Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
13.º BTT DHI da Penha
2# Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION

Victor Mariño (X Bikes CC) e Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) foram os vencedores em Elites do 13.º BTT DHI da Penha, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision Portugal.

Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio do Município de Guimarães e da Irmandade da Penha, o 13º BTT DHI da Penha ficou marcado pelo elevado número de participantes (mais de uma centena) e pelo imenso público que se fez sentir por todo o percurso.

Na pista os ciclistas deixaram tudo na disputa pelos melhores lugares na classificação final da segunda etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision, Victor Mariño (X Bikes CC) foi o mais rápido a descer a pista da Mítica Montanha da Penha. O piloto da Galiza fez a prova em 02:03.332, gastando menos de cerca de um segundo que Pedro Fernandes, piloto de Guimarães que corre por Individual.

Na terceira posição ficou Filipe Silva, Campeão do Minho de Elites que alinha na Bike House DH Team/Guimarães.

Em femininos, Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) fez a descida final em 2:47.777. Nas posições imediatas ficaram, respetivamente, Alba Fernandes Lopez (Pontebike Team) e Paula Seoane (TM Sport Riders).

Nuno Bentes, que corre como Individual, foi o mais rápido em juniores ao fazer o tempo de 2:12.06m. Gael Martinez (TM Sport Riders) foi segundo e Adriano Silva (Bike House DH Team/Guimarães) subiu ao terceiro lugar do pódio.

Em cadetes o pódio foi todo ele composto por atletas da Bike House: Guilherme Teixeira venceu, Duarte Ribas foi segundo e Francisco Ribeiro.

Manuel Silva (Individual) venceu em master 30, Pedro Bessa (Individual) foi segundo e Manuel Baños (Bicicletas Chinquena Racing Team) terceiro.

Ricardo Soares (Bike Zone) foi o vencedor em master 40, com o tempo de 2:11.01, enquanto Jorge Afonseca (AXPO Team Vila do Conde) foi segundo e José Sanchez (Galibike/Club Ciclista Bueu) terceiro.

Paulo Abreu, vimaranense da AXPO Team Vila do Conde, impôs-se em master 50, deixando na segunda posição José Queirós (BTT Pandilhas a Monte).

Em Escolas Afonso Soares (Bike Zone), Campeão do Minho em título, subiu ao primeiro lugar do pódio em juvenis. Benjamim Vasconcelos (AXPO Team Vila do Conde) foi segundo e Afonso Domingues (Clube de Cicloturismo de Monção) terceiro.

Rodrigo Cunha, que corre com o individual, subiu ao primeiro lugar do pódio em infantis.

Na categoria Open, Tiago Fernandes garantiu a vitória, seguido por Tiago Silva e Eduardo Ferreira.

Coletivamente, a Bike House DH Team/Guimarães foi a vencedora. A Bike Zone foi segunda enquanto o BTT Pandilhas a Monte fez terceiro lugar.

 

Victor Mariño, vencedor à geral e em elites masculinos

 

Victor Mariño (X Bikes CC) sai da Penha “super contente” com mais uma vitória nas provas do Campeonato do Minho.

O piloto galego referiu que “não vim com a ideia de ganhar aqui, vim para treinar e acabei por alcançar a vitória”.

Victor Mariño referiu que “não é a primeira vez que estou nesta pista, já aqui tinha vindo em 2018. De lá para cá houve muitas mudanças e a pista está muito melhor” e adiantou: “saio muito satisfeito com mais uma vitória”.

 

Ana Leite vencedora em elites femininas

 

Ana Leite, ciclista de Guimarães que tem no enduro a sua aposta principal, não quis faltar ao DHI da Penha… “Faço questão de vir à prova da ‘minha’ terra. A Penha é uma prova mítica e sempre que posso gosto de marcar presença”.

Quanto à vitória… “Estou muito satisfeita com o resultado e com a prova. Vim para participar, foi uma prova que correu bem e ganhei não dando espaço para qualquer dúvida com o melhor tempo nas duas mangas”.

