Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
28º Grande Prémio do Minho

A RTP 2 agendou para o próximo sábado (<b>10 de Julho</b>) a exibição do magazine do 28º Grande Prémio do Minho em ciclismo. A transmissão terá início às 16h45, logo após o directo da Volta a França.

Com comentários de Marco Chagas, o magazine tem a duração de 17 minutos e foi realizado pela PGM - Projectos Globais de Media  que contou com a colaboração do jornalista Rui Lavaredas e do repórter de imagem Ricardo Costa.
A produção do magazine do 28º Grande Prémio do Minho foi assumida pela Associação de Ciclismo do Minho, entidade organizadora da clássica prova do ciclismo português que regressou à estrada, depois de alguns anos de interregno, de 18 a 20 de Junho.
Após a exibição pelo canal público, o magazine será disponibilizado no site da ACM, da Federação Portuguesa de Ciclismo e do canal video do jornal A Bola.
Recorde-se que Ricardo Mestre (Palmeiras-Resort-Prio) foi o vencedor do 28º Grande Prémio do Minho, competição para a categoria de elites e Sub 23 em que as localidades de Vila Nova de Cerveira, Guimarães, Barcelos e Valença assumiram um papel de destaque no desenrolar da prova.

Ricardo Mestre (Palmeiras-Resort-Prio) é o grande vencedor do 28º Grande Prémio do Minho.

 

O corredor da equipa de Tavira integrou a fuga, que ao quilómetro 20 deixou o pelotão para trás, e conquistou a Camisola Amarela Águas do Noroeste, sinal de vencedor da prova minhota.

José Mendes (LA-Rota dos Móveis) que partiu para a última etapa de 144 Kms em Guimarães de amarelo, terminou na terceira posição, a 1.19 minutos, atrás ainda de João Benta (Madeinox-Boavista).

A etapa final, com partida e chegada na Cidade Berço, foi quase toda feita com fugitivos. Desde o arranque, junto ao Estádio D. Afonso Henriques, as equipas apostaram tudo numa fuga, que acabaria por se desfazer aos 12.5 Kms.

Foi já na Póvoa de Lanhoso que um outro grupo de 15 ciclistas - entre eles Ricardo Mestre - fugiu ao pelotão, ganhando desde logo uma vantagem considerável. Acompanhado por outros três companheiros de equipa, o grupo dos líderes chegou a deter 6.30 minutos de avanço sobre o pelotão, onde José Mendes e a LA-Rota dos Móveis, tentavam diminuir a vantagem.

No início da subida à Penha, Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), Hélder Oliveira (Barbot-Siper) e Vasco Ferreira (ASC/Vitória/RTL) deixaram a concorrência para trás, e depois de vários ataques inconsequentes do vitoriano - fortemente apoiado pelo muito público de Guimarães - Sérgio Sousa, já dentro dos últimos 500 metros, arrancou para o triunfo na etapa.

Ricardo Mestre (Palmeiras-Resort-Prio), chegou 20 segundos depois, na 4ª posição, ganhando mais de um minuto a José Mendes e João Benta, o suficiente para festejar a conquista do 28º Grande Prémio do Minho.

Por equipas, o Madeinox-Boavista foi o grande vencedor. João Benta (Madeinox-Boavista), ficou com a Camisola Verde Jogo Limpo, dos pontos. Ricardo Mestre, cumulativamente com a amarela, conquistou a Camisola Azul ‘A minha óptica’, da montanha. Carlos Gomes (Cartaxo-Capital do Vinho) confirmou a vitória nas metas volantes, envergando a Camisola Branca Reclamos Vitória. Nilton Lopes (Aluvia-valongo) vestiu de laranja, sinal do triunfo na classificação da juventude.

O prémio atribuído ao melhor atleta classificado filiado na Associação de Ciclismo do Minho, foi para Bruno Borges (ASC/Vitória/RTL), que terminou na 14ª posição da geral.
 

“Águas do Noroeste” patrocinou a camisola amarela

 

A Águas do Noroeste - empresa resultante da fusão da Águas do Ave, Águas do Cávado e Águas do Minho e Lima - foi a patrocinadora da camisola amarela, símbolo de liderança, do 28º Grande Prémio do Minho em ciclismo.
Com sede em Barcelos e pólos em Guimarães e Viana do Castelo, a Águas do Noroeste (www.adnoroeste.pt) está integrada no grupo Águas de Portugal, sendo a primeira empresa resultante de um processo de fusão no sector da água em Portugal, tornando-se numa das maiores gestoras de sistemas multimunicipais de água e saneamento a actuar em Portugal.
Integrando mais de 30 municípios da região do norte, predominantemente do Minho, a criação da Águas do Noroeste permitirá integrar o ciclo urbano da água no novo sistema multimunicipal, garantindo o reforço da sustentabilidade económica e financeira, a obtenção de sinergias, a partilha e maximização de recursos, a redução das tarifas e o aumento da eficácia e eficiência do sistema.
Pretendendo afirmar-se como uma empresa de referência nacional no sector da água, em termos da qualidade do serviço prestado, e um parceiro activo para o desenvolvimento sustentável da região, a Águas do Noroeste transmitiu no Grande Prémio do Minho as mensagens "A Água de todos, na vida de cada um" e "A água de todos, nas vitórias de cada um".
A camisola azul do Grande Prémio do Minho, símbolo da liderança da classificação da montanha, foi patrocinada pela empresa “A Minha Óptica”, com instalações em Guimarães, Vizela e Felgueiras que oferece serviços nas áreas de optometria, contactologia, proporcionar consultas grátis e oferece uma grande gama de marcas e modelos de óculos.
A empresa Reclamos Vitória patrocinou a camisola laranja, símbolo da liderança da classificação da juventude. A jovem empresa, com sede em Guimarães, é fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho e presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa.
Com sede em Fafe, a empresa Fafebombas patrocinou a camisola branca, atribuída ao líder da classificação geral das Metas Volantes.
A camisola verde, da classificação por pontos, teve a inscrição do “Jogo Limpo” um manifesto pela ética desportiva promovido pela Associação de Ciclismo do Minho que pode ser subscrito em www.acm.pt.
A 28ºedição do Grande Prémio do Minho em ciclismo contou ainda com o apoio das Câmaras Municipais de Vila Nova de Cerveira, Guimarães, Barcelos e Valença , Federação Portuguesa de Ciclismo, Águas do Noroeste, A Minha Óptica (Guimarães, Vizela e Felgueiras), Reclamos Vitória, Fafebombas, Cision (líder mundial na monitorização e avaliação dos meios de comunicação social), Humberto & Oliveira, Lda. (Felgueiras), Auto Terror, Jopedois, Retiro Vínico, Remáquinas, FullWear, Fullsport, Liberty Seguros, Rui Jorge – Fotografia, Diário do Minho (jornal oficial), Grupo Santiago, Pgm e Ciclismo a fundo (revista oficial).

José Mendes, da LA Rota dos Móveis, vai partir amanhã, sábado, para a última etapa do 28º Grande Prémio do Minho com a Camisola Amarela segura por apenas três segundos.

 

O atleta minhoto, que amanhã correrá em casa, ficou em 8º na segunda etapa, que ligou Valença a Barcelos, numa extensão de 154 Kms. O corredor da formação de Paredes perdeu apenas tempo para José Benta, da Madeinox Boavista, que chegou a Barcelos três segundos antes, e agora está na 2ª posição da geral individual. Santiago Perez, do CC Loulé, que foi 5º na etapa, baixou uma posição na geral, sendo agora 3º, mas mantendo os mesmos quatro segundos de desvantagem para o líder.

Numa etapa mais plana e veloz que contou apenas com três Metas Volantes, o ritmo foi grande desde início. A média final ficou nos 44 Kms/h.

Oito corredores tentaram a fuga praticamente ao quilómetro zero, mantendo-se nessa posição até à 1ª hora de prova.

As escaramuças na frente da corrida não pararam, com os atletas do Barbot, ASC/Vitória/RTL e Madeinox Boavista sempre bastante activos. As intenções dos vários fugitivos foram no entanto sendo anuladas e aos 132 Km o pelotão voltou a ficar compacto. Momento aproveitado para António Amorim, da Barbot, encetar a sua fuga, acompanhando-o depois André Cardoso, do Palmeiras Resort/PRIO. Este duo entendeu-se na perfeição e acabou por levar a fuga até à meta instalada na Avenida da Liberdade, em pleno centro da cidade de Barcelos. Aí o homem do Barbot foi mais forte ao sprint, acabando por dar a vitória na etapa à sua equipa.

Nas classificações gerais individuais Santiago Perez (CC Loulé), lidera, seguido de perto por José Mendes (LA Rota dos Móveis) e João Benta (Madeinox).

Na montanha Hugo Sancho (Mortágua) lidera mas em igualdade com Hugo Leal (Aluvia/Valongo).

Carlos Gomes (Cartaxo) mantém a Camisola Branca, à frente de Sérgio Sousa (Madeinox) e Hugo Leal (Aluvia/Valongo).

Na juventude, António Carvalho (Mortágua) subiu para a primeira posição, relegando Domingos Gonçalves (Liberty) para o segundo lugar.


Valença acordou em festa

Antes da festa do ciclismo passar para a estrada, Valença foi palco de muita animação logo pela manhã. No Campo da Feira, na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, houve demonstrações de Kung Fu, dança, pela Escola Adeixa e Grupo Dance Valença, e ainda actuações dos vencedores do Festival da Canção, Ode de Estrelas.

3ª etapa liga Guimarães a Guimarães


A terceira e última etapa (Guimarães – Guimarães / Penha) será disputada no dia 20 de Junho (domingo), trazendo de novo a montanha ao Grande Prémio do Minho. Com 144 quilómetros, a caravana partirá do Estádio D. Afonso Henriques para uma primeira parte do percurso sem dificuldades aparentes, começando estas a surgir com a aproximação da contagem de montanha de Rossas. Vencidas as dificuldades de Rossas e da Lameira, o pelotão terá ainda que percorrer 60 quilómetros antes de chegar ao empredado que assinala o início da subida da Penha, pela Costa. Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto, Arco de Baúlhe, Fafe e Vizela estarão para trás quando os corredores abordarem a última e decisiva subida. Tal como nas restantes etapas e percurso, para os quilómetros finais está em perspectiva um empolgante espectáculo desportivo ao qual não faltará certamente muito público para coroar na Penha o vencedor do 28º Grande Prémio do Minho em ciclismo.

 

“Águas do Noroeste” patrocina a camisola amarela

 

A Águas do Noroeste - empresa resultante da fusão da Águas do Ave, Águas do Cávado e Águas do Minho e Lima - é a patrocinadora da camisola amarela, símbolo de liderança, do 28º Grande Prémio do Minho em ciclismo.
Com sede em Barcelos e pólos em Guimarães e Viana do Castelo, a Águas do Noroeste (www.adnoroeste.pt) está integrada no grupo Águas de Portugal, sendo a primeira empresa resultante de um processo de fusão no sector da água em Portugal, tornando-se numa das maiores gestoras de sistemas multimunicipais de água e saneamento a actuar em Portugal.
Integrando mais de 30 municípios da região do norte, predominantemente do Minho, a criação da Águas do Noroeste permitirá integrar o ciclo urbano da água no novo sistema multimunicipal, garantindo o reforço da sustentabilidade económica e financeira, a obtenção de sinergias, a partilha e maximização de recursos, a redução das tarifas e o aumento da eficácia e eficiência do sistema.
Pretendendo afirmar-se como uma empresa de referência nacional no sector da água, em termos da qualidade do serviço prestado, e um parceiro activo para o desenvolvimento sustentável da região, a Águas do Noroeste transmitirá no Grande Prémio do Minho as mensagens "A Água de todos, na vida de cada um" e "A água de todos, nas vitórias de cada um".
A camisola azul do Grande Prémio do Minho, símbolo da liderança da classificação da montanha, é patrocinada pela empresa “A Minha Óptica”, empresa com instalações em Guimarães, Vizela e Felgueiras que oferece serviços nas áreas de optometria, contactologia, proporcionar consultas grátis e oferece uma grande gama de marcas e modelos de óculos.
A empresa Reclamos Vitória patrocina a camisola laranja, símbolo da liderança da classificação da juventude. A jovem empresa, com sede em Guimarães, é fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho e presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa.
Com sede em Fafe, a empresa Fafebombas patrocina a camisola branca, atribuída ao líder da classificação geral das Metas Volantes.
A camisola verde, da classificação por pontos, tem a inscrição do “Jogo Limpo” um manifesto pela ética desportiva promovido pela Associação de Ciclismo do Minho que pode ser subscrito em www.acm.pt.
A 28ºedição do Grande Prémio do Minho em ciclismo conta ainda com o apoio das Câmaras Municipais de Vila Nova de Cerveira, Guimarães, Barcelos e Valença e da Cision (líder mundial na monitorização e avaliação dos meios de comunicação social), FullWear (fornecedor das camisolas de liderança), Fullsport, Humberto & Oliveira, Lda. (Felgueiras), Auto Terror, Jopedois, Remáquinas, Diário do Minho (jornal oficial), Grupo Santiago, Pgm e Ciclismo a fundo (revista oficial).

 

ETAPAS DO 28º GRANDE PRÉMIO DO MINHO

3ª etapa -  Domingo, 20 de Junho de 2010
Guimarães - Guimarães / Penha (144 Kms)

Guimarães - Capital Europeia da Cultura’2012

 

PARTIDA: 11h55 (Guimarães -  Águas do Noroeste,  Pólo Guimarães), Estádio D. Afonso Henriques)
CHEGADA: 15h30 (Guimarães / Penha - junto ao Hotel)
PRÉMIOS DA MONTANHA: Rossas - Cabeceiras de Basto (3ª categoria), Lameira (2ª categoria) e Penha (1ª categoria)
METAS VOLANTES: Fafe, Vizela - Fórum Vizela (A Minha Óptica) e Guimarães - Largo do Toural (A Minha Óptica)

RESUMO DO PERCURSO: Fermentões, Ponte, Taipas, São Cláudio de Barco, Briteiros (12h16), Donim, Santo Emilião, São Martinho Campo, Póvoa de Lanhoso (12h30), Fontarcada, Ralde, Rossas (12h57), Cabeceiras de Basto (13h24), Arco de Baúlhe, Gandarela, Lameira (13h54), Pica, Fafe (14h15), Arões, Portela de Arões, Paçô Vieira, EN 101, Vila Nova de Infantas (14h33), Serzedo, São Paio de Vizela, Vizela (14h46), Infias, Moreira de Cónegos, Vila Lordelo, VIM, Serzedelo, Gondar (15h08), Selho São Jorge, Guimarães, Alameda Mariano Felgueiras, Av. Conde Margaride, Rua Paio Galvão, Largo Toural (15h20), Al. São Dâmaso, Rua Dr. José Sampaio, Costa, São Roque, Penha.

José Mendes da LA Rota dos Móveis, foi o grande vencedor da primeira etapa do 28º Grande Prémio do Minho, que ligou Vila Nova de Cerveira a Vila Nova de Cerveira numa extensão de 140 quilómetros.

 

O corredor da formação de Paredes fugiu ao pelotão nos últimos quilómetros da etapa juntamente com outros nove ciclistas e impôs-se ao ‘srpint’ a Santiago Perez, do CC Loulé/Aquashow, na linha da meta instalada no Parque de Lazer de Vila Nova de Cerveira. Na terceira posição ficou o búlgaro Danail Petrov da Madeinox/Boavista, com o mesmo tempo do vencedor.

A primeira etapa que se iniciou com um pelotão de 95 atletas, em representação de 13 equipas, foi realizada em 3 horas 29 minutos e 51 segundos, a uma velocidade de 40Km/h, bem significativos, já que a etapa contou três contagens de montanha, uma delas a difícil subida, de primeira categoria, ao Sopo.

Desde bem cedo houve bastantes mexidas na frente do pelotão, que chegou a ter mais de cinco minutos de diferença para um grupo de quatro ciclistas, constituído por Hélder Leal (Aluvia/Valongo), Nuno Meireles (Mortágua/BASI), Carlos Gomes (Cartaxo) e Casimiro Oliveira (Maia Bike Team). 

Depois de várias outras fugas, sem sucesso, o pelotão voltou a juntar-se a cinco quilómetros da meta. Momento aproveitado para Hugo Shancho se tentar escapar e arrastar consigo mais nove corredores, entre eles José Mendes, que acabaria por se superiorizar sob a linha da meta.

O vimaranense ao serviço da LA Rota dos Móveis parte assim para a 2ª etapa com a Camisola da Amarela - Águas do Noroeste e uma curta vantagem de 4 segundos para Santiago Perez (CC Loulé) e 6 segundos para Danail Petrov (Madeinox/Boavista).

José Mendes é também líder na Camisola Verde - Jogo Limpo, da classificação por pontos. Hugo Sancho (Mortágua/BASI) lidera a classificação de Montanha, envergando agora a Camisola Azul - A minha Óptica. Domingo Gonçalves (Liberty Seguros) é o primeiro classificado na Classificação geral da Juventude - Reclamos Vitória e Carlos Gomes (Cartaxo) segue na frente na Geral das Metas Volantes, vestindo agora a Camisola Branca - FafeBombas.

Por equipas, a Madeinox/Boavista lidera com 53 segundos de vantagem sobre a LA Rota dos Móveis, CC Loulé/Aquashow e Palmeiras Resort/Pri.

 

Declarações de José Mendes (LA Rota dos Móveis)



“Foi uma etapa muito dura, já com muita montanha, percorrida a uma alta velocidade. O  pelotão rolou muito rápido e foi muito complicado especialmente nesta última montanha de primeira categoria. Só na parte final, provavelmente por já não estarem a contar, é que consegui surpreender e vencer a etapa.
Amanhã é teoricamente uma etapa mais fácil, mas às vezes é nos percursos mais fáceis que se decidem as corridas. A LA vai estar atenta para defender esta camisola para no último dia chegar a Guimarães com ela, o que para seria um sonho para mim, já que eu sou natural de Guimarães”.


Barcelos e Valença recebem Grande Prémio do Minho



Para o regresso do Grande Prémio do Minho, a Associação de Ciclismo do Minho programou um conjunto de actividades de animação a desenvolver nos locais de partida e chegada das três etapas, nomeadamente, em Vila Nova de Cerveira, Valença, Barcelos e Guimarães.

Com a participação de 95 corredores, em representação de treze equipas dos escalões de Elites e Sub 23, o 28º Grande Prémio do Minho prossegue amanhã com a etapa que ligará Valença e Barcelos.

A segunda etapa (Valença – Barcelos) terá a extensão de 154 quilómetros e não incluirá contagens de montanha, sendo mais favorável aos roladores e uma oportunidade para os sprinters brilharem no Grande Prémio do Minho. O desfecho será, no entanto, imprevisível, sendo de considerar o interesse pelas bonificações em tempo a atribuir na chegada e as três metas volantes que estarão em disputada. O traçado da terceira etapa prevê que a caravana passe novamente por Vila Nova de Cerveira e Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo e por freguesias das zonas norte e sul de Barcelos. A chegada será na avenida da Liberdade, em Barcelos, por onde o pelotão passará antes de concluir o trajecto.

 

A terceira e última etapa (Guimarães – Guimarães / Penha) será disputada no dia 20 de Junho (domingo), trazendo de novo a montanha ao Grande Prémio do Minho. Com 144 quilómetros, a caravana partirá do Estádio D. Afonso Henriques para uma primeira parte do percurso sem dificuldades aparentes, começando estas a surgir com a aproximação da contagem de montanha de Rossas. Vencidas as dificuldades de Rossas e da Lameira, o pelotão terá ainda que percorrer 60 quilómetros antes de chegar ao empredado que assinala o início da subida da Penha, pela Costa. Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto, Arco de Baúlhe, Fafe e Vizela estarão para trás quando os corredores abordarem a última e decisiva subida. Tal como nas restantes etapas e percurso, para os quilómetros finais está em perspectiva um empolgante espectáculo desportivo ao qual não faltará certamente muito público para coroar na Penha o vencedor do 28º Grande Prémio do Minho em ciclismo.

 

“Águas do Noroeste” patrocina a camisola amarela

 

A Águas do Noroeste - empresa resultante da fusão da Águas do Ave, Águas do Cávado e Águas do Minho e Lima - é a patrocinadora da camisola amarela, símbolo de liderança, do 28º Grande Prémio do Minho em ciclismo.
Com sede em Barcelos e pólos em Guimarães e Viana do Castelo, a Águas do Noroeste (www.adnoroeste.pt) está integrada no grupo Águas de Portugal, sendo a primeira empresa resultante de um processo de fusão no sector da água em Portugal, tornando-se numa das maiores gestoras de sistemas multimunicipais de água e saneamento a actuar em Portugal.
Integrando mais de 30 municípios da região do norte, predominantemente do Minho, a criação da Águas do Noroeste permitirá integrar o ciclo urbano da água no novo sistema multimunicipal, garantindo o reforço da sustentabilidade económica e financeira, a obtenção de sinergias, a partilha e maximização de recursos, a redução das tarifas e o aumento da eficácia e eficiência do sistema.
Pretendendo afirmar-se como uma empresa de referência nacional no sector da água, em termos da qualidade do serviço prestado, e um parceiro activo para o desenvolvimento sustentável da região, a Águas do Noroeste transmitirá no Grande Prémio do Minho as mensagens "A Água de todos, na vida de cada um" e "A água de todos, nas vitórias de cada um".
A camisola azul do Grande Prémio do Minho, símbolo da liderança da classificação da montanha, é patrocinada pela empresa “A Minha Óptica”, empresa com instalações em Guimarães, Vizela e Felgueiras que oferece serviços nas áreas de optometria, contactologia, proporcionar consultas grátis e oferece uma grande gama de marcas e modelos de óculos.
A empresa Reclamos Vitória patrocina a camisola laranja, símbolo da liderança da classificação da juventude. A jovem empresa, com sede em Guimarães, é fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho e presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa.
Com sede em Fafe, a empresa Fafebombas patrocina a camisola branca, atribuída ao líder da classificação geral das Metas Volantes.
A camisola verde, da classificação por pontos, tem a inscrição do “Jogo Limpo” um manifesto pela ética desportiva promovido pela Associação de Ciclismo do Minho que pode ser subscrito em www.acm.pt.
A 28ºedição do Grande Prémio do Minho em ciclismo conta ainda com o apoio das Câmaras Municipais de Vila Nova de Cerveira, Guimarães, Barcelos e Valença e da Cision (líder mundial na monitorização e avaliação dos meios de comunicação social), FullWear (fornecedor das camisolas de liderança), Fullsport, Humberto & Oliveira, Lda. (Felgueiras), Auto Terror, Jopedois, Remáquinas, Diário do Minho (jornal oficial), Grupo Santiago, Pgm e Ciclismo a fundo (revista oficial).

