Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
48.º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo
Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã

Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, é palco na próxima sexta-feira, dia 15 de agosto, do 48º Circuito de Santa Marta de Portuzelo, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, o 48º Circuito de Santa Marta de Portuzelo tem como handicap a receção ao campeão nacional de fundo em cadetes, o ciclista da casa Rodrigo Afonso.

O 48º Circuito de Santa Marta de Portuzelo destina-se às categorias de escolas - sub-7/sub-9; sub-11; sub-13 e sub-15 -, que abrem oficialmente o programa, e de sub-17 e sub-19, escalões que vêm dos Campeonatos Nacionais e preparam agora a Volta a Portugal.

O dia em Santa Marta de Portuzelo começa bem cedo, com a abertura do secretariado às 8h00. Uma hora depois arrancam as provas de gincana dos sub-7/sub-9 e a prova em linha/gincana dos sub-11.

Os sub-13 vão para a estrada às 9h15, tendo pela frente um percurso de 4 quilómetros. Seguem-se os sub-15 (às 9h45), que vão percorrer duas voltas a um circuito de 7.5 quilómetros.

Os sub-17 entram em ação às 10h30 para cumprir 30 quilómetros, enquanto os sub-19 vão para a estrada às 11h30 horas. Pela frente os sub-19 têm percurso de 37,5 kms.

A cerimónia protocolar está marcada para as 12h30.

 

 

O 48º Circuito de Santa Marta de Portuzelo organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, conta com o apoio do Município de Viana do Castelo, Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Tensai, Sambiental, Pipe Solutions, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamarisi9Tex, Lda. - Têxteis TécnicosGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

Xian Alvariño (Picusa Academy) e o Paredes - Reconco foram os protagonistas da prova rainha do 48º Circuito de Santa Marta de Portuzelo, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, que decorreu na manhã do feriado de 15 de agosto em Santa Marta de Portuzelo.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, o 48º Circuito de Santa Marta de Portuzelo contou com a presença de cerca de duas centenas de atletas da zona Norte do país e da Galiza, que deram um colorido diferente e muito entusiasta às Festas da Romaria de Santa Marta de Portuzelo.

Na prova rainha do tradicional circuito vianense a disputa e a competitividade foram a nota dominante. Nas duas primeiras passagens pela meta o pelotão seguia, pode dizer-se, compacto, mas a partir daí um grupo atacou e foi ganhando algum terreno.

Xian Alvariño (Picusa Academy) foi o mais forte na última subida para a reta da meta e terminou a corrida ao fim de 1:03:12 hora. A oito segundos ficou Anxo Suarez (Padrones – Cortizo) enquanto Afonso Vila Boas (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi terceiro.

Ainda com o mesmo tempo terminaram João Silva, vianense da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, e Martim Campos (Blackjack - Bairrada), que fecharam o top5.

Por equipas O Paredes - Reconco subiu ao primeiro lugar do pódio. A Landeiro/KTM/Matias&Araújo fez segundo lugar e a Picusa Academy terceiro.

Inserido na prova de sub-19 participaram dois sub-23 de primeiro ano, ambos do Padrones-Cortizo, com vitória para Adam Strejcek que terminou de mãos dadas com o colega Tomas Pombo.

 

Sub-17

 

Gustavo Oliveira (Santa Maria Feira/Moreira/Bolflex/E. Leclerc) e Marta Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foram os vencedores da corrida de sub-17.

Gustavo Oliveira impôs-se no sprint final a Simão Pedrosa(Tensai/Sambiental/Santa Marta). O ciclista de Viana do Castelo, que vinha de duas vitórias no circuito (em juvenis 2023 e cadetes 2024) andou sempre no grupo da frente, mas não conseguiu escapar ao atleta do Santa Maria da Feira, muito forte no sprint.

Rodrigo Afonso, campeão nacional da Tensai/Sambiental/Santa Marta, assegurou o terceiro lugar da prova. José Gomes e Gonçalo Correia, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, completaram o pódio.

Em femininos a campeã do Minho da Tensai/Sambiental/Santa Marta, Marta Esteves foi a mais forte e fez a prova em 25:44 m, deixando na segunda posição Taina Rodriguez (Clube Ciclista Teis), que gastou mais cinco segundos. Antia Torres (CC Teis) foi terceira e Lucia Gonzalez quarta.

