4# Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris
Porto de Ave recebe a 3 de agosto do 8.º BTT XCO Tesouros do Ave, quarta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 8.º BTT XCO Tesouros do Ave decorre no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave, na Póvoa de Lanhoso e destina-se às categorias de escolas (sub-7/sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15), sub-17, sub-19, sub-23, elites, masters e paraciclismo, masculinos e femininos.
O dia em Porto de Ave começa bem cedo, com a abertura do secretariado e do circuito para treinos às 09h00
A reunião com os diretores desportivos de escolas está marcada para às 09h45 e às 10h00 iniciam-se as provas de escolas.
A cerimónia protocolar está marcada para as 12h00.
A cerimónia protocolar está marcada para as 16h30.
Em 2024, Rui Ferreira e Catarina Lopes, ambos da AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde, foram os vencedores em elites, com Pedro Carvalho (Grupo ccr – Apmotor-Lobos Averomar Cycling) a ser o mais rápido em sub-23 e Dinis Vieira e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) a imporem-se em sub-19.
Em escolas, a Landeiro/KTM/Matias & Araújo foi a vencedora na classificação por equipas.
8.º BTT XCO Tesouros do Ave organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave conta com o apoio do Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Viamaris, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Cision, Arrecadações da Quintã, Gabinete do Ave – Seguros e Contabilidade, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG3 - Mediação de Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.
O 8.º BTT XCO Tesouros do Ave, quarta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris, que estava agendada para amanhã está cancelada em virtude do governo ter declarado situação de alerta devido ao risco de incêndio.
Entre outras medidas, a situação de alerta proíbe o acesso ao interior das florestas, a circulação e permanência nesses espaços, inviabilizando assim a realização do BTT XCO Tesouros do Ave, prova que decorre anualmente no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave situada no parque local.
A situação de alerta entra em vigor às 00h00 de amanhã, dia três de agosto, até às 23h59 de quinta-feira.
8.º BTT XCO Tesouros do Ave organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave conta com o apoio do Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Viamaris, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Cision, Arrecadações da Quintã, Gabinete do Ave – Seguros e Contabilidade, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG3 - Mediação de Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.
Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Leandra Gomes (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) foram os protagonistas em elites do 8.º BTT XCO Tesouros do Ave, quarta e penúltima prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave Desportivos, o 8.º BTT XCO Tesouros do Ave prometia grandes disputas pelos primeiros lugares das várias categorias, já que eram (e são) ainda muitas as indecisões na luta pelas camisolas de Campeão do Minho.
Na corrida principal da tarde Rui Ferreira travou uma luta renhida com o seu colega de equipa Tiago Alves, mas conseguiu, volta após volta, consolidar a liderança e cortou a meta ao fim de 1:11:08 hora. Tiago Alves foi segundo, a 32s, enquanto Casimiro Oliveira (TOCAndar - Fortunna) foi terceiro.
Nas contas do Campeonato do Minho, Rui Ferreira é já o virtual campeão, enquanto Casimiro Oliveira manteve a segunda posição e Tiago Alves é terceiro.
Em femininos, Leandra Gomes, a correr em casa, completou as quatro voltas ao percurso em 50:54.626 minutos e garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio.
Em sub-23, Rodrigo Costa (TOCAndar - Fortunna) somou a sua terceira vitória consecutiva no Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris. O ciclista famalicense assumiu a liderança na primeira volta e terminou a prova ao fim de 1:16:11h, deixando o segundo classificado, Bernardo Pereira (AXPO/FirstBike Tem/Vila do Conde) a mais de quatro minutos. Afonso Faria (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) foi terceiro.
Dinis Soares e Margarida Vasconcelos, ambos da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, venceram em sub-19.
Dinis Soares dominou a corrida masculina e cortou a meta ao fim de 1:04:40 minutos. Na segunda posição ficou Simão Silva (Batotas/Ponte de Lima), enquanto Tiago Fernandes (TOCAndar - Fortunna) foi terceiro.
Margarida Vasconcelos fez uma corrida tranquila e subiu ao primeiro lugar do pódio.
Em sub-17 venceu Daniel Marques (TOCAndar – Fortunna) que percorreu as cinco voltas ao percurso em 55:28.233 minutos. Edgar Matos (Batotas/Ponte de Lima) foi segundo e Martim Branco (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.
Rúben Carrilho (BTT Braguinhas/Padim da Graça) sagrou-se vencedor em master 30, deixando na segunda posição Luís Torre (CD Aves Ciclismo 1930) e Nelson Costa (TOCAndar - Fortunna) foi terceiro.
Manuel Pereira (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) impôs-se em master 40. O ciclista de Famalicão assumiu a frente da corrida desde a primeira volta e completou a prova em 53:50m, deixando o segundo classificado, Roberto Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) a cinco minutos. Sérgio Silva (União Ciclista de V.N.Famalicão-Centro Ciclista de Avidos) foi terceiro.
Francisco Branco (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o mais rápido em master 50, deixando nos lugares imediatos os seus colegas de equipa Mário Costa e Orlando Silva.
Francisco Eiras (CC Cambre-Caeiro) foi o vencedor em master 60.
Por equipas a vitória sorriu ao Batotas/Ponte de Lima ao somar 11 pontos.
