Encontro Inter-Regional de Escolas
A Landeiro/KTM/Matias&Araújo foi a vencedora por equipas do Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - 26.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração, que decorreu este sábado à tarde no Campo da Agonia, em pleno coração da cidade de Viana do Castelo e contou com a presença de mais de uma centena de atletas em representação de clubes das Associações de Ciclismo da Zona A (Minho, Porto, Vila Real e Beira Litoral).
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, o 26.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração deu um colorido diferente ao Campo da Agonia.
A Landeiro/KTM/Matias&Araújo foi a formação vencedora por equipas ao somar 14 pontos nas quatro categorias. Entre os vários resultados destacam-se as vitórias em sub-11 e sub-7/sub-9.
O Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling subiu ao segundo lugar do pódio com 24 pontos, seguido da Escola Cantanhede Cycling/Vesam. Penafiel Bike Clube e Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel completaram o top5.
Em termos individuais Martim Quitério (CCM - Clube de Ciclismo de Mirandela) e Carolina Bernardo (Escola Cantanhede Cycling/Vesam) venceram a categoria de sub-15.
O ciclista do clube de Mirandela venceu as duas provas que compunham o programa dos sub-15. No contrarrelógio venceu com o tempo de 2:35.960 e na prova em linha venceu ao sprint com a marca de 52:24m.
Gonçalo Serra (União Ciclismo da Trofa) foi segundo e Duarte Marques (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations) terceiro. Rodrigo Brandão (Paredes/Reconco) e Manuel Santos (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) completaram o pódio.
Em femininos, Carolina Bernardo completou as duas provas em 55:26.160 minutos, deixando nos lugares imediatos Matilde Fernandes e Matilde Vale (Landeiro/KTM/Matias&Araújo), atletas que subiram ao segundo e terceiro lugar do pódio respetivamente.
Letícia Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Iara Rocha (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) fecharam o top5.
Francisco Pereira (Escola Cantanhede Cycling/Vesam) e Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foram os vencedores em sub-13.
Francisco Pereira terminou o conjunto das duas provas (destreza e linha) com o tempo de 21:53.450 minutos, superiorizando-se por décimas a Lourenço Fernandes (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling), que fez segundo lugar.
Francisco Rio, Rodrigo Alves e Rodrigo Ferreira, todos do Paredes/Reconco, ocuparam os restantes lugares do pódio.
Em femininos, Maria Lisboa foi a mais rápida no cômputo das duas provas (23:57.760). Leonor Faria (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi segunda, Matilde Sousa (Academia de Ciclismo do Alto Minho - SC Vianense) foi terceira. Maria Sousa e Matilde Rego, também da Academia de Ciclismo do Alto Minho - SC Vianense, completaram o pódio.
Em sub-11, Rodrigo Macedo (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Maria Costa (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations) foram os mais rápidos.
Rodrigo Macedo venceu a prova masculina, deixando nos lugares imediatos os seus colegas de equipa Afonso Correia e Francisco Saleiro. Martim Oliveira (TOCAndar - Fortunna) foi quarto e Rodrigo Silva (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) quinto.
Em femininos, Maria Costa impôs-se a Ana Furmann (Academia de Ciclismo do Alto Minho - SC Vianense) e Emma Santos (NONSTOP Cycling Team). Manuela Chaer (Academia de Ciclismo do Alto Minho - SC Vianense) foi quarta.
Em sub-9 Francisco Melo (NONSTOP Cycling Team) garantiu a subida ao mais alto lugar do pódio depois de realizadas as duas provas (destreza e sprint). Francisco Fernandes (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi segundo e João Mesquita (Escola Cantanhede Cycling/Vesam) foi terceiro. Mateus Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi quarto e Gabriel Cardoso (Paredes/Reconco) quinto.
Catarina Fernandes (NONSTOP Cycling Team) venceu a prova feminina, Maria Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi segunda. Sofia Mota (Penafiel Bike Clube) alcançou o terceiro lugar, Joana Lopes (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations) foi quarta e Maria Saleiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) quinta.
Gustavo Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Francisca Cruz (Penafiel Bike Clube) foram os mais rápidos em sub-7.
António Antunes - Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo
António Antunes, do Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, considerou que "está mais um objetivo cumprido do nosso plano de atividades. Este Encontro de Escolas visa divulgar o ciclismo de formação e ao mesmo tentar captar mais atletas para a nossa formação".
