Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
26.º BTT XCO - ACRAP
6# Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris

As emoções do Cross Country Olímpico regressam a Prozelo, em Arcos de Valdevez, já no dia 28 de setembro com o 26º BTT XCO ACRAP, quinta e última prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o BTT da ACRAP é, mais uma vez, a prova que vai decidir os título de Campeão do Minho que ainda não estão atribuídos, sendo ainda a prova de atribuição do título de Campeão do Minho de sub-15 na categoria de escolas.

O 26º BTT XCO ACRAP decorrerá, como habitualmente, nas imediações do Campo de Futebol da ACRAP – Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense e recebe, durante a manhã, as provas de escolas e, à tarde, a competição.

A abertura do circuito para treinos e do secretariado está marcada para as 9h00, seguindo-se a reunião com os diretores desportivos de escolas (9h45). As provas arrancam às 10h00. A cerimónia de pódio de escolas está marcada para as 12h00.

A segunda parte do dia inicia-se às 12h45 com a reunião dos diretores desportivos da competição. Às 13h00 inicia-se a prova de sub-17, todas as categorias femininas e o paraciclismo.

Elites, sub-23, sub-19 e masters vão para a pista às 14h45, estando a cerimónia protocolar marcada para as 16h30.

Em Prozelo, Arcos de Valdevez, já tudo "está preparado para receber a festa do BTT XCO” disse Ricardo Brito, da Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense (ACRAP), que referiu que "ficamos felizes por, mais uma vez, receberemos a prova decisiva do BTT XCO. Esperamos uma grande festa e queremos fazer parte dela".

Quanto ao traçado, Ricardo Brito afirmou que "não sofreu alterações em relação ao último ano", até porque "penso que temos um percurso engraçado e que agrada aos participantes" e adiantou: "as temperaturas também estão a baixar, o que é importante e pode trazer mais gente a participar e a assistir à festa do BTT".

 

 O 26.º BTT XCO ACRAP organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, conta com  o apoio do Município de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Prozelo, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Viamarisi9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos,CisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, Guimarpeixe, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Leandra Gomes (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) e Tiago Alves (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foram os protagonistas em elites do 26º BTT XCO ACRAP, quinta e última prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o BTT da ACRAP decidiu tudo o que havia para decidir quanto à entrega dos títulos de Campeão do Minho.

Em elites assistiu-se a uma corrida intensa e muito disputada, com alguma alternância das posições ao longo das oito voltas ao percurso. Tiago Alves (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) acabou por ser o mais consistente e cortou a meta ao fim de 1:24:11 hora. O seu colega de equipa Rui Ferreira foi segundo e revalidou a camisola de Campeão do Minho, enquanto Casimiro Oliveira (TOCAndar - Fortunna) foi terceiro.

Leandra Gomes (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio ao completar a prova em 44:00 minutos e sagrou-se Campeã do Minho.

Rodrigo Costa (TOCAndar – Fortunna) foi o vencedor em sub-23. O ciclista da zona de Famalicão completou a prova em 1:33:47h. Com esta vitória Rodrigo Costa confirmou a conquista da camisola de Campeão do Minho.

Dinis Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Afonso Faria (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cyclin) foi terceiro

Em sub-19, Simão Silva (Batotas/Ponte de Lima) foi o vencedor, deixando o segundo classificado, Tiago Fernandes (TOCAndar - Fortunna) a cerca de 10 minutos. Tomás Anjos (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) foi terceiro.

Na classificação final, Tiago Fernandes conquistou o primeiro lugar e o título de Campeão do Minho de sub-19.

Daniel Marques (TOCAndar - Fortunna) e Leonor Lopes (Batotas/Ponte de Lima) venceram em sub-17.

Leonor Lopes, que já tinha garantido o título, completou a prova em 34.09 minutos.

Em masculinos, o ciclista do TOCAndar - Fortunna, não permitiu grandes veleidades aos seus adversários e terminou a corrida ao fim de 56:25 minutos, garantindo o título. Na segunda posição, a mais de dois minutos, ficou Alejandro Rodriguez (Avanza AD). Edgar Matos (Batotas/Ponte de Lima) foi terceiro.

Rúben Carrilho, do BTT Braguinhas/Padim da Graça, foi o mais rápido em master 30, completando o percurso em 1:08:10h. O ciclista do clube de Braga garantiu a vitória naquele que foi o seu primeiro Campeonato do Minho.

Nelson Costa, TOCAndar - Fortunna, foi segundo, a 9:32m do vencedor. Nélson Sá  (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) fechou o pódio.

Manuel Pereira (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cyclin) e Raquel Cunha (União Ciclista de Vila Nova de Famalicão – Centro Ciclista de Avidos) venceram em master 40. Os dois ciclistas de Famalicão dominaram o campeonato e chegaram à última prova já com o título garantido.

Em master 50 Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o vencedor e revalidou a camisola de Campeão do Minho. O seu colega de equipa Orlando Silva foi segundo.

João Araújo (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o mais rápido em master 60. Francisco Eiras (CC Cambre - Caeiro) foi segundo.

 

ESCOLAS

 

O Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cyclinfoi a formação vencedora em escolas, que preencheu a parte da manhã em Prozelo. A equipa da Póvoa de Varzim terminou a última prova do Campeonato do Minho com sete pontos, graças à vitória em sub-11, ao segundo lugar em sub-15 e ao terceiro em sub-13.

Na segunda posição ficou a Landeiro/KTM/Matias&Araújo, que somou 13 pontos, enquanto a equipa espanhola do CC Compostelano fechou o pódio.

