Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
12.º BTT XCO Paredes de Coura
2# Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris

A festa do BTT XCO está de regresso à pista permanente de XCO do Centro Cyclin´ Paredes, em Vascões, com a realização no próximo domingo (30 de março) do 12.º BTT XCO de Paredes de Coura, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, o 12.º BTT XCO Paredes de Coura destina-se às categorias de escolas (sub-7/sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15) e de competição (sub-17, sub-19, elites, masters e paraciclismo).

A manhã está destina-se às escolas, com as provas a arrancarem às 10 horas e a terminarem por volta das 12 horas.

Às 13h00 dá-se o arranque daquela que é a segunda prova do calendário do Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris. Os primeiros a entrar em ação na pista de Vascões, que o ano passado recebeu uma das provas internacionais "Objectivo Paris 2024" e em 2023 foi o palco do Campeonato Nacional da modalidade, são os cadetes (sub-17), todas as categorias femininas e o paraciclismo.

Às 14h45 dá-se a partida da última corrida, que engloba elites, juniores (sub-19) e masters.

A cerimónia protocolar está marcada para as 16h30

De lembrar que o ano passado Rui Ferreira e Catarina Lopes, ambos da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, foram os vencedores em elites do 11.º BTT XCO de Paredes de Coura.

 

O 12º BTT XCO de Paredes de Coura organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio da  Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Centro Cyclin de Paredes de Coura, IPDJ, ViamarisCisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Num excelente dia para a prática do desporto ao ar livre e de natureza, os ciclistas aproveitaram ao máximo para desfrutar da prova e da excelente pista de XCO do Centro Cyclin´ Paredes de Coura e deliciaram os adeptos que se deslocaram a Vascões.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, a 12.ª edição do BTT XCO Paredes de Coura contou com disputas interessantes nas várias categorias, tanto nas escolas, como na competição.

Num excelente dia para a prática do desporto ao ar livre e de natureza, os ciclistas aproveitaram ao máximo para desfrutar da prova e da excelente pista de XCO do Centro Cyclin Paredes de Coura e deliciaram os adeptos que se deslocaram a Vascões.

Na prova rainha deste 12.º BTT XCO de Paredes de Coura Rui Ferreira, campeão do Minho em título que alinha com as cores da AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde, liderou a corrida desde  a primeira das seis voltas ao percurso.

Rui Ferreira cortou a meta ao fim de 1:27:39 hora, deixando a mais de dois minutos o seu colega de equipa Tiago Alves. Casimiro Oliveira (TOCAndar - Fortunna) subiu ao terceiro lugar do pódio.

Em sub-23, Pedro Carvalho (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi o vencedor. O campeão do Minho em título impôs o seu ritmo na prova e foi aumentando a vantagem com o passar das voltas. Pedro Carvalho terminou a corrida em 1:37:07h. Bernardo Pereira (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Rodrigo Costa (TOCAndar - Fortunna) terceiro.

Tiago Fernandes (TOCAndar - Fortunna) ganhou a prova em sub-19, percorrendo as cinco voltas ao percurso em 1:45:44h. Tomás Anjos (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) alcançou a segunda posição e João Monteiro (Batotas/Ponte de Lima) foi terceiro).

Edgar Matos e Leonor Lopes, ambos do Batotas/Ponte de Lima, foram os protagonistas em sub-17.

Leonor Lopes fez as duas volta ao percurso em 52:03 minutos e garantiu a subida ao lugar mais alto do pódio.

 

Edgar Matos travou uma luta interessante com Daniel Marques (TOCAndar - Fortunna), cortando a meta ao fim de 49:18 minutos. O ciclista do TOCAndar-Fortunna gastou mais 44s e foi segundo. Carlos Leal (Paredes/Reconco) alcançou o terceiro lugar.

Manuel Parada (CDM Xesteiras) foi o vencedor em master 30, deixando na segunda posição, a mais de quatro minutos, Pedro Sá (CD Aves Ciclismos 1930). Rúben Carrilho (BTT Braguinhas/Padim da Graça) conquistou o terceiro lugar.

Manuel Pereira (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) e Raquel Cunha (União Ciclista de V.N. Famalicão - Centro Ciclista de Avidos) foram os vencedores em masters 40.

O Campeão do Minho em título, Manuel Pereira dominou a sua corrida, terminando a prova em 1:02:50h. Luís Grilo, que corre como individual, foi segundo e Cláudio Veloso (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) terceiro.

Raquel Cunha completou a prova em 1:07:18h, garantindo o primeiro lugar.

