Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Taça de Portugal de Trial Bike - Vila Verde
4ª prova

O atleta de Vila Verde venceu a competição com a diferença de apenas um ponto para o segundo classificado, Ivan Izquierdo. A última prova, realizada em Loureira (Vila Verde), reuniu bastante público que assistiu entusiasticamente a momentos de grande espectacularidade.
Na categoria de sénior, o atleta barcelense Mário Jorge Fonseca conquistou o primeiro lugar, em Open 2 a vitória sorriu ao espanhol Dário Muñoz e em Open 1 o primeiro lugar foi para Vítor Feio.
A última e decisiva prova da Taça de Portugal de Trial Bike integrou cinco zonas de obstáculos (de elevado nível de dificuldade) e foi disputada na freguesia de Loureira (concelho de Vila Verde), nas margens do rio Homem, num parque com excelentes condições para a prática da modalidade.
Daniel Sousa terminou as quatro provas da Taça de Portugal com 66 pontos, mais um que Ivan Gonzalez. Por sua vez, o seu irmão João Sousa, vencedor da Taça de Portugal em 2008, ocupou o terceiro lugar do pódio.
Na categoria Elite os três primeiros lugares foram muito disputados, com a vitória final a ser decidida apenas na última zona. “Estou muito feliz por ter conseguido renovar o título, sabia que não iria ser fácil, pois o Ivan é um atleta muito completo! Aproveito para congratular o Ivan e o João, pois foram adversários muito difíceis de bater e que tiveram sempre um elevado nível de desportivismo”, afirmou Daniel Sousa, vencedor da Taça de Portugal de Trial Bike 2010. “O Trial Bike está a crescer e se o ano passado tivemos uma Taça de Portugal muito boa em termos organizativos, este ano ainda foi melhor! Espero que o Trial Bike continue a crescer e que cada vez haja mais atletas a participar e a desfrutar este excelente desporto”, concluiu.
Também muito renhida foi a categoria de seniores em que Mário Fonseca acabou por vencer a Taça de Portugal, seguido na classificação por Diogo Pereira e Eduardo Torres.
Na categoria Open 2 o atleta espanhol Dario Muñoz levou a melhor vencendo a prova da Loureira e conquistando a Taça de Portugal, seguindo-se João Pinto e Nuno Dantas nos restantes lugares do pódio.
A categoria dos mais pequenos, Open 1, o vencedor da Taça de Portugal foi o atleta vila-verdense Vítor Feio, enquanto Bruno Gonçalves foi segundo e Gonçalo Pereira terceiro.
Promovida sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo e da União Ciclista Internacional (Uci), a Taça de Portugal de Trial Bike foi organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Loureira, com o apoio da Cision e TrialPortugal.Net.
A etapa de Vila Verde teve o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde, empresa municipal Proviver e Junta de Freguesia da Loureira. A iniciativa enquadrou-se no projecto Turismo Activo em Vila Verde, integrando a estratégia de implementação do Programa Municipal de Desenvolvimento do Turismo, que visa tornar Vila Verde num destino turístico de excelência.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.
Recorde-se que o Campeonato Nacional de Trial Bike será disputado no dia 19 de Setembro em Guimarães.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL DE TRIAL BIKE 2010


ELITE
1º Daniel Alexandre Soares de Sousa, 66 pontos
2º Ivan Izquierdo, 65  pontos
3º João Carlos Soares, 61  pontos
4º Filipe Baltasar Fernandes Gomes, 41 pontos
5º Jorge Ferreira, 37 pontos
6º Victor Hugo Freire, 33 pontos
7º Jonathan Marcos, 32 pontos
8º Pedro Araújo, 32  pontos
9º Pablo Bravo, 20  pontos
10º Nuno Cardoso, 20  pontos
11º Miguel Antona, 14  pontos
12º Fidel Ceada, 10  pontos
13º Alberto Muñoz, 9  pontos

 

SÉNIOR
1º Mário Fonseca, 72 pontos
2º Diogo Pereira, 68 pontos
3º Eduardo Torres, 62  pontos
4º José Capelo, 58 pontos
5º Carlos Matin, 11  pontos
6º João Matias, 11 pontos

 

OPEN 2
1º Dario Muñoz, 77 pontos
2º João Pinto, 69 pontos
3º Nuno Dantas, 62 pontos
4º Hélder Xavier Costa, 49 pontos
5º André Freitas, 42 pontos
6º Luís Filipe Silva, 25 pontos
7º Hugo Magalhães, 22 pontos
8º David Luís, 22 pontos
9º Manuel Jesus, 8 pontos
10º Pedro Oliveira, 8 pontos

 

OPEN 1
1º Vítor Feio, 80 pontos
2º Bruno Gonçalves, 60 pontos
3º Vasconcelos Pereira, 54 pontos
4º Hugo Faria, 51 pontos
5º Luís Araújo, 41 pontos
6º Nélson Silva, 40 pontos
7º Henrique Raposo, 17 pontos

A última e decisiva prova da Taça de Portugal de Trial Bike disputa-se no dia 18 de Julho em Vila Verde. A prova decorrerá, a partir das 14 horas, na freguesia de Loureira.

