Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
12.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães
2# Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris

A festa do BTT Cross Country Olímpico está de regresso ao Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria, no dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas para a 12ª edição do BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, terceira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris.

 

Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho e do Município de Guimarães, o 12.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho promete, como já é habitual, muita animação da parte da manhã, com a realização das provas de escolas, e muita disputa da parte da tarde, pelos melhores resultados nas várias provas de competição, num dos campeonatos regionais mais competitivos e intensos de BTT XCO.

O dia no Centro de Ciclismo do Minho começa pelas 09h00 com a abertura do secretariado e do circuito para treinos.

Às 10h30 iniciam-se às provas de sub-7/sub9 (pupilos/benjamins) e dos sub-11 (iniciados).

Meia hora depois arrancam as provas de sub-13 e sub15 (infantis e juvenis).

A cerimónia protocolar das escolas está marcada para as 12h15.

Às 13h00 dá-se início às provas de competição com a partida dos sub-17, todos os escalões femininos e o paraciclismo.

Os elites, juniores e masters vão para a pista às 14h45.

A cerimónia protocolar está agendada para as 17h00.

 

Nelson Felgueiras, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães

 

Para Nelson Felgueiras, Vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, receber o 12º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho é muito importante para a autarquia...

 "Guimarães é uma terra que gosta de desporto e receber este tipo de provas que dão dinâmica e expressão ao ciclismo, é muito importante para nós", disse o Nélson Felgueiras.

O autarca de Guimarães referiu que "gostamos de afirmar Guimarães como cidade do desporto e agradecemos o contributo relevante que a ACM dá na aposta da promoção de diversas competições no nosso concelho."

  

O 12º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho organizado pela Associação de Ciclismo do Minho conta com o apoio do Câmara Municipal de Guimarães, União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Federação Portuguesa de CiclismoIPDJ, Viamarisi9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, CisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG3 - Mediação de Seguros, Strong SpeedBike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), foi o vencedor da 12ª edição do BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, terceira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris, que decorreu na pista do Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e Município de Guimarães, o 12º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho preencheu o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com muito ciclismo, provas muito disputadas e um público entusiasta que foi incentivando os atletas ao longo do percurso.

Na prova mais esperada da competição, Rui Ferreira, campeão do Minho em título, somou a sua segunda vitória no Campeonato do Minho. O ciclista de Paços de Ferreira teve, no entanto, que se aplicar para vencer ao sprint Casimiro Oliveira (TOCAndar – Fortunna). Os dois ciclistas pedalaram lado a lado, praticamente, durante todo o percurso e na reta para a meta, apesar de ter partido de trás, Rui Ferreira foi mais forte e confirmou a vitória.

Na terceira posição ficou Tiago Alves (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que gastou mais três minutos que o duo da frente.

Rodrigo Costa (TOCAndar – Fortunna) dominou a prova de sub-23. O ciclista do clube de Famalicão chegou à meta isolado ao fim 1:34:15.545h de prova.

Bernardo Pereira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi segundo, a mais de nove minutos do vencedor e Afonso Faria (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi terceiro.

 

Em sub-19 Dinis Soares (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o mais rápido, terminando a prova ao fim de 1:06:48.794 hora. Simão Silva (Batotas/Ponte de Lima) foi segundo e Tiago Fernandes (TOCAndar - Fortunna) fechou o pódio.

 

Edgar Matos e Leonor Lopes, ambos do Batotas/Ponte de Lima, vencerem em sub-17.

O ciclista de Ponte de Lima percorreu as quatro voltas ao percurso em 55:15.429 minutos. Na segunda posição ficou Daniel Marques (TOCAndar – Fortunna) enquanto Martim Branco (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.

Leonor Lopes completou a prova em 1:00:17 horas e garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio.

Pedro Sá (CD Aves Ciclismo 1930) foi o vencedor em master 30, terminando isolado a corrida, ao fim de 1:03:33.389h. Rúben Carrilho (BTT Braguinhas/Padim da Graça) foi segundo, ficando a dois minutos do vencedor enquanto Luís Torre (CD Aves Ciclismo 1930) foi terceiro.

Em Master 40 Manuel Pereira (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) e Raquel Cunha (União Ciclista de V.N. Famalicão - Centro Ciclista de Avidos) foram os vencedores.

