Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Troféu José Martins - 3ª Prova da Taça de Portugal
Calendário nacional
Hélder Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos) ascendeu à liderança da Taça de Portugal de Juniores após a realização da terceira prova, o Troféu José Martins que começou e terminou em Golães (Fafe). David Rodrigues (ASC-Vila do Conde) foi o vencedor e Hélder Ferreira o segundo.
Num traçado selectivo, esteve melhor David Rodrigues (ASC-Vila do Conde), corredor completo que tanto triunfa na estrada como no BTT. O jovem da equipa vilacondense cortou a meta isolado, somando 2h23m08s no termo dos 93 quilómetros da prova, o que corresponde a uma média de 38,985 km/h.
Alinharam 120 corredores para uma prova em que a selecção de valores se fez de tal forma que os ciclistas foram chegando à meta a conta-gotas. O segundo classificado foi Hélder Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), que gastou mais 12 segundos do que o vencedor e que, com este resultado, passou a liderar a Taça de Portugal, tendo ultrapassado o anterior primeiro classificado, Daniel Freitas (Silva & Vinha/ADRAP), que hoje não foi além da sexta posição, a 2m03s de David Rodrigues.
Finda a corrida desta tarde, o minhoto Hélder Ferreira tem 195 pontos, dispondo de uma vantagem de 15 sobre Daniel Freitas, que é agora o segundo. O terceiro lugar da geral é ocupado por Ricardo Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP), com 135 pontos.
Integrada no calendário nacional da modalidade, a terceira prova da Taça de Portugal de Juniores / Troféu José Martins contou no final com homenagens da Câmara Municipal de Fafe e da Junta de Freguesia de Golães a José Martins e Manuel Martins. Por iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho, estiveram também presentes no final Alves Barbosa e José Magalhães Castela que apresentaram o livro "A Magia do Tour - Participação dos corredores portugueses" de que são autores.
O Troféu José Martins/Taça de Portugal foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Polícia Municipal de Fafe, Guarda Nacional Republicana de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, jornal Diário do Minho e Ciclismo a Fundo (revista oficial).

CLASSIFICAÇÕES (Golães - Golães, 93km)
Média: 38,985 km/h

Individual
1º David Rodrigues (ASC-VIla do Conde), 2h23m08s
2º Hélder Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), a 12s
3º Ricardo Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP), a 35s
4º Fernando Gonçalves (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), a 48s
5º Pedro Fernandes (EC Carlos Carvalho), a 1m14s
6º Daniel Freitas (Silva & Vinha/ADRAP), a 2m03s
7º Leonel Coutinho (ASC-Vila do Conde), mt
8º Mário Costa (MSS/Póvoa de Varzim/Maxibikes), a 2m05s
9º Eujeniu Cozonac (CC Loulé), a 2m07s
10º Fábio Costa (Crédito Agrícola), a 2m09s

Colectiva
1º CC Barcelos/AFF Electrodomésticos, 7h13m32s
2º ASC-Vila do Conde, a 32s
3º Silva & Vinha/ADRAP, a 1m38s

Geral Taça de Portugal
1º Hélder Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), 195 pontos
2º Daniel Freitas (Silva & Vinha/ADRAP), 180
3º Ricardo Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP), 135
4º Renato Avelar (ACD Milharado/Intermarché/Mafra), 116
5º Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça), 115