Francisco Branco (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) venceu em master 50, e Fernando Gonçalves (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) em master 60.

Por equipas a AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde foi a mais forte, terminando com cinco pontos. O TOCANdar-Fortunna foi segundo e o Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling terceiro.

 

Escolas

 

A Landeiro/KTM/Matias&Araújo impôs-se na classificação coletiva de escolas. O conjunto de Barcelos, o único a participar nas quatro categorias (sub-7/sub-9; sub-11; sub-13; sub-15), terminou a prova com sete pontos ao vencer as categorias de sub-15, sub-11 e sub-7/sub-9 e conquistando um quarto lugar em sub-13.

O TOCAndar - Fortunna subiu ao segundo lugar do pódio, somando sete pontos, mas alinhando em apenas três categorias. O Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling foi terceiro.

Em termos individuais, os destaques vão para Samuel Gomes e Mariana Peixoto, ambos da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, que venceram a prova que encerrou a manhã em Vascões, Paredes de Coura, os sub-15.

Samuel Gomes liderou, praticamente, todas as 10 voltas ao percurso da pista permanente de XCO do Centro Cyclin´ Paredes de Coura, e cortou a meta ao fim de 39:25 minutos, deixando a quase três minutos David Martins (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling), que fez segundo lugar. Tiago Carvalho (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi o terceiro classificado.

Em femininos, Mariana Peixoto fez a prova em 46.10 minutos, deixando nos restantes lugares do pódio as suas colegas de equipa Matilde Fernandes e Matilde Vale.

Gonçalo Gomes (TOCAndar) e Leonor Faria (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) ganharam na categoria de sub-13.

O ciclista do clube de Vila Nova de Famalicão terminou a prova em linha em 24:41, deixando na segunda posição Salvador Fernandes (União Ciclista de V.N. Famalicão - Centro Ciclista de Avidos), enquanto Miguel Martins (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi terceiro.

Leonor Faria foi a mais rápida entre as meninas. Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi segunda classificada.

Em sub-11, a Landeiro/KTM/Matias&Araújo preencheu todos os lugares do pódio. Rodrigo Macedo venceu, Afonso Correia foi segundo e Francisco Saleiro terceiro.

Mateus Peixoto e Maria Saleiro, ambos da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, foram os vencedores em sub-7/sub-9. Mateus Peixoto termina o conjunto das duas provas - destreza e sprint - com o tempo de 19:09. Rodrigo Amorim (TOCAndar-Fortunna) foi segundo e o seu colega de equipa Lorenzo Oliveira subiu ao terceiro lugar do pódio.

Em femininos Maria Saleiro terminou a competição no primeiro lugar, enquanto Gabriela Gomes (TOCANdar-Fortunna) foi segunda.

 

Rui Ferreira (Vencedor em Elites)

 

Rui Ferreira (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) repetiu este domingo a vitória conquistada há um ano e que foi importante para a conquista do título de campeão do Minho.

Sobre esta 12.ª edição do BTT XCO de Paredes de Coura considerou que "foi uma prova, particularmente, difícil. Tive uma semana bastante complicada, pois estive doente, o que me impediu de treinar normalmente. Arrisquei na mesma em vir hoje e consegui vencer".

Afirmando que "foi uma vitória sofrida", Rui Ferreira diz-se "muito feliz por ter vencido. Sabia que era o favorito, pelas provas que fizemos anteriormente, mas não tinha ideia como ia reagir depois de ter estado doente. Felizmente consegui ter um bom andamento, o que me permitiu ganhar".

 

Tiago Cunha (Vice-Presidente da C. M. de Paredes de Coura)

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, fez um balanço positivo desta 12.ª edição do BTT XCO de Paredes de Coura.

"O balanço é claramente positivo. Esta é a prova com maior regularidade, que faz parte do calendário e que marca o XCO, principalmente, aqui no concelho e neste local", disse Tiago Cunha, que salientou "as condições climáticas fora do comum, muito boas para a realização da prova. Em termos de participação também é muito positivo, com o grande destaque a ir para as escolas e para a participação durante a manhã".

"A bicicleta enquanto instrumento, enquanto um meio para transformar o mundo, deve ser cultivada desde tenra idade e o que se nota é que as escolas têm feito um trabalho muito bonito. Mais que a competição, apostam na envolvência e a participação das crianças e, por isso, a manhã foi muito positiva".

 

O 12º BTT XCO de Paredes de Coura organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, contou com o apoio da  Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Centro Cyclin de Paredes de Coura, IPDJ, ViamarisCisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.