Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Troféu José Martins (Taça de Portugal - Liberty Seguros)
3ª Prova da Taça de Portugal - Liberty Seguros
O campeão nacional de contra-relógio, Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça), venceu a terceira prova da Taça de Portugal de Juniores - Liberty Seguros reforçando o comando da classificação geral da competição. Designada Troféu José Martins a prova teve início e final em Golães (Fafe).
No final dos 93 quilómetros do percuso do Troféu José Martins, Rafael Reis foi o mais forte no sprint de uma corrida marcada pela dureza do traçado, pelo calor e pelas constantes movimentações no pelotão. O corredor do Crédito Agrícola/Alcobaça destacou-se da concorrência, terminando com a vantagem de quatro segundos para a dupla perseguidora formada por Roberto Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea) e por Carlos Ribeiro (Silva & Vinha/Adrap).
A dureza do percurso que passou pelos concelhos de Fafe, Felgueiras, Guimarães e Póvoa de Lanhoso fez importante mossa, provocando grandes diferenças entre os corredores. O calor dificultou ainda mais a tarefa dos ciclistas, tornando o esforço dos atletas motivo de grande admiração para o público que acorreu em grande número à estrada.
Com o primeiro lugar na prova de Fafe, Rafael Reis consolidou o estatuto de principal favorito à conquista da Taça de Portugal de Juniores - Liberty Seguros, tendo em conta que os corredores que estavam mais perto de si na classificação geral, Ricardo Ferreira (Silva & Vinha/Adrap) e Leonel Coutinho (ASC/Vila do Conde), não pontuaram na prova minhota por terem terminado a prova fora dos 15 primeiros.
Um total de 111 corredores participou no Troféu José Martins - 3ª Prova da Taça de Portugal de Juniores, tendo-se assistido em Fafe a uma festa do ciclismo que homenageou o antigo ciclista José Martins. Pompeu Martins (Vereador da Câmara Municipal de Fafe) e Filipe Ribeiro Silva (Presidente da Junta de Freguesia de Golães), entre outras individualidades, também marcaram presença na iniciativa.
José Martins, natural e residente em Fafe, participou em várias edições do "Tour de France", conquistando em 1976 o 12º lugar da classificação geral individual. Nesse ano subiu ao pódio em Paris pelo facto da sua equipa (KAS Campagnolo) ter ganho colectivamente.
O Troféu José Martins/Taça de Portugal foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Cision, Reclamos Vitória, Mais Portugal e Ciclismo a Fundo (revista oficial), Polícia Municipal de Fafe e Bombeiros Voluntários de Fafe.
A terceira prova da Taça de Portugal de Juniores / Liberty Seguros disputa-se no próximo dia 22 de Maio com a realização do Troféu José Martins que terá início e final em Golães (Fafe).
A prova de âmbito nacional será disputada ao longo de 93 quilómetros, com passagens pelos concelhos de Fafe, Felgueiras, Guimarães e Póvoa de Lanhoso.
Integrada no calendário nacional da modalidade, a terceira prova da Taça de Portugal de Juniores / Troféu José Martins começará às 14h30 (Golães/Fafe, junto à Igreja) e terminará pelas 16h50 (Golães/ Fafe, Junta de Freguesia).
Depois na vitória na segunda prova da Taça de Portugal de Juniores / Liberty Seguros, Rafael Reis (Crédito Agrícola / Alcobaça CC) partirá para o Troféu José Martins na liderança da Taça de Portugal, com a vantagem de 20 pontos para o segundo classificado (Ricardo Ferreira, Silva & Vinha/Adrap) e de 45 para o terceiro (Leonel Coutinho, Asc/Vila do Conde). Vencedor da primeira prova da Taça de Portugal de Juniores / Liberty Seguros, o minhoto Roberto Ferreira (CC Barcelos / AFF Electrodomésticos / Orbea) ocupa o quarto lugar da classificação geral da competição a 58 pontos do líder.
A partida simbólica do Troféu José Martins/Taça de Portugal de Juniores será dada pelas 14h30 seguindo a caravana por um percurso que terá passagens pelas seguintes localidades: Golães/Fafe (14h30 - junto à Igreja), Rua Cidade de Guimarães, Rua dos Aliados, Antime, Silvares, Regadas (14h42), Felgueiras (14h50), Serzedo, Vila Nova Infantas, Paçô Vieira (15h06), Arões, Fafe, Golães (15h19), Santa Comba de Fornelos, Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão (15h48), Arosa, Taíde, Porto d’Ave (16h02), Ralde, Fontarcada, Póvoa de Lanhoso (16h14), Garfe, Arosa (16h30), Serafão, Freitas, Vila Cova, Requeixo, Travassós (16h47), Santa Comba Fornelos, Golães (16h56 - Meta, Junta de Freguesia de Golães).
No ano passado, David Rodrigues (ASC-Vila do Conde) foi o vencedor do Troféu José Martins, numa prova em que o minhoto Hélder Ferreira assumiu a liderança da Taça de Portugal de Juniores mercê do segundo lugar alcançado em Golães. Num traçado selectivo, esteve melhor David Rodrigues, corredor completo que tanto triunfa na estrada como no BTT, que cortou a meta isolado.
Refira-se que José Martins, natural e residente em Fafe, participou em várias edições do "Tour de France", conquistando em 1976 o 12º lugar da classificação geral individual. Nesse ano subiu ao pódio em Paris pelo facto da sua equipa (KAS Campagnolo) ter ganho colectivamente.
O Troféu José Martins/Taça de Portugal é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Cision, Reclamos Vitória, Mais Portugal e Ciclismo a Fundo (revista oficial), Polícia Municipal de Fafe e Bombeiros Voluntários de Fafe.