 

ETAPAS DO 28º GRANDE PRÉMIO DO MINHO

2ª etapa -  Sábado, 19 de Junho de 2010
Valença - Barcelos (154 Kms)

Valença, Fortaleza Viva  /  Barcelos está o máximo

 

PARTIDA: 11h58 (Valença, Largo da Feira)
CHEGADA:  15h34 (Barcelos, Avenida da Liberdade)
METAS VOLANTES: Viana do Castelo (Águas do Noroeste - Pólo de Viana do Castelo), Barcelos (Avenida da Liberdade) e Areias de Vilar (Águas do Noroeste - Pólo de Barcelos)

RESUMO DO PERCURSO: Valença, São Pedro da Torre, Vila Nova de Cerveira (12h16), Lanhelas, Caminha (12h30), Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife (12h48), Viana do Castelo - Praça do Alto Minho (13h13), Darque, Vila Fria, Neves, Barroselas (13h32), Balugães, Cossourado, Panque, Alheira (13h58), Roriz, Lijó, Arcozelo, Barcelos - Avenida da Liberdade (14h17), Rio Côvo, Santa Eugénia, Areias de Vilar (14h27), Adães, Gamil, EN 204, Várzea, Midões, Rio Covo, Silveiros (14h45), Via Todos, Louro, Brufe, Outiz, Cavalões, Gondifelos, Negreiros, Balazar (15h11), Macieira de Rates, Gueral, Pedra Furada, Góios (15h24), Pereira, Alvelos, Barcelinhos, Barcelos, Avenida da Liberdade.

 

3ª etapa -  Domingo, 20 de Junho de 2010
Guimarães - Guimarães / Penha (144 Kms)

Guimarães - Capital Europeia da Cultura’2012

 

PARTIDA: 11h55 (Guimarães -  Águas do Noroeste,  Pólo Guimarães), Estádio D. Afonso Henriques)
CHEGADA: 15h30 (Guimarães / Penha - junto ao Hotel)
PRÉMIOS DA MONTANHA: Rossas - Cabeceiras de Basto (3ª categoria), Lameira (2ª categoria) e Penha (1ª categoria)
METAS VOLANTES: Fafe, Vizela - Fórum Vizela (A Minha Óptica) e Guimarães - Largo do Toural (A Minha Óptica)

RESUMO DO PERCURSO: Fermentões, Ponte, Taipas, São Cláudio de Barco, Briteiros (12h16), Donim, Santo Emilião, São Martinho Campo, Póvoa de Lanhoso (12h30), Fontarcada, Ralde, Rossas (12h57), Cabeceiras de Basto (13h24), Arco de Baúlhe, Gandarela, Lameira (13h54), Pica, Fafe (14h15), Arões, Portela de Arões, Paçô Vieira, EN 101, Vila Nova de Infantas (14h33), Serzedo, São Paio de Vizela, Vizela (14h46), Infias, Moreira de Cónegos, Vila Lordelo, VIM, Serzedelo, Gondar (15h08), Selho São Jorge, Guimarães, Alameda Mariano Felgueiras, Av. Conde Margaride, Rua Paio Galvão, Largo Toural (15h20), Al. São Dâmaso, Rua Dr. José Sampaio, Costa, São Roque, Penha.

A organização do Grande Prémio do Minho em ciclismo garantiu hoje o arranque da prova, na sexta feira, em Vila Nova de Cerveira, mas sob protesto, contra o custo do policiamento.
“Hoje tivemos a confirmação dos valores a pagar e decidimos que a prova vai para a estrada, mas vamos tomar uma atitude à partida, com todo o pelotão”, disse hoje à Agência Lusa o presidente da Associação de Ciclismo do Minho (ACM).
Segundo José Luís Ribeiro, a organização da corrida, que vai contar com o pelotão profissional português e algumas equipas sub-23, recebeu um orçamento de oito mil euros para o patrulhamento da prova por militares da GNR.
“É praticamente o dobro do que estava orçamentado”, frisou o responsável, admitindo que, caso se mantenham os valores, está em causa a organização da Volta a Portugal de Cadetes e Juniores, cuja organização cabe à ACM, “porque estamos a falar em provas de sete dias”.
Sem detalhar a forma de protesto, José Luís Ribeiro contestou a “falta de comparticipação do Estado” para o policiamento da modalidade, [ao contrário do que acontece com as modalidades amadoras disputadas em recintos desportivos].

JPS - Agência Lusa (11188561)
 

Com o arranque da competição em Vila Nova de Cerveira e o final na montanha da Penha (Guimarães), o pelotão de Elites e Sub 23 terá que percorrer um total de 438 quilómetros repartidos por três etapas, durante as quais encontrarão seis contagens do prémio da montanha e nove metas volantes.
A montanha ajudará certamente a encontrar o vencedor do 28º Grande Prémio do Minho, mas o traçado da prova – definido tendo em atenção a altura da época e a participação de atletas Sub 23 – deixa antever que será uma prova disputada até à última subida e aberta à vitória de qualquer corredor.
Para o regresso do Grande Prémio do Minho, a Associação de Ciclismo do Minho programou um conjunto de actividades de animação a desenvolver nos locais de partida e chegada das três etapas, nomeadamente, em Vila Nova de Cerveira, Valença, Barcelos e Guimarães.

A primeira etapa (Vila Nova de Cerveira – Vila Nova de Cerveira), será disputada no dia 18 de Junho (sexta-feira) num percurso de 140 quilómetros por entre a arte e a beleza de Vila Nova de Cerveira. Com a estreia da difícil subida do Sopo em provas de ciclismo, o pelotão terá que enfrentar um “carrossel” com rampas bastante inclinadas antes de concluir a etapa junto ao rio Minho. Até à primeira contagem de montanha, no Extremo, a etapa não apresentará grandes dificuldades, mas estas serão acrescidas quando, depois de atravessada a contagem de montanha de Padroso, os ciclistas iniciarem a aproximação em paralelo à subida para o Sopo. Alcançado o ponto mais alto da etapa, o pelotão regressará a Vila Nova de Cerveira para concluir uma etapa que se perspectiva espectacular e que terá a particularidade de terminar junto ao rio, no Parque de Lazer do Castelinho. O percurso da etapa de Vila Nova de Cerveira inclui ainda três metas volantes e a passagem por localidades como Monção, Paredes de Coura e Caminha.

No dia 19 de Junho (sábado), a segunda etapa (Valença – Barcelos) terá a extensão de 154 quilómetros e não incluirá contagens de montanha, sendo mais favorável aos roladores e uma oportunidade para os sprinters brilharem no Grande Prémio do Minho. O desfecho será, no entanto, imprevisível, sendo de considerar o interesse pelas bonificações em tempo a atribuir na chegada e as três metas volantes que estarão em disputada. O traçado da terceira etapa prevê que a caravana passe novamente por Vila Nova de Cerveira e Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo e por freguesias das zonas norte e sul de Barcelos. A chegada será na avenida da Liberdade, em Barcelos, por onde o pelotão passará antes de concluir o trajecto.

A terceira e última etapa (Guimarães – Guimarães / Penha) será disputada no dia 20 de Junho (domingo), trazendo de novo a montanha ao Grande Prémio do Minho. Com 144 quilómetros, a caravana partirá do Estádio D. Afonso Henriques para uma primeira parte do percurso sem dificuldades aparentes, começando estas a surgir com a aproximação da contagem de montanha de Rossas. Vencidas as dificuldades de Rossas e da Lameira, o pelotão terá ainda que percorrer 60 quilómetros antes de chegar ao empredado que assinala o início da subida da Penha, pela Costa. Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto, Arco de Baúlhe, Fafe e Vizela estarão para trás quando os corredores abordarem a última e decisiva subida. Tal como nas restantes etapas e percurso, para os quilómetros finais está em perspectiva um empolgante espectáculo desportivo ao qual não faltará certamente muito público para coroar na Penha o vencedor do 28º Grande Prémio do Minho em ciclismo.


ETAPAS DO 28º GRANDE PRÉMIO DO MINHO


1ª etapa -  Sexta-feira, 18 de Junho de 2010
Vila Nova de Cerveira - Vila Nova de Cerveira (140 Kms)

Cerveira - Arte e Beleza Natural

PARTIDA: 13h58 (Vila Nova de Cerveira, Aquamuseu Rio Minho, Parque Lazer Castelinho)
CHEGADA: 17h20 (Vila Nova de Cerveira, Aquamuseu Rio Minho, Parque Lazer Castelinho)
PRÉMIOS MONTANHA: Extremo (3ª categoria), Padroso (2ª categoria) e Sopo (1ª categoria)
METAS VOLANTES: Monção, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira (Etar de Cerveira - Águas do Noroeste)

RESUMO DO PERCURSO: Vila Meã, São Pedro da Torre, EN 101, Ganfei (14h20), Verdoejo, Troporiz, Monção (14h42), Trute, Barroças, Extremo (15h05), Padroso (15h13), Insalde, Angústias, Moselos, Paredes de Coura (15h25), Resende, Cunha, Águalonga (15h38), São Roque, Cossourado, Candemil (15h59), Nogueira, Reboreda, EN 13 - Vila Nova de Cerveira, Lanhelas (16h20), Seixas, Caminha, Vilar de Mouros (16h38), Covas, Sopo (17h05), Vila Nova de Cerveira.

 

2ª etapa -  Sábado, 19 de Junho de 2010
Valença - Barcelos (154 Kms)

Valença, Fortaleza Viva  /  Barcelos está o máximo

 

PARTIDA: 11h58 (Valença, Largo da Feira)
CHEGADA:  15h34 (Barcelos, Avenida da Liberdade)
METAS VOLANTES: Viana do Castelo (Águas do Noroeste - Pólo de Viana do Castelo), Barcelos (Avenida da Liberdade) e Areias de Vilar (Águas do Noroeste - Pólo de Barcelos)

RESUMO DO PERCURSO: Valença, São Pedro da Torre, Vila Nova de Cerveira (12h16), Lanhelas, Caminha (12h30), Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife (12h48), Viana do Castelo - Praça do Alto Minho (13h13), Darque, Vila Fria, Neves, Barroselas (13h32), Balugães, Cossourado, Panque, Alheira (13h58), Roriz, Lijó, Arcozelo, Barcelos - Avenida da Liberdade (14h17), Rio Côvo, Santa Eugénia, Areias de Vilar (14h27), Adães, Gamil, EN 204, Várzea, Midões, Rio Covo, Silveiros (14h45), Via Todos, Louro, Brufe, Outiz, Cavalões, Gondifelos, Negreiros, Balazar (15h11), Macieira de Rates, Gueral, Pedra Furada, Góios (15h24), Pereira, Alvelos, Barcelinhos, Barcelos, Avenida da Liberdade.

 

3ª etapa -  Domingo, 20 de Junho de 2010
Guimarães - Guimarães / Penha (144 Kms)

Guimarães - Capital Europeia da Cultura’2012

 

PARTIDA: 11h55 (Guimarães -  Águas do Noroeste,  Pólo Guimarães), Estádio D. Afonso Henriques)
CHEGADA: 15h30 (Guimarães / Penha - junto ao Hotel)
PRÉMIOS DA MONTANHA: Rossas - Cabeceiras de Basto (3ª categoria), Lameira (2ª categoria) e Penha (1ª categoria)
METAS VOLANTES: Fafe, Vizela - Fórum Vizela (A Minha Óptica) e Guimarães - Largo do Toural (A Minha Óptica)

RESUMO DO PERCURSO: Fermentões, Ponte, Taipas, São Cláudio de Barco, Briteiros (12h16), Donim, Santo Emilião, São Martinho Campo, Póvoa de Lanhoso (12h30), Fontarcada, Ralde, Rossas (12h57), Cabeceiras de Basto (13h24), Arco de Baúlhe, Gandarela, Lameira (13h54), Pica, Fafe (14h15), Arões, Portela de Arões, Paçô Vieira, EN 101, Vila Nova de Infantas (14h33), Serzedo, São Paio de Vizela, Vizela (14h46), Infias, Moreira de Cónegos, Vila Lordelo, VIM, Serzedelo, Gondar (15h08), Selho São Jorge, Guimarães, Alameda Mariano Felgueiras, Av. Conde Margaride, Rua Paio Galvão, Largo Toural (15h20), Al. São Dâmaso, Rua Dr. José Sampaio, Costa, São Roque, Penha.

Joaquim Sampaio será o portador do dorsal número um do 28º Grande Prémio do Minho em ciclismo, de acordo com a decisão da organização que procedeu à atribuição dos dorsais com base na classificação colectiva do último Grande Prémio do Minho.
O veterano corredor e irmão do falecido ciclista Manuel Abreu partirá para a primeira etapa com a camisola amarela (Águas do Noroeste) do Grande Prémio do Minho.
Experiente, respeitado e acarinhado, Joaquim Sampaio, de 40 anos e natural de Guimarães, é um dos veteranos do pelotão português. A acrescentar aos resultados que coleccionou ao longo de toda a carreira, Joaquim Sampaio venceu no ano passado a 4ª Clássica do Sotavento Algarvio e o Grande Prémio Abimota, sendo reconhecido grande prestígio e popularidade ao corredor da Madeinox/Boavista.
A organização da prova deliberou que a formação Sub 23 da ASC - Vitória - RTL partirá na primeira etapa com a camisola laranja (Reclamos Vitória), símbolo da liderança da juventude e a Liberty Seguros - Santa Maria da Feira com a camisola verde (Jogo Limpo - Manifesto pela ética desportiva), da classificação por pontos. A Barbot - Siper iniciará o Grande Prémio do Minho com a camisola Azul (A Minha Óptica) da classificação da montanha e a equipa Mortágua - Basi com a camisola branca (Fafebombas) das metas volantes.