ESCOLAS
A Landeiro/KTM/Matias&Araújo foi a vencedora da competição de escolas, que preencheu a manhã no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave, na Póvoa de Lanhoso.
A equipa de Roriz, Barcelos, participou nas quatro categorias - sub-7/sub-9; sub-11: sub-13 e sub-15 - e terminou com seis pontos, destacando-se as vitórias em sub-11 e sub-15.
O Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling subiu ao segundo lugar do pódio, com 10 pontos, enquanto a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde foi terceiro.
Em termos individuais de destacar as vitórias de Samuel Gomes e Mariana Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) em sub-15.
Samuel Gomes assumiu a corrida desde o início e completou as quatro voltas ao percurso em 30:58.877 minutos. Na segunda posição ficou David Martins (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling), com o tempo de 31:37.5145m. Tiago Carvalho, que tinha sido o vencedor no Trilhos Cónegos, alcançou o terceiro lugar.
Em femininos, Mariana Peixoto foi a mais rápida. A Campeã Nacional da Juventude completou a prova em 33:36.653m, deixando a sua colega de equipa Matilde Fernandes a, praticamente, um minuto. Matilde Vale assegurou a subida ao terceiro lugar do pódio.
Gonçalo Gomes (TOCAndar – Fortunna) e Leonor Faria (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) foram os vencedores em sub-13.
Gonçalo Gomes impôs-se a Gonçalo Matias (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Miguel Martins (Landeiro/KTM/Matias&Araújo).
Já Leonor Faria foi a primeira a chegar à meta na prova feminina. Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi segunda.
Francisco Saleiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Rita Miranda (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceram em sub-11.
Francisco Saleiro foi o mais rápido no cômputo das duas provas (destreza e linha), terminando a competição em 6:28.544 minutos. O seu colega de equipa Rodrigo Macedo foi segundo, ficando a cerca de oito segundos.
Rodrigo Silva (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cyclin), alcançou o terceiro lugar.
Rita Miranda terminou a prova em 9:01.580 minutos e subiu ao primeiro lugar do pódio.
Em sub-7/sub-9 a vitória sorriu a Lourenço Martins e Benedita Ferreira, ambos da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde.
Lourenço Martins deixou nos lugares imediatos Mateus Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Rafael Rodrigues (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)
Benedita Ferreira impôs-se à sua colega de equipa Rita Lima, enquanto Francisca Saleiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi terceira.
Manuel Pereira (vencedor em master 40)
Manuel Pereira (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) venceu em Porto de Ave e revalidou o título de Campeão do Minho em BTT XCO. O ciclista de Famalicão diz-se "muito satisfeito" com a vitória no BTT XCO Tesouros do Ave e no Campeonato do Minho, salientando que "era um objetivo que eu tinha para a época. Eu gosto muito de fazer o Campeonato do Minho, gosto muito deste ambiente e das pistas".
Sobre a prova deste domingo referiu que "aqui a prova nunca é muito fácil porque a pista é bastante exigente e é dura. As subidas não são muito compridas, mas são bastante acentuadas e o percurso é bastante puxado" e adiantou que "correu bem e gostei muito de participar… saio daqui muito satisfeito".
Rodrigo Costa (vencedor em sub-23)
Rodrigo Costa (TOCAndar – Fortunna) somou a sua terceira vitória na prova e parte para a última prova do campeonato na liderança.
O ciclista de Famalicão sai de Porto de Ave "muito satisfeito" com a vitória, que o coloca em vantagem para a conquista do título de campeão do Minho.
Considerando que "foi uma prova renhida, pois o segundo classificado também está a andar muito bem", Rodrigo Costa referiu que "a meio da prova consegui distanciar-me um bocado e apesar da parte técnica não ser muito o meu forte, consegui manter-me na frente em ganhar".
Sobre o traçado do circuito de cross country olímpico de Porto de Ave, Rodrigo Costa afirmou que "está muito bem desenhado, é uma pista muito fluída". De resto o ciclista famalicense considerou mesmo que "do calendário do Campeonato do Minho é a melhor prova, até agora".
José Araújo (AETAD - Eventos Tesouros do Ave)
José Araújo, responsável pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, fez um balanço positivo da oitava edição do BTT XCO Tesouros do Ave.
"O balanço é positivo, tudo correu muito bem e assistimos a disputas muito interessantes", disse José Araújo, que se mostrou ainda mais "satisfeito por perceber que esta prova vai ter um impacto muito grande na atribuição dos títulos. Sabe muito poder contribuir para essas coisas".
Outros dos "orgulhos" de José Araújo foi ver Leandra Gomes subir ao primeiro lugar do pódio… "Fui eu que lhe vendi a primeira bicicleta e a pus a andar de bicicleta, levando-a a algumas provas para participar e ela deu continuidade e, neste momento, está a ser uma boa atleta" e confessou que "ver atletas que começaram aqui a sua caminhada no ciclismo a brilhar nas várias vertentes dá-me ânimo para continuar a trabalhar e a organizar esta prova".
8.º BTT XCO Tesouros do Ave organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave contou com o apoio do Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Viamaris, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Cision, Arrecadações da Quintã, Gabinete do Ave – Seguros e Contabilidade, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG3 - Mediação de Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.