Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
6.º BTT DHU de Paredes de Coura

Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) e Ivo Teixeira (Bike House DH Team/Guimarães), foram os protagonistas em elites do 6º BTT DHU de Paredes de Coura, prova pontuável para o Troféu Nacional de DHU, que animou o centro da vila minhota.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e Município de Paredes de Coura, a sexta edição do Downhill Urbano de Paredes de Coura contou com a participação de mais de meia centena de atletas, muitos deles oriundos da vizinha Galiza, que acabaram por estar na discussão e a vencer em várias categorias.

Ivo Teixeira (Bike House DH Team/Guimarães) impôs-se na corrida de elites ao fazer a descida final em 1:54.246m. Nos lugares imediatos ficaram os seus colegas de equipa José Costa (1:55.304) e Filipe Silva (1:55.424).

Em femininos a vimaranense Ana Leite dominou a corrida e fez a manga final em 2:18.532, deixando Gemma Chapela (VK BIKES) a mais de seis segundos. Alba Lopes (Pontebike Team) foi a terceira classificada.

Em juniores, André Martinez (A.D. Avanza) foi o mais rápido, fazendo a descida final e,m 1:56.532. Raul perez (Aforna) foi segundo e o tirsense Diogo Cunha, que corre como individual, foi terceiro.

Yerai Pelaez (Coruxo CC) venceu em cadetes ao fazer o tempo de 2:05.926 minutos. Francisco Ribeiro (Bike House DH team/Guimarães) foi segundo e Leonardo Pereira (BTT Pandilhas a Monte) terceiro.

Em escolas as vitórias foram para vizinha Galiza com Lucas Hermida (Pontebike Team) a vencer em infantis. Rodrigo Cunha (individual) foi segundo e Hugo Carño (Bici Verde) terceiro.

Por sua vez Miguel Blanco (Pontebike Team) foi o vencedor em juvenis. Brais Reboreda (AD Avanza) fez segundo e Izan Lago (Pontebike Team) terceiro.

Carlos Nuñez (Kamikazes CD) venceu em master 30, Rui Gonçalves (Bike Zone) em master 40 e Paulo Abreu (AXPO Team Vila do Conde) em master 50.

Rui Domingos foi o vencedor na categoria open.

Por equipas a Bike Houe DH Team/Guimarães garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio. O Kamikazes CD foi segundo e o VK Bikes fechou o terceiro degrau do pódio.

 

Ivo Teixeira (Bike House DH Team/Guimarães) vencedor em elites

 

Ivo Teixeira, da Bike House DH team/Guimarães, foi o mais rápido na descida final e conquistou, pela primeira vez, a vitória no DHU de Paredes de Coura.

“Consegui fazer uma descida muito consistente, sólida. Poupei um bocadinho o físico na primeira manga, na segunda arrisquei mais e consegui um resultado bastante sólido, dentro das minhas expetativas”, disse o ciclista da Bike House.

Ivo Teixeira mostrou-se ainda “muito satisfeito por termos conseguido preencher o pódio em elites e termos vencido por equipas. Atingimos os objetivos traçados para esta prova”.

Afirmando que “este é um Downhill bastante diferente, é mais físico e com este calor exige ainda mais dos atletas”, Ivo Teixeira referiu, que conquistou a sua primeira vitória em DHU, “gostei bastante da prova e parabéns à organização, estado tudo dentro dos conformes”.

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, fez um balanço positivo da sexta edição do DHU de Paredes de Coura.

“O balanço é muito positivo, tivemos aqui muitos participantes. Notamos que há um crescendo de público e participantes espanhol, galego em particular, que se interessa pelas provas, que participa e apoia. Nós se calhar não olhamos para a Galiza como deveríamos de olhar, como uma parte do nosso território. É outro país, é verdade, mas é uma Euro região e achamos que através do ciclismo e, em particular, do DHU, as coisas começam a fazer mais sentido. Há um público que já vem de um ano para o outro e é crescente. Essa tendência foi o que eu notei, este ano, de mais positivo”.

Afirmando que “o público galelo adere muito facilmente a este tipo de provas e modalidades (DHU e DHI)”, Tiago Cunha considera que “eles são o público-alvo em termos turísticos e esta é uma forma de os trazer cá e de os cativar. Um dia vêm às provas, esse dia vai acicatar o interesse e depois esse dia vai-se repetir mais vezes durante o ano”.

 

O 6º BTT DHU de Paredes de Coura organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura teve o apoio das Juntas de Freguesia de Paredes de Coura e Resende, Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadeBike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip.

Paredes de Coura recebe domingo (2 de julho) o 6.º BTT DHU de Paredes de Coura, prova organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Os amantes do Downhill Urbano têm em Paredes de Coura uma oportunidade de testar os seus dotes num ambiente fora do habitual, levando a adrenalina e o espetáculo da vertente para o centro do concelho.

A contar para o Troféu Nacional de DHU, a prova de Paredes de Coura arranca pelas 9h00 com a abertura da pista para treinos oficiais. A manga de qualificação está marcada para as 14h00 e às 15h30 realiza-se a manga de classificação.

Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) foi o vencedor da edição de 2022 e um profundo conhecedor do DHU de Paredes de Coura.

O ciclista de Guimarães, com raízes em Paredes de Coura, explica que o DHU “é uma forma bastante diferente de fazer Downhill. Passarmos do habitual piso de terra para o piso de alcatrão e escadas romanas. Tudo muito diferente desde a bicicleta, à forma de encarar os obstáculos e de correr”, mas garante que “não deixa de ser cativante para quem pratica e para quem assiste. Trata-se de uma vertente espetáculo para o público, sem pó, feita no meio da vila, uma envolvente completamente distinta”. 

 

O 6º BTT DHU de Paredes de Coura organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura tem o apoio das Juntas de Freguesia de Paredes de Coura e Resende, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadeBike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip.