Taça Portugal XCO
Alix Gallis (Sunn Factory Racing) e Evie Richards (Trek Factory Racing – Pirelli) foram os protagonistas do 11.º BTT XCO de Melgaço, prova Internacional C1, pontuável para a Taça de Portugal e Campeonato do Minho BTT XCO - Viamaris, que este ano recebeu ainda a UCI XCO Júnior Series.
Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Melsport – Melgaço, Município de Melgaço e Federação Portuguesa de Ciclismo, o XI BTT XCO Vila de Melgaço foi o último grande teste para o Campeonato da Europa de BTT XCO que se realiza em julho, levando assim alguns dos nomes mais sonantes do BTT XCO mundial, não só́ na categoria de Juniores - devido à realização do UCI XCO World Júnior Series-, mas também em elites.
Na prova principal do segundo dia do 11.º BTT XCO Vila de Melgaço, o francês Alix Gallis protagonizou uma corrida a solo, praticamente, desde a primeira volta.
O ciclista francês concluiu as oito voltas ao percurso em 1:25:28 hora, deixando o segundo classificado, Christopher Dawson (Dawson Racing), a 44 segundos.
Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB Team) garantiu a terceira posição, ao concluir a prova em 1:26:53h.
Alix Gallis garantiu ainda a vitória na classificação de sub-23. João Cruz, o vianense que agora corre a título individual, subiu ao segundo lugar do pódio e Alejandro Garcia (MONDRAKER FACTORY RACING) foi terceiro.
Em femininos, Evie Richards assumiu a corrida desde o princípio e foi aumentando a vantagem para as restantes atletas a cada volta. A ciclista britânica, Campeã do Mundo de BTT XCO em 2021, completou as seis voltas ao percurso em 1:53.38h.
Na segunda posição ficou a sua colega de equipa Madigan Munro, que gastou mais 4.14 minutos. Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) foi a terceira a cortar a meta, subindo ao pódio em elites e vencendo a categoria de sub-23.
Laura Simão (Marrazes/Gui/Caiado/Gosimat/Bikezone-LRA) foi a segunda em sub-23 e Mariana Machado (S.U.C MTB Racing Team) subiu ao terceiro lugar do pódio.
Sub-17 abrem programa competitivo de domingo
Inês Fonseca (Triumtérmica/Águias de Alpiarça) e Rafael Inácio (Escola de Ciclismo de Oleiras/Parracho) foram os vencedores em sub-17.
A atleta do Águias de Alpiarça completou as três voltas ao percurso em 47:35 minutos, deixando a segunda classificada, Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB Team) a mais de um minuto. A sua colega de equipa Bárbara Cunha garantiu o terceiro lugar do pódio.
Rafael Inácio impôs-se na prova masculina ao completar as quatro voltas ao percurso em 48:03 minutos. Afonso Falcão (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi segundo a 1.15m do vencedor. Diogo Maia (Guilhabreu MTB Team) subiu ao terceiro lugar do pódio.
Diogo Afonso (Rodactiva/Golden Club Cabanas) e Andreia Lopes (AEBTT Rio) foram os vencedores em master 30.
Diogo Afonso travou uma disputa interessante com Rui Carvalho (Clube de Ciclismo de Castelo Branco), cortando meta ao fim de 1:12:30 hora. O ciclista do clube de Castelo Branco gastou mais 16s. Rúben Nunes (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi terceiro.
Andreia Lopes fez a prova em 55 minutos e subiu ao primeiro lugar do pódio.
José Ribeiro (CARVIC /CASADOSOCULOS/ FIGUEIRASBTT) e Ana Barata (Pódio em Movimento) foram os mais rápidos em master 40.
José Ribeiro fez as seis voltas ao percurso em 1:13:53h, deixando o segundo classificado, Rogério Matos (Rompe Trilhos / Ajpcar), a 32s. Ismael Graça (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) foi terceiro.
Ana Barata impôs-se na prova feminina, percorrendo as três voltas ao percurso em 54:04 minutos. Hannah Heyse (BTT Loulé/Elevis) foi segunda e Raquel Cunha (União Ciclista de V.N.Famalicão-Centro Ciclista de Avidos) completou o pódio.
António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Carla Vieira, que corre como individual, venceram em master 50.
António Passos dominou a corrida, deixando João Gomes (BTTGARDUNHA/FUNDÃO), que cortou a meta na segunda posição, a mais de dois minutos. Francisco Anjos (SAERTEX Portugal /CRIAZinvent) foi terceiro.
Em femininos Carla Vieira impôs-se a Carla Victorino e Anabela Narciso, ambas do AEBTT Rio, que completaram o pódio.
Fernando Gonçalves (SAERTEX Portugal / CRIAZinvent) venceu a prova de master 60 com o tempo de 59:03 minutos. Manuel Bugalho (Biciosos Rias Baixas) e Oscar Lorenzo (Bici Verde C.C.) preencheram os restantes lugares do pódio.
Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/ ElectroMinho) saiu vitorioso em paraciclismo. O ciclista de Monção percorreu as três voltas ao percurso em 47:25 minutos. Ricardo Mendes (SAERTEX Portugal / CRIAZinvent) foi segundo e Vasco Dias (Paredes CiclismoNaEscolaBTTeam) subiu ao terceiro lugar do pódio.
Por equipas a vitória pertenceu ao Guilhabreu MTB Team, seguido da Triumtérmica/Águias de Alpiarça, cabendo o terceiro lugar à formação da TREK Factory Racing – Pirelli.
UCI XCO Junior World Series
O primeiro dia de competição ficou reservado exclusivamente para a UCI XCO Junior World Series, novidade que Melgaço incorporou no programa competitivo da XI edição do XCO Vila de Melgaço no ano em que organiza o Campeonato da Europa de BTT XCO a 26 e 27 de julho
Lorena Patiño (Decathlon Misser Projetc) e Noa Filippi (Canyon Cillctv XCO) foram os protagonistas da prova de Juniores do XI BTT XCO Vila de Melgaço, prova Internacional C1, que serve de abertura da Taça de Portugal de BTT Cross Country (XCO), pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris e que este ano integra ainda a UCI XCO Júnior Series, uma das competições mais importantes para a categoria júnior a nível mundial e que se realiza pela primeira vez em Portugal.
Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Melsport – Melgaço, Município de Melgaço e Federação Portuguesa de Ciclismo, o XI BTT XCO Vila de Melgaço teve como grande novidade a organização do UCI XCO Júnior Series, que levou a Melgaço alguns dos nomes mais sonantes do BTT XCO mundial da categoria de juniores.
Com mais de oito dezenas de ciclistas (masculinos e femininos) inscritos, a prova de juniores abriu o XI BTT XCO Vila de Melgaço e ficou marcada pelas muitas e renhidas disputas, principalmente, em masculinos e pelo forte apoio do muito público que se fez deslocar à zona da Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço.
Lorena Patiño (Decathlon Misser Projetc) vence em femininos
Em femininos, Lorena Patiño (Decathlon Misser Projetc) foi a mais rápida e garantiu a vitória no UCI XCO Júnior Series. Lorena Patiño fez a prova em 55:22.740 minutos, deixando a mais de dois minutos Lison Desprez (Vc Evron Coetmieux Lapirre). Monica Estrada (La Nucia Bh Coloma Academy) foi terceira.
Margarida Vasconcelos (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi a melhor ciclista lusa em prova, terminando na sexta posição a cerca de nove minutos da vencedora.
Noa Filippi (Canyon Cillctv XCO) sagra-se vencedor em masculinos
Em masculinos Noa Filippi (Canyon Cillctv XCO) completou a prova em 55:39.719 minutos e garantiu o primeiro lugar da prova. Raul López (RFEC) gastou mais dois minutos e ficou na segunda posição, enquanto Guilhermo Parrado (QalaBike MTB Team) foi terceiro.
Daniel Franco (Guilhabreu MTB Team) foi o melhor ciclista nacional ao terminar na quarta posição com o tempo de 58:02.547.
Dr. Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço
Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, sai "extremamente satisfeito" com este XI BTT XCO Vila de Melgaço e adiantou que "as provas correram muitíssimo bem. Tive a oportunidade de conversar com pessoas ligadas à Federação, com o selecionador nacional, com a Associação de Ciclismo do Minho e ouvi o feedback dos atletas e todos disseram que isto é extraordinário. A organização, o percurso… temos tudo bem encaminhado para o Campeonato da Europa de BTT XCO que se realiza em julho".
Afirmando que "estamos muitos satisfeitos com o trabalho feito ao longo de 10 anos", Manoel Batista salientou que "foram 10 anos de muito trabalho, muita consolidação daquilo que Melgaço pode oferecer na área do ciclismo, sobretudo, no ciclismo de montanha. Estamos preparados e entusiasmados para aquele que será o grande desafio, o Europeu em julho próximo"
Alix Gallis vencedor da prova de elites e sub-23
Alix Gallis (Sunn Factory Racing) foi um dos protagonista da 11.ª edição do BTT XCO Vila de Melgaço, vencendo em elites e sub-23.
O ciclista francês mostrou-se "muito feliz e satisfeito", referindo que "estive aqui o ano passado. Gostei muito do percurso e da prova em si e decidi voltar. Hoje tive boas sensações e consegui vencer. Gostei do que fui sentindo ao longo do percurso, volta após volta e saio imensamente feliz de Melgaço".
Roberto Ferreira melhor português em Melgaço
Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB Team) intrometeu-se na luta pelos primeiros lugares e assegurou a subida ao pódio, sendo assim o melhor ciclista luso em prova. O ciclista de Valongo faz um balanço positivo da prova.
Sobre a prova referiu que "foi uma prova muito dura, sempre com um ritmo muito alto. Fiquei muito tempo sozinho, tentei fechar para o segundo classificado, mas não foi possível. Saio daqui com um resultado razoavelmente bom e vamos agora preparar as próximas competições".
Quanto às alterações do percurso e o seu traçado final, Roberto Ferreira refere “Gostei do percurso e das alterações. Está um percurso mais rápido, é muito técnico e muito exigente ao mesmo tempo, exige muita concentração. As subidas também são duras e intensas, temos que andar sempre com um nível de potencia alto e é difícil fazer recuperações rápidas. Acho que é um percurso que proporciona muito bom espetáculo para satisfação dos espetadores porque está tudo muito concentrado no mesmo sítio".
O XI BTT XCO Vila de Melgaço organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Melsport – Melgaço, Município de Melgaço e Federação Portuguesa de Ciclismo, contou com o apoio do Município de Melgaço, Melgaço Complexo de Desportivo e de Lazer – Centro de Estágios, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Viamaris, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Polisport, SEG3 - Mediação de Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.
A Pista Permanente de XCO de Melgaço é palco a 1 e 2 de março do XI BTT XCO Vila de Melgaço, prova de abertura da Taça de Portugal de BTT Cross Country (XCO) - C1/UCI XCO Junior Series, uma das competições mais importantes para a categoria júnior a nível mundial e que se realiza pela primeira vez em Portugal, pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - Viamaris.
O XI BTT XCO Vila de Melgaço será́ ainda a prova teste para o Campeonato da Europa UEC MTB XCO-XCR-XCC, que de disputará em Melgaço de 23 a 27 de julho.
Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Melsport – Melgaço, Município de Melgaço e Federação Portuguesa de Ciclismo, o XI BTT XCO Vila de Melgaço apresenta várias novidades, desde logo a organização do UCI XCO Junior Series, que levará a Melgaço alguns dos nomes mais sonantes do BTT XCO mundial da categoria de juniores, bem como o facto de haver dois dias de prova.
O XI BTT XCO Vila de Melgaço arranca a 28 de fevereiro, com a abertura da pista para os treinos livres às 10h00 e a abertura do secretariado as 15h00.
No dia 1 de março o secretariado abre às 9h00 e o circuito às 10h00 (fecha às 12h00) para os treinos.
Às 13h30 dá-se a partida para a Corrida C1 –UCI XCO Junior Series feminino; seguindo-se a partida C2 1 –UCI XCO Junior Series masculino às 14h45.
A cerimónia protocolar está marcada para as 16h15, altura em que é reaberto o circuito para treinos.
No dia 2 de março a abertura do secretariado está marcado para as 7h30. Às 9h00 é dada a partida para a corrida C3 - Sub-17 femininos e masculinos. Às 10h15 entram em competição todas as categorias femininas (elites, sub-23 e Masters), seguindo-se, às 12h30, os masters masculinos e paraciclismo.
A cerimónia protocolar está marcada para as 13h45.
Os elites e sub-23 masculinos entram em ação às 14h30. A cerimónia protocolar realiza-se às 16h30.
Jorge Domingues, da Melsport – Melgaço, mostra-se entusiasmado com a prova, referindo que "este será́ o evento teste para o Campeonato da Europa, que Melgaço recebe em julho" e salientou que "recebemos ainda o UCI XCO Junior Series, que pela primeira vez se realiza em Portugal. Para nós é uma grande honra e tudo aponta para termos aqui somes sonantes da modalidade".
Afirmando que "esperamos que corra tudo bem e que seja um bom teste", Jorge Domingues referiu ainda que "este ano contamos com dois dias de competição, sábado já́ há́ prova e, portanto, espera-se um fim de semana de emoções em Melgaço". De resto "são dois dias em que os atletas e comitivas podem aproveitar o que Melgaço tem para oferecer para além da pista".
O percurso sofre alterações para esta prova? "Houve algumas alterações e o percurso já́ está validade pela UEC. Vamos ter um percurso mais compacto, mas continua a ser muito duro e divertido".
"Esperamos que seja um grande fim de semana e que a pista seja do agrado dos atletas", disse Jorge Domingues, que salientou que "já estão inscritos 334 atletas a uma semana da prova, contabilizando-se dez nacionalidades para estarem presentes em Melgaço, a saber, Portugal, Espanha, França, Brasil, Venezuela, Irlanda, Canadá, Chéquia, Estados Unidos e Grã-Bretanha”.
O XI BTT XCO Vila de Melgaço organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Melsport – Melgaço, Município de Melgaço e Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio do Município de Melgaço, Melgaço Complexo de Desportivo e de Lazer – Centro de Estágios, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Viamaris, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Polisport, SEG3 - Mediação de Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.