Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
3.º BTT Trilhos Cónegos
7# Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency

Rui Ferreira e Catarina Lopes, ambos da AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde, venceram este domingo o 3.º BTT XCO Trilhos Cónegos – Farmácia Pereira da Silva, sétima e última prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Rui Ferreira assumiu a corrida desde o princípio e foi aumentando a vantagem com o passar das voltas, terminando a prova na primeira posição com o tempo de 1:20:31 horas. Com esta vitória Rui Ferreira assegurou a revalidação da camisola de campeão do Minho.

Na segunda posição ficou Tiago Alves (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde), que assim se sagra vice-campeão do Minho.

A equipa de Vila do Conde faz o pleno no pódio, já que João José Azevedo foi terceiro classificado.

Em femininos, Catarina Lopes foi a mais rápida na prova, deixando a sua colega de equipa Marta Branco, Campeã do Minho em título, na segunda posição.

A ciclista de Guimarães garantiu, no entanto, a revalidação do título de Campeã do Minho em elites femininas.

Em sub-23 a vitória sorriu a Pedro Carvalho (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling), enquanto Bernardo Pereira (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Diogo Amorim (Clube BTT Matosinhos) foi terceiro.

Gonçalo Lopes, do Clube BTT Matosinhos, foi o vencedor da categoria de juniores, percorrendo o circuito em 1:16:18 horas, gastando menos 31s que Dinis Vieira (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde). João Garcia (Sabor do Norte/BilaBiker´s Racing Team) subiu ao terceiro lugar do pódio.

Casimiro Oliveira (TOCAndar) e Catarina Borges (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) venceram em Master30.

Casimiro Oliveira fez a prova em 1:19:17 horas, deixando o segundo classificado, César Matias (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) e cerca de dois minutos. Pedro Barbosa (BTT Braguinhas/Padim da Graça) foi terceiro.

Catarina Borges (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) assegurou a subida ao primeiro lugar do pódio.

Em Master 40, Manuel Pereira (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) assumiu a corrida desde a primeira volta, aumentando a vantagem volta após volta sobre o segundo classificado, e garantiu a vitória com o tempo de 1:02:34h.

Cláudio Veloso, amarense da AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde, foi segundo e Esmeraldo Lopes (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi terceiro.

Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) venceu a prova feminina.

António Sousa, que corre como Individual, impôs-se em master 50, deixando nos restantes lugares do pódio Carlos Araújo (Clube BTT Matosinhos) e João Araújo (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde).

João Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foram os vencedores em cadetes.

João Vigário percorreu as quatro voltas ao percurso em 49:40 minutos. Diogo Almeida (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi segundo e João Rodrigues (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike) alcançou a terceira posição.

Margarida Vasconcelos (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) conquistou em Moreira de Cónegos a sua quarta vitória no Campeonato do Minho.

Por equipas a AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde foi a vencedora, somando cinco pontos, enquanto o Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling subiu ao segundo lugar do pódio e o Clube BTT Matosinhos fez terceiro lugar.

 

PÓVOA CYCLING ACADEMY/CDC NAVAIS VENCE EM ESCOLAS

 

O Póvoa Cycling Academy/CDC Navais foi o vencedor coletivo em escolas do 3º BTT XCO Trilhos Cónegos – Farmácia Pereira da Silva.

A equipa da Póvoa de Varzim competiu nos quatro escalões e somou apenas nove pontos, referentes a uma vitória em pupilos/benjamins, um segundo lugar em infantis e dois terceiros lugares, em juvenis e iniciados.

A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact subiu ao segundo lugar do pódio, com 11 pontos, tendo como nota de destaque os primeiros lugares em pupilos/benjamins e infantis. Em terceiro ficou o Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro.

Em termos individuais, António Pinheiro (Escola Ciclismo BilaBiker’s) foi o vencedor em juvenis, terminando as sete voltas ao percurso em 21:57 minutos. Na segunda posição ficou Raul Faria (UC Trofa), enquanto José Gomes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact).

Em femininos, Rita Fontaínhas (Clube BTT Matosinhos) foi a mais rápida e subiu ao primeiro lugar do pódio, deixando na segunda posição a sua colega de equipa Lara Azevedo. Rafaela Torrão (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) foi terceira.

Em infantis, Samuel Gomes e Mariana Peixoto, ambos do Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact, foram os vencedores.

Samuel Gomes percorreu as cinco voltas ao percurso em 17:34 minutos e garantiu a vitória, deixando na segunda posição Manuel Santos (Póvoa Cycling Academy/CD Navais) enquanto Tiago Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) fez terceiro.

Mariana Peixoto foi a mais rápida na prova feminino, deixando nos lugares imediatos as colegas de equipa Matilde Fernandes e Matilde Vale.

Tomás Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Leonor Faria (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) venceram em iniciados,

Tomás Vigário foi o mais rápido nas duas provas (destreza e linha) garantindo a vitória na prova. Na segunda posição ficou Gonçalo Matias (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), enquanto Rodrigo Ferreira (Póvoa Cycling Academy/CD Navais) foi terceiro.

Leonor Faria impôs-se na corrida feminina, deixando Maria Lisboa (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) na segunda posição.

Rodrigo Macedo (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e Rita Barra (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) venceram em pupilos/benjamins.

 

Marta Branco (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde)

 

Marta Branco (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) garantiu em Moreira de Cónegos a revalidação da camisola de Campeã do Minho em Elites.

No final a atleta vimaranense mostrou-se “feliz por revalidar o título, num ano que não foi fácil de gerir”.

Quanto à prova de Moreira de Cónegos referiu que “hoje foi só finalizar. O objetivo era revalidar a camisola e consegui”.

No fundo “o campeonato correu bem. Antes do Campeonato Nacional tive o azar de ficar doente e o corpo não conseguiu recuperar. Então nestas últimas etapas foi tentar segurar a liderança e os pontos que tinha para conseguir a camisola. Não foi o melhor final de temporada, mas valeu pela conquista do título”.

 

Rui Ferreira (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde)

 

Rui Ferreira (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) fez uma prova de garra. Assumiu a corrida desde o princípio e manteve sempre uma certa vantagem sobre o seu colega, Tiago Alves, que era o seu principal adversário no Campeonato do Minho.

No final da prova referiu que “hoje era uma prova importante para revalidar o título. Precisava de fazer uma boa classificação porque as duas últimas provas não correram como queria. Hoje senti-me bem e consegui uma vitória incontestável”.

Afirmando que “cada corrida tem o seu grau de dificuldade”, Rui Ferreira considerou que “o percurso sofreu algumas alterações e está melhor que o ano passado. Ficou mais duro, mais seletivo, uma pista mais de XCO”.

 

Anabela Pereira da Silva, Farmácia Pereira da Silva,

 

Anabela Pereira da Silva, da Farmácia Pereira da Silva, principal patrocinador do BTT XCO Trilhos Cónegos, marcou presença na prova e mostrou-se “encantada” com a participação de tantos atletas e “com o espetáculo que os mais jovens deram durante a manhã”.

Ana Pereira da Silva lembrou que “tudo começou com o espírito do meu pai, que sempre gostou de ciclismo, porque também ele foi atleta quando era novo. Quando lhe foi proposto ser patrocinador da prova ele aderiu logo. Por isso, há este espírito de participação e também de defender quer o associativismo da Morávia aqui de Moreira de Cónegos e também o desporto pelo ciclismo”.

 

Anabela Pereira da Silva mostrou-se ainda surpreendida, mas satisfeita com a homenagem que a Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos decidiu fazer ao seu pai ao anunciar a mudança do nome Trilhos Cónegos para Trilhos dos Cónegos – Troféu Joaquim Pereira da Silva.

“Fiquei muito feliz, não sabia, fiquei surpreendida. É o reconhecimento daquilo que foi feito e do que ainda se poderá fazer”.

