Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
22.º Prémio de Ciclismo de Rendufe

Rendufe, em Amares, é palco no próximo sábado, dia 9 de agosto, do 22º Prémio de Rendufe, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

 Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Secção de Ciclismo do Rendufe Futebol Clube, o 22º Prémio de Ciclismo de Rendufe destina-se, como habitualmente, às categorias de escolas (sub-7/sub-9; sub-11; sub-13; sub-15), sub-17 e sub-19.

 Em dia de festa - o Prémio de Ciclismo de Rendufe está inserido no programa de festas da Nossa Senhora das Neves -, Rendufe ganha ainda mais destaque já que vai receber os campeões nacionais da Juventude e de sub-17, os minhotos Mariana Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Rodrigo Afonso (Tensai/Sambiental/Santa Marta), respetivamente.

 Em Rendufe o dia arranca às 13h00 com a abertura do secretariado, segue-se a reunião dos diretores desportivos (14h00). Para as 14h30 estão marcadas as primeiras provas do dia: a gincana de pupilos/benjamins (sub-7/sub9) e a prova em linha, seguida de gincana dos iniciados (sub-11).

 Às 14h45 entram em ação os sub-13 (infantis), para realizar a prova em linha e gincana. Meia hora depois vão para a estrada os sub-15 (juvenis), que encerram o programa de escolas.

 A prova em linha dos sub-17 está marcada para as 15h45 e uma hora depois realiza-se a prova dos sub-19.

 A cerimónia de pódio está marcada para as 18 horas.

 

 

O 22º Prémio de Ciclismo de Rendufe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Secção de Ciclismo do Rendufe Futebol Clube, conta com o apoio do Município de Amares, Junta de Freguesia de Rendufe, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamarisi9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

 

José Paiva (Paredes – Reconco) foi o protagonista da corrida de juniores do 22º Prémio de Ciclismo de Rendufe, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, que decorreu na tarde deste sábado.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Secção de Ciclismo do Rendufe Futebol Clube, o 22º Prémio de Ciclismo de Rendufe contou com cerca de centena e meia de ciclistas divididos pela competição (sub-17 e sub-19) e escolas (sub-7/sub-9; sub-11; sub-13 e sub-15.

A prova, que contou com a presença dos recém consagrados Campeões Nacionais - Mariana Peixoto (Juventude) e Rodrigo Afonso (sub-17) - começou com uma homenagem da ACM a Diogo Sousa, ciclista que faleceu durante a semana vítima de acidente de viação e que, enquanto atleta de formação na Silva e Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, foi presença assídua nas provas organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho.

Na corrida rainha da tarde, José Paiva (Paredes – Reconco) foi o mais forte. O ciclista de Aveiro bateu no sprint final Carter Barnes (Picusa Academy), com quem andou fugido nas duas últimas das nove voltas ao percurso, depois de conseguirem escapar a Dimas Mota (Picusa) e Guilherme Silva (Paredes).

Na luta pelo último lugar do pódio, Dimas Mota impôs-se ao seu adversário (Guilherme Silva) e cortou a meta 20 segundos depois do duo da frente.

Por equipas, o Paredes - Reconco, com três atletas no top10, garantiu a vitória, seguido pelo Picusa Academy. A Landeiro/KTM/Matias&Araújo foi terceira.

Filipe Granjinho (Paredes-Reconco) e Marta Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foram os vencedores em sub-17.

O ciclista do Paredes completou as sete voltas ao percurso em 45:59 minutos. Com o mesmo tempo terminaram José Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), que foi segundo, e Gonçalo Amorim (Tensai/Sambiental/Santa Marta) que fechou o top3.

Marta Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta), Campeã do Minho de Estrada em cadetes venceu a prova feminina.

O Paredes - Reconco venceu a classificação coletiva, terminando a prova com o mesmo tempo e os mesmos pontos que a Landeiro/KTM/Matias&Araújo. A Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel foi terceira.                   

A Landeiro/KTM/Matias&Araújo venceu coletivamente a competição de escolas que abriu o 22º Prémio de Ciclismo de Rendufe.

A equipa de Barcelos competiu nos quatro escalões e totalizou 11 pontos.  A Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel foi segunda e o Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling terceiro.

Individualmente, o destaque vai para as vitórias de Martim Quitério (CCM - Clube de Ciclismo de Mirandela) e Mariana Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) em sub-15.

O ciclista de Mirandela fez as quatro voltas ao percurso em 28:53 minutos, impondo-se na reta da meta a Rodrigo Brandão (Paredes - Reconco). Samuel Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi terceiro.

Em femininos, Mariana Peixoto, a Campeã Nacional da Juventude da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, foi a vencedora, terminando a corrida ao fim de 28:53 minutos. A sua colega de equipa Matilde Vale foi segunda e Rocio Bello (Club Ciclista Ponteareas) foi terceira.

Francisco Rio (Paredes-Reconco) e Beatriz Cigarrosa (Escola Ciclismo BilaBiker´s) venceram em Sub-13.

Francisco Rio foi o mais rápido nas duas provas (linha e destreza), completando a prova em 17:25.496 minutos. O seu colega de equipa Rodrigo Ferreira foi segundo e Francisco Faria (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi terceiro.

Beatriz Cigarrosa venceu a prova feminina, deixando na segunda posição Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo). Leonor Faria (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) foi terceira.

Rodrigo Macedo (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Ana Furmann (Academia de Ciclismo do Alto Minho - SC Vianense) foram os vencedores em sub-11.

O ciclista do clube de Barcelos terminou a prova com o tempo de 3:02.600 minutos, depois de ter vencido as duas provas (destreza e linha). Na segunda posição ficou o seu colega de equipa Francisco Saleiro, enquanto Rodrigo Silva (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) foi terceiro.

Ana Furmann impôs-se à sua colega de equipa Manuela Chaer (Academia de Ciclismo do Alto Minho - SC Vianense) e Ema Santos (NONSTOP Cycling Team).

 

Em sub-9, Francisco Melo (NONSTOP Cycling Team) foi o mais rápido no cômputo das duas provas (sprint e destreza). Na segunda posição ficou Gabriel Cardoso (Paredes-Reconco) e Afonso Sousa (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations) foi terceiro.

Em femininos Joana Lopes (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations) foi a vencedora. Maria Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Benedita Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) completaram o pódio.

Bernardo Sá (AXPO/FirtsBike Team Vila do Conde) foi o vencedor em sub-7, deixando nos lugares imediatos João Silva (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Mateus Barbosa (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations).

Beatriz Santos (NONSTOP Cycling Team) subiu ao mais alto lugar do pódio em femininos.

 

José Paiva (vencedor em juniores)

 

José Paiva (Paredes – Reconco) mostrou-se muito "feliz" com a vitória no Prémio de Ciclismo de Rendufe, considerando que "foi uma vitória saborosa numa prova difícil".

"Foi uma corrida difícil, com muitos ataques desde o início. Conseguimos encetar uma fuga com quatro atletas, dois da minha equipa e dois da Picusa. Nas voltas finais o atleta do Picusa atacou, fui atrás e ficamos os dois na frente. No sprint consegui ser mais forte e ganhei. Estava confiante, com boas sensações e sei que no sprint tenho a minha qualidade".

 

António Pereira (Rendufe FC)

 

António Pereira, do Rendufe FC, era um homem satisfeito no final da prova que já vai na sua 22.ª edição e é, cada vez mais, uma referência no ciclismo de formação.

O responsável do Rendufe FC referiu que "o balanço é positivo. Correu tudo bem. Gostávamos de ter aqui mais miúdos, mas os campeonatos nacionais foram há uma semana e compreendemos que os miúdos estão um bocado cansados, alguns pais também têm agora as suas férias e os miúdos têm que os acompanhar".

"Mas de resto foi um Prémio de Ciclismo muito positivo, com a entrega de todos quantos participaram. De salientar a adesão dos atletas das escolas, é bom sinal, significa que vamos continuar a ter meninos e meninas a praticar ciclismo nos vários escalões".

Manuel Moreira (Presidente da CM Amares)

 

Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal de Amares, acompanhou o Prémio de Ciclismo de Rendufe desde o início e considerou que "esta prova é a festa do ciclismo de formação e vem abrilhantar as festas da Senhora das Neves".

Considerando que "foi um espetáculo muito bonito, com uma boa adesão da população, que fez questão de sair à rua para apoiar estes jovens", Manuel Moreira salientou o "excelente trabalho que o Rendufe tem feito para realizar esta prova. A Câmara Municipal é um parceiro fundamental e nós fazemos questão de estar aqui e ajudar para que o ciclismo continue em Amares".

Manuel Moreira referiu que "apoiar o ciclismo é uma aposta ganha e Amares tem uma tradição muito forte no ciclismo. Espero que quem vier a assumir a Câmara, continue a apoiar porque esta gente merece… O ciclismo tem muito a ver com Amares e Amares tem muito a ver com o ciclismo".

 

Vítor Patrício (Vereador do Desporto da CM Amares)

 

 

Vítor Patrício, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Amares, marcou, como é habitual, presença na prova que está inserida nas festas da Nossa Senhora das Neves e salientou que "esta prova é sempre uma grande festa e nota-se que as pessoas saem à rua, mesmo quando o tempo está difícil como hoje, temperaturas altas, mas as pessoas saem e estão cá porque o ciclismo é isto, é uma modalidade de proximidade. De resto, Rendufe já tem esta tradição e as festas da Senhora das Neves também está muito ligada ao ciclismo, como está o Município e nós não queremos abandonar isto. Queremos que continue assim para o futuro e quem aqui vem gosta de participar nesta prova, quer lançar-se na modalidade e Amares tem de estar ao lado do ciclismo".

 

O 22º Prémio de Ciclismo de Rendufe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Secção de Ciclismo do Rendufe Futebol Clube, contou com o apoio do Município de Amares, Junta de Freguesia de Rendufe, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamarisi9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.