 

Nélson Felgueiras, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães

 

Nélson Felgueiras, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, mostrou-se “encantado” com o ambiente que encontrou na Montanha da Penha… “Isto é fabuloso, é entusiasmante, o risco associado à prova também é algo que é fascinante… ainda mais quando temos esta prova a acontecer num local emblemático do concelho de Guimarães, numa mistura fantástica com a natureza”.

Considerando que “é uma excelente prova que tem vindo a crescer”, Nélson Felgueiras garante que “é muito positivo para nós receber esta prova de downhill”, ainda mais “numa altura em que está a acontecer a retoma. Felizmente tivemos aqui um número interessante de participantes e atletas vindos da Galiza. É sinal de que esta prova começa a ter uma importância e uma marca própria, capaz de trazer cá atletas da região, que é muito importante, e de além-fronteiras”

  

Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha

 

Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha, faz um balanço muito positivo da 13ª edição do BTT DHI da Penha.

Para Roriz Mendes “esta parceria com a Associação de Ciclismo do Minho só pode dar certo. A eficiência da Associação e o local da prova, que tem todas as condições para a prática do desporto, são fundamentais para o êxito da prova. Hoje fomos brindados com um excelente dia, com a participação de muitas atletas e a visita de muito público, em suma uma excelente enquadramento humano para uma prova que foi muito animada e que só nos permite uma conclusão e balanço: muito positivo”.

 Afirmando que “esta cá para dar continuidade a esta parceria e a esta prova”, Roriz Mendes referiu que “temos de ter sempre a perspetiva de futuro e sempre com a ideia de melhorar. Sei das dificuldades que as organizações têm para levar em frente estas provas e das despesas que acarretam hoje em dia, mas também conheço a devoção e empenho da Associação de Ciclismo do Minho para não deixar morrer estas iniciativas. As autoridades nacionais devem olhar para estas associações e ajudá-las porque elas movem muitos jovens e ainda por cima em desportos ligados à natureza”.

“Dou os parabéns à ACM, aos concorrentes, aos pais dos participantes, que muitos sacrifícios fazem para eles estarem aqui, e para o ano cá estamos”.

 

O 13º BTT DHI da Penha teve o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Irmandade da Penha, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip.

 

 

O Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision Portugal está de regresso domingo, dia 30 de abril, com o 13º BTT DHI da Penha, que decorre na mítica pista de Downhill da Montanha da Penha.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio do Município de Guimarães e da Irmandade da Penha, a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision Portugal promete uma grande disputa pelos lugares cimeiros do pódio, a exemplo do que tem sucedido em anos anteriores, nas diversas categorias que vão evoluir ao longo da pista que parte entre o Parque de Campismo e o Minigolfe da Penha: escolas (infantis e juvenis), cadetes, juniores, sub-23, elites e master, masculinos e femininos, bem como todos os pilotos que queiram participar na categoria open.

Na Penha o dia começa bem cedo com o período de treinos oficiais a decorrer entre as 9h00 e as 12h30,

A manga de qualificação está marcada para as 14h00 e a descida final inicia-se às 15h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.

 

Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha

 

Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha, mostra-se “muito agradado” com o regresso do Downhill “à melhor montanha do mundo, a da Penha, que é em Guimarães e que está preparada para receber os ciclistas e todos os adeptos que queiram assistir à prova”.

Quanto à prova em si, Roriz Mendes referiu que “a nossa expetativa é que seja, mais uma vez, uma grande prova e que os atletas, as equipas saiam daqui satisfeitos. Esta é uma prova de referência regional e mesmo nacional, que movimenta muitos concorrentes e chama aqui muitos adeptos”.

De resto “a Montanha da Penha tem excelentes condições para este tipo de provas e para receber as pessoas. Esperemos que o tempo ajude para que seja um grande dia de ciclismo e convívio”.

Roriz Mendes afirmou ainda que “a ACM tem sido muito profissional na organização deste evento e terão sempre as portas abertas. Nós estamos aqui para colaborar”,

Mostrando-se “satisfeito com os resultados desta parceria”, Roriz Mendes salientou que “o BTT, o ciclismo de montanha têm sido grandes embaixadores da qualidade deste espaço”. 

 

O 13º BTT DHI da Penha tem o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Irmandade da PenhaFederação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadeBike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip.