Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
15.º BTT DHI da Penha
4# Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION

A mítica Montanha da Penha recebe domingo, 12 de outubro, a 15ª edição do BTT DHI da Penha, prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio do Município de Guimarães e da Irmandade da Penha, o 15º BTT DHI da Penha volta a ter um papel preponderante na definição das classificações e dos títulos de campeão das várias categorias.

Em competição vão estar atletas das escolas (sub-13 e sub-15), sub-17, sub-19, sub-23, elites e masters, masculinos e femininos, nacionais e da vizinha Espanha. A prova está também aberta para a categoria open.

O dia começa bem cedo na Montanha da Penha, com a abertura do secretariado às 8h00. Uma hora depois é a abertura da pista para os treinos oficiais da competição, que decorre até às 12h30. Os treinos da categoria Open iniciam-se às 10h00.

A manga de qualificação está marcada para as 14h00 e a de classificação inicia-se às 15h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.

 

Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha

 

Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha, mostra-se "satisfeito e honrado" por, mais uma vez, as decisões do Campeonato do Minho passarem pela Penha: "isso torna a prova mais importante e, logo, mais atrativa para os ciclistas e para a assistência".

"Vai ser um fim de semana de festa e a Penha acolherá o melhor que pode e que sabe todos quantos se queiram deslocar para participar ou assistir a esta que já é a 15ª edição do BTT DHI da Penha", referiu Roriz Mendes.

Aquele responsável da Irmandade da Penha lembrou que "o downhill é um desporto amigo da natureza e o BTT DHI da Penha já é conhecido por ter um nível alto, em que os todos gostam de participar, não só porque é uma excelente prova, mas também porque tem tudo limpo e pronto para todos usufruírem do espaço".

"Convido toda a gente a vir à Penha para assistir aos treinos e às provas. No final faremos a homenagem aos participantes e vencedores. Espero que seja uma prova sem acidentes ou incidentes. Que seja uma grande festa do desporto".

 

O 15º BTT DHI da Penha organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e Junta de Freguesia de Armil tem o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha,  Freguesia da CostaFederação Portuguesa de CiclismoCision, IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamarisi9Tex, Lda. - Têxteis TécnicosGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

Hector Quinteiro (Bici Verde), Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) e a Bike House DH Team/Guimarães, foram os protagonistas da 15ª edição do BTT DHI da Penha, prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION, que se realizou este domingo na mítica pista da Montanha da Penha.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio do Município de Guimarães e da Irmandade da Penha, o 15º BTT DHI da Penha proporcionou um grande espetáculo, disputas renhidas e reviravoltas da classificação final.

Hector Quinteiro foi a prova disso mesmo. O ciclista da Bici Verde fez uma manga de qualificação abaixo do seu habitual, terminando a descida em 3:21.95 minutos. Na manga de classificação Hector Quinteiro não deu hipóteses aos adversários, fez a descida em 2:04 minutos e assegurou a vitória à geral e em sub-23 desta 15ª edição do BTT DHI Penha.

Depois de ter feito o melhor tempo na manga de qualificação (2:04.93), João Baptista (Beeceler) teve uma descida final mais complicada e acabou por gastar mais três segundos que o vencedor, terminando no segundo lugar à geral.

O Campeão do Minho em título, Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) alcançou o terceiro lugar ao fazer o tempo de 2:08.23.

Em elites, João Baptista (Beeceler) foi o vencedor, Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) termina em segundo e José Ribeiro, que corre como individual, terceiro.

Hector Quintero foi o vencedor em sub-23, deixando a mais de 15 segundos o seu colega de equipa Roi Jorge. Duarte Ruivo, que corre como individual, foi terceiro.

Ana Leite, vimaranense da AXPO Team Vila do Conde, foi a vencedora em femininos, terminando a descida final em 3:06.29 minutos. A Campeã Nacional Joana Nunes (Sporting Clube de Travancinha - Seia) foi segunda e Alexia Santervas (A Forna, A.d.) terceira.

