Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
9ª Maratona BTT XCM de Paredes de Coura
2ª Taça Portugal de BTT XCM

Carlos Cruz e Melissa Maia, ambos do Guilhabreu MTB Team, foram os protagonistas em Elites da 9.ª Maratona BTT Paredes de Coura, segunda prova da Taça de Portugal de BTT XCM e prova de atribuição dos títulos do Campeonato do Minho de BTT XCM - Raiz Carisma.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, a nona Maratona BTT de Paredes de Coura contou com a presença de cerca de duas centenas e meia de atletas que animaram os muitos adeptos que fizeram questão de comparecer e os apoiar, não apenas no centro de Paredes de Coura, local da partida e chegada, mas numa boa parte do percurso, que passou por caminhos rurais, florestais e trilhos de várias freguesias do concelho de Paredes de Coura.

Carlos Cruz, vianense que alinha no Guilhabreu MTB Team, foi o vencer em elites, terminando a prova de 93,6 quilómetros, com um desnível total acumulado de 2250 metros, em 4:16:43 horas. Esta foi a primeira vitória de Carlos Cruz numa prova da Taça de Portugal, ele que acaba por se sagrar novamente Campeão do Minho em elites.

Na segunda posição ficou André Rodrigues (BTT Gardunha/Fundão), enquanto Filipe Francisco (CDAS/Cyclin´Team/Município Albufeira) foi terceiro.

Em femininos, Melissa Maia (Guilhabreu MTB Team) completou os 81,3 quilómetros em 4:42:51 horas e cortou a meta na primeira posição, deixando Leandra Gomes (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) na segunda posição, ela que conquista o título de Campeã do Minho em elites, enquanto Maaris Meier (SAGIPER/ NSCP Mortágua) foi terceira.

Rui Carvalho (CC Castelo Branco) venceu em master 30, com o tempo de 4:24:14 horas. Pedro Sá (CD Aves Ciclismo 1930) foi segundo e Rodrigo Gomes (BTT Seia) terceiro.

Em femininos, Vânia Vilaça (ACDL) foi a mais forte, terminando a prova em 5:37:44 h. Joana Barros (SPAC) foi segunda e Cristina Pereira (CARVIC/Casados óculos/Figueiras BTT) terceira.

Em master 35 Renato Ferreira (MR3Eventos/Prozimbral) impôs-se a Carlos Paredes (CD Aves Ciclismo 1930) que foi segundo e José Oliveira (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/ ElectroMinho) terceiro.

 David Vaz (individual) e Ângela Gonçalves (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent), impuseram-se em master 40.

O ciclista de Viana do Castelo completou os 81,3 quilómetros da prova em 3:56:17 horas, deixando a mais de dois minutos Bruno Carrilho (BTT Seia). Ismael Graça (CC Castelo Branco) fechou o pódio.

A Campeã Nacional Ângela Gonçalves terminou a prova em 5:11:34 horas e garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio. Raquel Santos (BTT Seia) foi segunda e Raquel Santos (UCVN Famalicão-Centro Ciclista de Avidos) terceira.

Martinho Saragoça (BTT Gardunha/Fundão) foi o vencedor em master 45, completando a prova a 3:56:16h. Carlos Rocha e Francisco Fernandes (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) completaram o pódio.

Pedro Sousa (CDAS/Cyclin´Team/Município Albufeira) ganhou em master 50. Vasco Gomes (BTT Braguinhas/Padim da Graça) foi segundo e António Marques (BTT Seia) terceiro.

António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) foi o mais rápido em master 55, deixando nos restantes lugares do pódio Reinaldo Luís (Róódinhas/Master Vantagem) e Manuel Costa (SPAC).

Fernando Gonçalves (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) venceu em master 60. Adelino Cruz (CDAS/Cyclin´Team/Município Albufeira) foi segundo e João Amaro (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/ ElectroMinho) terceiro.

Em master 65, Rui Norte (ARLU BTT) foi o mais forte, seguido de António Melo (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) e Manuel Pinto (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/ ElectroMinho)

Ricardo Mendes (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) foi o vencedor em Paraciclismo C. O ciclista da equipa de Viana do Castelo fez a prova em 2:16:21 horas. Na segunda posição ficou Duarte Velho (SPAC), enquanto Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/ ElectroMinho) foi terceiro.

Em Paraciclismo D Tiago Craveiro (Grupo BTT de Manteigas) garantiu a vitória.

Rafael Clino (individual) e Cátia Cristovão (Team Correia) venceram em EMTB.

Rafael Clino impôs-se a António Correia (Team Correia) que foi segundo e João Ferreira terceiro.

Cátia Cristovão deixou na segunda posição Ana Santos (Róódinhas/Master Vantagem).

Na meia-maratona, Pedro Oliveira (Elite Place) venceu em Elites Open, Victor Pereira (CC Vila Flor) em master 30; José Couto (Sozinho) impôs-se em master 50 e Cláudio Reis (Coura Tel) em E-MTB Open.

João Rocha (Trepanelas/Prifer) venceu em Sub-19 ficando na segunda posição Francisco Miguel.

Por equipas o Guilhabreu MTB venceu em elites, relegando a SAPIGER/NSCP Mortágua para o segundo lugar e a SAERTEX Portugal/CRIAZinvent para a terceira posição do pódio.

A equipa de Viana do Castelo subiu ao mais alto lugar do pódio em equipas masters. O BTT Seia foi segundo e a SPAC terceira.

