Melgaço recebe por estes dias a "fina flor" do BTT Cross Country Olímpico Europeu para disputar o Campeonato da Europa de XCC, XCR e XCO de elites/sub-23 e juniores.
Numa organização conjunta do Município de Melgaço, Melsport, Associação de Ciclismo do Minho, FP Ciclismo e UEC, o Campeonato da Europa de 2025 conta com a participação de cerca de seis centenas de atletas oriundos de 30 países. Entre os nomes mais sonantes destacam-se Thomas Pidcock, campeão olímpico em título de BTT, Simone Acometo, Simon Andreassen e Julian Schelb, que subiram ao pódio na última edição do Europeu, bem como Luca Martin, Charlie Aldrige e Nino Schurter.
Em femininos destacam-se Jenny Rissveds, Joland Neff e Nicole Koller.
Portugal está presente com um grupo de 19 corredores, sendo que a grande maioria dos atletas passaram já pelas provas organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho ao longo dos tempos.
Os atletas que vão representar Portugal são:
Ana Santos e Raquel Queirós, Bruno Nunes, João Rocha, Ricardo Marinheiro e Roberto Ferreira (elites)
Beatriz Guerra, João Cruz, João Fonseca e Rafael Sousa (sub-23)
Daniel Franco, Daniel Silva, Hugo Ramalho, João Vigário, Tomás Pais, Vasco Silva, Xavier Gaspar, Margarida Vasconcelos e Maria Coimbra (sub-19).
O Campeonato da Europa disputa-se na pista de BTT XCO instalada no Centro de Estágios de Melgaço. Quinta-feira inicia-se as finais de cross country curto (XCC). Na sexta-feira o dia é dedicado a estafeta mista (Team Relay). Sábado e domingo realizam-se as provas de XCO.