 

 

A Águas do Noroeste - empresa resultante da fusão da Águas do Ave, Águas do Cávado e Águas do Minho e Lima - será a patrocinadora da camisola amarela, símbolo de liderança, do 28º Grande Prémio do Minho em ciclismo.
Com sede em Barcelos e pólos em Guimarães e Viana do Castelo, a Águas do Noroeste (www.adnoroeste.pt) está integrada no grupo Águas de Portugal, sendo a primeira empresa resultante de um processo de fusão no sector da água em Portugal, tornando-se numa das maiores gestoras de sistemas multimunicipais de água e saneamento a actuar em Portugal.
Integrando mais de 30 municípios da região do norte, predominantemente do Minho, a criação da Águas do Noroeste permitirá integrar o ciclo urbano da água no novo sistema multimunicipal, garantindo o reforço da sustentabilidade económica e financeira, a obtenção de sinergias, a partilha e maximização de recursos, a redução das tarifas e o aumento da eficácia e eficiência do sistema.
Pretendendo afirmar-se como uma empresa de referência nacional no sector da água, em termos da qualidade do serviço prestado, e um parceiro activo para o desenvolvimento sustentável da região, a Águas do Noroeste transmitirá no Grande Prémio do Minho as mensagens "A Água de todos, na vida de cada um" e "A água de todos, nas vitórias de cada um".
A camisola azul do Grande Prémio do Minho, símbolo da liderança da classificação da montanha, será patrocinada pela empresa “A Minha Óptica”, empresa com instalações em Guimarães, Vizela e Felgueiras que oferece serviços nas áreas de optometria, contactologia, proporcionar consultas grátis e oferece uma grande gama de marcas e modelos de óculos.
A empresa Reclamos Vitória patrocina a camisola laranja, símbolo da liderança da classificação da juventude. A jovem empresa, com sede em Guimarães, é fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho e presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa.
Com sede em Fafe, a empresa Fafebombas patrocina a camisola branca, atribuída ao líder da classificação geral das Metas Volantes.
A camisola verde, da classificação por pontos, terá a inscrição do “Jogo Limpo” um manifesto pela ética desportiva promovido pela Associação de Ciclismo do Minho que pode ser subscrito em www.acm.pt.
A 28ºedição do Grande Prémio do Minho em ciclismo conta ainda com o apoio das Câmaras Municipais de Vila Nova de Cerveira, Guimarães, Barcelos e Valença e da Cision (líder mundial na monitorização e avaliação dos meios de comunicação social), FullWear (fornecedor das camisolas de liderança), Fullsport, Humberto & Oliveira, Lda. (Felgueiras), Auto Terror, Jopedois, Remáquinas, Diário do Minho (jornal oficial), Grupo Santiago, Pgm e Ciclismo a fundo (revista oficial).

A Associação de Ciclismo do Minho organiza no dia 19 de Junho o 1º convívio do Grande Prémio do Minho.
A iniciativa decorrerá em Guimarães e pretende juntar todos os que tenham participado (independentemente da função) nas diversas edições do Grande Prémio do Minho em ciclismo ou tenham integrado as respectivas equipas organizadoras.
Como em tempos escreveu Homero Serpa, o Grande Prémio do Minho é "uma corrida onde correm bicicletas e corre a amizade", pretendendo a Associação de Ciclismo do Minho - garantido que está o regresso à estrada da prova - juntar todos os que, fruto da sua perseverança e dedicação, organizaram o Grande Prémio em anos anteriores e/ou participaram no evento desportivo (independentemente da função).
O convívio decorrerá, a partir das 20 horas, no restaurante Oliveiras (Paçô Vieira, estrada Guimarães-Fafe) e a participação tem o custo de 15 euros. As inscrições podem ser efectuadas até ao dia 11 de Junho na Associação de Ciclismo do Minho (ao cuidado de Carlos Pereira – Tlm: 965247761, Telefone: 253 416946 - Fax: 253 408839 - Email: carlos.pereira@acm.pt ou geral@acm.pt).
Recorde-se que, depois de alguns anos de interregno, o Grande Prémio do Minho em ciclismo regressa à estrada de 18 a 20 de Junho com Vila Nova de Cerveira, Guimarães, Barcelos e Valença a assumirem um papel de destaque no desenrolar da clássica prova do ciclismo português.
Etapa marcante do ciclismo do Minho e do País, o Grande Prémio do Minho, cuja primeira edição remonta a 1977, é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e destina-se às categorias de Elites e Sub 23.

 

Em 1977, aquando do surgimento da Associação de Ciclismo do Minho (ACM) e do Grande Prémio do Minho, entraves “económicos e sociais de vária ordem”, dizia-se então, “não consentiam manter a esperança ou fazer do sonho realidade”. A situação da altura veio acelerar decisões, algumas delas drásticas.

Volvidos 33 anos, o momento é altamente desfavorável em termos de angariação de apoios e a situação da modalidade - decorrente da atitude lamentável de uns quantos - prejudica fortemente o desenvolvimento do ciclismo.

Não obstante, a ACM conseguiu reunir condições para reactivar o Grande Prémio do Minho, considerando a realização da prova imprescindível não apenas na perspectiva meramente desportiva da modalidade - onde o Grande Prémio do Minho sempre assumiu um papel referencial e cuja reedição tem vindo a ser reclamada - como do reconhecimento de que o mesmo constitui uma importante alavanca ao desenvolvimento do ciclismo na região do Minho.

O Grande Prémio do Minho é, indubitavelmente, uma etapa marcante do ciclismo, onde o serpentear de um pelotão rico de cores vivas - por entre o entrelaçado de bonitas paisagens da nossa região - é motivo de grande regozijo para adeptos, atletas, agentes desportivos, patrocinadores e público em geral.

Após a devida ponderação, a ACM decidiu avançar para a organização do Grande Prémio do Minho em 2010, com alguns condicionalismos e um esforço suplementar. Acreditamos que este esforço valerá a pena, em prol da promoção do desporto, do ciclismo, das localidades e entidades que nos apoiam e para regozijo dos adeptos

Exigimos, porém, em respeito à ACM, às localidades e entidades que apoiam o ciclismo, aos adeptos e ao ciclismo, que este esforço conjunto seja retribuído com o compromisso dos intervenientes assumirem uma postura de autêntico e verdadeiro ‘jogo limpo’, em observância aos princípios da ética, do espírito e da verdade desportiva. Se isso não acontecer não nos inibiremos de assacar responsabilidades aos prevaricadores e deixaremos, definitivamente e com toda a certeza, de integrar o ciclismo profissional no leque de preocupações e objectivos da Associação de Ciclismo do Minho.

A ACM reconhece e agradece a todas as autarquias, entidades e pessoas que auxiliaram a viabilizar o 28º Grande Prémio do Minho, na certeza que concederam um forte contributo para ajudar a manter a esperança e a tornar o sonho realidade.

 

A Direcção da Associação de Ciclismo do Minho

 

Viva o Ciclismo!


A Volta ao Minho, está de novo entre nós! Ainda bem!

Num ano em que devido a múltiplos factores, mas sobretudo à tão falada crise, muitas das nossas provas maiores do calendário têm desaparecido, a Volta ao Minho reaparece, ainda sem o esplendor doutros tempos mas tal como um bebe com vontade de crescer e tornar-se num adulto cheio de saúde.

É pois para a UVP/FPC motivo de regozijo e espero que todos os participantes saibam proporcionar um espectáculo desportivo digno do esforço dos seus organizadores.

Nestes tempos adversos, há que levantar a cabeça e ir à luta; mas só alguns o fazem, por isso a direcção da UVP/FPC quer deixar um agradecimento a toda a organização da renovada Volta ao Minho com votos para que não mais desapareça do nosso convívio.

Viva o Ciclismo!

 

Artur Lopes
Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo

 

Cerveira: Arte e Beleza Natural


Vila Nova de Cerveira é um concelho com história, tradição e modernidade mas, sobretudo, com uma projecção no âmbito das artes contemporâneas, o que a singulariza no Norte de Portugal, e reconhece internacionalmente como a “Vila das Artes”.

Com um passado que remonta à Idade do Ferro e, ao longo da qual foram decorrendo algumas guerras e escaramuças devido à sua localização de fronteira. Os cerveirenses são no presente, um povo que respeita com muito orgulho a sua história, alicerces para um futuro digno e confiante para as gerações vindouras.
Detentora de um vasto e rico património artístico e arquitectónico, bem patente nos solares, igrejas e capelas, onde se revê uma tradicional fidalguia que já procurava Cerveira para viver, passear e repousar.

