Escolha uma área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Prémio Cidade de Fafe - Juniores
Prova de Abertura de Juniores / Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã

Fafe é palco no próximo sábado (15 de março) do regresso da competição de juniores de ciclismo de estrada com a realização do Prémio Cidade de Fafe, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e que serve de prova de abertura da época do pelotão nacional.

 Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, a primeira prova da época do ciclismo de estrada no Minho tem um percurso de 87,8 quilómetros, com partida e chegada à Praça 25 de Abril, em Fafe.

 Pelo meio o pelotão, com mais de uma centena de jovens ciclistas, terá um traçado desafiador, que passará pelos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e terminará, claro, no centro de Fafe.

 A partida está marcada para as 14h55 na Praça 25 de Abril o final previsto para as 17h18 no mesmo local. O trajeto inclui passagens pelas seguintes localidades: Praça 25 de Abril (14h55 – Partida simbólica); EN 207 (após a rotunda depois da circular – partida real às 15h00); Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão, Arosa, Taíde, Sobradelo da Goma, Rossas, Mosteiro, Vieira do Minho, Cerdeirinhas, Rendufinho, Póvoa de Lanhoso, Arosa, Travassós, Multiusos de Fafe, Praça 25 de Abril.

 

O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamaris, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

Afonso Monte e a Academia Efapel de Ciclismo foram os protagonistas do Prémio Cidade de Fafe, Prova de Abertura de juniores e pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio Cidade de Fafe contou com a participação de uma centena de atletas sub-19 e sub-23 em representação de 18 equipas nacionais que levaram a festa do ciclismo aos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Guimarães.

Afonso Monte foi o mais forte no final dos 87,8 quilómetros, cortando a meta isolado ao fim de 2:10:49 horas. O ciclista de Vila do Conde impôs-se nos últimos quilómetros, deixando para trás o seu colega de equipa Rodrigo Jesus, que liderou a corrida durante bastante tempo e Guilherme Santos (Blackjack-Bairrada), que foi terceiro.

Como é habitual, o Prémio Cidade de Fafe foi disputado e atacado desde os primeiros quilómetros. Francisco Nóbrega (Escola de Ciclismo Bruno Neves) foi o primeiro a escapar. Tomás Ângelo (DunasVale/Pereira&Gago) saiu em sua perseguição e ambos conseguiram alguma vantagem sobre o pelotão, mas o duo foi apanhado logo depois.

Já na viagem de regresso a Fafe, Rodrigo Jesus (Efapel) assumiu a fuga. O seu colega de equipa Gonçalo Costa saiu do pelotão e conseguiu alcançar o fugitivo. O duo chegou a ter mais de 45s de vantagem para o pelotão.

A cerca de 20 quilómetros para a meta o pelotão atacou e foi reduzindo a desvantagem, até alcançar Rodrigo Jesus, que já seguia sozinho, perto do km80.

Rodrigo Jesus ainda tentou escapar novamente, mas a pelotão reagiu e apanhou aquele que foi um dos protagonistas da corrida.

Nos últimos quilómetros foi a vez de Afonso Monte atacar e, depois de assumir a corrida, não mais perdeu a liderança, cortando a meta isolado e deixando o seu colega de equipa Rodrigo Jesus e Guilherme Santos a três segundos.

Santiago Varanda (DunasVale/Pereira&Gago) foi quarto classificado e Bento Dias (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) fechou o top5.

A Academia Efapel de Ciclismo, com três ciclistas no top15, venceu por equipas, deixando na segunda posição o Blackjack-Bairrada, enquanto o DunasVale/Pereira&Gago foi terceiro.

O Prémio Cidade de Fafe contou ainda com a participação de dois ciclistas sub-23, ambos da Escola de Ciclismo Bruno Neves. Nuno Almeida foi o mais rápido e garantiu a vitória, deixando Omar Lucamba na segunda posição.

De referir que antes da partida cumpriu-se um minuto de silêncio por Diogo Bicho, ciclista do Matos Cheirinhos que faleceu no início do ano num acidente de viação, e Miguel Macedo, ex-Ministro e sócio honorário da Associação de Ciclismo do Minho que faleceu durante a semana.

 

Afonso Monte (Academia Efapel de Ciclismo)

 

Afonso Monte escreveu o seu nome entre os vencedores da duríssima prova de Fafe, que marca o arranque do calendário competitivo de juniores.

O ciclista de Vila do Conde sai "satisfeito" de Fafe e refere que "esta vitória mostra que o trabalho está a ser bem feito. Agora é continuar a trabalhar e esperar para ver o que a época me reserva".