 

 

 O 3º BTT XCO Trilhos Cónegos organizado pela Associação de Ciclismo do Minho conjuntamente com Morávia – Associação Juvenil de Moreira de Cónegos teve o apoio de Farmácia Pereira da SilvaJunta de Freguesia de Moreira de CónegosMunicípio de Guimarães, Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos, InvestMoreira, Hélder Duarte Terraplanagens, Federação Portuguesa de CiclismoIPDJArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP AgencyBike - Tudo sobre o mundo do BTT.

Moreira de Cónegos recebe domingo, 17 de setembro, o 3º BTT XCO Trilhos Cónegos – Farmácia Pereira da Silva, prova decisiva para a atribuição dos títulos de Campeão do Minho de BTT XCO.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, a sétima e última prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency promete disputa intensa em quase todos os escalões da competição que têm os títulos por definir.

Moreira de Cónegos recebe ainda a prova de atribuição do título de Campeão do Minho de juvenis na categoria de escolas.

O dia começa bem cedo, 9h00, em Moreira de Cónegos, com a abertura do secretariado e também do circuito para treinos. A reunião com os diretores desportivos das escolas terá lugar às 9h45m para 15 minutos depois se iniciarem as provas de pupilos/benjamins e iniciados. Seguem-se as provas dos infantis e dos juvenis.

A cerimónia protocolar das escolas está marcada para as 12 horas.

Às 12h45 realiza-se a reunião com os diretores desportivos da competição e às 13h00 dá-se início às provas cadetes, todos os escalões femininos e o paraciclismo.

Para a corrida dois da tarde estão reservados os escalões de elites, juniores e masters, todos masculinos, que iniciam a competição às 14h45, ficando a cerimónia protocolar agendada para as 16h30.

 

Rui Pinto, da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos

 

Rui Pinto, da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, mostra-se confiante numa boa prova e salienta que “organizamos esta prova com muito gosto, muita dedicação e muito sentido de honra. É para nós um gosto enorme podermos proporcionar momentos como este à nossa terra e à nossa comunidade, por isso esperamos sempre que corra da melhor forma”.

“Esperamos que corra tudo bem, que a prova seja um sucesso para todos os participantes, que todos regressem para as suas terras com uma excelente impressão e com uma grande experiência em Moreira de Cónegos e esperamos também, claro, que a nossa comunidade passe um dia diferente, podendo assistir a uma prova de BTT na sua terra”.

Qual é a importância de receber a prova de atribuição dos títulos? “Para nós, é sempre importante receber uma prova como esta, decida ela prémios ou não, a dedicação e a responsabilidade com que a organizamos é exatamente a mesma, esperando que tudo corra pelo melhor e que os atletas tenham à sua disposição todas as condições. Sendo uma prova que decide prémios, esperamos uma envolvência e adesão maiores, nomeadamente, dos apoiantes dos atletas em posição de serem premiados”, disse Rui Pinto, que salientou que “claro que é muito importante para nós e uma honra muito grande que a Associação de Ciclismo do Minho tenha depositado em nós, na nossa organização e no nosso percurso, a confiança de serem aqui decididos alguns títulos. É uma honra e um sentimento de dever cumprido”.

 

Aproveitando para “convidar todas as pessoas a passarem o dia em Moreira de Cónegos, no próximo dia 17, entre as 9h e as 16:30h, para assistir a um grande evento de BTT”, Rui Pinto prometeu novidades para a prova deste ano… “para além da particularidade de serem aqui decididos alguns títulos, o que torna a prova muito mais decisiva e atrativa. Também temos novidades no percurso. Este ano conta com mais um quilómetro, sensivelmente, em terreno montanhoso, o que se torna mais desafiante para os atletas”.

 

O 3º BTT XCO Trilhos Cónegos organizado pela Associação de Ciclismo do Minho conjuntamente com Morávia – Associação Juvenil de Moreira de Cónegos tem o apoio de Farmácia Pereira da Silva, Junta de Freguesia de Moreira de CónegosMunicípio de Guimarães, Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos, InvestMoreira, Hélder Duarte Terraplanagens, Federação Portuguesa de CiclismoIPDJArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP AgencyBike - Tudo sobre o mundo do BTT.