A natureza foi pródiga ao dotar este pequeno burgo de magníficas paisagens, que inspiraram artistas que cantaram e pintaram as suas belezas naturais conferindo-lhe um cunho muito especial e se tornaram na sua característica mais relevante, ao ponto de os radicar e transformar este concelho pacata num centro de arte contemporânea, com uma actividade artística que se desenvolve ao longo do ano.

Actualmente, Vila Nova de Cerveira, tem um projecto de turismo cultural sustentado, visando a protecção e preservação dos seus recursos naturais, bem como da sua demarcada identidade local. Ainda assim, as suas potencialidades são espelhadas nos inúmeros eventos que organiza de cariz cultural, desportivo, turístico e social.

Nesta perspectiva, o desporto tem tido, também, uma forte aposta do município como estratégia de uma promoção diversificada junto dos seus diferentes públicos. Assim, é com regozijo que Vila Nova de Cerveira colabora com a Associação de Ciclismo do Minho para acolher a primeira etapa do Grande Prémio do Minho, iniciativa de grande prestígio para Portugal e, muito certamente, para todos os cerveirenses.

É com satisfação que durante o dia 18 de Junho, o Ciclismo traz até nós um conjunto de equipas determinadas a desenvolver um esforço comum para que seja atribuído o prémio ao vencedor. De reconhecer o mérito que neste desporto não é valorativo o desempenho individual, mas sim o trabalho de grupo por um objectivo comum – a vitória.

Resta-me dar as boas vindas a todos os participantes e desejar a todos boa sorte, esperando que estejam criadas as melhores condições para que vençam os melhores!

 

José Manuel Vaz Carpinteira
Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira

 

Berço da Nacionalidade e do ciclismo no Minho


Fruto da dinâmica e dedicação das suas gentes, foi em Guimarães, cidade Berço da Nacionalidade, que em 1977 nasceu a Associação de Ciclismo do Minho e o Grande Prémio do Minho.

Guimarães e o ciclismo têm uma ligação umbilical. É patente na paixão dos vimaranenses à modalidade, no mérito das várias equipas que Guimarães viu crescer e no conhecido despontar de muitos atletas, grandes valores do passado, do presente e do futuro.

A Associação de Ciclismo do Minho, em devido tempo distinguida com a medalha de mérito desportivo da Câmara Municipal de Guimarães, merece um voto de congratulação pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e por conseguir em 2010 reeditar uma prova desportiva tão emblemática como o Grande Prémio do Minho.

É com vincada satisfação, portanto, que Guimarães se associa ao ressurgimento do Grande Prémio do Minho, desejando que a sua 28º edição se traduza num sucesso.
Auguramos, em particular, que a visita do pelotão às localidades do concelho e a decisiva subida da Penha sejam uma festa do desporto, um empolgante espectáculo desportivo distinguido com a presença de muito público, numa forte desmonstração do entusiasmo e dedicação dos vimaranenses ao desporto.

Guimarães – Património Cultural da Humanidade e Capital Europeia da Cultura em 2012 – saúda os participantes do 28º Grande Prémio do Minho em ciclismo, convidando-os a desfrutar das características ímpares da cidade Berço de Portugal.

 

António Magalhães
Presidente da Câmara Municipal de Guimarães

 

O Grande Prémio do Minho é uma prova marcante do ciclismo profissional da nossa região e do nosso país, desde há mais de 30 anos. Este evento desportivo deve a sua origem e importância à Associação de Ciclismo do Minho, entidade organizadora do Grande Prémio, que muito honra a região a que pertence.

Ao associar-se ao 28.º Grande Prémio do Minho, a Câmara Municipal de Barcelos retoma um lugar de destaque no calendário da modalidade e homenageia o trabalho e a dedicação de todos aqueles que têm tornado possível a concretização desta prova. Mas não só. A realização de grande parte de uma das principais etapas no nosso concelho e a escolha da cidade de Barcelos para colocar uma meta final, no dia 19 de Junho, constituirá, seguramente, um espectáculo desportivo que nos orgulhamos de oferecer aos barcelenses e a todos os que nos visitam. Mas é, também, uma prenda e uma motivação acrescida aos inúmeros adeptos do ciclismo deste concelho.

Em Barcelos, a prática desta modalidade deve muito ao empenho das associações que, ao longo dos anos, formaram muitos ciclistas que viriam a ser grandes nomes da modalidade a nível regional e nacional. Foram e continuam a ser grandes escolas de formação desportiva e de carácter. Estas associações souberam manter-se vivas e dinâmicas, criando provas que hoje são fortes referências na região e no país. É o caso do Prémio Cidade de Barcelos, organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos, que no próximo mês de Julho volta com a 26.ª edição nos escalões de cadetes, escolas e juniores. É o caso, também, da Associação Cultural e Recreativa de Roriz que, através da sua secção Pedal Clube, realizou em Maio o seu 8.º Prémio, nos mesmos escalões.

Com a expansão da modalidade em novas áreas, como o BTT, o cicloturismo ou o trial bike, Barcelos ganhou novos eventos desportivos que têm cada vez mais adeptos. Sucedem-se as provas nas diferentes categorias, desde os prémios de BTT em Tregosa (em Março passado) e em Creixomil (em Setembro próximo), passando pelo trial bike (em 30 de Maio, em Barcelos), até ciclismo de estrada e ao cicloturismo. Destaque-se neste último a Maratona BTT 5 Cumes, da Associação Amigos da Montanha, a realizar em Outubro, e o 3.º Passeio de BTT Encostas do Facho (organizado pela Ciclo Ucha e Associação de Ciclismo do Minho), a realizar em Setembro.
Por aqui se vê a grande dinâmica do ciclismo em Barcelos.

É por tudo isto que a realização de uma etapa do 28.º Grande Prémio do Minho é tão importante para o nosso concelho!

A fechar esta mensagem quero saudar, em meu nome pessoal e em nome da Câmara Municipal de Barcelos, a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo, bem como todas as instituições e pessoas que se envolveram neste grande evento desportivo e reafirmar a disponibilidade deste Município para futuras iniciativas, sendo certo que as portas da cidade e do concelho estarão sempre abertas a quem nos quiser visitar.
 

Miguel Costa Gomes
Presidente da Câmara Municipal de Barcelos


 

Valença, Fortaleza Viva


É com orgulho e enorme sentido de responsabilidade que o Município de Valença se associa à realização do Grande Prémio do Minho em Ciclismo, contribuindo de forma determinante para o regresso de uma prova emblemática do desporto português, depois de alguns anos de intervalo.
O ambiente de camaradagem e convívio, aliado à sadia competitividade de equipas e ciclistas, marca a identidade desta prova clássica do ciclismo e constitui uma referência para a sociedade e para o dia-a-dia de cada um de nós.

O exemplo de esforço, sacrifício e luta do ciclista contra todas as adversidades deve inspirar a nossa postura, sobretudo perante o momento particularmente difícil que todos atravessamos, dada à  actual crise económica e financeira, com efeitos sociais devastadores.
Num desafio colectivo, a garra e a determinação na superação de barreiras revelam-se como o grande trunfo que distingue os vencedores, independentemente da bicicleta que cortar a meta em primeiro lugar.
Por isso, entendo que o ciclismo se identifica, em muito, com a história e a identidade do concelho de Valença e do seu povo, pela sua história de luta e determinação da defesa das suas convicções.