A atenção principal das provas de escolas ficou centrada na corrida de sub-15, prova decisiva para a atribuição do título de Campeão do Minho da Juventude. Samuel Gomes e Matilde Fernandes, ambos da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, dominaram as suas corridas e seguraram a subida ao primeiro lugar do pódio. Samuel Gomes sagrou-se ainda do Campeão do Minho. Em femininos o título foi para Mariana Peixoto, que foi terceira nesta última prova.

Samuel Gomes, que sucede na lista dos Campeões ao seu irmão José Gomes, completou as sete voltas ao percurso em 28:44 minutos, deixando David Martins (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cyclin) na segunda posição a quase três minutos. Tiago Carvalho (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi terceiro.

Em femininos, Matilde Fernandes completou a prova em 33:22 minutos, sendo a primeira a cortar a linha de meta. As suas colegas Matilde Vale e Mariana Peixoto preencheram os restantes lugares do pódio.

Gonçalo Gomes (TOCAndar - Fortunna) e Leonor Faria (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cyclin) venceram em sub-13.

Gonçalo Gomes deixou nos lugares imediatos Anton Monteagudo (CC Compostelano) e Lourenço Fernandes (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cyclin).

Leonor Faria foi mais rápida que Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo).

Em sub-11, Rodrigo Silva (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cyclin) foi o vencedor, terminando a prova, composta pela destreza e prova em linha, em 4:45.845 minutos. Na segunda posição ficou Henrique Rodrigues (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), enquanto Rodrigo Macedo (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi terceiro.

Em femininos Fabiola Cobas, do CC Compostelano, subiu ao primeiro lugar do pódio.

Francisco Fernandes (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cyclin) e Luna Costa (FC Famalicão BTT) venceram em sub-9.

Francisco Fernandes completou as duas provas (sprint e destreza) em 58.450 segundos. Na segunda posição ficou Mateus Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo), enquanto Bruno Silva (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) foi terceiro.

Luna Costa impôs-se a Cristina Lamas (CC Compostelano) e Benedita Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

Em sub-7, Vicente Rodrigues (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o vencedor. Santiago Lamas (CC Compostelano) foi segundo e Bernardo Sá (AXPO) terceiro.

 

Leandra Gomes (vencedora em elites)

 

Leandra Gomes, ciclista da Póvoa de Lanhoso que alinha na SAERTEX Portugal/CRIAZinvent, venceu em Prozelo e garantiu a conquistou a sua segunda camisola de Campeã do Minho (também venceu o Campeonato do Minho de Maratonas BTT).

A ciclista minhota referiu que "a prova correu muito bem. Já corri durante muitos anos aqui, mas também já não vinha a esta prova há algum tempo. Tem um percurso interessante, tem boas descidas, tem subidas bastante exigentes e técnicas".

Sobre o título de Campeã afirmou que "conquistar a camisola de Campeã do Minho é sempre gratificante e valoriza todo o trabalho, mesmo naqueles anos em que corri e não ganhei".

Leandra Gomes já soma dois títulos de Campeã do Minho (XCM e XCO) e aponta agora para o Ciclocrosse… "Poderá ser. Ainda estou a terminar a época das Maratonas e terei pouco tempo entre o fim de uma época e o arranque do Ciclocrosse. Não sei se estarei apta para lutar pela vitória porque preciso mesmo de parar de uma época longa".

 

Rúben Carrilho (vencedor em master 30)

 

Rúben Carrilho estreou-se nas provas do Campeonato do Minho com a conquista do título de Campeão de master 30 em BTT XCO.

O ciclista do BTT Braguinhas/Padim da Graça referiu que "esta conquista soube muito bem. Sabe sempre bem um título. Se calhar não fico com um sentimento de grande entusiasmo devido à pouca adesão dos ciclistas às provas, mas o XCO está um pouco menosprezado".

 

Samuel Gomes (vencedor em sub-15 e Campeão do Minho)

 

Samuel Gomes foi o vencedor em sub-15 e garantiu o título de Campeão do Minho da categoria, sucedendo ao seu irmão José Gomes, que venceu o ano passado com um outro sistema.

O ciclista de Barcelos confessa que "vinha com a intenção de ganhar. É bom saber que sou o melhor atleta de BTT do Minho na minha categoria".

Sobre a prova referiu que "foi muito dura, tentei dar o meu máximo em todas as voltas. Parece fácil, no entanto enganam-se, não é de todo muito fácil. Bem pelo contrário, temos que ter a frieza de deixar a corrida andar e no momento certo atacarmos e fazer a coisa certa".

 

Ricardo Brito (responsável da ACRAP)

 

Ricardo Brito, da Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense (ACRAP), faz um balanço positivo da 26ª edição do BTT XCO ACRAP.

"Estamos satisfeitos com a forma como correu a prova. Ficamos muito agradados com a presença de uma equipa espanhola, de Santiago de Compostela. Foi uma novidade para nós. Era uma equipa muito grande, que nos exigiu algum trabalho de logística, mas foi impecável. Acrescentou mais algum valor à prova, à nossa organização e ao Campeonato do Minho".

Afirmando que "foi uma presença muito boa em todos os aspetos", Ricardo Brito referiu que "permitiu-nos também mostrar o nosso trabalho, que é bem feito e sabemos receber… e quem sabe esta não foi a primeira de muitas visitas que nos possam vir a visitar e participar na nossa prova".

Sobre a menor adesão nas provas da competição, Ricardo Brito salientou que "esta já é a 26ª edição, já tivemos momentos bons, com muitos ciclistas, já tivemos momentos menos bons. Isto é um ciclo e sabemos que o BTT passa por estas fases".

 

 

O 26.º BTT XCO ACRAP organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, contou com  o apoio do Município de Arcos de ValdevezJunta de Freguesia de ProzeloFederação Portuguesa de CiclismoIPDJViamarisi9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos,, CisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeGuimarpeixe, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.