Afirmando que "é com estes eventos que conseguimos trazer mais miúdos para a modalidade", António Antunes salientou que "neste momento há um ao decréscimo de atletas no ciclismo. E só com a realização destes eventos conseguimos mostrar o que o GD Santa Marta faz a nível de ciclismo e, ao mesmo tempo, lançar a semente para que os miúdos possam vir experimentar o ciclismo".
António Antunes referiu ainda que "claro que esta não é uma prova mediática como são as de elites, mas é aqui que tudo começa e não há elites sem a formação".
Sérgio Fernandes Chefe Divisão do Desporto da C M de Viana do Castelo
Sérgio Fernandes, chefe de divisão do desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, salientou que "este evento já é uma referência e faz parte dos quadros de eventos do Município e vamos continuar a apostar no ciclismo. Felizmente temos um grande embaixador, o Iuri Leitão, que também é fruto do GD Santa Marta".
Bruno Fernandes aproveitou ainda "para dar os parabéns ao GD Santa Marta por todo o trabalho que têm feito e dedicação ao ciclismo".
Nuno Ferraz Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo
Nuno Ferraz, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, acompanhou de perto toda a atividade desta 26.ª edição Prémio Viana do Castelo Fica no Coração, que contou com mais de uma centena de atletas.
O autarca referiu que "Santa Marta tem uma enorme tradição no ciclismo, conta com atletas de renome nacional e internacional e tudo começa nestas escolas, nestes eventos".
Nuno Ferraz não tem dúvidas que "a escola de ciclismo leva o nome Santa Marta a muitos pontos do país e mesmo internacional. É uma escola que põe os miúdos a praticar desporto e ao mesmo tempo divulga a nossa terra".
O Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - 26º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração organizado pela Associação de Ciclismo do Minho conjuntamente com o Grupo Desportivo Paroquial de Santa Marta de Portuzelo contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Federação Portuguesa de Ciclismo, Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, IPDJ, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Viamaris, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Tensai, Sambiental, Pipe Solutions, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.
A festa das escolas de ciclismo de estrada está de regresso a Viana do Castelo a 31 de maio, com o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - 26.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, o 26.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração vai decorrer este ano durante a tarde de sábado (31 de maio) tendo como palco o Campo da Agonia, esperando-se uma grande adesão de atletas, mas também de público para assistir e apoiar os jovens ciclistas.
Num dia que se espera de festa - com os jovens atletas a dividirem-se entre a gincana, contrarrelógio individual ou provas em linha - o dia começa a desenhar-se às 13 horas com a abertura do secretariado. Uma hora depois realiza-se a reunião com os diretores desportivos e às 15h00 iniciam-se as provas de iniciados (gincana) e juvenis (contrarrelógio individual).
Às 15h30 é a vez dos infantis disputarem a gincana e meia hora mais tarde entram em ação os pupilos/benjamins, que vão realizar as provas de destreza (gincana) e os iniciados fazem a prova em linha.
Seguem-se as provas em linha dos infantis (16h45) e juvenis (17h30).
A cerimónia protocolar está marcada para as 18h15.
António Antunes (GDCP Santa Marta)
António Antunes, do Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, espera que este Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo “seja uma grande festa do ciclismo de formação, que todos os meninos se divirtam" e que no final "possamos cativar mais meninos para a modalidade".
Sobre a prova referiu que "vai realizar-se nos mesmos moldes dos anos anteriores, sendo que este ano se realiza a um sábado à tarde, o que pode trazer mais gente para assistir às provas" e adiantou que "contamos ter aqui todas as equipas da Zona A e que todos saiam satisfeitos".
Esta é uma prova importante para a Escola de Ciclismo de Santa Marta? "Claro que sim. Somos um clube de formação e com esta competição mostramos à cidade que existimos, o que estamos a fazer e, quem sabe, as escolas consigam cativar mais jovens para o ciclismo".
Considerando que "promover o ciclismo e cativar atletas" são ambições da equipa, António Antunes referiu ainda que "no dia um, no âmbito do dia da criança, estaremos novamente no centro da cidade para uma demonstração do ciclismo".
O Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - 26º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração organizado pela Associação de Ciclismo do Minho conjuntamente com o Grupo Desportivo Paroquial de Santa Marta de Portuzelo conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Federação Portuguesa de Ciclismo, Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, IPDJ, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Viamaris, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Tensai, Sambiental, Pipe Solutions, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.