Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
67º Circuito Santo António de Amares / Troféu Minho Galaico - Juniores
Troféu Minho Galaico - Juniores / Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã

Amares é o palco o próximo domingo, dia 15 de junho, de um dos mais antigos circuitos de ciclismo de estrada do país, o Circuito de Santo António de Amares, prova que vai para a sua 67ª edição e, como habitualmente, está inserida no programa das Festas D´Amares - Santo António 2025.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Amares, o tradicional Circuito de Amares, pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã em sub-19, conta este ano com um percurso de 77.8 quilómetros, que levará os ciclistas a visitar uma grande parte das freguesias do concelho. A subida ao Santuário da Senhora da Abadia e a passagem por Seramil são, seguramente, os pontos mais emblemáticos e difíceis da prova.

O Circuito de Santo António de Amares, que tem partida e chegada à Praça do Comércio, em Ferreiros, Amares, arranca às 10 horas com direção ao Mosteiro de Bouro Santa Maria, passando depois pelo Santuário da Nossa Senhora da Abadia, EN308, Amares, Rotunda Lago, Amares (1ª passagem pela meta), Seramil, Caldelas, Rendufe, Amares, Praça do Comércio.

 

Vítor Patrício, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Amares

 

Vítor Patrício, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Amares, mostra-se "entusiasmado" com a realização de mais uma edição de um dos "mais antigos circuitos de ciclismo de estrada do país, que este ano, tal como já aconteceu em 2024, conta "com um grande número de equipas e atletas oriundos da vizinha Espanha".

Sobre a percurso, o autarca afirmou que “é bastante exigente e variado, com subidas e zonas rolantes, com paisagens magníficas. Acredito que vai ser um dia de festa, uma festa que vamos levar, mais uma vez, às portas dos habitantes do concelho de Amares e que irá passar por quase todas as freguesias do concelho”.

Vítor Patrício salientou que “Amares gosta de ciclismo, os habitantes de Amares fazem questão de acompanhar a prova nas ruas e de apoiar os ciclistas. Este é um circuito tradicional, que já está enraizado quer em Amares, quer no calendário nacional de juniores”.

De resto “esta é uma das provas de grande atratividade e competitividade. Muitos dos ciclistas que passam por aqui e andam na luta pela vitória nesta corrida acabam por revelar-se grandes atletas”.

 

O 67º Circuito de Santo António de Amares é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Município de Amares, Festas de Amares, Federação Portuguesa de Ciclismo, Federacion Galega de Ciclismo, IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamarisi9Tex, Lda. - Têxteis TécnicosGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bombeiros Voluntários de Amares, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

 

 

Dimas Mota e a Picusa Academy foram os protagonistas da 67ª edição do Circuito de Santo António de Amares, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã em sub-19 e inserida no programa das Festas D´Amares - Santo António 2025.

 

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Amares, o tradicional Circuito de Amares, um dos mais antigos circuitos de ciclismo de estrada do país, contou com a presença de cerca de seis dezenas de ciclistas do norte de Portugal e da vizinha Galiza, que levaram a “festa do povo” a uma grande parte das freguesias do concelho de Amares. Como é habitual o povo de Amares saiu à rua para aplaudir e incentivar os jovens ciclistas ao longo dos 77.8 quilómetros de percurso.

Dimas Mota foi o vencedor desta 67ª edição, ao cortar a meta ao fim de 2:06:48 horas de corrida. O júnior de primeiro ano da Picusa, que se estreou na Europa com as cores da ACR Roriz, integrou a fuga, que se formou na passagem pela primeira contagem de Montanha no alto do Santuário da Nossa Senhora da Abadia, tendo como companheiros de viagem Santiago Aguero (Voltia-Lucus Augusti), e o seu colega de equipa Carter Barnes.

O trio rolou junto deste o km19 até à meta final, com Dimas Mota a ser o mais forte no sprint final e a garantir a vitória. Santiago Aguero foi segundo e Carter Barnes terceiro.

Rodrigo Garcia (Picusa) e Aldo Garcia (Voltia) fecharam o top5, ficando já a mais de um minuto do trio da frente.

De salientar que Dimas Mota venceu o Prémio das Metas Volantes (venceu as duas Metas Volantes “Câmara Municipal de Amares”) enquanto Santiago Aguero conquistou o troféu da Classificação da Montanha, depois de ter vencido o Prémio de Montanha de 2ª categoria situada em Seramil e feito segundo no alto da Nossa Senhora da Abadia, Prémio de Montanha de 3ª categoria.

A Picusa Academy venceu a classificação por equipas, ao colocar três atletas nos primeiros quatro lugares. A Landeiro/KTM/Matias&Araújo foi segunda e o Paredes/Reconco terceiro.

 

Dimas Mota (vencedor do 67º Circuito de Santo António)

Dimas Mota, a envergar as cores da Picusa Academy, saiu de Amares "muito feliz e satisfeito", pois conquistou a sua primeira vitória como júnior de primeiro ano e estreou-se da melhor forma "num circuito muito bom, muito duro. As subidas são muito duras, principalmente, a segunda, é muito divertido, com muitas descidas rápidas e bastante técnicas e uma chegada muito boa em paralelo".

"Logo na primeira passagem pelo prémio de Montanha consegui escapar com o meu companheiro e mais outro ciclista. Depois conseguimos fazer o nosso jogo de equipa e no final deu tudo certo para ganhar no sprint".

A certa altura o Santiago Aguero conseguiu escapar… chegaste a temer perder a corrida? "Não, eu sabia que estava num bom ritmo, sabia que ainda faltavam muitos quilómetros por isso não me assustei nem preocupei quando o Santiago Aguero conseguiu isolar-se. Fui controlando a distância, o andamento e depois com a ajuda do meu companheiro conseguimos apanhar o adversário".

 

Vítor Ribeiro (Câmara Municipal de Amares)

 

Vítor Ribeiro      , vereador do Desporto da Câmara Municipal de Amares, acompanhou de perto a edição 67 do Circuito de Santo António e confessou que gostou muito da prova...

"Como nas edições anteriores, este ano assistimos a uma grande corrida. Podemos dizer que foi mais uma edição de sucesso, que trouxe a Amares dezenas de atletas, que não se coibiram de lutar pelos melhores lugares".

O autarca salientou que "desde que tomamos posse tentamos sempre acarinhar esta prova por ser uma das mais antigas do país, por atrair e revelar ciclistas que se revelam grandes referências para o ciclismo. Por tudo isso, quisemos sempre dar a dignidade que esta prova merece e espero que assim continue no futuro".

"Este ano, como já aconteceu em outras edições, contamos com a presença de várias equipas oriundas de Espanha, que vieram dar outra dinâmica à corrida. Aliás este circuito é, cada vez mais, uma referência do ciclismo de juniores a nível nacional e também da vizinha Espanha, como se comprova com a presença das equipas que estiveram nesta edição".

 

 

O 67º Circuito de Santo António de Amares é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Município de Amares, Festas de Amares, Federação Portuguesa de CiclismoFederacion Galega de CiclismoIPDJArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamarisi9Tex, Lda. - Têxteis TécnicosGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bombeiros Voluntários de AmaresInfraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.