Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Trial Bike do Porto
Taça de Portugal de Trial Bike
Daniel Sousa conquistou a Taça de Portugal de Trial Bike, em elites, após a realização da sexta e última prova da competição. O atleta de Vila Verde concluiu a Taça de Portugal com a escassa vantagem de três pontos para o segundo classificado, João Sousa. Em seniores a vitória na Taça de Portugal foi de Pedro Araújo, em Open 2 de João Gomes e em Open 2 de Henrique Raposo.
A última prova da Taça de Portugal de Trial Bike foi disputada no Porto (Foz do Douro, junto ao edifício transparente) e integrou o programa da "Alternativa", uma iniciativa que reuniu no mesmo espaço música, moda e desporto. Emoção, adrenalina, espectáculo e muito público foram as tónicas dominantes da sexta e derradeira etapa da Taça de Portugal de Trial Bike.
Debaixo de brisa marítima, atletas dos 8 aos 30 e muitos anos deslumbraram adeptos e veraneantes com habilidades, equilíbrios e perícias para transpor as cinco zonas montadas na praia, uma delas artificial (a zona Bogani) e as restantes naturais nas rochas dos paredões.
Com a disputa dos primeiros lugares da Taça de Portugal ao rubro, o pódio da competição do Porto foi dominado por atletas espanhóis que passaram ao lado da luta travada entre os portugueses que perseguiam os lugares cimeiros da Taça de Portugal. No duelo mais empolgante, Daniel Sousa e João Sousa deixaram fugir - de propósito ou por distracção - os "craques" oriundos de Espanha e que conferiram grande andamento à prova. Não foi, assim, com surpresa que se viu o pódio da prova do Porto preenchido com espanhóis, com Ivan Izquierdo Gonzalez no primeiro posto, secundado pelos compatriotas Jonathan Alan e Freire Gonzalez. No entanto, o quarto lugar alcançado no Porto por Daniel Sousa foi suficiente para este garantir a vitória final na Taça de Portugal, somando o título ao triunfo que alcançou em 2007 e ao segundo lugar do ano passado.
”Estou muito feliz por ter conseguido mais um título nacional! A Taça de Portugal 2009 foi muito disputada, principalmente o lugar cimeiro, entre mim e o João", afirmou Daniel Sousa. O atleta de Vila Verde reconheceu que a prova do Porto não lhe correu como tinha planeado "talvez por me ter centrado demasiadamente na luta pela Taça". "Quero agradecer a todos aqueles que me deram sempre força para prosseguir e acreditar, bem como o esforço de todos os organizadores para que esta Taça de Portugal fosse uma competição fantástica e motivadora. Obrigado!”, concluiu.
O calendário da Taça de Portugal de Trial Bike incluiu provas em Monte das Mós/Terras de Bouro, Braga, Coimbra, Barcelos, Esposende e Porto.
Promovida sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo e da União Ciclista Internacional (Uci), a Taça de Portugal de Trial Bike foi organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Loureira e Clube Português de Trial (TrialPortugal.Net), contando com o apoio da Cision. A sexta prova da Taça de Portugal de Trial Bike teve o apoio da Associação de Ciclismo do Porto, Câmara Municipal do Porto, Porto Lazer, Moto Clube do Porto e Bogani.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.

CLASSIFICAÇÃO DA SEXTA E ÚLTIMA PROVA (PORTO)

ELITE: 1º Izquierdo Gonzalez, 2º Jonathan Alan, 3º Freire Gonzalez, 4º Daniel Sousa, 5º João Sousa, 6º Jorge Ferreira, 7º Filipe Gomes, 8º Nuno Cardozo
SÉNIOR: 1º Pedro Araújo, 2º Antona Garcia, 3º Jorge Fonseca, 4º José Capelo, 5º Eduardo Torres, 6º Carlos Gomez
OPEN 2: 1º Diogo Pereira, 2º Munós Sanchez, 3º João Gomes, 4º João Pinto, 5º Mateos Sancho, 6º Hugo Magalhães, 7º Nuno Dantas
OPEN 1: 1º Henrique Raposo, 2º Vitor Feio, 3º Luís Araújo, 4º Bruno Gonçalves, 5º Gonçalo Pereira

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL DE TRIAL BIKE

ELITES
1º Daniel Sousa, 105 pontos
2º João Sousa, 102 pontos
3º Jonathan Alan, 71 pontos
4º Jorge Ferreira, 65 pontos
5º Filipe Gomes, 56 pontos
6º Freire Gonzalez, 43 pontos
7º Nuno Cardozo, 38 pontos
8º Izquierdo Gonzalez, 37 pontos