"Foi uma prova duríssima. As equipas meteram um ritmo bem alto e tornaram a corrida ainda mais dura", disse Afonso Monte, que sobre o trabalho da sua equipa referiu que "tivemos durante muito tempo homens na fuga e eu no pelotão tentei sempre controlar para que não houvesse mais fugas, mas não consegui. Depois aproveitei e ataquei na ponta final. Estou satisfeito".

 

Paula Ramos Nogueira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe

 

Paula Ramos Nogueira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, faz um balanço "extremamente positivo" do Prémio Cidade de Fafe.

"Foi uma prova extraordinária, com Fafe a marcar presença novamente no arranque das provas destinadas à formação, neste caso de juniores", disse Paula Ramos Nogueira, que salientou que "estamos a fazer aquele caminho, juntos com a ACM, de promover o ciclismo das camadas mais jovens para estimular cada vez mais jovens a praticar e a participar nas provas desta modalidade, que é tão apreciada pelos fafenses".

A autarca lembrou que "os fafenses entusiasmam-se tanto em torno da festa da Volta a Portugal", mas salientou que "para chegar à Volta é preciso trabalhar e fazer todo um percurso de aprendizagem, preparar novos ciclistas e nós estamos empenhadíssimos com a ACM para construir essa escola de futuro no ciclismo".

 

O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho contou com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamaris, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

 

Rodrigo Jesus e a Academia Efapel de Ciclismo foram os vencedores do Prémio Cidade de Fafe, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, que se realizou na tarde deste sábado.

Num excelente dia para a prática da modalidade, a prova, organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, contou com cerca de quatro dezenas de ciclistas, que percorreram os 85,2 quilómetros - quatro voltas a um circuito de 21,86 quilómetros - à média de mais de 38km/h.

Tal como tinha acontecido na “Roubaix portuguesa”, a Academia Efapel de Ciclismo esteve na luta pela vitória desde o primeiro momento, metendo ciclistas nas várias tentativas de fuga.

À entrada para a última volta ao percurso seguiam dois ciclistas em fuga - Diogo Ramos (Paredes/Reconco) e Simão Silva (Efapel) -, seguidos de perto por um grupo de 10 elementos, entre eles três ciclistas da equipa de Tiago Machado.

Nos últimos 21 quilómetros Rodrigo Jesus e David Luta (Efapel) assumiram a liderança, com Afonso Monte a seguir a liderar o grupo dos perseguidores.

Rodrigo Jesus e David Luta chegaram à meta isolados e de mãos dadas. O ciclista de Pombal foi o vencedor, cortando a meta ao fim de 2:13:56 horas. David Luta, com o mesmo tempo, foi segundo. Afonso Monte completou o top3, terminando a corrida 23s depois dos primeiros.

Augusto Patrício (Escola de Ciclismo Bruno Neves) chegou à meta na quarta posição enquanto Afonso Vilas Boas (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi quinto e assegurou ainda a subida ao pódio.

A Academia Efapel de Ciclismo, com três ciclistas nos top3, foi a vencedora por equipas. O Paredes/Reconco foi segundo e a Escola de Ciclismo Bruno Neves subiu ao terceiro lugar do pódio.

 

Rodrigo Jesus vencedor em Fafe

 

Rodrigo Jesus estava "muito feliz" no final da corrida, salientando que "o balanço é muito positivo. Ganhamos por equipas, ganhamos individualmente e preenchemos os três primeiros lugares do pódio. Portanto, o balanço é muito positivo".

Sobre a prova de Fafe, o ciclista de Pombal referiu que "é uma prova dura, com bastantes subidas, mas ganhamos que é o que interessa".

"Não foi fácil, os adversários estão bastante fortes, dificultaram-nos o trabalho, mas no final conseguimos a vitória" realçou o vencedor.

 

Tiago Machado, diretor desportivo da Academia Efapel de Ciclismo

 

Tiago Machado, diretor desportivo da Academia Efapel de Ciclismo, sai de Fafe e da jornada dupla do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã "muito feliz".

"Dizem que a sorte dá muito trabalho e estes resultados são o fruto desse trabalho", disse Tiago Machado, que salientou que "eu não vou dizer que não temos tido sorte, mas também temos tido muitos azares, como quedas, lesões, avarias, furos, ciclistas que saíram no início da época… A sorte, nós trabalhamos".

Afirmando que "este fim de semana os miúdos mereceram isto por tudo o que fizerem no inverno", Tiago Machado salientou "estou muito satisfeito porque só a ver a alegria deles e dos pais, para mim chega".

Sobre a prova afirmou que "hoje foi uma corrida mais emotiva e houve situações que a tornaram ainda muito mais complicada para o nosso lado. Por isso é que hoje soube-nos mesmo bem ganhar. Foi das corridas que mais prazer me deu ganhar".

 

 

O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho teve o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeViamaris, i9Tex, Lda. - Têxteis Técnicos, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.