Não duvido que, hoje, todos podemos beneficiar desta aliança ou concertação de esforços que leva o pelotão do Grande Prémio do Minho a atravessar as terras de Valença, permitindo contemplar o rico e vasto património que se estende ao longo do nosso concelho, valorizando os nossos legados natural e arquitectónico, assim como as tradições e hospitalidade das nossas gentes.

Estou certo que esta é uma prova que melhor incentivará as gentes de todas idades e estratos sociais a uma vida saudável e activa, pela prática de um desporto sadio que inspira confiança e determinação, num ambiente de entreajuda.
Seguro dos sucessos desportivos deste Grande Prémio do Minho, faço votos para que todos, ciclistas e apaixonados do ciclismo e do desporto, desfrutem das maravilhas da nossa terra.
 

Jorge Salgueiro Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Valença

 

A Água de todos,
na vida de cada um

 

Como resultado da fusão de três empresas (Águas do Ave, Águas do Cávado e Águas do Minho e Lima) nasceu uma nova empresa, a Águas do Noroeste, S.A.

Qualquer uma daquelas empresas percorreu um longo e frutífero caminho com vista à sua sustentabilidade, construiu uma imagem e cultura muito próprias, contribuindo de forma significativa para o reforço da qualidade de água para consumo humano e para a despoluição dos recursos hídricos das regiões que são abrangidas pelos Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Água e de Saneamento do Ave, do Cávado e do Minho e Lima, em busca da requalificação ambiental da região e da melhoria da qualidade de vida das populações.

A Águas do Noroeste é, a partir de agora, a empresa responsável pela gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Noroeste, assumindo a responsabilidade pela condução dos investimentos em curso e programados, e que deverão estar em exploração no final de 2015.

Para além deste compromisso com a região, a Águas do Noroeste, tem, ainda, a obrigação de consolidar uma nova e moderna organização empresarial, capaz de rentabilizar recursos e de aproveitar as sinergias resultantes, tirando partido do melhor de cada uma das empresas originárias, potenciando as suas identidades próprias, sem esquecer as suas realidades específicas, que condicionaram o seu desenvolvimento.

A Águas do Noroeste desenvolverá as suas actividades em alinhamento com a sua Missão de “conceber, construir e explorar as infra-estruturas de abastecimento de água e de saneamento do sistema multimunicipal, num quadro de sustentabilidade económica, social e ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para o desenvolvimento socioeconómico da região”.

O “Grande Prémio do Minho”, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, é um dos mais relevantes eventos desportivos na nossa região, pela tradição - que remonta a 1977 -, pela sua complexidade, pelos meios que movimenta e atrai e pelos caminhos que percorre, contribuindo fortemente para a projecção das suas gentes, e para a divulgação da riqueza histórica, cultural e natural do nosso Minho.

E porque a Águas do Noroeste se pretende afirmar como uma empresa de referência nacional no sector da água, em termos da qualidade do serviço prestado, e um parceiro activo para o desenvolvimento sustentável da região, justifica-se plenamente a associação a esta 28ª edição da prova.


A água de todos
nas vitórias de cada um

O pedido de acreditação de jornalistas/órgãos de comunicação para o 28º Grande Prémio do Minho em ciclismo (18 a 20 de Junho) deverá ser efectuado até ao dia 14 de Junho através do preenchimento e envio do formulário respectivo para a Associação de Ciclismo do Minho (Fax: 253 408839 - Email: geral@acm.pt).

Depois de alguns anos de interregno, o Grande Prémio do Minho em ciclismo regressa à estrada de 18 a 20 de Junho com Vila Nova de Cerveira, Guimarães, Barcelos e Valença a assumirem um papel de destaque no desenrolar da clássica prova do ciclismo português.
Etapa marcante do ciclismo do Minho e do País, o Grande Prémio do Minho, cuja primeira edição remonta a 1977, é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e destina-se às categorias de Elites e Sub 23.
“O momento é altamente desfavorável em termos de angariação de apoios e a situação da modalidade - decorrente da atitude lamentável de uns quantos - prejudica fortemente o desenvolvimento do ciclismo”, afirmam os responsáveis da Associação de Ciclismo do Minho.
“Não obstante”, prosseguem, “conseguimos reunir condições para reactivar o Grande Prémio do Minho", considerando a realização da prova “imprescindível não apenas na perspectiva meramente desportiva da modalidade - onde o Grande Prémio do Minho sempre assumiu um papel referencial e cuja reedição tem vindo a ser reclamada - como do reconhecimento de que o mesmo constitui uma importante alavanca ao desenvolvimento do ciclismo na região do Minho".
"O Grande Prémio do Minho é, indubitavelmente, uma etapa marcante do ciclismo, onde o serpentear de um pelotão rico de cores vivas - por entre o entrelaçado de bonitas paisagens da nossa região - é motivo de grande regozijo para adeptos, atletas, agentes desportivos, patrocinadores e público em geral", refere a Direcção da ACM, explicando que "o Grande Prémio do Minho é um elo básico à importante 'abertura de portas' que auxilia a viabilização das épocas desportivas e, ao mesmo tempo, um ponto alto e um incentivo aos jovens praticantes".
Procurando reunir condições para viabilizar o Grande Prémio do Minho não apenas em 2010 mas também nos anos seguintes, a Direcção da Associação de Ciclismo do Minho reuniu “condições mínimas” para garantir o regresso à estrada, com a “dignidade exigível”, da importante prova nacional no corrente ano.
“Após a devida ponderação, a Associação de Ciclismo do Minho decidiu avançar para a organização do Grande Prémio do Minho em 2010, com alguns condicionalismo e um esforço suplementar. Acreditamos que este esforço valerá a pena, em prol da promoção do desporto, do ciclismo, das localidades e entidades que nos apoiam e para regozijo dos adeptos”, afirmam os dirigente das ACM que fazem, contudo, uma reivindicação: “Exigimos, em respeito à ACM, às localidades e entidades que apoiam o ciclismo, aos adeptos e ao ciclismo, que este esforço conjunto seja retribuído com o compromisso dos intervenientes assumirem uma postura de autêntico e verdadeiro ‘jogo limpo’, em observância aos princípios da ética, do espírito e da verdade desportiva. Se isso não acontecer não nos inibiremos de assacar responsabilidades aos prevaricadores e deixaremos, definitivamente e com toda a certeza, de integrar o ciclismo profissional no leque de preocupações e objectivos da Associação de Ciclismo do Minho.
Nos próximos dias a Associação de Ciclismo tornará públicos os percursos do 28º Grande Prémio do Minho, sendo para já uma certeza que Vila Nova de Cerveira, Guimarães, Barcelos e Valença assumirão relevância no desenrolar da prova.
Luís Teixeira, ao serviço da equipa da Coelima, foi o vencedor da primeira edição do Grande Prémio do Minho e é o recordista absoluto de vitórias na prova: foi o único atleta a conseguir vencer a importante competição por três vezes, conquistando um total de 12 troféus de primeiro classificado: 3 da geral individual, 3 do prémio da montanha, 3 da classificação por pontos e 3 do prémio combinado.
Mas outros nomes sonantes ostentam o título de vencedores da importante prova: Venceslau Fernandes, Belmiro Silva, Adelino Teixeira, Marco Chagas, Manuel Cunha, Américo Silva, Joaquim Gomes, Joaquim Salgado, Delmino Pereira, Manuel Cunha, Luís Sequeira, Manuel Abreu, Cândido Barbosa, João Silva, Vitor Gamito, Dario David Cioni, Fabian Jeker, Pedro Hermida, Gonçalo Amorim e Pedro Cardoso.