Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Trial Bike Barcelos
Taça de Portugal de Trial Bike
Daniel Sousa venceu a quarta prova da Taça de Portugal de Trial Bike disputada no dia 31 de Maio em Barcelos. Realizada junto à ponte Barcelos/Barcelinhos a prova foi organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Loureira, Amigos da Montanha e TrialPortugal.net.
Daniel Sousa surgiu em Barcelos determinado a vencer a quarta prova da Taça de Portugal de Trial Bike e nem os experientes trialeiros espanhóis conseguiram ultrapassar a persistência e destreza do atleta português. Com zonas de um e do outro lado do rio Cávado, que divide Barcelos de Barcelinhos, os trialeiros foram "obrigados" a atravessar o rio em barcos disponibilizados pelos Bombeiros Voluntários locais, algo que agradou bastante os participantes. A travessia do rio acabou por ser uma pequena pausa refrescante, perante o intenso calor que se fez sentir no dia da prova. "Um calor insuportável" como alguns dos atletas classificaram e que condicionou a prestação desportiva, principalmente na terceira e última volta da prova, mas que, mesmo assim, não impediu a presença de muito e entusiástico público.
Manuel Costa, da Associação Amigos da Montanha, uma das entidades organizadoras, explicou que "a dureza também agrada aos atletas", realçando que o balanço da prova é bastante positivo. "Este é o terceiro ano que organizamos a prova, mas no centro de Barcelos, junto ao rio, é a primeira vez e a novidade dos barcos na passagem do rio foi uma novidade agradável, tanto para os atletas como para o público" acrescentou. Na classe Elite, Daniel Sousa conquistou a primeira posição, ficando os segundos e terceiros lugares para João Sousa e Jonathan Alan, respectivamente. O vencedor da 4º prova da Taça de Portugal de Trial Bike considerou que "esta vitória foi muito importante, uma vez que nas duas últimas provas perdi alguns pontos para o João Sousa. Esta vitória veio dar-me novas esperanças pela luta pela Taça, e espero conseguir arrecadar um outro bom lugar na próxima prova de Esposende, de forma a chegar ao Porto com perspectivas favoráveis de vencer a Taça".
Em Sénior, a vantagem coube ao espanhol Antona Garcia, tendo Pedro Araújo penalizado com 43 pontos, circunstância que o relegou para a segunda posição. Jorge Fonseca conquistou o terceiro lugar e José Capelo o quarto. "A prova correu-me mal, um pouco pelo calor e pela pressão", desabafou Pedro Araújo.
Em Open 2, Muñoz Sanchez obteve a melhor classificação, João Gomes ficou em segundo e Diogo Pereira em terceiro. Por sua vez, na classe Open 1, Victor Feio subiu ao pódio, com Henrique Raposo em segundo e Luís Barrocal em terceiro lugar.
Com grande variedade de obstáculos, as zonas da prova de Barcelos foram compostas por bobines, rochas de pequenas e grandes dimensões, grandes inclinações de terra e troncos de árvores.
Promovida sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo e da União Ciclista Internacional (Uci), a Taça de Portugal de Trial Bike é organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Loureira e Clube Português de Trial. A prova de Barcelos contou com o apoio da associação Amigos da Montanha.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.
Depois das provas de Monte das Mós/Terras de Bouro, Braga, Coimbra e Barcelos o calendário da Taça de Portugal de Trial Bike de 2009 prevê a realização de mais duas provas: Belinho - Esposende (21 de Junho) e Porto (2 de Agosto).
Entretanto, no próximo dia de 14 Junho será promovida uma exibição de Trial Bike no Multiusos de Guimarães, no âmbito do "Fun Park - Festa da Juventude" que decorrerá de 6 a 14 de Junho. Com início marcado para as 15 horas, estarão presentes no Multiusos de Guimarães os melhores atletas da especialidade que se encontram a disputar a Taça de Portugal de Trial Bike.
Barcelos recebe no dia 31 de Maio a quarta prova da Taça de Portugal de Trial Bike. A prova decorrerá, a partir das 14 horas, junto à ponte Barcelos/Barcelinhos e é organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Loureira, Amigos da Montanha e TrialPortugal.net.
Com início marcado para as 14 horas, a prova de Barcelos da Taça de Portugal de Trial Bike será disputada junto à ponte Barcelos/Barcelinhos, com uma diversidade de obstáculos que fazem antever grande emoção, espectáculo e competitividade.
A liderança da Taça de Portugal de Trial Bike está ao rubro em todas as categorias e as zonas da etapa de Barcelos proporcionarão algo inédito nestas competições, como, por exemplo, os atletas terem de utilizar um barco para ultrapassarem todas as zonas.
Com grande variedade de obstáculos, as zonas da prova de Barcelos serão compostas por bobines, rochas de pequenas e grandes dimensões, grandes inclinações de terra e troncos de árvores.
João Sousa lidera a Taça de Portugal na categoria de elites, com a pequena vantagem de cinco pontos para Daniel Sousa, estando Jorge Ferreira na terceira posição a 23. Nuno Dantas comanda a classificação de Open 2 com somente três pontos para Diogo Pereira e quatro para João Gomes, respectivamente, segundo e terceiro classificados da geral da Taça.
Em seniores, doze pontos separam o líder Pedro Araújo de Jorge Fonseca e catorze de José Capelo. Em Open 1 Henrique Raposo lidera com doze pontos de vantagem para Luís Araújo e vinte para João Cunha.
Com distâncias reduzidas entre os diversos atletas e quando faltam disputar três provas da Taça de Portugal de Trial Bike, a luta pelos lugares cimeiros promete ser renhida em Barcelos.
Promovida sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo e da União Ciclista Internacional (Uci), a Taça de Portugal de Trial Bike é organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Loureira e Clube Português de Trial. A prova de Barcelos conta com o apoio da associação Amigos da Montanha.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.
Depois das provas de Monte das Mós/Terras de Bouro, Braga, Coimbra e Barcelos o calendário da Taça de Portugal de Trial Bike de 2009 prevê a realização de mais duas provas: Belinho - Esposende (21 de Junho) e Porto (2 de Agosto).

Classificação geral da Taça de Portugal de Trial Bike (após 3 de 6 provas):

Elite
1º João Sousa, 57 pts
2º Daniel Sousa, 52
3º Jorge Ferreira, 34
4º Jonathan Alan, 26
5º Filipe Gomes, 23
6º Nuno Cardoso, 19
7º Izquierdo Gonzales, 17
8º Freire Gonzales, 13


Sénior
1º Pedro Araújo, 57
2º Jorge Fonseca, 45
3º José Capelo, 43
4º Antona Garcia, 37
5º José Torres, 23
6º Gomez Martin, 22
7º André Afonso, 11
8º Garcia Sanchez, 9


Open 2
1º João Gomes, 53
2º Diogo Pereira, 50
3º Nuno Dantas, 49
4º João Pinto, 43
5º Hugo Magalhães, 24
6º Roberto Munhos, 11
7º Samuel Mateos, 10


Open 1
1º Henrique Raposo, 57
2º Luís Araújo, 45
3º João Cunha, 37
4º Bruno Gonçalves, 36
5º Vítor Feio, 32
6º Alexandre Lopez, 20