Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
6.º BTT XCO Tesouros do Ave
5# Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency

Tiago Alves e Catarina Lopes, ambos da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, foram os protagonistas em elites do 6.º BTT XCO Tesouros do Ave, quinta etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 6.º BTT XCO Tesouros do Ave realizou-se no circuito de Cross Country Olímpico de Porto D´Ave, na Póvoa de Lanhoso, e contou com disputas interessantes em vários escalões.

Tiago Alves foi o mais forte na prova de elites masculinos, batendo nos últimos metros o seu colega de equipa Rui Ferreira, Campeão do Minho em título, que liderou boa parte da corrida.

Tiago Alves percorreu as sete voltas ao percurso em 1:14:05, deixando na segunda posição Rui Ferreira. José Simões (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi terceiro.

Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi a mais forte na prova feminina, percorrendo as quatro voltas ao percurso em 57:18m. Na segunda posição ficou a Campeã do Minho Marta Branco (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

Cláudio Leal (Rolub/Lusosofá) dominou a corrida de sub-23, terminando a prova em 1:17:51h. Maxence Forriere (Ec Chateau-thierry Vtt) foi segundo e Bernardo Pereira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) terceiro.

João Garcia (Sabor do Norte/BilaBiker´s Racing Team) venceu na categoria de juniores. Dinis Vieira (AXPO/FirstBike Teram/Vila do Conde) foi segundo e o seu colega de equipa Dinis Silva terceiro.

João Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) foi o vencedor em cadetes. O ciclista da equipa de Gondomar percorreu as quatro voltas ao percurso em 44:10 minutos.

Na segunda posição ficou Afonso Monte (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e João Rodrigues (Bombos S. Sebastião/LisoPrint/MonçãoBike) foi terceiro.

Casimiro Oliveira (TOCAndar) foi o mais forte em master 30, fazendo o percurso em 1:08:56h. Ao pódio subiram ainda José Carlos (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) e César Matias (AXPO/FirstBike Teram/Vila do Conde).

Cláudio Veloso (AXPO/FirstBike Teram/Vila do Conde) e Raquel Cunha (União Ciclismo de V. N. Famalicão) venceram em master 40.

Cláudio Veloso impôs-se na reta final a Manuel Pereira (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) que sofreu uma queda na última volta. Na terceira posição ficou Roberto Lopes (AXPO/FirstBike Teram/Vila do Conde).

Raquel Cunha (União Ciclismo de V. N. Famalicão) garantiu a subida ao primeiro lugar ao fazer a corrida em 35:16m.

António Sousa, que corre como Individual, venceu em master 50, e Francisco Eiras (CC Cambre) ganhou em master 60.

Coletivamente a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, foi a vencedora, enquanto o Grupo ccr- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling assegurou o segundo lugar e a SAERTEX Portugal/Edaetech, foi terceira.

 

Escolas

 

A Póvoa Cycling Academy/CDC Navais foi a formação vencedora por equipas na categoria de escolas. A formação da Póvoa de Varzim somou oito pontos, vencendo em juvenis femininos e pupilos/benjamins.

Na segunda posição ficou a Escola de Ciclismo BilaBiker’s, enquanto a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact foi terceira.

Individualmente, Afonso Silva (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e Rafaela Torrão (Póvoa Cycling Academy CDC Navais) venceram em juvenis.

Afonso Silva impôs-se na prova masculina a Guilherme Lameira (Escola Ciclismo BilaBiker´s) e a Carlos Leal (Silva&Vinha/ADRAP/ Sentir Penafiel), respetivamente segundo e terceiro.

Em juvenis femininos, Rafaela Torrão (Póvoa Cycling Academy CDC Navais) foi a mais rápida e deixou na segunda posição Leonor Lopes (Batotas/Ponte de Lima).

Samuel Gomes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) venceu em infantis. O ciclista de Barcelos percorreu as cinco voltas ao percurso em 18:30m. Tiago Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) foi segundo e Manuel Santos (Póvoa Cycling Academy CDC Navais) terceiro.

Sara Lameira (Escola Ciclismo BilaBiker´s) foi a vencedora na prova feminina, deixando Maria Ferreira (Batotas/Ponte de Lima) em segundo e Mariana Peixoto (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) em terceiro.

Em iniciados os vencedores foram Tomás Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Beatriz Cigarrosa (Escola Ciclismo BilaBiker´s).

Em masculinos, Tomás Vigário impôs-se a Tiago Borges (Escola Ciclismo BilaBiker´s) e Rodrigo Ferreira (Póvoa Cycling Academy CDC Navais).

Na prova feminina, Beatriz Cigarrosa deixou na segunda posição Maria Lisboa (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact).

Afonso Correia (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi o vencedor em pupilos/benjamins, enquanto os seus colegas de equipas Francisco Saleiro e Rodrigo Macedo preencheram os restantes lugares do pódio.

