Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
3# Prova da Taça de Portugal de Juniores / Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã

O Santuário da Nossa Senhora da Franqueira, em Barcelos, é o palco a 10 de maio (sábado) da chegada da terceira prova da Taça de Portugal de sub-19, prova pontuável também para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, ACR Roriz e ADRAP, a terceira e quarta prova (que se realiza no dia seguinte) da Taça de Portugal têm a particularidade de ligar Barcelos e Penafiel em duas corridas, que se esperam intensas, muito disputadas e decisivas para a atribuição dos vencedores da prova rainha.

A terceira prova da Taça de Portugal arranca da sede da ADRAP, em Galegos, Penafiel. A abertura do secretariado está marcada para as 12h00 e a reunião dos diretores desportivos realiza-se às 13h30.

A partida para a corrida está marcada para as 14h55 seguindo para o Santuário da Nossa Senhora da Franqueira, numa viagem com 107,600 quilómetros.

A caravana de sub-19 passa por Penafiel, Vizela, Joane, Gavião, Louro, Gamil, Martim, Tamel S. Veríssimo, Roriz, Barcelos e Santuário de Nossa Senhora da Franqueira.

Rosa Cristina Barbosa, presidente da ACR Roriz, mostra-se "entusiasmada" com a organização da 3ª Prova da Taça de Portugal e garante que "está tudo preparado para recebermos os ciclistas e fazermos a festa da Taça de Portugal".

A responsável da ACR Roriz, clube que recentemente organizou 21º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor António Matias (para todas as categorias), referiu que "esta corrida tem outro tipo de abrangência, apesar de ser apenas para juniores, mas é uma corrida do calendário nacional, que parte de Penafiel e termina na Franqueira".

Afirmando que "é uma corrida diferente", Rosa Cristina Barbosa salientou que "esperamos levar a festa do ciclismo às pessoas das várias localidades e que tudo corra bem".

 

A 3ª prova da Taça de Portugal de Juniores é uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Associação Cultural e Recreativa de Roriz conta com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamaris, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros e revista Ciclismo a Fundo.

José Salgueiro (Picusa Academy) venceu isolado a terceira prova da Taça de Portugal de sub-19 e quarta prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, que terminou no Santuário da Nossa Senhora da Franqueira, em Barcelos.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, ACR Roriz e ADRAP, a terceira da Taça de Portugal contou com a presença de cerca de uma centena de atletas e viu, no final, a camisola mudar de dono, mas a manter-se na mesma equipa, a espanhola Picusa.

Numa corrida que se esperava muito disputada e que teve a particularidade de ligar Galegos (Penafiel), ao alto da Monte da Franqueira (Barcelos), ao longo de 107.6 quilómetros, a primeira fuga, composta por 15 atletas, surgiu logo nos quilómetros iniciais. O grupo foi perdendo elementos ao longo do trajeto, mas manteve-se na frente apesar das muitas mexidas no pelotão, e chegou a ter mais de um minuto de diferença para os perseguidores.

À entrada para a subida ao Monte da Franqueira os fugitivos levavam uma vantagem de 30s para o grupo perseguidor onde se encontrava José Salgueiro, que impulsionado por correr em casa e com o apoio dos muitos adeptos que se juntaram na subida para o Santuário da Nossa Senhora da Franqueira, em Barcelos, não deixou os seus créditos por mãos alheias e venceu isolado.

O ciclista de Barcelos, que já o ano passado tinha tentado vencer na Franqueira, cortou a meta ao fim de 2:51:37 horas de prova, deixando na segunda posição Tomás Mateus (Dunas Vale/Pereira&Gago), que gastou mais 3s. Guilherme Santos (Blackjack-Bairrada) foi terceiro, Rodrigo Jesus (Academia Efapel de Ciclismo) quarto e Augusto Patrício (Escola de Ciclismo Bruno Neves) quinto.

Com esta vitória José Salgueiro assumiu a liderança do ranking da Taça de Portugal de Juniores, ultrapassando o seu colega de equipa Ramon Omer.

Por equipas a Picusa Academy foi a vencedora com um total de 8:36:15 horas, deixando a 16s o Blackjack-Bairrada, que foi segundo. Na terceira posição ficou a Landeiro/KTM/Matias&Araújo.

A Taça de Portugal de sub-19 encerra este domingo com uma tirada de 97 quilómetros com partida é às 11h55, em frente à Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz de Barcelos e chegada a Penafiel.

 

José Salgueiro vencedor na Franqueira

 

José Salgueiro era um atleta "muito feliz e satisfeito" no final de uma corrida que considerou dura, mas que terminou na melhor maneira.

"O ano passado já tentei ganhar aqui, não consegui porque as circunstâncias da corrida não permitiram, mas hoje parece que correu tudo bem", disse o ciclista da Picusa Academy, que adiantou que "apanhamos a fuga mesmo no início da subida e foi a dar o máximo até cá acima".

Foi uma corrida difícil? "Sim, foi muito movimentada desde o início. Houve alturas em que pensei que a fuga ia ganhar, que não ia dar para ganhar, mas a verdade é que também tínhamos um atleta nosso, o quarto classificado da geral na fuga, e se chegasse assim ficamos em primeiro na geral na mesma".

 

Rosa Cristina Barbosa, presidente da ACR Roriz

 

Rosa Cristina Barbosa, presidente da ACR Roriz, faz um balanço positivo. "Uma prova bem diferente da que organizamos em Roriz. Começou numa escola de ciclismo e termina numa outra. Foi uma organização distinta, que contou com 99 atletas e teve um grau de dificuldade considerável e a última subida então foi dura e não foi para todos".

A presidente da ACR Roriz destacou ainda a vitória de José Salgueiro… "ainda me lembro do José Salgueiro a dar as primeiras pedaladas como federado na nossa associação e é bom ver que, realmente, a nossa formação dá os seus frutos e que os atletas conseguem atingir um patamar de excelência, é gratificante. É, por isso, que eu acho que as escolas de ciclismo devem existir".

 

 

A 3ª prova da Taça de Portugal de Juniores, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Associação Cultural e Recreativa de Roriz, contou com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamaris, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros e revista Ciclismo a Fundo.