Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Prova de Abertura Nacional / Prémio Cidade de Fafe
Calendário nacional
Numa prova disputada por 116 corredores, João Leal (Clube Ciclismo José Maria Nicolau) ganhou individualmente, pertencendo o triunfo colectivo à formação do Silva & Vinha / Adrap. Na classificação feminina, a Campeã Nacional de ciclismo de estrada Ester Alves (4Life / Freebike / Bike Clube S.Brás) foi a vencedora. O corredor da equipa do Cartaxo destacou-se dos demais competidores, cortando a meta com 1m09 de vantagem sobre o campeão nacional do escalão, João Pinto (Silva & Vinha/Adrap), segundo classificado. As dificuldades naturais de um percurso de 60,8 quilómetros na região do Minho não permitiram que o vencedor alcançasse uma média superior a 37,161 km/h. Apesar de ser a primeira competição do ano para os cadetes, o pelotão de 116 unidades revelou capacidade física e espírito de sacrifício, só tendo desistido 11 corredores. Colectivamente, ganhou a equipa penafidelense Silva & Vinha/ADRAP, que colocou três ciclistas nos quatro primeiros lugares, só se deixando surpreender por João Leal, que aproveitou a "boleia" da campeã nacional de elite feminina, Ester Alves (4Life / Freebike / Bike Clube S.Brás) - cuja equipa alinhou com cinco corredoras -, para abordar a meta destacado dos restantes cadetes. Sobre o risco, foi Ester Alves a passar primeiro, sendo declarada vencedora absoluta. Com início e final em Fafe, o percurso da prova incluiu passagens pelos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães, tendo muito público aplaudido os ciclistas ao longo de toda a prova, com especial destaque na cidade de Fafe. O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Polícia Municipal de Fafe, Guarda Nacional Republicana de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe e jornal Correio do Minho.
A Associação de Ciclismo do Minho (ACM) homenageou hoje Francisco Marinho, velha glória do ciclismo português e impulsionador da ACM e do ciclismo em Fafe. A homenagem decorreu aquando da cerimónia protocolar do Prémio Cidade de Fafe (Prova de abertura de cadetes - Nacional). Natural de Fafe, onde nasceu a 20 de Agosto de 1940, Francisco Costa Pereira Marinho participou em seis edições da Volta a Portugal em Bicicleta e numa Volta a Espanha em representação da equipa do Académico Futebol Clube. Francisco Marinho esteve na fundação da Associação de Ciclismo do Minho e, em 1976, impulsionou a criação de secção de ciclismo da Associação Desportiva de Fafe, tendo desempenhado a função de Director Técnico da equipa que participou na Volta a Portugal desse ano. À homenagem da ACM associaram-se Miguel Ribeira, dirigente da Federação Portuguesa de Ciclismo e Adérito Silva, representante da Câmara Municipal de Fafe, entre outras individualidades ligadas ao ciclismo, familiares e conterrâneos de Francisco Marinho. "Ao promover esta pequena e singela homenagem, a Associação de Ciclismo do Minho pretender evocar a pessoa de Francisco Marinho, natural de Fafe contanto hoje com 68 anos, vividos no entusiasmo do equilíbrio das duas rodas", referiram os responsáveis da ACM na emocionada e muito aplaudida cerimónia. "Queremos destacar o contributo de Francisco Marinho ao ciclismo nacional durante a década de cinquenta, período em que participou em várias edições da Volta a Portugal, entre um sem número de outras provas de nomeada, assim como o contributo para o desenvolvimento da modalidade no Minho e em Fafe", prosseguiram. "A ACM entende que vincar na memória de todos a excelência de Francisco Marinho enquanto atleta deve ser entendido como uma mensagem ao desportista saudável, um competidor de elevada seriedade, um atleta de qualidades humanas inigualáveis sempre dedicado à causa do ciclismo. Honra-nos o seu entusiasmo pelo pedal, a sua atitude na vida e o seu exemplo", concluiu a Associação de Ciclismo do Minho.
A época desportiva para a categoria de cadetes arranca no próximo sábado (14 de Março) com a realização do Prémio Cidade de Fafe. A prova de âmbito nacional será disputada ao longo de 60 quilómetros, com passagens pelos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães. Integrada no calendário nacional da modalidade, a prova de abertura de cadetes começará às 15 horas (recinto da Feira - Fafe) e terminará pelas 16h30 (Praça 25 de Abril - Fafe). A partida simbólica será dada pelas 14h55 seguindo a caravana por um percurso que terá passagens pelas seguintes localidades: Vila Cova (15h10), Arosa, Porto d’Ave (15h25), Fontarcada, Póvoa de Lanhoso (15h40), São Martinho do Campo, Donim (15h50), Briteiros, Caldas das Taipas (16h00), Vila de Ponte, Fermentões, Guimarães (16h10), Mesão Frio (16h20), Arões (16h30), Fafe (16h40 - Meta Praça 25 de Abril). No ano passado, a prova de abertura de cadetes foi disputada na região da Beira Interior tendo sido ganha por Leonel Sousa Coutinho (Sprint Bike/Ciclomotores Campeã/CCVR). O minhoto Albino Oliveira (Tensai/Santa Marta) foi o segundo classificado e por equipas venceu a também minhota Tensai/Santa Marta. O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Polícia Municipal de Fafe, Guarda Nacional Republicana de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe e jornal Correio do Minho.