José Cardoso foi o protagonista em sub-19. O ciclista de Viatodos, Barcelos, regressou à competição e garantiu a vitória ao fazer a descida final em 2:14.51.

Filipe Freitas e José Pedroso, ambos da Bike House DH Team/Guimarães, ocuparam os restantes lugares do pódio.

Em sub-17, Enol Torre, do Crono Bierzo, foi o vencedor, gastando 2:04.43 para fazer a descida final. Afonso Soares (BIKEZONE Team) foi segundo e Benjamim Vasconcelos (Bike House DH Team/Guimarães) terceiro.

Nas escolas, os vencedores vieram de Espanha. David Pena (BTT Esmelle), venceu em sub-13 e Anton Rios (Endurrazo clube THC Bike) em sub-15.

No escalão mais jovem, Leo Truchado e Miguel Novo, ambos da Endurrazo clube THC Bike, preencheram o pódio.

Anton Rios impôs-se a Henrique Silva (Vasconha BTT Vouzela) e Kike Cerqueiro (Endurrazo clube THC Bike).

Tiago Mendes, que corre como individual, venceu em master 30. João Oliveira (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo e José Torre (Vk Bikes, C.) terceiro.

Pedro Bessa (individual) foi o mais rápido em master 35. Rui Fernandes (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo e Jacobo Alfonso (P.C.Motobike) terceiro.

Em master 40 Manuel Baños (Bicicletas Chinquena Racing Team) foi o vencedor, deixando nos lugares imediatos Jorge Afonseca (individual) e Oscar Gonzalez (TM Sport Riders).

O Campeão Nacional Ricardo Soares (BIKEZONE Team) fez a descida final em 2:20.63 minutos e garantiu a vitória. Na classificação de master 45 o Campeão do Minho Rui Gonçalves (BTT Pandilhas a Monte) foi segundo e António Cunha (RIONATURA - Escola de Ciclismo Santo Tirso) terceiro.

Adolfo Gallego (Singletrack Outdoor Sports) venceu em master 50. Paulo Abreu (AXPO Team Vila do Conde) foi segundo e o Campeão do Minho em título João Monteiro (BTT Pandilhas a Monte) foi terceiro.

Na categoria Open Carlos Mendes e Pedro Sarabando travaram uma disputa intensa. Na descida final Carlos Mendes gastou menos 0.75s que Pedro Sarabando e garantiu a vitória. Na terceira posição ficou Luís Costa.

A Bike House DH Team/Guimarães impôs-se na classificação por equipas. O BTT Pandilhas a Monte termina em segundo e o Bici Verde C.C. terceiro.

 

João Baptista (vencedor em elites)

 

João Baptista (Beeceler) foi o vencedor em elites e esteve na discussão da geral. O ciclista de Guimarães refere que "saio satisfeito com a vitória e com a minha vontade de vencer" e salientou que "a descida final correu super mal, apanhei pó do atleta da frente, desconcentrei-me, errei... mas acima de tudo não desisti e isso levou-me à vitória".

A degradação da pista ao longo das mangas acentuou-se e isso tornou-a mais desafiante em ritmo de competição” salientou João Baptista.

 

José Pacheco (vencedor em sub-19)

 

José Pacheco regressou à competição na Penha e não podia ter feito melhor: venceu em sub-19 com o tempo de 2:14.51 minutos. No final da prova referiu que "hoje vivi um misto de sensações… desde Padela que não fiz mais provas e só voltei a treinar há quatro semanas com o objetivo de voltar a correr, reaver amigos e colegas. Daí a vencer... nunca imaginei".

Depois do resultado da manga de qualificação, em que foi terceiro, “acreditei que podia melhorar e fiquei contente por perceber que ainda havia hipótese de ir à luta, mas já sabia que a pista estava muito incerta, devido ao terreno. Na final decidi arriscar, mas, o objetivo era fazer uma descida limpa e correu bem".

 

 

O 15º BTT DHI da Penha organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e Câmara Municipal de Guimarães teve o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha,  Freguesia da CostaFederação Portuguesa de CiclismoCision, IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamarisi9Tex, Lda. - Têxteis TécnicosGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.