Classificações integrais e fotos em breve
Um pelotão de 137 corredores disputará amanhã (2 de Maio) o Troféu José Martins / Taça de Portugal de Juniores.
A prova de âmbito nacional decorrerá ao longo de 93 quilómetros, com passagens pelos concelhos de Fafe, Felgueiras, Guimarães e Póvoa de Lanhoso.
No final, Alves Barbosa e José Magalhães Castela apresentam o livro "A Magia do Tour - Participação dos corredores portugueses".
Daniel Freitas (Silva & Vinha/Adrap) partirá para o Troféu José Martins na condição de líder da Taça de Portugal de Juniores depois de na segunda prova da competição, disputada em Vila Real, ter mantido o primeiro lugar da geral. Nessa prova, um dos protagonistas foi o minhoto Hélder Ferreira (Centro Ciclista de Barcelos / AFF Electrodomésticos) que andou em fuga no último terço da corrida e alcançou o segundo lugar. Na classificação geral da Taça de Portugal, Daniel Freitas está em primeiro lugar com 135 pontos, Hélder Ferreira em segundo com 130 pontos e Renato Avelar (ACD Milharado/Intermarché/Mafra) em terceiro com 105 pontos.
Para o Troféu José Martins estão inscritos 137 corredores de 20 equipas portugueses e duas espanholas (Club Ciclista Compostelano/Muebles Compostela e Club Ciclista Estradense/Vigo).
O Minho estará representado pelas formações do Centro Ciclista de Barcelos / AFF Electrodomésticos, Seissa/ACR Roriz/Givec, Escola de Ciclismo Carlos Carvalho, Tensai/Santa Marta e Esposende/Cycles Oliveira/Boavista.
Fazem ainda parte da lista de inscritos as seguintes equipas: ACD Milharado/Internarché/Mafra, Asc/Vila do Conde, Centro Ciclismo de Loulé, Clube Ciclismo José Maria Nicolau, Crédito Agrícola/Alcobaça Clube Ciclismo, LA Sistemas/Trevomar, Manuquímica/Ferrindal/GD Lousa, Mato Cheirinhos/Caixissol/Talho do João, Mss/Póvoa de Varzim/Maxibikes, Munditubo/SGR Ambiente/CC Aldeia Paio Pires, Neves/Vauner/Ramalde, Santa Maria da Feira/E.Leclerc/Moreira Congelados, Silva & Vinha/Adr Ases de Penafiel, Tavira/Palmeiras Resort e Vulcal/Inplénitus/Centro Ciclista do Centro.
A terceira prova da Taça de Portugal de Juniores disputa-se no próximo dia 2 de Maio com a realização do Troféu José Martins que terá início e final em Golães (Fafe). A prova de âmbito nacional será disputada ao longo de 93 quilómetros, com passagens pelos concelhos de Fafe, Felgueiras, Guimarães e Póvoa de Lanhoso.
Integrada no calendário nacional da modalidade, a terceira prova da Taça de Portugal de Juniores / Troféu José Martins começará às 14h30 (Golães/Fafe, junto à Igreja) e terminará pelas 16h50 (Golães/ Fafe, Junta de Freguesia). No final da prova, Alves Barbosa e José Magalhães Castela apresentarão o livro "A Magia do Tour - Participação dos corredores portugueses", numa sessão que decorrerá na sede da Junta de Freguesia de Golães.
Refira-se que José Martins, natural e residente em Fafe, participou em várias edições do "Tour de France", conquistando em 1976 o 12º lugar da classificação geral individual. Nesse ano subiu ao pódio em Paris pelo facto da sua equipa (KAS Campagnolo) ter ganho colectivamente.
A partida simbólica do Troféu José Martins/Taça de Portugal de Juniores será dada pelas 14h30 seguindo a caravana por um percurso que terá passagens pelas seguintes localidades: Golães/Fafe (14h30 - junto à Igreja), Antime, Silvares, Regadas (14h42), Felgueiras (14h50), Serzedo, Vila Nova Infantas, Paçô Vieira (15h06), Arões, Fafe, Golães (15h19), Santa Comba de Fornelos, Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão (15h48), Arosa, Taíde, Porto d’Ave (16h02), Ralde, Fontarcada, Póvoa de Lanhoso (16h14), Garfe, Arosa (16h30), Serafão, Freitas, Vila Cova, Requeixo, Travassós (16h47), Santa Comba Fornelos, Golães (16h56 - Meta, Junta de Freguesia de Golães).