SÉNIOR
1º Pedro Araújo, 114 pontos
2º Mário Fonseca, 88 pontos
3º José Capelo, 82 pontos
4º Antona Garcia, 74 pontos
5º Eduardo Torres, 61 pontos
6º Carlos Gomez, 41 pontos
7º André Afonso, 24 pontos
8º Garcia Sanchez, 9 pontos

OPEN 2
1º João Gomes, 105 pontos
2º Diogo Pereira, 102 pontos
3º Nuno Dantas, 82 pontos
4º João Pinto, 69 pontos
5º Hugo Magalhães, 57 pontos
6º Munós Sanchez, 37 pontos
7º Roberto Munhos, 11 pontos
8º Mateos Sancho, 11 pontos

OPEN 1
1º Henrique Raposo, 111 pontos
2º Vitor Feio, 89 pontos
3º Bruno Gonçalves, 75 pontos
4º Luis Araújo, 73 pontos
5º Gonçalo Pereira, 11 pontos
6º João Cunha, 60 pontos
7º Alexandre Lopez, 20 pontos
8º Luis Barrocal, 15 pontos
A última prova da Taça de Portugal de Trial Bike disputa-se no próximo domingo no Porto. Com as classificações finais da Taça de Portugal por definir, a emoção, a adrenalina e o espectáculo prometem tomar conta da prova que decorrerá na Foz do Douro (edifício transparente).
Com início marcado para as 13h30, a prova do Porto da Taça de Portugal de Trial Bike será disputada no Foz do Douro (junto ao edifício transparente) e está integrada no programa da "Alternativa", uma iniciativa que reúne no mesmo espaço música, moda e desporto.
A disputa dos primeiros lugares da Taça de Portugal está ao rubro e as características da prova do Porto antecipam uma competição muito disputada. A prova decorrerá entre as 13h30 e as 17h00 horas, realizando-se a cerimónia protocolar pelas 17h00.
A liderança da Taça de Portugal na classe de Elite pertence a Daniel Sousa, embora o segundo classificado, João Sousa, se encontre a apenas um ponto de distância, antevendo-se lita renhida pelo primeiro lugar. Jorge Ferreira começará a prova do Porto no terceiro lugar, também com a reduzida vantagem de um ponto para Jonathan Alen.
Na categoria Sénior, Pedro Araújo é o líder com 21 pontos de vantagem para Jorge Fonseca, enquanto José Capelo ocupa a terceira a apenas quatro pontos de Jorge Fonseca.
João Gomes tem vindo a aumentar a sua distância na categoria Open 2, encontrando-se no lugar mais alto do pódio com mais seis pontos que Diogo Pereira, o segundo classificado. A terceira posição é ocupada por Nuno Dantas, com cinco pontos de diferença para segundo posto.
Em Open 1, Henrique Raposo encontra-se numa posição privilegiada para vencer esta categoria, somando mais nove pontos que Vítor Feio.
O calendário da Taça de Portugal de Trial Bike incluiu provas em Monte das Mós/Terras de Bouro, Braga, Coimbra, Barcelos e Esposende, terminando no próximo domingo no Porto.
Promovida sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo e da União Ciclista Internacional (Uci), a Taça de Portugal de Trial Bike é organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Loureira e Clube Português de Trial. A sexta prova da Taça de Portugal de Trial Bike tem o apoio da Associação de Ciclismo do Porto, Câmara Municipal do Porto, Porto Lazer, Moto Clube do Porto e Bogani.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.

Classificação da Taça de Portugal de Trial (após 5 de 6 provas)

Elite
1º Daniel Sousa, 92 pontos
2º João Sousa, 91
3º Jorge Ferreira, 55
4º Jonathan Alan, 54
5º Filipe Gomes, 47
6º Nuno Cardoso, 38
7º Freire Gonzales, 28
8º Izquierdo Gonzales, 17


Sénior
1º Pedro Araújo, 94
2º Jorge Fonseca, 73
3º José Capelo, 69
4º Antona Garcia, 57
5º Eduardo Torres, 50
6º Gomez Martin, 31
7º André Afonso, 24
8º Garcia Sanchez, 9

Open 2
1º João Gomes, 73
2º Diogo Pereira, 67
3º Nuno Dantas, 62
4º João Pinto, 58
5º Hugo Magalhães, 45
6º Muñoz Sanchez, 40
7º Roberto Munhos, 11
8º Samuel Mateos, 10

Open 1
1º Henrique Raposo, 91
2º Vítor Feio, 82
3º Bruno Gonçalves, 62
4º João Cunha, 60
5º Luís Araújo, 58
6º Alexandre Lopez, 20
7º Luís Barrocal, 15