Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
15.º Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal

Foram mais de três centenas e meia de participantes que esta manhã iniciaram a sua aventura de ciclismo de lazer junto ao Pavilhão Almor Vaz, integrados no Passeio do Dia Um de Portugal.

Liderados por um quarteto onde pontificavam Nelsón Felgueiras, vereador do Desporto da C.M. de Guimarães, Cândido Barbosa, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, João Matias, ciclista profissional da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua e Tiago Machado, “o ciclista do Povo” que agora é treinador e diretor desportivo na Academia Efapel de Ciclismo, marcando ainda presença alguns elementos da BikeHouse DH Team Guimarães, formação Campeã do Minho de DownHill.

Os utilizadores informais percorreram o mini passeio todos juntos, passando pelo Centro Histórico de Guimarães, bem pelo meio da Feira Afonsina, a exemplo de anos anteriores, ocorrendo a separação entre estrada e BTT já na Rua Oneca Mendes, onde os participantes para o Trilho de BTT marcado e preparado pela ERDAL, parceira da ACM para esta parte do evento, enveredaram pelos trilhos de monte, enquanto os restantes praticantes seguiam rumo á Pisca, Multiusos regressando à cidade para continuar o percurso que veio a terminar já perto das 12 horas junto ao Pavilhão Almor Vaz.

Posteriormente decorreu o sorteio de alguns brindes oferecidos pela Bike House Guimarães e PadelNuestro Portugal, não sem que antes tivessem sido repostas as energias com o tradicional porco no espeto.

Em retrospetiva considera-se um balanço positivo para o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal” e a festa do ciclismo de lazer, procurando aliar o desporto, a cultura e a história, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal", promovido pela ACM – Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, entre outras entidades, pretendeu incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

A iniciativa foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido uma t-shirt oficial e participado no sorteio de diversos prémios oferecidos pelos parceiros do evento. 

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015) e fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo e em 2022 integrou as comemorações do Centenário do Vitória Sport Clube. 

 

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal contou, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de GuimarãesSEG 3 - Mediação de SegurosFederação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãViamarisCisionRaiz Carisma - Soluções de Publicidadei9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Auto Terror - Premium AutomotiveGuimarpeixe e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".

Reconhecido como um dos principais pistards e sprinters nacionais, João Matias tem um palmarés invejável não só a nível da pista como de estrada.

Iniciou-se em 2000 na formação da Associação Cultural e Recreativa de Roriz, Barcelos, levado pela mão de seu pai, Professor António Matias, mentor da criação daquela que se veio a revelar como uma das melhores academias de ciclismo de formação portuguesas e que tantos frutos tem dado no ciclismo jovem e de formação.

Desde 2022 que se mantém na formação do Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, formação onde conseguiu alguns dos principais feitos recentes, como o envergar da camisola amarela numa Volta a Portugal e a conquista de três vitórias em etapas na Grandíssima.

Principais resultados

- Vice-campeão da Europa de Ciclismo de Pista - Eliminação em 2021

- ?2 lugar na Taça das Nações de Pista São Petersburgo 2021 - Madison

- ?3 vitórias de etapas na Volta a Portugal 2022 e 2023

- Camisola amarela da Volta a Portugal 2023 na etapa 4

- ?15 vezes campeão Nacional de Pista

- ?Várias vitórias em provas de ciclismo de estrada e pista

Equipas representadas

2000-2009 ACR Roriz

2010 Gondomar Cultural

2011-2012 ASC - Vitória

2013-2015 OFM ou W52 - Quinta da Lixa

2016 Supermercados Froiz

2017 LA - Metalusa - Blackjack

2018-2019 Vito - Feirense

2020-2021 Aviludo - Louletano

2022… Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

 

 O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de GuimarãesSEG 3 - Mediação de SegurosFederação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãViamarisCisionRaiz Carisma - Soluções de Publicidadei9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Auto Terror - Premium AutomotiveGuimarpeixe e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".

Em hora de anunciar presenças confirmadas merecem destaque o atual e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, habitués desde a primeira edição do Dia Um de Portugal e que não dizem não ao convite que lhe é endereçado para a participação em um dos principais eventos de ciclismo de laser que se realiza em Portugal e que se associa a uma data histórica, o Dia Um da nacionalidade, data em que ocorreu a Batalha de São Mamede.

