Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
3ª Taça Portugal DHI

Prozelo, Arcos de Valdevez, recebe no próximo fim de semana (12 e 13 de abril) a terceira prova da Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano C2.

O palco do Campeonato Nacional de Downhill em 2024, volta assim a receber as atenções dos amantes da mais radical vertente do ciclismo. Em Prozelo vão estar, não só os melhores atletas nacionais da especialidade, mas, sendo Internacional C2 e atribuindo pontos UCI, também alguns dos nomes mais sonantes do DHI internacional, como é o caso Loic Bruni, vencedor de vários Campeonatos e Taças do Mundo de DHI.

A prova organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e pela ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, destina-se às categorias de sub-13, sub-15, sub-17, su-19, elites/sub-23 e masters, masculinos e femininos, bem como a atletas não federados, que podem participar em Open (sub-17, sub-23 e expert).

O DHI da ACRAP arranca já na sexta-feira com a abertura do paddock e confirmação e entrega das acreditações.

No sábado o dia começa bem cedo, com a abertura às 8h00 do secretariado e uma hora depois a pista para os treinos.

No domingo, a pista abre às 8h00 para treinos. Às 10h45 dá-se a partida para a descida de qualificação e às 14h00 inicia-se a descida final. A cerimónia protocolar está marcada para as 16h30.

Em Prozelo ultimam-se os preparativos para receber “a final flor” do downhill nacional e internacional. Ricardo Brito, da Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense (ACRAP), garante que “já tudo está preparado para receber a festa do downhill. Este ano o desafio é ainda maior, depois do Campeonato Nacional, damos um passo em frente e subimos de nível quando a organizações de DHI".

Quais as expetativas para esta prova? "As nossas expetativas são grandes. Esta é a segunda vez que recebemos uma prova deste nível e queremos que tudo corra pelo melhor. Estamos confiantes que vai ser um fim de semana de festa do DHI e que todos vão sair daqui satisfeitos" e adiantou que "sendo uma prova Internacional vão estar aqui alguns dos nomes mais sonantes do DHI... aliás estão inscritos alguns dos melhores ciclistas do mundo, alguns vencedores do Campeonato do Mundo e Taça do Mundo".

Quanto à pista, Ricardo Brito referiu que "é, praticamente, igual à que recebeu o Campeonato Nacional, até porque a pista foi totalmente renovada o ano passado e não fazia sentido mudar alguma coisa passado 10 meses".

O responsável da ACRAP está ciente que "as responsabilidades e exigências serão maiores nesta prova", mas salientou que "nós gostamos de desafios".