Daniel Freitas (Silva & Vinha/Adrap) partirá para o Troféu José Martins na condição de líder da Taça de Portugal de Juniores depois de na segunda prova da competição, disputada em Vila Real, ter mantido o primeiro lugar da geral. Nessa prova, a segunda da Taça de Portugal, um dos protagonistas foi o minhoto Hélder Ferreira (Centro Ciclista de Barcelos / AFF Electrodomésticos) que andou em fuga no último terço da corrida e alcançou o segundo lugar.
O Troféu José Martins/Taça de Portugal é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Polícia Municipal de Fafe, Guarda Nacional Republicana de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, jornal Diário do Minho e Ciclismo a Fundo (revista oficial).
Alves Barbosa e José Magalhães Castela apresentam no próximo dia 2 de Maio, em Fafe, o livro "A Magia do Tour - Participação dos corredores portuguesas". A iniciativa decorrerá, a partir das 18 horas, na sede da Junta de Freguesia de Golães, após o Troféu José Martins / Taça de Portugal de Juniores. A entrada é livre.
O livro "A Magia do Tour - Participação dos corredores portuguesas", da autoria de Alves Barbosa e José Magalhães Castela, reúne as histórias e resultados dos 25 ciclistas portugueses que, até à data, correram na prova considerada a mais importante da modalidade.
Promovida pela Associação de Ciclismo do Minho, a apresentação do livro ocorrerá no final do Troféu José Martins / Taça de Portugal de Juniores. José Martins alcançou em 1976 o 12º lugar da classificação geral individual do Tour, tendo subido ao pódio em Paris juntamente com a sua equipa (KAS Campagnolo) que venceu colectivamente a importante prova.
A obra, editada pela Minerva (Coimbra), inclui contributos de actuais e antigos ciclistas nacionais e internacionais, destacando-se o francês Bernard Hinault, cinco vezes vencedor do Tour e os portugueses Marco Chagas, Orlando Rodrigues e José Azevedo, entre outros. Um dos destaques do livro vai para Joaquim Agostinho, considerado o maior ciclista português de todos os tempos, que correu na Volta à França por 13 vezes e foi terceiro classificado em 1978 e 79.
Além de Alves Barbosa, José Magalhães Castela e José Martins, a apresentação do livro "A Magia do Tour" deverá contar também com a presença dos ex-ciclistas Fernando Ferreira e Manuel Silva que integraram a equipa Sporting/Lejeune de Joaquim Agostinho que disputou o Tour de 1975.
A apresentação do livro é promovida pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Junta de Freguesia de Golães, Reclamos Vitória, revista Ciclismo a Fundo e Plano Nacional de Leitura (parceiro da Associação de Ciclismo do Minho).

Alves Barbosa é uma figura incontornável no panorama do ciclismo português. Enquanto praticante, participou em algumas das mais famosas provas internacionais, nomeadamente, na Volta a França, na Volta a Espanha, na Volta a Marrocos, no Paris-Nice, no Paris-Roubaix, nos Seis Dias de Nova Iorque, nos Quatro Dias de Dunkerque, etc. A nível nacional, obteve 9 títulos de Campeão Nacional, venceu por 3 vezes a Volta a Portugal (tendo conquistado 34 vitórias em etapas, recorde que ainda não foi ultrapassado) e muitas das provas clássicas portuguesas. Foi ainda treinador, formador, seleccionador e técnico federativo.

José Magalhães Castela é autor de vários trabalhos já publicados no âmbito da ficção e da poesia, mantendo uma colaboração esporádica em jornais e revistas especializadas, tendo igualmente produzido alguns programas radiofónicos na RDP-Centro. Tendo publicado alguns títulos relativos à história do ciclismo português, A Magia do Tour, de que é co-autor, pretende dar a conhecer a participação dos corredores portugueses que tiveram o privilégio de alinhar nas diversas edições da Volta a França, indiscutivelmente um dos maiores acontecimentos desportivos a nível mundial.