Por equipas a Landeiro/KTM/Matias&Araújo garantiu a vitória. O Paredes - Reconco foi segundo e Santa Maria Feira/Moreira/Bolflex/E. Leclerc terceiro.

 

Escolas

 

A Landeiro/KTM/Matias&Araújo conquistou a vitória na competição de escolas. A formação de Barcelos participou nas quatro categorias e totalizou nove pontos.

O CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations foi segundo e o Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling terceiro.

Em termos individuais o destaque vai para as vitórias de Mateo Hermida (Club Ciclista Ponteareas) e Mariana Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) em sub-15.

Mateo Hermida foi o mais rápido na prova masculina, terminando as quatro voltas ao percurso em 24:05. Martim Quitério (CCM - Clube de Ciclismo de Mirandela) liderou o grupo perseguidor e alcançou a segunda posição, enquanto Samuel Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi terceiro. Duarte Marques (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations) e Gonçalo Serra (UC Trofa) fecharam o top5.

Mariana Peixoto, a Campeã Nacional da Juventude venceu a corrida feminina, terminando a corrida em 25:44 minutos. Roccio Bello (Club Ciclista Ponteareas) foi segunda e Matilde Vale (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi terceira. Matilde Fernandes e Letícia Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Iara Rocha (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) terminaram nos lugares imediatos.

Rodrigo Alves (Paredes - Reconco) e Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) venceram a prova de sub-13.

Rodrigo Alves foi o mais rápido nas duas provas que realizou (destreza e linha), terminando com o tempo de 7:45.203 minutos. O seu colega de equipa Rodrigo Ferreira foi segundo, Francisco Faria (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) terceiro. Miguel Martins (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Francisco Rio (Paredes - Reconco) completaram o pódio.

Maria Lisboa foi a mais rápida em femininos, tendo feito o tempo de 8:50.346m. Madalena Costa (CE Gonçalves/Penacova/Azeitonense) e Leonor Faria (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) ocuparam os lugares seguintes.

 

Em sub-11, a Landeiro/KTM/Matias&Araújo mostrou-se, mais uma vez, implacável e colocou quatro ciclistas no top5 da corrida masculina. Francisco Saleiro foi o vencedor, ao terminar as duas provas com o tempo de 2:19.905 minutos. Afonso Correia e Rodrigo Macedo ocuparam os lugares seguintes. Rodrigo Silva (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) foi quarto e Martim Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi quinto.

Em femininos, Maria Costa (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations) foi a vencedora. Irias Miguez (Lazal/Coziñas-GRAEGA) foi segunda e Emma Santos (NONSTOP Cycling Team) terceira. Manuela Chaer (Academia de Ciclsimo do Alto Minho - SC Vianense) e Matilde Alves ((NONSTOP Cycling Team) terminaram no top5.

Francisco Amorim (NONSTOP Cycling Team) e Joana Lopes (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations) foram os vencedores em sub-9 após a conclusão das duas provas (sprint e destreza).

Francisco Amorim completou as duas provas em 1:02.385, deixando nos lugares imediatos Gabriel Cardoso (Paredes/Reconco) e Afonso Sousa (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations). No top5 ficaram ainda Bruno Silva (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) e Renato Ferreira (NONSTOP Cycling Team).

Joana Lopes foi a mais rápida entre as meninas ao fazer o tempo de 1:10.586m. Na segunda posição ficou Catarina Fernandes (NONSTOP Cycling Team) e Margarida Costa (CE Gonçalves/Penacova/Azeitonense) foi terceira. Maria Saleiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Gabriela Gomes (TOCAndar - Fortunna) completaram o pódio.

Em sub-7 os vencedores foram Mateus Barbosa (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations) e Beatriz Santos (NONSTOP Cycling Team).

Mateus Barbosa impôs-se a João Silva (Landeiro/KTM/Matias&Araújo), Gustavo Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Benjamim Cardoso (Paredes/Reconco).

Beatriz Santos completou a prova em 2:22.952 e subiu ao mais alto lugar do pódio.