 

Carlos Cruz (Guilhabreu MTB Team)

 

Carlos Cruz, que este ano enverga as cores do Guilhabreu MTB Team, conquistou hoje a sua primeira vitória numa prova da Taça de Portugal de BTT XCM, no palco onde as memórias não eram, até hoje, as melhores…

"A primeira vitória numa Taça de Portugal é sempre um marco. Para quem anda nisto é muito importante", disse Carlos Cruz, que lembrou que "não tinha as melhores recordações desta prova em Paredes de Coura. Foi aqui que fiz a minha primeira prova e parti o braço, o ano passado parti aqui uma roda… mas hoje consegui a vitória e estou muito feliz".

"Quando uma pessoa se sente bem acaba por correr tudo melhor. Foi uma prova com quase três mil de desnível, a dureza está aqui. Os trilhos estavam adequados e a dureza e a beleza das paisagens estavam presentes".

 

Vitor Silva – Vereador da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

Vítor Silva, Vereador da Câmara Municipal de Paredes de Coura, mostrou-se muito satisfeito com a forma como se desenrolou a prova e com a afluência de participantes e adeptos para esta Maratona.

"Esta tarde de domingo a vila encheu-se com muita gente, muita cor. O espetáculo foi bastante interessante" disse Vítor Silva, que salientou que "o feedback dos participantes foi muito positivo. O que temos ouvido é que gostaram muito da experiência, da paisagem, do circuito e, ainda por cima nesta altura do ano, na primavera, e com bom tempo Paredes de Coura tem uma paisagem muito interessante".

Vítor Silva referiu que estas provas "dão a conhecer o concelho. Esta tem sido uma das apostas do Município nos últimos anos, dar a conhecer o que temos para oferecer através da bicicleta".

 

Carlos Rocha (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent)

 

A SAERTEX Portugal/CRIAZinvent sai de Paredes de Coura como razões para festejar. Em termos coletivos venceu na classificação por equipas masters e subiu ao pódio em equipas geral. Garantiu ainda três vitórias na prova e vários títulos de Campeão do Minho.

Carlos Rocha, ciclista e responsável da equipa de Viana do Castelo, referiu que "a prova foi muito positiva. Nós temos feito bons resultados na Taça de Portugal. Tivemos alguns problemas na primeira prova a nível de quedas e isso. Hoje tentamos contrariar um bocado isso e o objetivo e a motivação que passei ao pessoal era que todos tinham que acabar para conseguirmos pontuar, principalmente, em elites" e adiantou que "no final tenho de dar os parabéns a todos os atletas porque todos corresponderam às expetativas".

O facto de se tratar de uma prova no Minho tem um sabor especial? "A prova tem, efetivamente, um sabor especial. Eu já o ano passado tinha referido que esta localidade tem condições para uma prova da Taça de Portugal e não só" disse Carlos Rocha, que salientou que "tem condições para receber um Campeonato da Europa, um Campeonato do Mundo porque esta zona é belíssima, os trilhos são espetaculares e eu espero que um dia essa candidatura chegue porque aqui temos todas as condições".

 

A 9ª Maratona de BTT XCM de Paredes de Coura organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, contou com o apoio da  Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Centro Cyclin de Paredes de Coura, IPDJ, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, ViamarisCisionArrecadações da Quintãi9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Encostas do Corno do Bico, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

 

 

Paredes de Coura recebe a 13 de abril a “fina flor” das Maratonas BTT naquela que será a segunda prova da Taça de Portugal de BTT XCM. A 9.ª Maratona BTT Paredes de Coura é também, como habitualmente, a prova que vai decidir os títulos do Campeonato do Minho de BTT XCM - Raiz Carisma.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, a 9.ª Maratona BTT de Paredes de Coura tem partida e chegada marcada para a Rua Conselheiro Miguel Dantas, em frente à Câmara Municipal de Paredes de Coura.

A Maratona de Paredes de Coura, que conta, como habitualmente, com passagens por caminhos rurais, florestais e trilhos de freguesias do concelho de Paredes de Coura, tem um percurso de 93,6 quilómetros, com um desnível total acumulado de 2250 metros na maratona elite, destinada aos atletas elites/sub-23, master 30 e 35.

A opção mais curta tem uma distância de 81,3 quilómetros com um total de acumulado de 2000 metros e destina-se a atletas masculinos master 40, 45, 50, 55, 60, 65, paraciclistas D, bem como para todas as categorias femininas.

Para os atletas masculinos e femininos não federados, E-Bikes e paraciclistas C realiza-se a meia maratona, com uma distância de 40,1 quilómetros com um desnível acumulado positivo de 980m.

A abertura de secretariado no dia de prova está marcada para as 7h00 e o arranque das provas às 9h00. A cerimónia protocolar está marcada para as 16h00.

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, garante que está tudo preparado para receber a “final flor” das Maratonas e para que a nona edição da Maratona BTT Paredes de Coura seja uma grande prova.

 

"Receber a Taça de Portugal foi um desafio que nos foi colocado e que aceitamos, como todos os outros desafios, com muita honra. Estamos preparados para organizar uma prova muito boa. É evidente que nem tudo depende de nós (organização), mas tudo o que depender de nós será assegurado e estamos com uma expetativa alta".

O autarca lembrou que "o concelho tem algumas características que são muito boas para a modalidade, e não desfazendo porque há muitos outros concelhos aqui à volta que trabalham muito bem, mas as características que temos permitem-nos distinguir, ou trazer algo de novo e de diferente aquilo que já existe" e adiantou que "a aposta em alguns percursos que sendo também duros e exigentes a nível de competição, por se trata de uma Taça de Portugal e tem de ser uma prova exigente, tentaremos conciliar isso com o desfrute da paisagem porque acho que é aquilo que nos caracteriza".

 

A 9ª Maratona de BTT XCM de Paredes de Coura organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da  Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Centro Cyclin de Paredes de Coura, IPDJ, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, ViamarisCisionArrecadações da Quintãi9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.