Os atletas começarão a competir pelas 14 horas, esperando-se elevados níveis de espectáculo, emoção, adrenalina e competitividade, tendo em conta os obstáculos de grande nível de dificuldade e o importante título desportivo em disputa.
A prova será composta por cinco zonas de obstáculos, pelas quais os atletas terão que passar três vezes, totalizando assim quinze momentos de competição por atleta. Os atletas terão um tempo máximo de 3h30min para efectuar as quinze zonas, podendo efectuar cada uma delas em 2m30seg. As zonas estarão localizadas próximas umas das outras, pelo será possível visualizar toda a prova a partir de um único ponto.
Na categoria de elites, o vilaverdense Daniel Sousa, vencedor da Taça de Portugal de 2009, encontra-se na segunda posição da classificação geral da Taça de Portugal, atrás do espanhol Ivan Izquierdo, necessitando de vencer a prova a realizar na sua terra natal para renovar o título conquistado em 2009. João Sousa, também se encontra na luta pelo lugar mais alto do pódio, tendo renovado a esperança de conquistar a Taça de Portugal depois de vencer a última prova disputada em Loulé.
Na categoria de Sénior, o atleta barcelense Jorge Fonseca lidera com tranquilidade, bastando-lhe um quinto  lugar em Vila Verde para assegurar a conquista do título. A consagração em Open 2 dificilmente escapará ao atleta espanhol Dário Muñoz, vencedor de duas das três provas realizadas.
Na categoria Open 1, a correspondente aos mais jovens, os atletas minhotos também estão em evidência, com o vilaverdense Vítor Feio a liderar destacado a classificação.
No dia 17 de Julho, véspera da última prova da Taça de Portugal de Trial Bike, será realizada, pelas 22 horas, uma exibição desta vertente do ciclismo na Praça de Santo António em Vila Verde.
Promovida sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo e da União Ciclista Internacional (Uci), a Taça de Portugal de Trial Bike é organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Loureira, com o apoio da Cision e TrialPortugal.Net.
A etapa de Vila Verde tem o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde, empresa municipal Proviver e Junta de Freguesia da Loureira. A iniciativa enquadra-se no projecto Turismo Activo em Vila Verde, integrando a estratégia de implementação do Programa Municipal de Desenvolvimento do Turismo, que visa tornar Vila Verde num destino turístico de excelência.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.
Recorde-se que o Campeonato Nacional de Trial Bike será disputado no dia 19 de Setembro em Guimarães.

 


Classificação da Taça de Portugal de Trial Bike (após 3 provas):

 

ELITES

1º Ivan Izquierdo Gonzalez, 52 pontos
2º Daniel Alexandre Soares de Sousa, 49  pontos
3º João Carlos Soares de Sousa, 46 pontos
4º Filipe Baltasar Fernandes Gomes, 33 pontos
5º Jorge Pereira Esteves Ferreira, 26 pontos
6º Jonathan Marcos Lopez, 23 pontos
7º Pedro Miguel Soares de Araújo, 22 pontos
8º Pablo Bravo Sanchez, 20 pontos
9º Nuno Miguel Marques Cardoso, 20 pontos
10º Miguel Antona Garcia, 14 pontos
11º Victor Hugo Freire Gonzalez, 13 pontos
12º Fidel Ceada Martin, 10 pontos
13º Alberto Muñoz Palma, 9 pontos 

SÉNIOR
1º  Mário Jorge Carvalho Fonseca, 57 pontos
2º  Eduardo Torres, 49 pontos
3º  Diogo Vasconcelos Pereira, 48 pontos
4º  José Eduardo Ferraz Capelo, 41 pontos
5º  Carlos Gomez Martín, 11 pontos
6º  João Pedro Matias, 11 pontos

 

OPEN 2 
1º  Dario Muñoz, 57 pontos
2º  João Luís L. Sousa Pinto, 52 pontos
3º  Nuno Miguel de Sousa Dantas, 47 pontos
4º  Hélder Xavier Costa Ferraz, 39 pontos
5º  André Filipe Pedroso Freitas, 31 pontos
6º  David Luís Berrocal, 22 pontos
7º  Luís Filipe Pereira da Silva, 16 pontos
8º  Hugo Nuno Tinoco Magalhães, 9 pontos
9º  Manuel Jesus Oliveira Ferreira, 8 pontos
10º  Pedro Oliveira, 8 pontos

 

OPEN 1
1º  Vítor Hugo Barros Feio, 60 pontos
2º  Bruno Pereira Gonçalves, 45 pontos
3º  Gonçalo Vasconcelos Pereira, 43 pontos
4º  Hugo Alexandre Pires Faria, 41 pontos
5º  Nélson Cunha da Silva, 31 pontos
6º  Luís Fernando Soares de Araújo, 28 pontos