 

Xian Alvariño (Vencedor em sub-19)

 

Xian Alvarinõ foi o vencedor da tarde, impondo-se na última subida para a meta a um grupo alargado de ciclistas. O ciclista da Picusa, que sucede ao seu colega de equipa Henrique Bravo (vencedor em 2024), mostrou-se "muito feliz" com a vitória, salientando que "foi uma corrida muito dura, mas hoje tive boas pernas".

"Tentei fugir algumas vezes e acompanhar os sub-21J do Cortizo, mas eles foram mais fortes e escaparam. Depois, nas últimas voltas, tentei escapar sozinho, mas já perto do final um grupo conseguiu alcançar-me e ficou tudo para decidir ao sprint. Eu sou forte no sprint e contei com a ajuda do meu colega Dimas Mota e consegui ganhar".

 

Simão Pedrosa (segundo em sub-17 e conquista o título de campeão do Minho)

 

Simão Pedrosa (Tensai/Sambiental/Santa Marta) partia para a prova na liderança do Campeonato do Minho de Sub-17, mas queria mais… terminou a prova em segundo lugar e confirmou a conquista do título de campeão do Minho.

"O que nós queríamos mesmo era vencer em casa, mas claro que ser Campeão do Minho é sempre muito bom e é importante", começou por afirmar o ciclista vianense, que considerou que "o Gustavo Oliveira hoje esteve muito forte. Não conseguimos escapar dele, que era o objetivo, e sabíamos que no sprint ele era forte e tinha 50 por cento de hipóteses de ganhar. Ou era ele ou eu e caiu para o lado dele".

Simão Pedroso confessou-se "um pouco frustrado, vencer em casa é sempre bom, mas é ciclismo… Agora é seguir para os próximos objetivos".

 

Rodrigo Afonso (campeão nacional)

 

Rodrigo Afonso fez a primeira corrida com a camisola oficial de campeão nacional em casa e, para além da satisfação do terceiro lugar em sub-17, mostrou-se feliz por mostrar a camisola e sentir o apoio dos adeptos…

"Foi uma corrida muito especial, ter aqui a minha família e amigos a ver-me correr com a camisola de campeão foi muito bom", disse Rodrigo Afonso, que salientou que "é sempre um gosto correr aqui em Santa Marta. Queríamos ganhar, não deu, mas demos luta e fizemos festa".

 

António Antunes (Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo)

 

António Antunes, responsável pela Escola de Ciclismo de Santa Marta, faz "um balanço positivo desta 48ª edição Circuito de Santa Marta de Portuzelo. Este ano tivemos uma adesão de público maior, sinal de que as pessoas gostam de ciclismo e do nosso circuito. Em termos de participação de atletas é, neste momento, aquilo que nós temos a nível da Zona A".

"Gostávamos de ter mais atletas, uma maior participação, porque só com a formação é que nós vamos alimentar o ciclismo de elite" adiantou António Antunes, vincando que "todos nós fazemos o possível para chamar os jovens para a modalidade. Esperemos que esta moldura humana que esteve aqui tenha gostado e traga miúdos para a modalidade, que nós bem precisamos".

 

Ricardo Rego (CM Viana do Castelo)

 

Ricardo Rego, Vereador do Desporto de Viana do Castelo, marcou, como é habitual, presença no Circuito de Santa Marta e referiu que "o Santa Marta tem tido um percurso histórico naquilo que é o ciclismo e na formação de talentos para o ciclismo em Viana do Castelo, mas, sobretudo, na formação de jovens. Por isso mesmo este é um evento, claramente, direcionado para os jovens e que deve ser apoiado e deve continuar".

Este ano o circuito teve um sabor especial, por contar com o campeão nacional que é de Viana do Castelo e do clube? "Claro que sim e esse feito é a prova do bom trabalho no ciclismo em Santa Marta, que aos pouquinhos, mas cada vez mais, vai-nos presenteando com campeões nacionais. A Associação está de parabéns, os diretores e a todos os treinadores que estão envolvidos e que têm a capacidade de formar estes jovens talentos".

 

 

 O 48º Circuito de Santa Marta de Portuzelo organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, contou com o apoio do Município de Viana do Castelo, Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Tensai, Sambiental, Pipe Solutions, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamarisi9Tex, Lda. - Têxteis TécnicosGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.