O campeão do Minho em título terminou a prova ao fim de 1:03:33.389h, deixando Cláudio Veloso (SAERTEX Portugal / CRIAZinvent) na segunda posição.

Raquel Cunha fez a prova em 1:00:17.944 horas e garantiu a vitória. Uma palavra para a atitude da ciclista de Famalicão, que durante toda a prova acompanhou a jovem Leonor Lopes (Batotas/Ponte de Lima), não a deixando desanimar.

Joaquim Ferreira, que corre como individual, venceu em master 50. Mário Costa e Francisco Branco, ambos da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, completaram o pódio.

João Araújo (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o vencedor em master 60. Joaquim Barbosa (União Ciclista de V.N. Famalicão - Centro Ciclista de Avidos) foi segundo e Domingos Rufo (SAERTEX Portugal / CRIAZinvent) terceiro.

Por equipas a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, com uma vitória e dois terceiros lugares, garantiu a vitória 12º edição do BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho. O TOCAndar - Fortunna foi segundo e o Batotas/Ponte de Lima terceiro.

 

Escolas

 

A Landeiro/KTM/Matias&Araújo, venceu a competição de escolas do 12º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho. A formação de Roriz terminou a prova com quatro pontos, tendo subido ao pódio em sete das oito categorias.

O TOCAndar - Fortunna foi segundo e a Escola Ciclismo BilaBiker´s terceiro.

Individualmente, o destaque vai para Samuel Gomes e Matilde Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) que venceram isolados as suas provas de sub-15.

Samuel Gomes concluiu as quatro voltas ao percurso em 27:25.328 minutos, deixando o seu colega de equipa Tiago Carvalho a mais de dois minutos. David Martins (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi terceiro.

Em femininos, Matilde Fernandes impôs-se às suas colegas de equipa Matilde Vale e Letícia Rodrigues.

Gonçalo Gomes (TOCAndar-Fortunna) e Beatriz Cigarrosa (Escola Ciclismo BilaBiker´s) foram os vencedores em sub-13.

O ciclista de Famalicão fez o percurso em 16:24.709 minutos. Salvador Fernandes (UCVN Famalicão - CC Avidos) foi segundo e Miguel Martins (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) terceiro.

A ciclista de Vila Real foi a mais rápida na prova feminina, terminando a prova em 18:31.139m, gastando menos um minuto que Leonor Faria (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling). Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi terceira.

Rodrigo Macedo (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) impôs-se em sub-11, deixando nos restantes lugares do pódio o seu colega de equipa Francisco Saleiro e Henrique Rodrigues (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

Em Sub-9 venceu Rafael Rodrigues (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). Alexandre Dinis (Escola Ciclismo BilaBiker´s) foi segundo e Lorenzo Oliveira (TOCAndar-Fortunna) terceiro.

João Silva e Francisca Saleiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) venceram em sub-7. Gabriela Gomes (TOCAndar-Fortunna) foi segunda.

 

Rui Ferreira (vencedor em elites)

 

Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) saiu do Centro de Ciclismo do Minho com a vitória e reforçou a liderança do ranking em elites.

O ciclista de Paços de Ferreira considerou que a prova "tornou-se complicada porque os treinos têm sido intensos e esta prova é a meio da semana e o corpo não estava tão relaxado" e adiantou que "o adversário também estava forte e fomos até ao risco de meta, eu acabei por ser feliz".

"Quando se deixa a decisão para o risco de meta é sempre uma lotaria. Nunca sabemos se vamos ganhar ou não. Tinha confiança nas minhas capacidades e sabia que só poderia ganhar daquela forma... Saio muito feliz com a vitória".

 

Samuel Gomes (vencedor em sub-15)

 

Samuel Gomes foi o vencedor da prova de sub-15. O ciclista da Landeiro/KTM/Matias & Araújo considerou que "o início da prova foi mais fácil. Depois eles começaram a apertar, mas consegui não só manter-me na liderança, como fui aumentando a vantagem. Por isso, posso dizer que foi uma prova fácil. Esta é uma pista dura, mas como gosto de subidas, gostei de fazer a prova".

 

O 12º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho organizado pela Associação de Ciclismo do Minho contou com o apoio do Câmara Municipal de Guimarães, União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Federação Portuguesa de CiclismoIPDJ, Viamarisi9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, CisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG3 - Mediação de Seguros, Strong SpeedBike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.