de atribuição dos primeiros títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT – XCM, a iniciativa é aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados, nomeadamente, aos praticantes desportivos informais que participam em actividades numa perspectiva de lazer.
Maratona BTT de Guimarães – Interdesign integra uma Maratona e uma Meia-Maratona.

 

A ACM – Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt), fundada em 12 de Outubro de 1977 e com sede em Guimarães, tem como objecto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo), estando integrada na estrutura da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), sendo sua representante na região.
Instituição de Utilidade Pública, Medalha de Ouro da FPC e Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Guimarães, a ACM teve inscritos na última época desportiva 1750 atletas e 62 clubes, tendo promovido 115 dias de provas e mobilizado 1000 colaboradores voluntários e 20.000 atletas no total de todas as actividades.

 

A Candibyke (www.candibyke.com) é uma conceituada empresa de comercialização de todo o tipo de bicicletas. Com 16 anos de experiência no mercado e lojas em Rebordosa e Sobrado, concelho de Paredes, a Candibyke é uma referência do sector. A empresa é propriedade e gerida por Paulo Monteiro, mecânico especializado, com provas dadas, durante vários anos, em equipas de ciclismo do pelotão nacional e internacional.

 

Guimarães, Cidade Berço da Nacionalidade, foi a cidade eleita para acolher a prova de atribuição dos primeiros títulos regionais de BTT Maratonas, com a simbologia que teve anteriormente paralelo na realização no Castelo de Guimarães do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike e na inauguração do primeiro Parque de Trial Bike do País.
Capital Europeia da Cultura em 2012 e com o Centro Histórico da Cidade classificado pela Unesco como Património Cultural da Humanidade, Guimarães é uma cidade com um glorioso passado histórico associado à fundação da identidade nacional portuguesa.
Guimarães possui características ímpares que a distinguem de outras cidades portuguesas e a colocam num lugar de relevo na História de Portugal.
Também inspirada nesse legado, a organização da Maratona BTT de Guimarães – Interdesign tudo fará para que a mesma seja um êxito, desejando que a iniciativa seja do agrado de todos e desafiando os participantes a desfrutarem das condições ímpares que Guimarães proporciona.

 

Por último, a organização expressa o seu sincero agradecimento às entidades e aos colaboradores voluntários que, através do seu imprescindível contributo, em muito ajudam a viabilizar a Maratona BTT de Guimarães – Interdesign.

Os participantes na Maratona BTT de Guimarães - Interdesign irão enfrentar percursos de dificuldade média/alta, com a extensão de 41 quilómetros na Meia-Maratona e de 87 quilómetros na Maratona (altimetrias aqui).
A partida simbólica está marcada para as 09h30, no Parque da Cidade Desportiva, seguindo os participantes pela Rua dos Cutileiros, Alameda Mariano Felgueiras, Avenida Conde Margaride, Rua de Paio Galvão, Largo do Toural, Alameda de São Dâmaso, Largo República do Brasil e Avenida Alberto Sampaio. No Largo da Mumadona será dada a partida real, pelas 9h40, prosseguindo os participantes pela Rua Padre António Caldas (Interdesign) em direcção a Mesão Frio. O percurso da Meia-maratona é comum ao da maratona e integra passagens por trilhos de Mesão Frio, Penha, Massamá, Paço Vieira, Portela de Arões, Rendufe, Santa Marinha, Gonça, São Torcato, Gominhães, Penselo, Fermentões, Silvares e Creixomil.
Enquanto os atletas da Meia-Maratona terminam a prova em Candoso São Tiago, os da Maratona prosseguirão em direcção a Sezim, Senhora dos Montes, Serzedelo, Gandarela, Moreira de Cónegos, São Bento das Pêras, Polvoreira e Candoso São Tiago, concluindo o percurso no Parque da Cidade Desportiva.
Ao longo do percurso serão instaladas duas zonas técnicas e de abastecimento, nomeadamente em Castanheiro - Renfufe (Lugar de Salugosa - Rua de Negalhe) e junto aos Reclamos Vitória (Lugar de Centiães, Parque Industrial de Gandarela, Guardizela).
A chegada do primeiro atleta da Meia-Maratona BTT de Guimarães – Interdesign está prevista para as 12 horas e do primeiro atleta da Maratona para as 13 horas, realizando-se a cerimónia protocolar pelas 14h00.
A Maratona BTT de Guimarães - Interdesign – que contará com a colaboração de mais de uma centena de voluntários – será a prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM nas categorias de absolutos (masculinos e femininos), veteranos (femininas, A, B e C) e equipas, distinguindo-se também os vencedores da Maratona e da Meia-Maratona na vertentes de promoção (lazer).

