Paredes de Coura é palco domingo, dia seis de julho, da oitava edição do BTT DHU de Paredes de Coura, prova organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e Câmara Municipal de Paredes de Coura.
Os amantes do Downhill Urbano têm em Paredes de Coura uma oportunidade de testar os seus dotes num ambiente fora do habitual, levando a adrenalina e o espetáculo do DHI para o centro do concelho.
O BTT DHU de Paredes de Coura é aberto às categorias de escolas (sub-13 e sub-15), sub-17, sub-19, sub-23, elites e masters, masculinos e femininos.
O dia em Paredes de Coura começa cedo, com a abertura do secretariado e da pista para treinos às 9h00. Os treinos para a categoria Open iniciam-se às 10h00.
A manga de qualificação está marcada para as 14h00 e a de classificação inicia-se às 15h30.
A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.
Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura
Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, espera uma festa do ciclismo no próximo domingo, até porque "a prova de DHU do próximo dia 6 é, de todas as provas de ciclismo que promovemos, aquela que permite maior participação e proximidade do público".
"Procuramos, todos os anos, reforçar a segurança dos participantes e do público tendo em vista estimular a participação e promover o espetáculo! Por isso, a expectativa é que possamos ter um reforço do número de participantes e do público presente, transformando-se a prova em mais uma festa do ciclismo em Paredes de Coura", disse o autarca de Paredes de Coura.
Filipe Silva, da Bike House DH Team/Guimarães, e Ana Leite, da AXPO Team Vila do Conde, foram os vencedores da oitava edição do BTT DHU de Paredes de Coura, uma organização da Associação de Ciclismo do Minho e Câmara Municipal de Paredes de Coura.
O “Celeiro do Minho” como em tempos foi conhecido, Paredes de Coura "engalanou-se" para receber a festa do downhill na versão urbana e os ciclistas não se fizeram rogados e levaram o espetáculo aos muitos adeptos que se juntaram no centro da vila para assistir aos saltos e manobras dos "especialistas".
Filipe Silva, que já tinha vencido em 2024, foi o vencedor em elites ao fazer a descida final em 2:07.658 minutos, retirando cerca de quatro segundos ao tempo realizado na manga de qualificação.
O ciclista da Bike House DH Team/Guimarães bateu por 0.861s o seu ex-colega de equipa João Baptista, que agora corre pela Beeceler e que na manga de qualificação tinha feito o melhor tempo (2:06.789).
João Baptista alcançou assim o segundo lugar, enquanto Paulo Silva (BTT Pandilhas a Monte) subiu ao terceiro lugar do pódio ao fazer o tempo de 2:13.832.
Ana Leite dominou a prova feminina vencendo as duas mangas. Na última descida a atleta de Guimarães fez o tempo de 2:37.251 minutos, deixando a segunda classificada a mais de 12 segundos.
Gael Martines (TM Sport Riders) foi o mais rápido entre os sub-23 ao fazer o tempo de 2:17.440m. Yoel Alonso (Team Bici Verde) e Gabriel da Silva (TM Sport Riders, CC) completaram o pódio.
Tomás Martins (Bike House DH Team/Guimarães) e Alexia Acuña (A Forna, A.d.) venceram em sub-19. O ciclista da equipa vimaranense impôs-se a Anxo Estevez e Hector Iglesias, ambos da Kamikase CD.
Alexia Acuña fez a sua descida em 2:58.042m.
Em sub-17, Brais Reboreda (OSDOSACHO) fez a descida mais rápida, com 2:18.351 minutos. Benjamim Vasconcelos (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo e Alexandre Silva (Individual) terceiro.
O pódio de sub-15 foi todo ele galego, com Hector Borines (Endurrazo Clube Thc Bike) a subir ao mais alto lugar do pódio, seguido por Anton Ferreira e Roque Docampo, ambos da Endurrazzo Clube HTC Bike
Paula Seoane (Team Bici Verde) garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio na categoria de Master Femininas.
José De La Torre (VK Bikes C), Rui Gonçalves (BTT Pandilhas a Monte) e Paulo Abreu (AXPO Team Vila do Conde) venceram em master masculinos.
José De La Torre venceu em master 30 com o tempo de 2:11.508, terceiro melhor tempo à geral. Ao pódio subiram ainda José Gayo (VK Bikes C) e Rui Fernandes (Bike House DH Team/Guimarães).
Rui Gonçalves (BTT Pandilhas a Monte) fez o quarto melhor tempo à geral (2:12.676) e garantiu a vitória em master 40. Na segunda posição ficou Óscar Gonzalez (TM Sports), enquanto Óscar Pereira (Vigo Enduro) foi terceiro.
Paulo Abreu (AXPO Team Vila do Conde) assegurou a vitória em master 50, deixando na segunda posição João Monteiro (BTT Pandilhas a Monte).
João Rodrigues (Comonção) venceu em Open. Miguel Martinho (Individual) foi segundo e Ismael Sousa (Kona/Bicicletas Coelho) foi terceiro.
Por equipas a Bike House DH Team/Guimarães foi a mais forte. O BTT Pandilhas a Monte foi segundo e o Kamikazes DC terceiro.
Filipe Silva vencedor em Elites
Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) voltou a subir ao mais alto lugar do pódio no DHU de Paredes de Coura - é já a sua quarta vitória - e mostrou-se bastante satisfeito com a prova.
"Eu gosto muito de vir aqui correr, de fazer o DHU de Paredes de Coura, normalmente, até é o último DHU que faço" disse o ciclista de Guimarães, que sobre a prova referiu que "este ano mudaram um pouco o circuito na parte de cima. Na parte da terra acho que ficou bastante melhor, mas depois perto da igreja a pista ficou com muito pedal e torna-se bastante complicado para nós com bikes de downhill pedalar, mas mesmo assim demos todos o nosso máximo".
Filipe Silva aproveitou para "dar os parabéns à organização por continuar com esta prova e esforçar-se para que as coisas evoluam".
João Baptista (melhor tempo do dia)
João Baptista fez o melhor tempo da pista logo na primeira descida (2:06.789), mas uma avaria a meio da prova na manga de classificação impediu-o de chegar à vitória...
"Foi por um triz que não venci, mas tive um problema na bicicleta, parti a corrente, e isso tirou-me a vitória", disse o ciclista de Guimarães, que adiantou que "na qualificação fiz uma descida segura, vim a dar o melhor de mim, obviamente, mas sempre com a sensação que podia tirar ainda algum tempo. Não aconteceu devido ao problema com a bicicleta, mas é olhar em frente e daqui por duas semanas há nova prova (DHI) e vou lutar pela vitória".
Tiago Cunha (Vice-Presidente CM Paredes de Coura)
Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, faz um balanço "positivo" da oitava edição do DHU de Paredes de Coura.
"O balanço é claramente positivo. Foi um fim de semana, mas, particularmente, um domingo cheio de cor e de animação na vila de Paredes de Coura, que é o objetivo quando o Município promove este tipo de iniciativas".
O autarca de Paredes de Coura considera ainda que "é importante e é positivo o facto de estarmos a rondar os 80 participantes e de termos aqui muitos participantes vindos da Galiza" e adiantou que "o espetáculo foi garantido e isso notou-se desde as camadas mais jovens até à competição do escalão principal. O fundamental era mesmo isso, garantir a animação, o envolvimento e promover a modalidade e a bicicleta enquanto forma de estar".
O 8º BTT DHU de Paredes de Coura é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, contou com o apoio do Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Centro Cyclin de Paredes de Coura, IPDJ, Viamaris, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Vertente Magenta, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.