 

Cândido Barbosa, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo

 

Detentor de uma carreira nacional e internacional de renome, em que conquistou mais de uma centena de vitórias, Cândido Barbosa é uma das presenças para o Passeio do Dia Um de Portugal, na próxima terça-feira. Conhecido popularmente como o "Foguete de Rebordosa", Cândido Barbosa iniciou a sua carreira de ciclista profissional em 1996, tendo envergado as camisolas do W52 Paredes Móvel, Maia-Jumbo, Banesto, LA-Pecol, LA-Liberty, LA Alumínios-Liberty Seguros, Liberty Seguros, Sport Lisboa Benfica e Palmeiras Resort / Prio. Embaixador da Liberty Seguros para o desporto, Cândido Barbosa sagrou-se Campeão Europeu de Esperanças (1996), Campeão Nacional de ciclismo de estrada (2007) e de contrarrelógio (2005), tendo ainda ganho importantes competições nacionais e internacionais, incluindo vitórias em várias etapas e classificações da Volta a Portugal.

 

Delmino Pereira Ex-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo

 

Delmino Pereira, Ex-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Vice-Presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC) e ex-ciclista profissional

Ao longo de 14 anos tornou-se figura incontornável no seio do pelotão nacional, nos últimos 12 anos foi referência enquanto Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo. Delmino Pereira irá colocar o fato de lado e vestir o equipamento para o Passeio do Dia Um de Portugal.

Foi Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, tendo sido também Vice-Presidente da UEC – União Europeia de Ciclismo, após uma carreira desportiva ao mais alto nível que começou e terminou no Boavista, clube que representou ao longo da sua carreira entre 1988 e 2001.

Foi vencedor do 14º Grande Prémio do Minho em ciclismo em 1990 e Campeão Nacional de Estrada em 1989 e 1997, ano em que também venceu o Troféu Joaquim Agostinho. Delmino Pereira é uma referência para os ciclistas mais jovens, sendo uma referência incontornável do ciclismo nacional.

 

Tiago Machado – treinador e diretor desportivo da Academia de Ciclismo Efapel

 

Tiago Machado, conhecido como o “Ciclista do Povo”, vai marcar presença no Passeio do Dia Um de Portugal no próximo 24 de junho.

Integra atualmente a estrutura da Academia Efapel de Ciclismo como coordenador geral e é responsável pela equipa de sub-17 (cadetes) e femininas, após ter colocado o ponto final na carreira profissional ao serviço da formação do Boavista, equipa onde iniciou o seu percurso em 2005.

O passo para a internacionalização acontece em 2010 quando vai integrar a equipa da Radio Shack até 2013, passando de seguida para a Team NetApp – Endura em 2014, enquanto em 2015 integra os quadros da Katusha até 2018, regressando em 2019 a Portugal onde correu pelo Sporting Clube de Portugal/Tavira, transitou em 2020 para a Efapel, regressando ao Boavista, sob a forma de Rádio Popular Boavista em 2021 e onde encerrou a carreira em 2022 já com a denominação Rádio Popular-Paredes-Boavista.

 

No palmarés conta com a vitória na Volta à Eslovénia (2014), Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho (2008), foi segundo classificado no Giro del Trentino (2011) e Bayern Rundfahrt (2015), entre outras classificações de destaque em provas internacionais. Participou nas grandes voltas, Tour de France por três vezes, sendo que em 2014 foi considerado pela organização como o herói do Tour ao repescarem na nona etapa. Tiago Machado participou em cinco Vueltas e dois Giros.

 

 

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de GuimarãesSEG 3 - Mediação de SegurosFederação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãViamarisCisionRaiz Carisma - Soluções de Publicidadei9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Auto Terror - Premium AutomotiveGuimarpeixe e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".

Realiza-se no dia 24 de junho, em Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho. A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT. A concentração está marcada para as 9 horas, no arruamento entre o Estádio D. Afonso Henriques e o Pavilhão Almor Vaz (Inatel).
As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas online aqui

 

A 15ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. 
O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
A inscrição é gratuita e os participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.
A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.
Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial efetuado em conjunto por todos os grupos de participantes. À passagem pelo local da partida termina o Mini Passeio.
O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escola de Referência de Desportos de Ar Livre. O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 20 kms. Na preparação do percurso do trilho houve uma particular atenção em proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes nos diversos trilhos de BTT que circundam Guimarães.

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015), fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo e integrou o programa do Centenário do Vitória Sport Club.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, SEG 3 - Mediação de Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da QuintãViamarisCision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Auto Terror - Premium Automotive, Guimarpeixe e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".