Em femininos, Maria Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) foi a mais rápida. Maria Novais e Sofia Almeida, ambas da Escola Ciclismo BilaBiker´s terminaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

 

 

Tiago Alves (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) vencedor em elites

Tiago Alves, ciclista de Vila do Conde da AXPO, mostrou-se muito satisfeito com a vitória no Tesouros do Ave… “Para mim este resultado é muito importante, até porque é a minha primeira vitória no Campeonato do Minho e dá-me uma motivação muito especial para aquilo que ainda falta da época”.

Sobre a corrida o ciclista da AXPO referiu que “tentei gerir ao máximo a parte inicial, sabia que era uma corrida dura, estava muito calor. Tentei por o meu ritmo, não quebrar e consegui fazer isso. Depois tentei fazer uma última volta um bocadinho mais rápida e consegui chegar lá à frente… e vencer”.

Quanto à pista de Porto D´Ave, Tiago Alves afirmou que “gosto deste circuito, é técnico, tem muita dureza. É puro cross” e adiantou: “quero deixar uma palavra ao senhor José para continuar. Não é fácil manter um circuito destes e ele tem gosto por isto. Quero deixar uma palavra de apoio para não desistir e para o ano conseguir colocar novamente esta prova no calendário do Minho porque é importante e tem um circuito espetacular”.

 

José Araújo, da AETAD - Eventos Tesouros do Ave

 

José Araújo, da AETAD - Eventos Tesouros do Ave, faz um “balanço muito positivo” da sexta edição do XCO Tesouros do Aves e adiantou que “nesta época do ano esperaríamos até ter menos adesão, pois as coisas não andam muito seguras, mas acabou por ter aqui uma boa moldura humana e correu muito bem. Não houve acidentes, o circuito está cada vez melhor e o feedback dos ciclistas deixam-nos satisfeitos”.

José Araújo acredita que esta prova é para continuar”, mas salienta que “é preciso um pouco mais de apoios porque há muito pouco apoio para estes eventos. Esperamos que com a ajuda da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesias possamos dar continuidade a esta prova, que já é a sexta edição do Campeonato Minho, sétima prova com o Campeonato Nacional. É uma pena deixar terminar isso”.

 

Ricardo Alves, Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

 

Ricardo Alves, Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, marcou presença no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave, e assistiu às últimas voltas das provas da tarde.

Ricardo Alves considera que “este é o maior evento ligado ao ciclismo da Póvoa de Lanhoso, num trabalho fantástico do senhor José Araújo com a Associação Tesouros do Ave, que a Câmara Municipal quer continuar a apoiar, precisamente para diversificar o desporto na Póvoa de Lanhoso” e adiantou: “já temos vários clubes de futebol, já temos também o GD Goma, que também faz um trabalho muito bom na parte do BTT, Atletismo e natação, mas Porto de Ave é a ‘meca’ da Póvoa de Lanhoso do XCO e do BTT em Geral”.

Ricardo Alves salienta que “este evento, o BTT e o ciclismo em geral é uma boa forma de dinamizar também a economia local. Neste caso falamos de um desporto muito familiar, muito positivo… mesmo os últimos são recebidos com uma salva de palmas e palavras de incentivo. É um desporto familiar porque vem o filho, vem o pai e traz a família e isso contribui muito para a economia local. Na prática as pessoas vêm à Póvoa de Lanhoso para esta prova e elas acabam por descobrir a Póvoa de Lanhoso e depois voltam noutros contextos”.

 

O autarca considera que “o turismo desportivo é dos melhores e este é um caso de sucesso de um trabalho que já tem alguns anos e está a dar cada vez mais frutos”.

 

O 6º BTT XCO Tesouros do Ave tem o apoio da Município de Póvoa de Lanhoso, AETAD - Tesouros do Ave Eventos DesportivosJunta de Freguesia de TaídeReal Confraria de Nossa Senhora de Porto D´Ave, Gabinete do Ave - Seguros & Contabilidade, Corpo Nacional de EscutasFederação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Porto de Ave é palco no próximo domingo, 30 de julho, do 6º BTT XCO Tesouros do Ave, quinta etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 6.º BTT XCO Tesouros do Ave decorre no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave, na Póvoa de Lanhoso.

A quinta prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency destina-se às categorias de escolas, cadetes, juniores, sub-23, elites e masters, masculinos e femininos.

O dia começa bem cedo, pelas 09h00, com a abertura do secretariado e do circuito para os treinos. Segue-se a reunião com os diretores desportivos de escolas, às 09h45 e as provas arrancam às 10h00, com os pupilos/benjamins (gincana) e iniciados (prova em linha). Logo depois arrancam os infantis e juvenis. A cerimónia protocolar está marcada para as 12h00.

Para as 12h45 está marcada a reunião com os diretores desportivos da competição e 15 minutos depois será dada a partida para as corridas de cadetes masculinos, todos os escalões de femininas e paraciclismo. Às 14h45 arrancam os escalões masculinos de elites, sub23, juniores e masters.

A cerimónia protocolar está marcada para as 16h30.


 O 6º BTT XCO Tesouros do Ave tem o apoio da Município de Póvoa de Lanhoso, AETAD - Tesouros do Ave Eventos Desportivos, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto D´Ave, Gabinete do Ave - Seguros & Contabilidade, Corpo Nacional de EscutasFederação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.