A Maratona BTT de Guimarães – Interdesign resulta de uma parceria entre a ACM -Associação de Ciclismo do Minho e a Candibyke.
Ambas as entidades estão apostadas e decidiram concertar esforços para promover um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por actividades de BTT.

 

Fundada em 12 de Outubro de 1977 e com sede em Guimarães, a ACM (www.acm.pt) tem como objecto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo), estando integrada na estrutura da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), sendo sua representante na região.
Instituição de Utilidade Pública, Medalha de Ouro da FPC e Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Guimarães, a ACM teve inscritos na última época desportiva 1750 atletas, 62 clubes, promoveu 115 dias de provas, mobilizou 1000 colaboradores voluntários no total das diversas provas e movimentou 20.000 atletas no total de todas as actividades.

 

A Candibyke (www.candibyke.com) é uma conceituada empresa de comercialização de todo o tipo de bicicletas. Com 16 anos de experiência no mercado e lojas em Rebordosa e Sobrado, concelho de Paredes, a Candibyke é uma referência do sector.
A empresa é propriedade e gerida por Paulo Monteiro, mecânico especializado, com provas dadas, durante vários anos, em equipas de ciclismo do pelotão nacional e internacional.
 

A Interdesign Interiores (www.interdesign.com.pt) surgiu no mercado há cerca de 5 anos e assume como objectivo “tornar os espaços únicos”, através de consultadoria de mobiliário e decoração.
“Todas as casas têm vida própria, evoluem, modificam-se, crescem, adaptam-se a novas exigências, são espelho das emoções dos seus habitantes. Todos as querem diferentes”, explica a empresa.
Com lojas em Guimarães, Rebordosa (Paredes), Porto, Lisboa, Viseu, Coimbra e Funchal, a Interdesign possui várias equipas de designers e arquitectos de interiores que “fazem dos desejos e aspirações do cliente o ponto de partida para a criação do seu espaço”.
O cuidado da Interdesign Interiores - desde o momento do desenho da peça de mobiliário, passando pelos materiais utilizados e até à sua produção - reflectem a importância que a empresa confere à qualidade.
Por isso mesmo, todas as peças de mobiliário da Interdesign têm garantia vitalícia e certificado de autenticidade, desde o design até ao desenvolvimento da peça final.

A empresa Reclamos Vitória (www.reclamosvitoria.pt) foi designada "fornecedor oficial da Maratona BTT de Guimarães", prestando serviços na área da impressão digital.
Com sede em Guimarães e utilizando meios e equipamentos de última geração (incluindo tintas solventes), a empresa Reclamos Vitória foi criada em 2002, centrando a sua actividade na impressão digital, produção de reclamos luminosos, decoração de montras e viaturas, outdoors, etc.

A Cision, no âmbito de uma parceria com a ACM que se desenvolve desde 2009, monitorizará toda a informação veiculada nos meios de comunicação social sobre a Maratona BTT de Guimarães - Interdesign, proporcionando uma visão total da projecção mediática do evento.
A Cision é o maior grupo internacional de análise e monitorização de informação, sendo em Portugal e na Península Ibérica uma referência na área de análise de meios de comunicação social. A empresa presta serviços em três áreas específicas: Communication Management, Business Intelligence e Marketing Evaluation (Sponsorship Management e Advertising), procedendo ao acompanhamento sistemático de patrocínio, monitorização e quantificação da exposição de mensagens, monitorização e quantificação de investimentos publicitários, monitorização, interpretação de conteúdo e quantificação da comunicação editorial.
 

A Água Serra da Penha foi designada a água oficial da Maratona BTT de Guimarães - Interdesign.
Captada em pleno coração da Serra da Penha (Guimarães), a grande profundidade, gota a gota, a água de nascente tem um elevado grau de pureza: "Pura como uma lágrima, Natural como um sorriso".
A Água Serra da Penha é captada numa zona com elevada protecção ambiental pela Etanor/Penha - Produção Alimentar e Consultoria Técnica, S.A., uma empresa que se dedica ao engarrafamento de água de nascente e à produção de bebidas à base de fruta e extractos vegetais. 
A Etanor/Penha (www.etanor.pt) desenvolve a sua actividade em Guimarães em zona de Reserva Ecológica Nacional, num total de 12,53 hectares de área protegida que estão sob a sua responsabilidade.
A empresa está inserida no Grupo Lactogal, facto que lhe permite desenvolver um conjunto de sinergias positivas, nomeadamente na gestão de algumas unidades organizacionais, e dispor de meios tecnológicos avançados para o desenvolvimento da sua actividade.
A Etanor/Penha apresenta-se no mercado nacional e internacional, tendo crescido e conquistado significativas quotas de mercado graças à qualidade dos seus produtos e a um elevado potencial de vendas baseado numa estratégia comercial bastante agressiva.
A distribuição da água Serra da Penha captada pela Etanor é assegurada pela Lactogal, empresa que faz da qualidade e da excelência prática diária em todos os actos e actividades do quotidiano, para chegar a todo o mercado nacional e internacional.

A Enfcare - Serviços de Enfermagem (www.enfcare.net) prestará serviços de assistência na Maratona BTT de Guimarães – Interdesign.
Recorde-se que a ACM e a Enfcare subscreveram um acordo que proporciona aos filiados o acesso, em condições vantajosas, a serviços de enfermagem no domicílio e de enfermagem ocupacional.
Através do acordo é possível, por exemplo, a realização de electrocardiogramas e análises clínicas na sede dos clubes, sendo apenas necessário o pagamento da taxa moderadora. É ainda possível planear actividades de rastreio diversas.
O acordo abrange todos os que sejam filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo através da Associação de Ciclismo do Minho (independentemente de serem atletas, treinadores, dirigentes, comissários, etc.) assim como os seus familiares directos.
 

A GmrTv (www.gmrtv.pt) foi designada a televisão oficial da Maratona BTT de Guimarães - Interdesign.
A "Guimarães TV" é um projecto editorial da responsabilidade do Cybercentro de Guimarães e tem a sua sede no Complexo Multifuncional de Couros, no centro da Cidade Berço.
Fundado no dia 24 de Junho de 2007, este projecto é acompanhado mensalmente por 90 mil utilizadores, tendo atingido em Junho de 2010 a simbólica marca dos 3 milhões de visitas.

Na Maratona BTT de Guimarães – Interdesign vai ser promovida uma acção de recolha de bicicletas usadas no âmbito do projecto "Bicicleta Inclusiva" que visa formar jovens com deficiência mental e outras pessoas com baixas qualificações e/ou desempregados de longa duração para a reutilização de bicicletas.
A recolha de bicicletas usadas será realizada no âmbito da iniciativa "Bicicleta Inclusiva" (na qual a Associação de Ciclismo do Minho é entidade parceira) promovida pela Desincoop no contexto do projecto de experimentação social LUCUS. Enquanto entidade coordenadora do LUCUS em Portugal, a Desincoop desenvolve um conjunto de acções, em parceria com outras organizações locais, com o objectivo de encontrar nichos de emprego ou ocupação remunerada para pessoas em especial situação de vulnerabilidade.

A "Bicicleta Inclusiva", visa, entre outros objectivos, formar jovens com deficiência mental e outras pessoas com baixas qualificações e/ou desempregados de longa duração para a reutilização de bicicletas. A finalidade é montar novas bicicletas a partir de peças aproveitadas de bicicletas usadas e/ou reproduzidas ou manufacturadas pelos participantes do projecto. O produto final destina-se ao seu aluguer ou venda para, desta forma, se garantir a sustentabilidade financeira ao longo do tempo.

Não beneficiando de financiamento púbico ou europeu, os promotores do projecto "Bicicleta Inclusiva" contam com a solidariedade e a participação cívica. Assim, aquando da realização Maratona BTT de Guimarães – Interdesign será promovida uma acção de recolha de bicicletas usadas que poderão ser entregues no Parque de Trial Bike de Guimarães. Informações complementares sobre o projecto "Bicicleta Inclusiva" poderão ser obtidas junto da Desincoop - Desenvolvimento Económico, Social e Cultural, CRL (Av. Conde de Margaride, 106 - 1º - S. Paio 4810 - 537 Guimarães, Telefone 253 534 174, Fax 253 417 085).

.

Reportagem: Ricardo Rocha, Imagem e Edição: Júlia Fernandes
Guimarães TV (www.gmrtv.pt)
Televisão oficial da Maratona BTT de Guimarães - Interdesign

Estão abertas as inscrições para a Maratona BTT de Guimarães - Interdesign, prova que, pela primeira vez, atribuirá os títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM.
Aberta à participação de todos os interessados, a iniciativa será realizada no dia 2 de Outubro e contemplará uma Meia-Maratona e uma Maratona. As inscrições podem ser efectuadas online.

Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Candibyke, a Maratona BTT de Guimarães - Interdesign 2011 será disputada em trilhos do concelho de Guimarães, tendo como pontos de partida e de chegada o Parque da Cidade Desportiva (Alameda dos Desportos, Candoso S. Tiago), junto ao Parque de Trial Bike de Guimarães.
A prova de atribuição dos primeiros títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT - XCM é aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados. A iniciativa destina-se também a praticantes desportivos informais que participam em actividades numa perspectiva de lazer.
Procurando facilitar a participação do maior número possível de atletas, a organização planeou a realização de uma Meia-Maratona (40 Kms) e de uma Maratona (80 Kms). 
Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por actividades de BTT, o programa da iniciativa contemplará a promoção actividades de animação e para crianças no local de partida e de chegada.
A participação na Maratona ou na Meia-Maratona tem o custo de 7,50 euros para atletas federados e de 10 euros para não federados (inclui seguro).
A inscrição pode ser efectuada online através do preenchimento do formulário e posterior pagamento (até ao dia 26 de Setembro) por transferência bancária (Nib 0018 0000 36468095001 12 - ACM) ou envio de cheque para a Associação de Ciclismo do Minho. Em alternativa poderá ser utilizada a ficha de inscrição cujo download pode ser efectuado aqui.
A Maratona BTT de Guimarães - Interdesign organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Candibyke tem o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de Guimarães, Tempo Livre, Interdesign, CisionReclamos Vitória, Xdoc, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Gaspar de Freitas Castro " As Gémeas" - Frutas e Legumes, DietSport,  Eurico Azevedo - Publicidade e Decoração, Erdal – Escola de Referência de Actividades de Ar Livre, Corpo Nacional de Escutas, Irmandade da PenhaFullsport, Floryarte - Guimarães, Madiguima , GmrTv (televisão oficial) e Bike Magazine. A Água Serra da Penha é a água oficial da Maratona BTT de Guimarães - Interdesign.